PAGA+NINI
(O Cavaleiro da Espora Dourada)
(1782-1840)

 



(Soneto – imitando Luis Delfino em homenagem ao Senhor Paganini. Simpático esse Músico com M maiúscula.)

 

Niccolò Paganini

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Música rapidinha (e muito bonitinha) de fundo para não atrapalhar o fundo musical que há como fundo musical no fundo deste Hai-Kai 'Kari-Oka' musicado: Turma da Mônica

Fonte: http://www.geocities.com/TheTropics/Cabana/4454/audio1.htm

 

_______________________________

 

 

Não sei bem o porquê, mas resolvi nominar (nominar é mesmo uma tremenda esnobação) este Hai-Kai 'Kari-Oka' em homenagem ao Grande PAGA (depois eu explico o que é PAGA) de...

 

La Carmagnola
(Ah, ça ira, ça ira, ça ira,
Les aristocrates à la lanterne.
Ah, ça ira, ça ira, ça ira,
Les aristocrates on les pendra
.)

 

Em 27 de Outubro de 1782(ino)1,

Em Gênova, nasceu o grande Niccolò Paganini.

— Ele era filho de Teresa e de Antonio Paganini.

 

 

Ficou famoso pelas cordas do violino,

Mas eu acho que ele não batia bem da bola.

Aos onze anos estudar La Carmagnola?

 

 

Esse Virtuose – caramba, carambola –

Tinha mesmo um prego a menos na cachola.

Impúbere, ganhou um violino fabricado por Guarnerius.

Viciado, perdeu na jogatina a rabeca de Guarnerius.

 

 

Tanto babava pela bela irmã de Napoleão,

Quanto tocava Le Streghe no Teatro Scala de Milão.

Seus modos e sua técnica o associaram ao demônio.

Haveria algo errado com algum deutoneurônio?2

 

 

 

__________________________

 

Ora! O que tem a ver
a vida do Senhor Niccolò...

 

Ora! O que tem a ver a vida do Senhor Niccolò (dizem que o acento no ó do último ó do Niccolò é grave, mas eu não tenho certeza certeza) com a Volta do Ó3 (que não é Ò) e com o meu pensamento místico? Pode não ter nada e pode ter tudo. Se você quiser saber se tem ou se não tem, se pode ter ou se pode não ter, se nunca teve ou se poderá vir a ter, devagar devarinho, dê um suave clique no PAGA aí em baixo. Mas não pense que a história que está relatada aí é brincadeira. Mas se for, que importa? Mais vale uma boa história (ou estória) educativa, do que cem mentiras deseducativas. Ou não?

Antes — prometi e estou cumprindo — vou explicar o que significa PAGA. PAGA, que não é paga mas PAGA, é: Paganini – Aquele Gajo Admirável. Mas, Gajo? — dirão alguns. É Gajo sim, só que seus dedos rebuliçavam a alma de quem o ouvia tocar. Era mesmo um Gajo 'Rebuliçador' das Arábias. No melhor sentido do rebu, é claro. Se o poeta irlandês Thomas Moore não gostava do PAGA, se fez um pacto com o demônio para poder tocar daquela maneira (intrigalhada da oposição invejosa), e se as cordas de seu violino eram confeccionadas com os próprios cabelos do diabo (mais intrigalhada), a mim não interessa. O homem era um gênio e... demônio com cabelo? Ky coisa mais boçal! (Vocês ainda vão se lembrar desse Ky.).

Última observação: não fui eu quem fabricou esse *pps; ganhei de presente. Mas, como tudo o que eu tenho acabo dando para tutta la gente, estou dando para vocês essa pérola que me deram. Acho que vocês, depois de assisti-la, deveriam dá-la também para tutta la gente. Quem tem mania de enfurnar tesouros na Terra, vai ficar na Porta do Inferno pedindo esmola.4 Com tudo nos conformes, me piacce invitare tutta la gente a vedere questo *pps. Il signore Paganini:

Notas Malucas:

1. Tive que botar esse ino aí prá rimar com o violino do segundo terceto, senão os puristas poderiam não gostar do meu Hai-Kai 'Kari-Oka' em homenagem ao Niccolò Violino Paganini. Não que eu esteja preocupado com os puristas – juro que não estou – mas como estou de muito bom humor fiz esta gracinha em homengem ao PAGA-violino-nini.

2. Deutoneurônio é o segundo neurônio da cadeia centrípeta ou centrífuga do arco reflexo. Arco reflexo? Centrípeta? Centrífuga? Deutoneurônio? Quem foi que escreveu essa grande pequena bosta de Hai-Kai 'Kari-Oka' La Carmagnola? Ora bolas! O homem era um gênio da viola, e se os seus deutoneurônios funcionavam a menor, quem se importa? Eu acho que funcionavam a 'mais maior'.

3. Volta do Ó é o seguinte: minha tia Mimi (Maria Primitiva da Silva), irmã menos jovem da minha mãe Carmen Lina da Silva Pizzinga (que tinha o apelido de Pituça), morava com minha tia postiça Kydolina – casada com o meu tio postiço Maxmiliano dos Santos Sousa, que eu chamava de tio Sousa, porque Maxmiliano era um nome muito comprido para qualquer um chamar alguém – no Cosme Velho, na Rua Tobias do Amaral. Quando eu ia visitá-la, lá pelas seis horas da tarde, ela me convidava: — Vamos dar a Volta do Ó? Eu sempre topava, e íamos os três. Eu, ela e o Fiapo – um fox terrier terrível – dávamos uma voltinha no quarteirão da casa em que ela morava com a tia Lina (eu também não chamava a tia Kydolina de tia Kydolina, não porque o nome fosse grande, mas porque ela não admitia que ninguém a chamasse de Kydolina – ela detestava o nome Kydolina) e com o tio Sousa. Bem, isso era a Volta do Ó no alto de um pequeno morro, no Cosme Velho, um bairro muito simpático do Rio de Janeiro. Pequeno acréscimo familiar e cultural, isto é, uma pequena curiosidade besta: a tia Kydolina (que, como já expliquei com todos os detalhes possíveis, eu chamava de tia Lina) tinha dois irmãos que, respectivamente, se chamavam de Kydelviro e de Kylvio. Toda essa estória, obviamente, nada tem a ver com o Velho PAGA, porque nenhuma dessas pessoas envolvidas nessa novela familiar tocava nenhum instrumento cordófono. Também não sei porque estou dando essa explicação a mais, mas já que dei, informo, em aditamento, que lá também moravam a Night (uma adorável cadela policial que sorria!), o Faíco (um gato mimadíssimo), um papagaio e um corrupião – para quem não sabe, corrupião é uma ave passeriforme (pássaro canoro) da família dos emberizídeos (aves passeriformes que estão amplamente distribuídas pelo mundo, e abrange, dentre outras, a subfamília dos parulíneos, traupíneos e icteríneos). Ky. Lembraram do Ky? Ky loucura!

4. Inspiradíssimo, inventei esse popditado 'agurinha mermo'. Por favor, espalhem-no pelaí; quem sabe eu ganho o Prêmio Nobel de Literatura.

 

_________________

 

 

Aí em baixo é o PAGUINHA no dia em que ele teve que parar um concerto em Itaquaquecetuba porque caiu um cisco no seu olho esquerdo. Os itaquaquecetubanos ficaram umas feras. Os 'quaqués' queriam até o dinheiro de volta na maior descortesia. Gozado! O cisco caiu no olho esquerdo; mas o curioso é que o PAGA ficou piscando com o direito! Que horror! Eu acho que o problema é mesmo com o deuteronômio dele. Quer dizer, com o deuteurânio. Não! Neurodeutônio. Não!!! O Tender... Esqueci. Ky memória!

 

 

 

Observação Final: Convido os detentores dos direitos autorais das imagens e animações a participarem comigo desta homenagem ao Grande Músico Niccolò Paganini.