PARA FORTALECER A VONTADE
(Almejos e Decepções)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

Este fragmento sobre A Vontade e o Desejo, de autoria de Helena Petrovna Blavatsky, foi traduzido por Carlos Cardoso Aveline de Collected Writings, T.P.H., Adyar, Índia, volume VIII, p. 109. O material traduzido e reproduzido a seguir merece ser lido uma e outra vez, de modo calmo e reflexivo. O tema não é fácil: o estudante deve lembrar que enquanto a intenção não for pura e elevada, é melhor que a vontade seja fraca. Assim, pelo menos, a derrota e a queda serão menores. Antes que a intenção se fortaleça, ela deve ser responsável, constante e deve estar definitivamente voltada para o mundo do altruísmo e da Verdade Universal (ainda que só percebamos e compreendamos verdades relativas). Enfim, para que uma intenção possa se tornar vitoriosa, ela deverá estar inseparavelmente ligada à Ética Cósmica (que é sempre categórica) e à fraternidade unimúltipla (que não admite exceções). O texto a seguir foi reproduzido da fonte:

http://www.filosofiaesoterica.com/
para-fortalecer-a-vontade/

 

 

 

Adolf Sieg Heil Tänzerin
( — Ou você dança comigo... Ou dança!)

 

 

 

A Vontade e o Desejo

 

A vontade é uma posse exclusiva dos seres-humanos-aí-no-mundo neste nosso plano de existência. Ela o distingue do animal, no qual só o desejo instintivo está desperto.

 

 

Vontade

 

 

O Desejo, no seu significado mais amplo, é a força criativa única do Universo. Neste sentido, não há diferença entre ele e a Vontade, mas, nós, seres humanos, nunca conheceremos esta forma de Desejo, enquanto formos apenas humanos. Portanto, a Vontade e o Desejo são considerados aqui como conceitos opostos.

 

Assim, a Vontade é fruto do que é Divino, do Deus no ser-humano-aí-no-mundo; o Desejo é a força que movimenta a vida animal.

 

A maior parte dos seres-humanos-aí-no-mundo vive no desejo e através do desejo, confundindo-o com a vontade. Mas, aquele que quiser vencer deverá separar a vontade do desejo, e fazer com que sua vontade predomine, porque o desejo é instável e muda o tempo todo, enquanto a vontade é firme e constante.

 

Tanto a vontade como o desejo são absolutamente criadores, e formam o ser humano e também o ambiente ao seu redor. Mas, a vontade cria de modo inteligente, e o desejo cria de modo cego e inconsciente. O homem, portanto, faz a si mesmo à imagem dos seus desejos, a menos que ele crie a si mesmo segundo o Modelo do que é Divino, através da sua vontade, que é um produto da Luz.

 

A tarefa do ser-humano-aí-no-mundo é dupla: 1ª) despertar a vontade, para fortalecê-la pelo uso e pela vitória, e torná-la capaz de governar com poder absoluto em seu corpo; e 2ª) purificar o desejo.

 

 

 

 

O conhecimento e a vontade são os instrumentos para obter esta purificação.

 

 

O Desejo Purificado

 

 

Quando o desejo passar a buscar o que é puramente abstrato, quando o desejo perder todo traço e toda tonalidade de ego, então, ele se tornará puro.

 

O primeiro passo para alcançarmos esta pureza é eliminar o desejo pelas coisas materiais, já que elas só podem ser apreciadas pelo ego separado.

 

O segundo passo é deixar de desejar para si até mesmo coisas abstratas como poder, conhecimento, amor, felicidade ou fama, porque, afinal de contas, estas coisas são todas egoístas.

 

 

 

 

A própria vida ensina estas lições, porque todos esses objetos de desejo se tornam frutos do Mar Morto, no momento em que são alcançados. Isto nós aprendemos por experiência própria. A percepção intuitiva capta a verdade positiva de que a satisfação é alcançável só no Ilimitado; a vontade torna esta convicção um fato real na consciência, até que, afinal, todo desejo se torna centrado no que é Eterno.

 

 

Trechos de Ísis Sem Véu

 

 

Éliphas Lévi, o mago moderno, descreve a Luz Astral na seguinte frase: Dissemos que para adquirir o Poder Mágico duas coisas são necessárias: libertar a vontade de toda escravidão e usá-la sob controle.

 

A vontade cria, pois, a vontade em movimento é energia, e a energia produz matéria.

 

 

Fragmentos de Textos Diversos

 

 

Citações selecionadas de vários volumes de Collected Writings de Helena Petrovna Blavatsky.

 

Mesmo admitindo que a vontade do ser humano não seja a causa direta de efeitos magnéticos, ainda assim, como assinala o senhor Donato, o célebre magnetizador de Paris, a vontade influencia e dirige muitas forças misteriosas em a Natureza, das quais a ciência desconhece até a existência.

 

Lema dos antigos Rosacruzes: Um Adepto não é feito, mas, se faz a si mesmo.

 

O Amor, quando é autenticamente altruísta e está unificado com a Vontade, é um Poder em si mesmo.

 

A regularidade na vida consiste de regularidade na fala e na ação, e estas não podem existir separadas das regularidades no pensamento e no sentimento. Em Teosofia Prática, portanto, é necessário que estas cinco condições coexistam, isto é: Pensamento Correto, Sentimento Correto, Palavra Correta, Ação Correta e Vida Correta, [que nada mais são do que Desejo Correto e Vontade Correta].

 

A oração e a contemplação, combinadas ao ascetismo [que não é um simples celibatarismo religioso-fideísta], são os melhores instrumentos de disciplina para se tornar um Teurgista, quando não há uma Iniciação regular, porque a intensa oração para a realização de algum objetivo é apenas uma intensa vontade e um intenso desejo, o que resulta em Magia inconsciente.

 

O coronel Henry Steel Olcott (2 de agosto de 1832 17 de fevereiro de 1907), co-fundador do Movimento Teosófico em 1875, em Nova Iorque, ao lado de Helena Petrovna Blavatsky e William Quan Judge (13 de abril de 1851 21 de março de 1896), nunca foi um ateu, mas, sim, um budista esotérico, que sempre rejeitou a idéia de um Deus antropomórfico. A oração autêntica, isto é, o exercício da nossa intensa vontade sobre os eventos (normalmente, provocados pelo acaso cego), com a meta de determinar a sua direção, tampouco foi jamais algo rejeitado por ele. Até mesmo as orações, tal como são normalmente entendidas, nunca foram rejeitadas por ele, mas, simplesmente consideradas inúteis, quando não são absurdas e ridículas, como no caso de orações para parar ou para provocar chuvas etc. Ao usar a palavra oração ele sempre quis dizer Vontade o desejo ou o comando expresso magneticamente de que tal e qual coisa benéfica para nós ou para outros venha a ocorrer.

 

 

 

Almejos e Decepções

 

 

 

 

 

 

Tanto almejei,

que conquistando,

enfim, terminei.

 

Tanto desejei,

que o que eu queria,

um dia, faturei.

 

Mas, o conquistado

só me deixou

transtornado.

 

E o que foi faturado

só me deixou

abichornado.

 

E este transtorno-faturamento

se transformou

em insuportável tormento.

 

Isto aconteceu

porque só dei leite e mel

ao não-sou-não-eu.

 

E, agora,

retribuo e compenso

dia-a-dia, hora a hora.

 

O tempo correu...

E me libertei!

Venci o não-sou-não-eu.

 

Subjuguei o ego.

Dominei o Corpo Astral!

Não sou mais um prego.

 

Solucionei os dilemas.

Calei o pedro-botelho!

Arrombei as algemas.

 

 

 

 

E, agora, invoco,

para todos, sem exceção:

Paz Profunda,

Sumo Bem,

Beleza Inigualável,

Santa Vida,

Amor Universal,

LLuz Eterna...

Verbum Dimissum...

 

Que isto se traduza,

para todos, sem exceção,

em vida plena e digna.

 

E, agora, acrescento:

que todos, sem exceção,

possam dizer: — Eu-sou.

 

E, agora, determino:

que o império do mal

desapareça da Terra e do Universo.

 

Está feito.

Está selado.

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Sons of Liberty
Compositor: Hans Zimmer

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=Y8_dPHAe2MI

 

Páginas da Internet consultadas:

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