ai
Ammonas: O caminho estreito e apertado é este: controlar seus
pensamentos e despojar-se de sua própria vontade por amor de
Deus.
ai
Poemen: Quem não chora por si mesmo aqui embaixo, chorará
eternamente... [Esta advertência pode ser resumida em uma palavra:
compreensão.].
ai
Dioscorus: Estou chorando pelos meus pecados... Se eu pudesse ver
os meus pecados, três ou quatro homens não seriam suficientes
para chorar por eles. [Muitas vezes não temos a real compreensão
nem fazemos a justa avaliação dos nossos defeitos-equívocos,
nem qualitativa nem quantitativamente.].
ai
Epifânio: Um homem que recebe algo de outro por causa de sua
pobreza ou da sua necessidade tem aí sua recompensa, e porque
ele se envergonha, quando ele paga, ele o faz em segredo. Mas o oposto
faz Deus; Ele recebe em segredo, mas paga na presença dos anjos,
dos arcanjos e dos justos. [Qual foi o bem que eu te fiz para que
tu me cuspas na face?].
ai
Agathon: Heresia é separação de Deus.
ai
Evágrio: Retirem-se as tentações e ninguém
será salvo.
ai
Zeno: Os egípcios escondem as virtudes que possuem e acusam-se
sem cessar de faltas que eles não têm; já os sírios
e os gregos fingem ter virtudes que não possuem e escondem
as faltas das quais são culpados.
ai
Zeno: O que quer que faças, faça-o em segredo. [O que
a mão direita faz a mão esquerda não precisa
conhecer.].
ai
Zeno: Se um homem deseja ser ouvido rapidamente por Deus, antes de
rezar por qualquer coisa, mesmo por sua própria alma, quando
se elevar e estender suas mãos em direção a Deus,
deve rezar de todo coração por seus inimigos. Através
dessa ação Deus atenderá qualquer coisa que ele
pedir. [Deus de meu Coração:
ilumina a consciência dos meus adversários e permite
que eu possa ser um instrumento de comprensão para toda a Humanidade.].
ai
Elias: O que pode o pecado onde há penitência? E de que
adianta o amor onde há orgulho?
ai
Isaias: Quando Deus deseja apiedar-se de uma alma e ela se rebela,
não suportando nada e fazendo sua própria vontade, Ele
então permite que ela sofra o que não quer, de modo
que volte a procurá-Lo novamente.
ai
Theodore: Se vocé é amigo de alguém que cai na
tentação da fornicação, ofereça-lhe
sua mão, se puder, e tire-o disso. Mas se ele cair na heresia
e você não puder persuadi-lo de sair dela, saia de sua
companhia rapidamente, para evitar que, no caso de você demorar,
você também seja jogado nesse poço.
ai
Theodore: O homem que permanece de pé quando se arrepende não
guardou o mandamento. [Permanecer de pé significa não
se arrepender verdadeiramente, o que não adianta absolutamente
nada. Mas, só poderá efetivamente se arrepender aquele
que compreendeu.].
ai
Pambo: Se ele [Pai Theophilo] não se edificar pelo meu silêncio,
não será edificado pela minha fala. [Muito mais do que
através de um discurso, é pelo exemplo que serão
plantadas sementes que darão frutos.].
ãe
Teodora: Vamos nos esforçar para entrar pela porta estreita.
Como as árvores que não enfentaram as tempestades de
inverno e não produzem frutos, assim é conosco; esta
vida presente é uma tempestade, e é através de
muitas tribulações e de muitas tentações
que poderemos obter a herança no reino dos céus.
ãe
Teodora: Um mestre deveria ser um estranho ao desejo de dominação,
de vanglória e de orgulho. Ninguém deveria se capaz
de enganá-lo pela adulação, nem cegá-lo
com presentes, nem conquistá-lo pelo estômago, nem dominá-lo
pelo ódio. Mas ele deveria ser paciente, gentil e humilde tanto
quanto possível; ele deveria ser testado, e, sem partidarismo,
imbuído de responsabilidade e de amor pelas almas. [Somos UM.].
ãe
Teodora: Nenhuma forma de ascetismo, nem vigílias, nem qualquer
tipo de sofrimento são capazes de salvar, mas apenas a verdadeira
humildade o pode fazer.
ai
John: Sou como um homem sentado debaixo de uma grande árvore
que vê bestas selvagens e serpentes vindo contra ele em grande
número. Quando não pode mais, ele corre e sobe na árvore
e se salva. É a mesma coisa comigo: sento-me em minha cela
e estou consciente de pensamentos maus vindo contra mim, e quando
não tenho mais forças contra eles busco refúgio
em Deus pela oração e sou salvo do inimigo.
ai
John: Implore a Deus que lhe envie as lutas [e as tentações]
de modo que você recupere a aflição e humildade
que você possuía, pois é pela luta que as almas
progridem.
ai
John: Pusemos a carga leve de um lado – que é a auto-acusação
– e nos carregamos com um grande peso – que é a
autojustificação.
ai
John: Humildade e temor de Deus estão acima de todas as virtudes.
ai
John: Vigiar significa sentar-se na cela e estar sempre presente a
Deus. [Ora et Labora; Solve et Coagula.].
ai
John: uma casa não é construída do topo para
baixo. Deve-se começar com a fundação para alcançar
o topo. A fundação é o nosso próximo –
a quem devemos conquistar – e este é o lugar para começar.
Pois todos os mandamentos de Cristo dependem desse um.
ai
Isidore: Quando eu era mais joven e permanecia em minha cela eu não
punha limites à oração; a noite era para mim
tempo de oração tanto quanto o dia.
ai
Isidore: Prezem as virtudes e não sejam escravos da glória;
pois as primeiras são imortais, enquanto que as últimas
logo se desvanecem.
ai
Isidore: As alturas da humildade são grandes e também
as profundezas da vanglória; aconselho-os a atenderem à
primeira e a não caírem na segunda.
ai
James: Tal como uma lâmpada ilumina um quarto escuro, o temor
de Deus – quando penetra o coração de um homem
– o ilumina ensinando-lhe todas as virtudes.
ai
James: Não precisamos apenas de palavras, pois no momento presente
existem muitas palavras entre os homens, mas precisamos de atos –
pois isto é o necessário – não apenas palavras
que não produzem fruto.
ai
Isidore: Se você jejua regularmente, não se encha de
orgulho; mas se você se vangloria por causa disso, então
é melhor que coma carne. É melhor para um homem comer
carne do que se inflar com orgulho e gloriar-se de si mesmo. [O vegetarianismo
oriundo de um simples apelo emocional não tem o menor valor.].
ai
Copres: Abençoado aquele que sofre aflições com
ação de graças.
ai
Cyrus: Se vocês não pensarem em fornicação,
vocês não têm esperança, pois se vocês
não estiverem pensando nisso, estarão fazendo isso.
Quer dizer, aquele que não luta contra o pecado e resiste a
ele em seu espírito vai pecar fisicamente. É bem verdade,
entretanto, que aquele que está fornicando não está
preocupado pensando nisso. [Novamente aqui se observa que a palavra-chave
para tudo é Compreensão.].
ai
Lucius. Alguns monges, chamados Euchites, foram a Enaton para ver
Pai Lucius. O ancião perguntou-lhes: — Qual é
o seu trabalho manual? Responderam os monges: — Não
fazemos trabalho manual, pois como o Apóstolo diz, rezamos
incessantemente. O ancião perguntou-lhes se eles comiam,
e eles responderam que sim. Então ele lhes disse: —
Quando vocês estão comendo, quem reza, então,
no lugar de vocês? E perguntou-lhes se eles não
dormiam, e responderam-lhe que sim. E ele lhes falou: —
Quando vocês dormem, quem reza no seu lugar? Eles não
conseguiram encontrar nenhuma resposta satisfatória para dar
ao Pai Lucius. Ele continuou: — Perdoem-me irmãos,
mas vocês não agem como falam. Vou lhes mostrar como
procedo. Enquanto faço meu trabalho manual, rezo sem interrupção.
Sento-me com Deus, ponho meu junco de molho e trançando minhas
cordas, digo: Deus, tende compaixão de mim. De acordo
com Vossa grande bondade e de acordo com Vossa infinita misericórdia,
livra-me de meus pecados. Então lhes perguntou se isto
não era oração. Os monges disseram que sim. Prosseguindo,
lhes falou: — Então, enquanto passo o dia todo trabalhando
e rezando, ganhando treze moedas de dinheiro, mais ou menos, coloco
duas moedas do lado de fora da porta e pago minha comida com o resto
do dinheiro. Aquele que pega as duas moedas reza por mim enquanto
estou comendo e quando estou dormindo. E assim, pela graça
de Deus, eu cumpro o preceito de orar sem cessar.
ai
Macarius: Não trouxemos nada para este mundo e não poderemos
levar nada para fora dele.
ai
Macarius: Para rezar não é necessário fazer grandes
discursos; é suficiente erguer as mãos e dizer:
— Senhor, como desejas e como conheces, tenha piedade.
E se o conflito crescer, digam: — Senhor, ajuda!
Ele sabe muito bem o que precisamos e Ele nos mostrará Sua
misericórdia. [Ao homem sincero nada é vedado.].
ai
Matoes: Eu, por mim, ainda não consegui amar aqueles que me
amam como eu me amo a mim mesmo. [É extremamente difícil
amar aos outros como a si mesmo; mas, mais difícil ainda é
amar o outro como ele é.].
ai
Xanthias: Que ninguém se gabe por seus atos bons, pois todos
aqueles que confiam em si mesmos caem.
ai
Poemen: O início do mal é não ouvir. [Não
ouvir – ou não querer ouvir – a Voz Silenciosa
do Coração.].
ãe
Syncletica: No começo, há luta e muito trabalho para
os que se aproximam de Deus. Mas, depois disso, há uma indescritível
alegria. É como acender uma fogueira: no início há
muita fumaça e seus olhos lacrimejam, mas depois você
consegue o resultado desejado. Assim devemos acender o fogo divino
em nós mesmos – com lágrimas e esforço.
ãe
Syncletica: Há muitos que vivem nas montanhas e se comportam
como se estivessem na cidade; e eles estão perdendo seu tempo.
É possível ser solitário em sua própria
mente – mesmo no meio de uma multidão – e é
possível para um solitário viver na multidão
de seus próprios pensamentos.
bade
Moisés: Vá, sente-se em sua cela, e sua cela lhe ensinará
tudo. [Vá, sente-se em seu Sanctum, e seu Coração
lhe ensinará tudo.].
atriarca
José: Se queres encontrar serenidade onde quer que estejas,
então, em tudo que fizeres, deves dizer: — Quem sou
eu? E não julgues a ninguém!
m
ancião do deserto: Assim como é impossível para
um homem ver seu rosto em águas turbulentas, também
é impossível buscar a Deus se a mente estiver ansiosa,
agitada e distraída. [No Silêncio,
tudo.].
m
abade do Mosteiro de Sceta: Quem é capaz de não se importar
com o que os outros dizem é um homem que está no Caminho
da Sabedoria.
ipriano
de Cartago: Rezai assiduamente ou lede assiduamente; por vezes falai
a Deus, noutras escutai a Deus falando a vós. Quando rezais,
vós falais com Deus; quando ledes, Deus fala convosco.
ai
Pambo: Vigiarei meus caminhos, para não pecar com minha língua...
ai
Abraão: Afasta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-a...
ai
Cassiano: Se você deseja alcançar a verdadeira ciência
das Escrituras, apresse-se primeiro para adquirir uma inabalável
humildade de coração. É isto que o conduzirá,
não à ciência que ensoberbece, mas àquela
Ciência que ilumina, pela consumação da caridade.
m
jovem se aproxima de um velho monge e lhe pergunta: — Padre,
porque tantos começam este caminho da vida consagrada e voltam
atrás? O velho olhou-o com carinho e disse: — Você
já viu um cachorro correndo atrás de uma lebre? Você
percebe que, tão logo que a vê, ele se põe a correr
atrás dela, latindo forte. Os outros cachorros, quando o escutam
latir, começam a latir também, e se põe a correr
ao lado dele. Mas, os que não viram a lebre, logo começam
a cansar, perdem o fôlego e param. Mas quem viu a lebre, esse
vai até o fim.
anto
Antão: Os demônios só conjuram fantasmas contra
o medroso.
anto
Antão: Sejam como meninos e tragam a seu pai o que saibam e
lho digam, tal como eu, que sendo o mais velho, reparto com vocês
os meus conhecimentos e a minha experiência. [Há quem
saiba e ensine tudo. Há
quem saiba e fique mudo. E há
quem saiba e ensine errado.].
anto
Antão: Acautelemo-nos contra os maus pensamentos. Lutemos,
pois, para que a ira não nos domine nem a concupiscência
nos escravize.
anto
Antão: Ninguém é julgado pelo que não
sabe, e ninguém é chamado de bem-aventurado pelo que
aprendeu e sabe.
anto
Antão: Os demônios quando vêem que os homens têm
medo, aumentam suas fantasmagorias para aterrorizá-los ainda
mais.
anto
Antão: O Sol não se deve pôr não apenas
sobre nossa ira, como sobre nenhum outro pecado.
anto
Antão: Cada um deve fazer diariamente um exame do que fez de
dia e de noite. Se pecou, deixe de pecar; se não pecou, não
se orgulhe disso.
anto
Antão: A Palavra [Verbum] foi sempre coexistente com
o Pai.
anto
Antão: A fé surge da disposição da alma,
enquanto a dialética vem da habilidade dos que a idealizam.
De acordo com isto, os que possuem uma fé ativa [fé
oriunda da experiência mística pessoal] não necessitam
de argumentos e de palavras, e provavelmente os reputam supérfluos.
A conclusão é que uma fé ativa é melhor
e mais forte do que seus argumentos sofísticos.
anto
Antão: A fé em Cristo é suficiente.
ão
Pacomio: Foge das comodidades deste mundo para estares na alegria
do mundo futuro... Não te aflijas quando fores ultrajado pelos
homens; mas, sim, deves te afligir e deves suspirar quando pecares
– pois este é o verdadeiro ultraje – e quando fores
persuadido por teus pecados.
ão
Pacomio: A vaidade é a arma do diabo.
ai
Amon: Suporta todo homem assim como Deus te suporta.
ai
Antonio: Como uma pedra, deves alcançar a perfeição
e imaginar que ninguém te ofende.
ai
Evágrio: O início da salvação é
condenar-se a si mesmo.
ai
Geronte: Muitos daqueles que são tentados pelos caprichos do
corpo não pecam com o corpo, mas cometem impurezas com o pensamento.
E, mesmo conservando a virgindade do corpo, cometem impurezas com
sua alma. Portanto, amados meus, fazei como está escrito: Cada
um guarde seu coração com cuidadosa vigilância.
(Prov. IV, 23).
ai
Gregório: Que a tua obra seja pura pela presença do
Senhor; não pela exibição.
ai
Mios: Obediência traz obediência. Se alguém obedece
a Deus, Deus lhe obedece.
ai
Monio: Se um homem realmente quisesse, um dia apenas, do amanhecer
ao anoitecer, lhe seria suficiente para alcançar a medida da
divindade.
ai
Pastor: Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre
eles está no Silêncio.
ai
Pastor: Quem responde antes de ouvir comete uma bobagem e cai na confusão.
Portanto, fala se te perguntam; de outro modo, cala.
ai
Pastor: O homem deve incessantemente respirar a humildade e o temor
de Deus do mesmo modo que inala e expele o ar através das narinas.
ai
Pastor: Prostrar-se diante de Deus, não se dar nenhuma importância
e jogar fora a própria vontade: eis os instrumentos com os
quais a alma pode trabalhar.
bade
Sisoé: Não é grande coisa que a tua alma esteja
com Deus. Seria grande se tu tomasses consciência de que és
inferior a todas as criaturas. Este pensamento, unido ao trabalho
físico: eis o que corrige e conduz à humildade.
bade
Sisoé: Os instrumentos das paixões estão contigo,
mas se lhes pagares a fiança
irão embora.
__________
TRÊS
BREVES REFLEXÕES
O que poderá
ser exatamente controlar seus pensamentos e despojar-se de sua
própria vontade, como recomenda Pai Ammonas? Penso que
tudo se resuma, conforme já expus em outros textos, a não
ceder aos impulsos do nosso Corpo Astral. Mas, não ceder é
pouco ou inócuo, porque se pode não ceder hoje, mas
se poderá acabar cedendo amanhã. Então, mais
do que controlar seus pensamentos e despojar-se de sua própria
vontade, é importante que se compreenda. Esta é
uma tarefa duplamente difícil, pois implica, primeiro, em abolir
ou recusar os comandos da razão, que, geralmente tende a favorecer
e a facilitar a saciedade dos instintos. É incrível,
mas o tempo se incumbe de dobrar a razão para que as coisas
possam ser justificadas. Se eu não fizer, outro fará.
Eu tenho o direito de me divertir. Se eu não conseguir namorar
todas as mulheres do mudo, pelo menos vou tentar. Faço qualquer
coisa para ser promovido. Essas são algumas, entre milhares,
de justificativas banais que os seres humanos encontram para não
controlarem seus pensamentos (que geram ações concretas)
e não se despojarem de sua própria vontade (que, geralmente,
prejudica e compromete o próprio e os outros). Quando muito,
as pessoas deixam tudo para o dia seguinte. Que nunca vem! Segundo,
nada (ou quase nada) poderá ser evitado ou dominado simplesmente
pela razão. Ou pela fé. Quando é, é tão-só
aparentemente, pois o que geralmente ocorre é uma substituição
de valores da qual a pessoa não se dá conta. Pensa que
está tudo indo muito bem, mas, sem perceber, está fermentando
e apodrecendo por dentro. O único caminho – o caminho
efetivo para o que quer que seja – é a compreensão,
que para ser e estar atualizada terá que ter sua origem para
além da razão e sem a interveniência da fé.
Por isso tenho dito que razão e fé são equivalentes,
pois apenas, quando (ou se) acionadas, funcionam mais como um tipo
de freio inibitório. Mas, por outro lado, são elas –
razão e fé – que promoveram e ainda promovem os
maiores absurdos e as maiores insanidades já produzidas e perpetradas
pelos seres racionais e fideístas. A razão só
será iluminada e a fé confirmada (passando a ser uma
adesão experiencial) por um tipo de vivência mística
que tenho nomeado de transracional, pois, além de estar para
além da razão (científica ou filosófica),
esta não pode interferir com aquela, pois ela é independente
da razão humana. Já quando uma experiência transracional
acontece, a razão passa a possuir um conhecimento que antes
desconhecia. Em resumo: a razão não pode interferir
na transrazão, mas a transrazão interfere na razão
e altera ou reforça a fé. E quando uma experiência
dessa natureza ocorre, pode-se dizer que aquele que por ela passou,
passa a ser um indivíduo livre e consciente em um grau acima
da fé e acima da própria razão. Em Misticismo
o nome para isso é Iniciação
(com I maiúscula) — que só
poderá ocorrer na bendita solidão do Coração.
É necessário que se compreenda que em uma Iniciação
dessa natureza, geralmente, não ocorre nada de especial, não
há nenhuma pirotecnia evidente; mas, sim, um tipo de certeza
ou de iluminação que não deixa margem para qualquer
dúvida e que muda inteiramente a vida daquele que viveu esse
momento. Um exemplo elementar: certa vez compreendi claramente que
em um ato masturbatório, a pessoa homenageada na masturbação
é profundamente afetada psiquicamente. Então, a masturbação,
em si, é menos detrimental do que a produção
psíquica dela decorrente. Isso não deve ser estranho
de ser compreendido por um místico evoluído e sincero,
pois, nós místicos, sabemos todos o poder (quase ilimitado)
dos nossos pensamentos! Portanto, em qualquer caso, generalizadamente,
a recomendação de Pai Ammonas no sentido de que controlemos
nossos pensamentos não tem e não admite contra-versão.
Pai Agathon disse:
Heresia é separação de Deus. Qual Deus?
Só posso conceber o Deus que deve ser compreendido no e com
o Coração. Já faz bastante
tempo que, de repente, um certo dia, ouvi uma Voz Silenciosa que falou
em meu Coração. E continua a
falar em meu interior a qualquer hora e em qualquer lugar. É
interessante, porque essa Voz, além de contraditar algumas
racionalidades que fabrico, me ensina coisas que nunca li em livro
algum e nunca ouvi ninguém discutir. Mas, por que estou comentando
isso? Esquizofrenia? Não. Mas se for, quero morrer mais esquizofrênico
ainda. Mas estou comentando esse assunto simplesmente por que estou
convencido de que qualquer um que deseje ouvir a Voz Silenciosa do
seu Coração poderá ouvi-La. E é muito
simples. Basta, primeiro, sinceridade, pois sem ela, nada feito. Depois,
sem grandes espetaculosidades ou rituais, sentar-se em silêncio,
e... OUVIR. Com o tempo, nem será mais preciso
fechar os olhos, sentar, relaxar ou qualquer tipo de ritual. O silêncio
é o Santo e Sagrado Silêncio, e é
permanente. Em meio a uma tarefa qualquer, basta querer conversar
com a Voz, e Ela falará, pois, como disse, o silêncio
é o Santo e Sagrado Silêncio, e é
permanente.
Para concluir, comentarei brevemente
a afirmação de Pai Evágrio: Retirem-se as
tentações e ninguém será salvo. Benditas
tentações! São as tentações –
todas elas – que fortalecem as convicções místicas.
Sem elas, como alguém poderá saber que está firme
no Caminho? Mas, se alguém ceder e tentar tranformar pedra
em pão, se aceitar a glória do Mundo ou se se preocupar
apenas em mimar ou salvar seu corpo material terá que recomeçar.
E todo e qualquer recomeço é mais árduo do que
qualquer começo. Contudo, aquele que não mais cede,
pode ser chamado de Iniciado. O Iniciado,
na verdade, não teme as tentações e não
se preocupa com elas. Quando elas aparecem (e aparecem à toda
hora), ele lida com elas de acordo com a situação. Mas
não cede jamais. E não cede por um único motivo:
já não quer e já não precisa mais sofregamente
das coisas deste Mundo. E, exatamente por esse motivo, um Iniciado
não julga aqueles que ainda querem e precisam, pois sabe muito
bem que um dia também dependeu abusiva e absurdamente das coisas
do Mundo. Para mim, não há hipócrita maior do
que aquele que condena nos outros os pecados que já cometeu,
ou que ainda comete às escondidas. Esse é mesmo uma
víbora peçonhenta de marca maior! Sem esforço,
então, criteriosamente, o Iniciado segue o
que disse o Patriarca José: não julga ninguém!
Acrescentando, para concluir, um pensamento-pergunta
que me ocorreu agora: afinal, se somos mesmo todos um, quando julgamos
e condenamos o outro, não estaremos julgando e condenando a
nós próprios? Não esqueçamos a advertência
de Santo Antão: Cada um deve fazer diariamente
um exame do que fez de dia e de noite. Se pecou, deixe de pecar; se
não pecou, não se orgulhe disso. E
não condene quem pecou ou cometeu um deslize! E também
não se orgulhe disso! Rancor? Palmatória? Vara de marmelo?
De joelho no milho? De joelho no grão de feijão? Rogar
praga? Fazer uma imprecação? Julgar? Condenar? Excluir?
Arre!
Websites
Consultados
http://geocities.yahoo.com.br/padresdodeserto/dizeres.htm
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap970106.html
http://www.marmalademoon.com/desktops.html
http://www.padresdodeserto.net/
http://www.wccm.com.br/wccm9.htm
http://www.saobento.org.br/Faculdade/Cursos/freligiao2.htm
http://www.sobresites.com/catolicismo/patristica.htm
http://www.brasilonline.ch/index.php?cc=C&cr=1&cs=65&detail=11
http://www.eremitae.com/5064/?*session*id*key*=*session*id*val*
http://www.psleo.com.br/padres_des02.htm
http://www.vilakostkaitaici.org.br/Fala%20Ramon.htm
http://www.fatheralexander.org/booklets/
portuguese/letters_from_convert_p.htm
http://www.presbiteros.com.br/
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/
monaquismo/vida_de_santo_antao_indice.htm
http://geocities.yahoo.com.br/padresdodeserto/ant0.htm
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/monaquismo/
sao_pacomio_sobre_rancor_de_um_monge.htm
http://www.veritatis.com.br/conteudo.asp?pubid=3172
http://www.larochecreative.com/compositing.htm
Música de fundo:
Desert Moon Light (T. Fukui)
Fonte:
http://homepage3.nifty.com/etemonkey/MUSIC_BOX3.html