ARTE
EM
CASCA DE OVO

 

ISSO  SÓ  PODE  SER  UM  OVO!

 

OVO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Música de fundo:
Swan Lake – Tchaikovsky

Fonte:
http://marronier.com/ICTDATA/midi/

 

 

Arte é Arte. Ad æternum. Acho que, se não fossem os fantásticos artistas, emocionalmente nós ainda, talvez, estivéssemos na Idade da Pedra. Mas, o que pretendo acrescentar com este breve rascunho é o exame de um determinado instante da criação artística.

Não fosse a Arte fundamental para a expansão das consciências de todos os seres, ela não seria apreciada e muito menos cultivada. Os próprios animais (considerados por nós como irracionais!?) produzem determinadas obras de Arte que o homem é incapaz de reproduzir. Como será isso possível?

Quando alguém observa uma obra de arte e se entrega inteiramente a esse momento de beleza, pode acontecer que algo de 'novo' seja intuído e que mude a forma de como a pessoa interpreta e realiza uma dada categoria da existência. Alguém, por exemplo, que seja favorável à pena capital ou a qualquer forma de violência, poderá mudar de opinião ao ouvir um canto gregoriano ou uma composição de Tchaikovsky, ou, ainda, ao contemplar uma tela de Van Gogh ou a singeleza de uma obra do Bispo. O próprio cultor das belas-artes, em sua concentração artística, poderá, em determinado instante, ter um insight — uma clareza súbita na mente — e girar o eixo de sua vida em 180º. Pode ser, enfim, que a mudança seja de tal ordem que não possa haver retorno à antiga condição existencial. E há certas obras de arte que, 'misteriosamente', têm a propriedade de elevar o padrão vibratório do observador, de tal sorte que, mesmo involuntariamente, uma Iniciação pode acontecer. Que não se espere algo de mirabolante, espetaculoso, em uma circunstância assim; um simples pensamento perpassado pela consciência já é algo soberbo. O que precisamos é estar atentos a esses momentos, porque geralmente eles não se repetem.

Um pouco mais: muitos acreditam que as Iniciações só possam acontecer nos Templos ou nas Lojas. As Iniciações que ocorrem nesses locais privilegiam basicamente compromissos. As Iniciações efetivas são, de uma maneira geral, individuais e solitárias. Em certas circunstâncias poderão ser coletivas, e, neste caso, muitas vezes são traumáticas. Podem acontecer em um santuário privado, ou em qualquer lugar em que se manifeste a disponibilidade interna e a abertura da mente para que ocorra o processo. Participar de corpo e alma de um nascer (ou pôr) do Sol, andar descalço na praia na beira da água, meditar em uma cachoeira ou abraçar uma árvore em uma floresta são momentos iluminadores. Quem espera coisas aparatosas (ou por elas) não achará nada a não ser ilusão. Nas coisas simples da vida estão ocultos os maiores segredos. E o lado de fora não trará nada de novo para a ascensão da consciência; só o lado de dentro — no Sagrado Silêncio do Coração.

 

CORAÇÃO

 

O Frater +Vicente Velado — meu muito querido Irmão, FRC e Abade Especial da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo — afirmou em um dos muitos ensaios que já produziu: Pessoalmente, não considero essencial que um artista obtenha sucesso para que sua obra possa ter valor, porque o valor não é comercial, e lembro que Pietr Mondrian morreu de fome, ele que foi um dos maiores pintores da Modernidade. E, também: A Arte é uma expressão do Misticismo e o Misticismo é a Arte da Vida. Então, acho que não errarei (ou não errarei muito) se disser que a Arte é a própria Vida se fazendo manifesta em todos os Reinos do Plano Terra. Quanto a isto, não há exceção. Traduzindo em fenômenos distintos posso citar dois exemplos: as colméias e os ovos. Volte ao início deste rascunho e dê uma olhada com calma na animação do ovo, que eu 'pintei' para facilitar a compreensão do que pretendo que seja compreendido. Ali, pelo menos, estão representados os elétrons girando em torno dos núcleos atômicos, os planetas girando ao redor do Sol e a sístole-diástole universal. Tudo no(s) Universo(s) é cíclico e funciona de acordo com Leis numéricas imutáveis. Neste Universo, nesta Raça-Raiz, nesta Ronda, enfim, nesta faixa vibratória do Teclado Universal as Leis não se alteram, ainda que o tempo e o espaço sejam relativos e ilusórios. 24 horas... 28 dias... 9 meses... 7 anos... 9 anos... 63 anos... 108 anos... 144 anos... 25920 anos... O nascer do Sol... O pôr do Sol... O passeio cósmico dos cometas... As quatro fases da Lua... As deambulações iniciáticas simbolizam essas (e outras) Leis.

 

UNIVERSO ÁTOMO COLMÉIA

 

E já que o tema é Arte, convido o(a) caro(a) leitor(a) para uma reflexão místico-artística: visite a Frater Velado's Art Gallery fazendo um carinho 'clickoso' na caveirinha abaixo. Para visitar esta Galeria é necessário calma e disposição para examinar atenciosamente cada tela. Eu acho que esta visita deverá se processar em etapas. Em uma única vez não será absorvido todo o conteúdo místico das telas. E há determinadas telas que provocarão mudanças interiores profundas que não serão delidas! Então, nada de pressa. Aliás, por que pressa? Nós temos a eternidade para aprender as coisas. Um quarto de século, no mínimo, é o tempo que demoram os estudos Rosacruzes da AMORC para que o Postulante possa começar a compreender de forma efetiva os Mistérios da Rosa—Cruz!

 

Frater Velado's Art Gallery

 

Logo abaixo estão oito peças de Arte produzidas em cascas de ovos, e eu não faço a mínima idéia de quem foi o artista que as criou. Acho que vale a pena examinar atentamente cada uma. Não é sempre que podemos admirar uma obra assim. Sugiro que a última casca de ovo seja observada com muita atenção. Há uma Lei Universal embutida naquela peça-mandala. Talvez, enfim, valha a pena estudar a Lei do Fractal de uma forma mais aprofundada. Abaixo reproduzo um resumo dessa Lei extraído de um texto de autoria de +Vicente Velado. Para quem não conhece o tema, estas informações preliminares serão muito valiosas.

 

(+Vicente Velado)

+Vivente Velado

 

FRACTAIS  DA  CRUZ


O fractal da cruz é sobremaneira interessante e demonstra como o símbolo da interseção da dualidade – duas linhas que se cortam ao meio (exatamente ou não) – se desdobra criando uma egrégora. Na primeira figura à esquerda (Fig. 1) é vista a cruz simples propriamente dita, a inicial e mais elementar – a originadora. Na figura seguinte (Fig. 2) a Lei do Fractal se exerceu, e agora o que se vê é um emblema sagrado, usado pela cristandade. Note-se que neste emblema cada ponta da cruz inicial se desdobrou em três, perfazendo um total de 12: tem-se aí o arcabouço da cruz lobulada Rosacruz, e mais: os 12 Graus do Templo que conduzem aos Planos.

 

AMORC OS+B

 

Na terceira figura (Fig. 3), o emblema sagrado, em nova fractalização, tornou-se o sinete do poder esotérico. Finalmente, na quarta figura (Fig. 4), sempre pela Lei do Fractal, eis a Egrégora da Cruz. [A animação abaixo é uma mera reprodução das quatro etapas progressivas dos Fractais da Cruz examinados neste sintético resumo de autoria do Frater +Velado.).

 

Egrégora  da  Cruz

 

 

 

 

 

AS PEÇAS DE ARTE
(Produzidas em cascas de ovos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M A N D A L A

 

 

 

 

OVO  ÁURICO
OVO ÁURICO
(pictórico)

 

 

 

 

Fonte das Animações:

http://poncelet.math.nthu.edu.tw/chuan/zoo/report/osc-egg.html

http://www.uh.edu/~nikolev/pathgraph.html

http://swezlex.com/d/popindex.html