OVÍDIO – Reflexões

 

 

 

Ovídio

Ovídio

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto tem por objetivo oferecer para ponderação algumas reflexões do poeta romano Ovídio.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

Públio Ovídio Naso, conhecido como Ovídio nos países de língua portuguesa (43 a.C. – 17 d.C.) foi um poeta romano que é mais conhecido como o autor de Heroides, Amores, e Ars Amatoria, três grandes coleções de poesia erótica, Metamorfoses, um poema hexâmetro mitológico, Fastos, sobre o calendário romano, e Tristia e Epistulae ex-Ponto, duas coletâneas de poemas escritos no exílio, no Mar Negro.

 

Ovídio foi também o autor de várias peças menores, como Remedia Amoris, Medicamina Faciei Femineæ, e Íbis, um longo poema sobre maldição. Também é autor de uma tragédia perdida Medéia. É considerado um mestre do dístico elegíaco e é tradicionalmente colocado ao lado de Virgílio e de Horácio como um dos três poetas canônicos da literatura latina. O estudioso Quintiliano considerava-o o último dos elegistas amorosos latinos canônicos. Sua poesia, muito imitada durante a Antigüidade tardia e a Idade Média, influenciou decisivamente a Arte e a Literatura européias, particularmente Dante, Shakespeare e Milton, e permanece como uma das fontes mais importantes de mitologia clássica. Seu estilo tem caráter jocoso e inteiramente pessoal, e, às vezes, o eu-lírico de seus poemas são o próprio Ovídio.

 

Escreveu sobre o amor, a sedução, o exílio e a mitologia. Estudou Retórica com os grandes mestres de Roma e viajou para Atenas e a Ásia exercendo funções públicas com o objetivo de se tornar um Cícero, mas, para desgosto do pai, resolveu dedicar sua vida à poesia.

 

Ovídio vivia uma vida boêmia, sendo admirado por toda a Roma antiga como um grande poeta. No ano 8 d.C., foi banido de Roma pelo Imperador Augusto. Não é sabida a causa do banimento, mas muito provavelmente foi o seu envolvimento em um escândalo com Júlia, a neta do Imperador, e o fato provável deste ter achado imoral seus conselhos em Ars Amatoria deve ter contribuído para o acontecimento. Antes de morrer, Ovídio preparava aquela que seria sua última obra, Haliêutica, sobre a arte da pesca. Caio Plínio Segundo acreditava que este era mais um ato de diversão de Ovídio, que não tinha qualquer interesse pelo tema tratado. Ovídio faleceu no ano 17 em Tomis (atual Constança, na Romênia). Hoje, o país considera Ovídio o primeiro poeta romeno.

 

 

 

Reflexões Ovidianas

 

 

 

Aqui jaz Nasão, cantor de suaves amores, que pereceu por causa do próprio engenho.

 

De noite os defeitos se ocultam.

 

Quem aceitou um beijo e não aceita tudo, merece perder aquilo que recebeu.

 

Enquanto fores feliz contarás muitos amigos; quando o tempo se tornar nublado estarás só.

 

Ah!, que maldade introduzir carne em nossa própria carne, engordar nossos corpos glutões nos empanzinando com outros corpos, alimentar uma criatura viva com a morte de outra! No meio de tanta riqueza, como a Terra, a melhor das mães, que tudo provê, nada, na verdade, te satisfaz, a não ser o se comportar como os ciclopes,1 que infligem dolorosos ferimentos com seus dentes cruéis!

 

 

 

 

É leve a carga que levamos com prazer.

 

Nem todas as mulheres experimentam os mesmos sentimentos. Encontrareis mil almas com mil maneiras diferentes. Para as conquistar, empregai mil maneiras. A mesma terra não produz todas as coisas: esta convém à vinha, aquela à oliveira e lá despontarão cereais em abundância. Há nos corações tantos caracteres diferentes quantos rostos há no mundo. O homem prudente deverá se acomodar a estes inumeráveis caracteres; novo Proteu, tão depressa se diluirá em ondas fluidas para logo ser um leão, uma árvore, um javali de eriçadas cerdas. Os peixes se apanham aqui com o arpão, ali com o anzol, acolá com as redes puxadas pela corda estendida. E o mesmo método não convirá a todas as idades: uma corça velha descobrirá a armadilha de mais longe. Se te mostrares experiente junto de uma noviça e demasiado petulante junto de uma recatada, elas desconfiarão que as vais tornar infelizes. É assim que a mulher, que às vezes teme se entregar a um homem honesto, cai vergonhosamente nos braços de alguém que a não merece.

 

Muito pouco sabes acerca dos tempos em que vives se pensas que o mel é mais doce do que dinheiro na mão.

 

Não se deseja aquilo que não se conhece.

 

O bom texto não é escrito; é reescrito.

 

A Lei é o Amor.

 

Se curvares cuidadosamente um galho de árvore, vergar-se-á; mas, se empregares todas as tuas forças, parti-lo-ás.

 

É preciso tirar proveito da idade. Escapa-nos rapidamente e, por muito feliz que seja, nunca é como a anterior. Colhei, pois, a flor, porque, se não o fizerdes, fanar-se-á, e acabará por cair.

 

A arte não faz mais que imitar o acaso.

 

 

 

 

A consciência tranqüila ri das mentiras da fama.

 

Um cavalo nunca corre tão rápido quanto corre quando tem outros para acompanhar e superar.

 

Renunciar ao que se deseja é freqüentemente uma virtude.

 

Devemos desconfiar do amor que nasce antes de criar raízes: o fogo incipiente se apaga com pouca água.

 

Qualquer país é pátria para os fortes, como o é o mar para os peixes.

 

As frivolidades cativam os espíritos levianos.

 

Sê amável para ser amado.

 

Se eu pudesse, seria mais sensata; mas uma força nova me arrasta contra a minha vontade, e o desejo me atrai a uma direção, e a razão, a outra. Vejo e aprovo o melhor, mas sigo o pior.

 

Enquanto fores feliz, terás muitos amigos; se o céu se toldar, ficarás sozinho.

 

Tudo em nós é mortal, menos os bens do espírito e da inteligência.

 

E amanhã não seremos o que fomos nem o que somos.

 

Para ser amado, sê amável, para o que não bastará a beleza do rosto ou do corpo. Se pretendes conservar a tua amiga e não teres nunca a surpresa de ser abandonado, mesmo que sejas Nireu, amado pelo velho Homero, ou o Hilas de delicada beleza que as Náiades raptaram por meio de um crime, junta os dons do espírito às vantagens do corpo. A beleza é um bem muito frágil, tudo o que se acrescenta aos anos a diminui, e murcha com a própria duração. As violetas e os lírios com as suas corolas abertas não florescem sempre, e na rosa, depois de caída, só o espinho permanece. Também tu, belo adolescente, cedo conhecerás cabelos brancos, cedo conhecerás as rugas que sulcam o teu corpo. Forma desde já um espírito que dure e fortalece a beleza; só ele subsiste até à fogueira fúnebre.

 

Não há nenhuma mulher que se considere feia.

 

 

 

 

A ociosidade faz nascer o amor e, uma vez desperto, conserva-o. É a causa e o alimento deste mal delicioso

 

A mulher tem a arte de se apropriar do dinheiro do amante apaixonado.

 

A beleza é um bem frágil.

 

A abundância nos torna pobres.

 

Esforçamo-nos sempre para alcançar o proibido e desejamos o que nos é negado.

 

Sei o que é bom para mim, mas faço o que é ruim para mim.

 

O amor cede diante dos negócios. Se queres sair do amor, entra nos negócios: estarás seguro.

 

Quem tem muito dinheiro pode ser burro o quanto quiser.

 

Nada é mais forte do que o hábito.

 

 

 

 

Odiarei, se puder; caso contrário, amarei, contra a minha vontade.

 

A poesia nasce simples de uma mente serena.

 

Quem põe um ponto final em uma paixão com o ódio, ou ainda ama ou não consegue deixar de sofrer.

 

Terminei, enfim, esta obra, que nem a ira de Júpiter, nem o fogo, nem o ferro, nem o tempo devorador poderão destruir. Quando aquele dia, que dispõe apenas do meu corpo, quiser, poderá pôr fim ao tempo da minha incerta vida; mas, com a melhor parte de mim, me elevarei imortal sobre as estrelas, e o meu nome não perecerá.

 

Os anos se aproximam silenciosamente.

 

Para onde quer que me volte, só vejo a imagem da morte.2

 

Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas, muitos crescem recolhendo filetes de água.

 

O amor ainda jovem é pouco seguro de si, mas, se fortifica com o uso; alimente-o bem, e, com o tempo, ele se tornará sólido.

 

Com a mesma mão com que venceres protege o vencido.

 

Se queres prolongar o amor, não permitas que a desconfiança te domine em relação à pessoa amada.

 

Nós buscamos o proibido.

 

Não se pode fazer voltar a água que passou nem a hora que transcorreu.

 

A sorte afeta tudo. Deixe o seu anzol sempre lançado. No riacho, onde você menos esperar, haverá um peixe.

 

A melhor ajuda para a mente é romper com os grilhões que iludem o Coração.

 

O sucesso e o amor preferem o corajoso.

 

Tudo quanto avança nos anos perde seu valor e pelo tempo é destruído.3

 

O pudor só é útil se é fingido; o verdadeiro é quase sempre prejudicial.

 

É lícito aprender até do inimigo.

 

Não é estranho que os seres humanos escolham o caminho errado quando não sabem tomar uma decisão?

 

Efetivamente, o bem que eu quero não o faço, mas, o mal que eu não quero pratico.

 

Todo amante é um soldado; até Cupido tem os seus acampamentos.

 

Nascemos com lágrimas, entre lágrimas nos decorre a existência e com lágrimas epilogará o nosso último dia.

 

Os libertinos são como os hidrópicos; quanto mais bebem mais sede têm.

 

O pudor inibe a mulher de provocar certas carícias, mas sente prazer em recebê-las quando outro as começa. Sim, um homem tem em demasiada conta as suas qualidades físicas, se espera que seja a mulher a primeira a rogar. É ao homem que compete começar, é ao homem que compete pronunciar as palavras suplicantes; a ela acolher favoravelmente as suas brandas preces. Queres possuí-la? Pede. Ela deseja tanto como tu ser rogada. Explica-lhe a causa e a origem do teu amor. Júpiter dirigia-se suplicante às antigas heroínas; apesar do seu poder, nenhuma o vinha provocar. Mas se as tuas preces se quebram na distância de um orgulho desdenhoso, abandona o que começaste e recua. Como elas desejam o que lhes escapa, e detestam o que está ao seu alcance! Sendo menos insistente, não mais serás repelido. E a esperança de alcançares os teus fins nem sempre deve aparecer nos teus pedidos; que o amor penetre sob o nome da amizade. Vi mulheres esquivas serem enganadas desta maneira: o que fora seu cortesão, tornara-se seu amante.

 

Assim Ovídio escreveu sobre a criação do homem: Nasceu, então, o homem. Este, ou o fez de semente divina aquele Artífice do Universo – a origem do mundo melhor – ou, então, a Terra recente, separada há pouco do Alto Éter, talvez, ainda contivesse sementes do céu, seu parente, Terra que o filho de Jápeto, misturando com água da chuva, moldou à imagem dos deuses que governam tudo.

 

A veste se converte em pêlo e braço em perna; faz-se lobo e conserva algo da antiga forma: as mesmas cãs, o mesmo rosto violento, o mesmo olhar brilhante e um furor idêntico.

 

Quem não está preparado hoje, menos ainda estará amanhã.

 

Oferecer amizade a quem pede amor é como dar pão a quem morre de sede.

 

A gota fura a pedra, não pela força, mas pela perseverança.

 

A esperança faz o naufrágio agitar os braços em meio às águas, mesmo quando não vê terra em lugar algum.

 

O ócio corrompe o corpo humano, como se corrompe a água se ficar parada.

 

As mulheres recusam ou aceitam, mas sempre querem que peçamos.

 

O amor não se cura com ervas.

 

Não vos entregueis por tempo demasiado à ira; a ira prolongada engendra ódio.

 

A alma descansa quando expulsa suas lágrimas; e a dor se satisfaz com seu pranto.

 

Compra o necessário, não o conveniente.

 

As causas estão ocultas. Os efeitos são visíveis a todos.

 

Fujo do que me segue; vou atrás do que foge de mim.

 

Em campos distantes, a colheita é sempre mais abundante.

 

A inveja faz parecer mais abundante a colheita dos outros, e mais rico em leite o rebanho do vizinho.

 

A inveja, geralmente, é direcionada para as grandes coisas.

 

A inveja é o mais mesquinho dos vícios; rasteja pelo chão como uma cobra.

 

 

 

 

Aqui eu sou um estrangeiro; ninguém me entende.

 

Nada é mais útil ao homem do que aquelas artes que não têm nenhuma utilidade.

 

Como a tosse, o amor não pode se esconder.

 

Para não perder, o jogador nunca deixa de perder.

 

Um prazer sem riscos nos agrada menos.4

 

Enquanto o tempo corre e os dias fogem, silenciosamente envelhecemos, sem que nenhum freio os detenha.

 

Antes de morrer e de ser enterrado, ninguém pode receber o qualificativo de bem-aventurado.5

 

Uma má causa piora quando tentamos defendê-la.

 

Muitas vezes, um rosto silencioso expressa mais do que palavras.

 

É melhor negar uma coisa do que dar falsas esperanças.

 

É natural em um homem pobre contar o seu rebanho.

 

Suporta e persiste; a dor presente haverá de ser útil em outra ocasião.

 

Às vezes, as lágrimas pesam tanto quanto as palavras.

 

Há mais segurança no caminho do meio.

 

Neutro é aquele que pode fingir neutralidade.6

 

O tempo é o melhor remédio.

 

A mulher está sempre comprando alguma coisa.

 

Para agradar deves te esquecer de ti mesmo.

 

Bárbaros? Por que chamá-los assim? Não foram eles que inventaram a pólvora?

 

Vive em paz quem consegue viver no anonimato.

 

Ou você tenta ou você faz.

 

Não posso viver contigo nem sem ti.

 

O que agora é razão, antes, foi paixão.

 

O amor ausente se desvanece, e um novo toma o seu lugar.

 

Para escolher um marido, uma mulher virtuosa consulta seu coração, e não os seus olhos.

 

O egoísta tem o seu coração na cabeça.

 

A pessoa vulgar estima os amigos pelas vantagens que poderão ser obtidas a partir deles.

 

O prazer puro não existe. Ele sempre está acompanhado por alguma inquietude.

 

Entre a modéstia e a beleza há um grande conflito.

 

O doce repouso não só revigora o corpo, mas, também, o espírito.

 

Não deixeis sempre fechadas as vossas portas.

 

Qualquer coisa corrompe uma inteligência pervertida.

 

Coisa régia é, acredite-me, socorrer os desgraçados.

 

As leis existem para que os poderosos não possam tudo.7

 

As ações humanas nunca enganam os deuses.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Na Mitologia Grega, os ciclopes eram gigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o Hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus. Eles aparecem em muitos mitos da Grécia, porém, com uma origem bastante controversa. De acordo com sua origem, esses seres são organizados em três diferentes espécies: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares Poseidon, e os construtores, que provêm do território da Lícia.

2. Isto é e não é assim. Ora, se tudo, obrigatoriamente, tem de tomar nova feição, o que chamamos de morte nada mais é do que necessária transformação. E assim, se tudo deve passar por necessárias e infindáveis transformações, não existe morte.

 

 

 

 

3. Nem tudo quanto avança nos anos perde seu valor e pelo tempo é destruído. A bondade, a solidariedade e a misericórdia, por exemplo, nunca são destruídas. Podem, até, temporariamente, adormecer, porém, jamais poderão ser destruídas. Filosofando sobre a Lei do químico francês, considerado o pai da Química moderna, Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 – Paris, 8 de maio de 1794), é possível ser afirmado: Em a Natureza, nada se cria, nada se perde: tudo se transforma.

 

 

 

 

4. Aí é que está a doença.

5. Eu não vou nem comentar isto; apenas não concordo.

6. Está certo Ovídio; em silêncio, ninguém é neutro.

7. Eu diria que, nomeadamente, a lei está mais para punir ladrão de galinha do que para enquadrar os poderosos. Os poderosos, na verdade, estão cagando para a lei, e a lei andando para eles. Aplicação da lei para os donos do poder é sinônimo de pizza.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ov%C3%ADdio

http://br.freepik.com/vetores-gratis/mexico-antigo
-motivo-clip-art-snake_375509.htm

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_10.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_9.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_8.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_7.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_6.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_5.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_4.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_3.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_2.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio_1.html

http://www.frasecelebre.net/Frases_De_Ovidio.html

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=703&page=3

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=703&page=2

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=703

http://www.usp.br/verve/coordenadores/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metamorfoses

http://www.citador.pt/textos/a/ovidio

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/ovidio/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/ovidio

http://pensador.uol.com.br/autor/ovidio/2/

http://pensador.uol.com.br/autor/ovidio/

http://www.math.binghamton.edu/
alex/animated_gifs.html

http://www.tomandjerryonline.com/
index.cfm?count=41

http://www.freewebs.com/clayandfantasy/

http://www.animated-gifs.eu/
leisure-games-d20/001.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclope

http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/
atividades_bau/galeria_personagens.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/Ov%C3%ADdio

 

Música de fundo:

Sapore di Sale
Composição e interpretação: Gino Paoli

Fonte:

http://beemp3.com/download.php?file
=912577&song=Sapore+di+Sale

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.