O PICALON RA
(Ou Aquele Que Pensa Que Viver
É Apenas Levar Vantagem)

 

A animação acima é bastante
fidedigna no sentido de mostrar
a aura emporcalhada de um
picalontra (picareta + bilontra)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Almoça teu adversário

Antes que ele te jante.

E deixa de ser otário:

Vê se aprende a ser farsante.

 

Procura sempre levar alguma vantagem

Em tudo aquilo que arquitetares e fizeres.

A regra é armar sempre uma boa sacanagem.

Com otário não se faz um pé-de-alferes!1

 

_________

 

 

Até hoje eu não conheci um Rosa+Cruz

Que aconselhasse ou que agisse assim.

Um Rosa+Cruz conhece sua Rosa e sua Cruz!

 

No mínimo, um Rosa+Cruz dará o exemplo.

Ele dirá não sempre que não puder dizer sim;2

E nunca está fechada a Porta do seu Templo!3

 

 

 

 

______

Notas:

1. José Pereira da Silva explica e eu gostei: É possível que fazer pé-de-alferes esteja relacionado com a locução francesa pied d’affaires, por simples associação fonética, como são muitas das etimologias populares. Mas, como o alferes era um militar em meio de carreira na hierarquia do Exército Colonial Brasileiro, sua posição firme e inabalável é justificada por ter igual número de patentes ultrapassadas e por ultrapassar. Se não fosse firme não teria chegado até ali, mas se deixar de ser firme não atingirá o fim da carreira. Na linguagem dos namorados, fazer pé-de-alferes é fazer pé firme como se fosse um alferes, não se abalando com a vizinhança da mulher amada nem com um rival que talvez a corteje também. É namorar com serenidade, sem medo e sem disparatadas emoções. Carlos Drummond de Andrade, em Antigamente, diz: Antigamente, as moças chamavam-se 'mademoiselles' e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio... Ora, nada disso serve a um picareta-bilontra. Tudo tem que ser rápido, 'sacanocrático' e muito bem orquestrado para não deixar rasto. Por isso a 'picalontragem' do (des)conselho: — Com otário não se faz um pé-de-alferes!

2. E sempre dirá sim quando isto for possível. A verdade é que um Rosa+Cruz – qualquer que seja a Fraternidade Rosacruz a que pertença – jamais trocará um não por um sim, e vice-versa. A vida de um Rosa+Cruz é regida exclusivamente por Imperativos Categóricos. Isso gera um tremendo mal-estar nos 'picalontras'! Eu só posso dizer uma coisa: paz e compreensão a todos os 'picalontras'.

3. Para nada e para ninguém. Faça sol ou faça chuva!

Música de fundo:

Criminal

Fonte:

http://members.aol.com/kimkor/

Observação:

Este poema foi inspirado no ensaio Orai e Vigiai (Exposição Sobre Liberdade, Ética e Evolução em um Plano Marcado Pelas Provações, a Terra) de autoria do Frater Velado (Profeta Jehosu) – Irmão Leigo da Ordem Rosacruz e Dirigente dos Iluminados de Kemet – e que pode ser lido na íntegra no endereço:

http://svmmvmbonvm.org/downloads/Orai_e_Vigiai.pdf