O QUE SABEMOS?

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

A Sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.

Gibran Khalil Gibran

 

O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas, o vento que não se vê.

Platão

 

O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem. Todavia, o homem sábio é um criador de valores que não existem, mas, que ele faz existir.

Albert Einstein

 

 

 

Admitindo que o Kosmos seja finito, porém, ilimitado,
terá a luz velocidade invariante igual a c – celeritas
em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial?
O que, de fato, aconteceria se v pudesse se tornar c?

 

 

 

 

Será que a Dobra Espacial é possível?
Será que é possível contrair o espaço
e fazer o tempo passar mais devagar?

Existirão Buracos de Verme Intra-kosmos?

 

 

 

 

Será que existem outros planetas habitados?
Existirão outras inteligências no Kosmos?

 

 

 

Há três métodos para se adquirir Sabedoria: primeiro, pela reflexão – que é o mais nobre; segundo, pela imitação – que é o mais fácil; e terceiro, pela experiência – que é o mais amargo.

Confúcio

 

A grande sabedoria, penso eu, é ter um sentido relativizado de tudo. Não dramatizar nada.

José Saramago

 

Enquanto sentires as estrelas como algo que está por cima de ti não possuirás ainda o olhar do homem que sabe.

Friedrich Nietzsche

 

A Sabedoria não pode ser transmitida. A Sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura.

Hermann Hesse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Afinal, o que nós sabemos?

Que o Raimundo T. Mendes1

foi amigo de Miguel Lemos?2

Que os joões-pretos-mendes

são uvinhas que comemos?

 

Que urubu-de-cabeça-preta

não é urubaiana-boca-de-rato

nem andorinha-do-mar-preta?

Que dinossauro-bico-de-pato

tinha medo de lagartixa-preta?

 

Que a lula é um loliginídeo,

e não um Elephas maximus

nem um peixinho agonídeo?

e que não é um aracnídeo?

 

Afinal, nós sabemos o quê?

Que arriamos e estamos aqui?

Sim. Mas, e daí? E o porquê?

Que pêra-d'água não é caqui,

e que entre o p e o r há um q?

 

Que era palhaço o Arrelia?

Que quem comeu cocô fará

– seja ricalhão, seja bóia-fria?

Que muita dor ainda gerará

essa catinguenta mais-valia?

 

Isto não é Saber; é constatar.

Mas, há algo muitíssimo pior:

muitos vivem só a arremedar.

Como tabuada, sabem de cor;

 

E o ser-aqui-e-ali sassaricando

– ora trepando, ora descendendo,

ora inchando, ora emagrando –

não vê seu tempo encolhendo.

E toma de viver samsarizando!

 

E toma de viver samsarizando

– pensando saber, dessabendo –

acendendo, luzindo, apagando!

E toma de achar ver, não vendo

– bem lentinho, quase parando!

 

Mas, isto não deve ficar assim.

Nós assumimos uma obrigação:

seguir do violáceo ao carmesim,

para nos alforriarmos da prisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Raimundo Teixeira Mendes (1855 – 1927) foi um filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana. A importância de Teixeira Mendes reside na sua vigorosa e contínua atuação política, filosófica, social e religiosa, baseada nos princípios propostos pelo filósofo francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857), isto é, no Positivismo, em sua versão religiosa (a Religião da Humanidade). Teixeira Mendes, inicialmente, aderiu à obra estritamente filosófica de Comte, ou seja, ao Sistema de Filosofia Positiva, recusando o Sistema de Política Positiva. Todavia, a partir de uma viagem de estudos que Miguel Lemos empreendeu a Paris, em que se converteu à Religião da Humanidade, Teixeira Mendes foi convencido pelo amigo da correção da obra religiosa de Comte, e, a partir daí, iniciou uma longa e importante carreira apostólica e política, influenciando os eventos sociais no Brasil, a partir de sua atuação na Igreja Positivista do Brasil, sediada no Rio de Janeiro (então capital do Império e, depois, da República). Enquanto Miguel Lemos era o diretor da Igreja, Teixeira Mendes se tornou seu vice-diretor. Ao longo da década de 1880, Miguel Lemos e Teixeira Mendes empreenderam uma atividade de propaganda do Positivismo e de interpretação da realidade sócio-político-econômica brasileira à luz da doutrina comtiana, o que, em termos práticos, significou, naquele momento, na defesa da abolição da escravatura, da proclamação da República, na separação entre a Igreja e o Estado e na instituição geral de reformas que permitissem a incorporação do proletariado à sociedade (ou seja, a inclusão social, no jargão comtiano). Em 1888, a abolição da escravatura veio coroar de êxito parcial seus esforços, juntamente com diversos outros líderes e agitadores abolicionistas. Todavia, sua importância se tornou realmente grande em 1889, quando o também positivista religioso Benjamin Constant Botelho de Magalhães liderou o movimento que destituiu o Gabinete do Visconde de Ouro Preto e proclamou a República, no amanhecer do dia 15 de novembro. Imediatamente após a proclamação da República, Miguel Lemos e Teixeira Mendes se reuniram com Benjamin Constant para avaliar o movimento e a situação, e apoiar ou não o novo regime. Embora preferissem outra direção para os acontecimentos, a Nova República tinha o apoio da Igreja Positivista. Quatro dias após a proclamação, no dia 19 de novembro, Teixeira Mendes apresentou ao Governo Provisório, por meio do Ministro da Agricultura, o também positivista Demétrio Ribeiro, um projeto de bandeira nacional republicana, em substituição ao projeto anterior, cópia servil da bandeira estadunidense (apenas com as cores trocadas). Este projeto atualizou a bandeira imperial, mantendo o verde e o amarelo – indicando com isso a permanência da sociedade brasileira – e substituindo o brasão imperial pela esfera armilar com uma idealização do céu do dia 15 de novembro e o dístico Ordem e Progresso (da autoria de Augusto Comte) – indicando a evolução para um regime político aperfeiçoado e que o espírito que deveria animar esse novo regime. O projeto foi prontamente aceito. Nas décadas seguintes a atuação de Teixeira Mendes fez somente crescer, com a participação nos mais importantes eventos políticos da Nova República: a separação entre a Igreja e o Estado, a revolta da vacina, a negociação dos limites territoriais (por obra do Barão do Rio Branco), a participação do Brasil na I Guerra Mundial, a legislação trabalhista (então inexistente), o respeito às mulheres, a proteção dos animais e inúmeros outros. Embora desde 1905 Teixeira Mendes tenha assumido a liderança da Igreja Positivista, em substituição a Miguel Lemos, que se encontrava enfermo, não abandonou o título de vice-diretor do Apostolado, mesmo em 1917, quando Lemos faleceu. Sua morte, em 1927, parece pressagiar igualmente o fim de uma etapa do regime que ajudou a criar: aquilo que os historiadores posteriores chamariam de República Velha deixaria de existir três anos depois. Enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, seu cortejo fúnebre parou a cidade do Rio.

2. Miguel Lemos (1854 – 1917) foi um filósofo brasileiro, de orientação positivista. Estudou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e, nessa época, aderiu ao Positivismo. Juntamente com Teixeira Mendes e Benjamin Constant fundou, em 1876, a Sociedade Positivista Brasileira, a primeira do Brasil. Viajou para Paris, onde conheceu Émile Maximilien Paul Littré (1801 – 1881) e Pierre Laffitte (1823 – 1903), os quais exerceram grande influência sobre suas idéias. Sendo inicialmente adepto da corrente positivista de Littré, em Paris pôde observar de perto a abordagem de cada um desses discípulos de Augusto Comte e comparou as versões filosófica (de Littré) e a religiosa (defendida por Laffitte) do Positivismo, chegando à conclusão de que a corrente positivista mais coerente e mais completa era a religiosa (embora alguns anos depois tenha rompido com Laffitte). Da mesma forma, em Paris, conheceu o chileno Jorge Lagarrigue (1854 – 1894), que realizou transição semelhante (isto é, do littreísmo para o laffittismo) e de quem se tornou grande amigo. Ainda em Paris, foi ordenado Aspirante a Sacerdote da Humanidade, por Laffitte. Voltando para o Brasil, iniciou uma contínua e enérgica ação política, social e religiosa a partir dos princípios do Positivismo, transformando a antiga Sociedade Positivista do Brasil, de caráter acadêmico, mas apática, em Apostolado e Igreja Positivista do Brasil. Nesta nova instituição, ocupava a posição de Diretor, sendo seu vice-diretor o maranhense Raimundo Teixeira Mendes. A Igreja Positivista do Brasil, imediatamente, tomou posição a respeito das mais variadas questões sociais, políticas e religiosas, entre as quais podemos citar: participação nas campanhas abolicionista e republicana, defesa dos direitos sociais e trabalhistas (incluindo, por exemplo, o direito de greve), o pacificismo, a separação entre a Igreja e o Estado (isto é, o laicismo) e a defesa da justiça social. A partir da década de 1900, todavia, por motivos de saúde, passou a atuar cada vez menos na Igreja Positivista, cedendo lugar a seu colega e amigo Teixeira Mendes.

 

Música de fundo:

Mandy
Composição: Scott English & Richard Kerr
Interpretação: Barry Manilow

Fonte:

http://mp3lemon.org/song/417805/
Barry_Manilow_-_01_-_Mandy

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_da_luz

http://www.animatedimages.org/
img-animated-ufo-image-0032-81712.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca

http://www.xr.pro.br/FC/TELEPORTE/VIAGEMESPACIAL.HTML

http://en.wikipedia.org/wiki/Time_dilation

http://paralemdoagora.wordpress.com/
2014/03/14/o-educador-albert-einstein/

http://gutenver.tv/tag/geometrico/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/sabedoria/100

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/sabedoria/90

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/sabedoria/20

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/sabedoria

http://www.animated-gifs.eu/
leisure-cinema-superman/005.htm

http://artie.com/credits.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Lemos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raimundo_Teixeira_Mendes

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.