OM

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Mantra OM
(
Vocalização Correta)

 

 

 

 

 

 

Mantra = Man (mente) + Tra (controle). No Mantra OM, estão presentes o "A", o "U" e o "M". O "A" e o "U" são vogais, e o "M" é uma consoante. "A" + "U" = "O", um ditongo. "O" + "M" final = "OM". Então, "A" + "U" + "M" = "OM". Na verdade, em termos puramente esotéricos, tanto a letra "M", quanto a letra 'S' são vogais.

 

"A" Experimentador + Experiência + Experimentado. Nível consciente. (Brahma – o Criador).

 

"U" Mundo do Pensamento. Nível subconsciente. (Vishnu – o Conservador).

 

"M" Experiência ou condição não-manifesta. Nível inconsciente. (Shiva – o Destruidor-Transformador).

 

A vocalização correta do Mantra OM é feita em uma exalação profunda, suave e sempre em ritmo regular. Após a exalação, vem uma inspiração nasal prolongada. Deve-se evitar tremor na voz ao repetir o Mantra. A nota musical em que se emite o Som não importa em absoluto. É aquela que resultar mais natural para o vocalizador. Mas, quando houver várias pessoas vocalizando o Mantra OM, todas devem tentar estar afinadas.

 

O Mantra OM começa com a boca aberta, com um Som mais parecido com a letra a. A língua deve estar colada no fundo da boca e a garganta relaxada. O Som nasce no centro do crânio, se projeta para frente e vibra na garganta e no peito. Após alguns segundos de vocalização, a língua deve se recolher para trás. Assim, aquele Som similar ao a vai se transformando em uma espécie de o aberto, que vai se fechando progressivamente.

 

No final, sem fechar a boca, a língua bloqueia a passagem de ar pela garganta, e o Som se transforma em um m, que, em verdade, não é exatamente um m, mas uma nasalização. Esta nasalização, em sânscrito, se chama anunásika, que significa literalmente com o nariz, e deriva da palavra násika, nariz.

 

É aconselhável que você treine colocando a mão direita no peito e a esquerda na testa (ou em sentido inverso), para perceber como a vibração vai subindo conforme o Mantra OM evolui.

 

Contudo, se você prestar atenção à vibração que acontece durante a vocalização, perceberá que ao emitir a letra o inicial (que, não esqueça, começa como um a), a nasalização do m já está contida nela, ou seja, é um Som que se faz com o nariz, e não uma letra m. Ao perseverar na vocalização, você sentirá nitidamente que a vibração se origina no centro da cabeça e vai se expandindo até abranger o tórax e o resto do corpo.

Em resumo: o Mantra OM começa com a boca aberta e termina com ela entreaberta.

 

 

 

 

Seja como for, não importa se você tiver alguma dificuldade em seguir exatamente estes passos; não se preocupe e não desista. Desistir é morrer. Em Misticismo, como em qualquer coisa, acima de tudo, estão a idéia posta em movimento e a intencionalidade ou vontade. E lembre-se: nem os Deuses nem os Mestres Ascensos são Perfeitos, porque, em princípio, a Perfeição é inalcançável. Antes, a Perfeição é um Caminho; uma eterna busca. Por isto, preciso insistir e repetir: desistir é morrer.

 

 

 

 

é o Mantra do Universo:

Preserva, Resguarda, Sustenta;

Desvela, Liberta, Implementa.

 

é Concordância e Ordem:

na infra-, sub e superordem.

OM é a Insubstituível Ciência:

Mãe-pai da Incriada Existência.

 

Coisa-sem-começo-fim;

OM, no Kosmos, torna tudo afim.

OM é outrora, agora e vir-a-ser:

Raiz-sem-raiz ‹–› Unidade. Ser.

 

é a Vibração Primordial.

OM é a Substância Essencial.

OM é o Universo em Alforria.

OM é o Universo em Alegria.

 

é o Primigênio Substrato.

OM é o Concreto e o Abstrato.

OM é a Incógnita e a Solução.

OM é a Sempre Eterna Canção.

 

é a Partida e o Regresso.

OM é o Caminho e o Acesso.

OM é A, B e C; OM é Z, Y e Z.

OM = ele + aquele + eu + você.

 

 

 

 

 

 

Som de fundo:

AUM e Om Shanti Om

Fonte:

http://www.index-of-mp3s.com/download/mp3/lagu/
id/e113a47f/shahrukh-khan-om-shanti-om-dialogue/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Shiva

http://www.heathersanimations.com/india.html

http://www.osti.pt/texts/OM.pdf

http://somostodosum.ig.com.br/
clube/artigos.asp?id=33992

http://biosofia.net/2002/06/28/
shiva-e-parvati-o-casal-cosmico/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Om

http://www.yoga.pro.br/artigos/80/
3031/o-significado-do-simbolo-om

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.