ONTEM, HOJE, DEVENIR
(Aonde iremos parar?)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Ah! Eu gostcho muitcho!

 

 

 

coisa continuará cara,

enquanto-não-der-de-haver

a lícita vergonha na cara.

 

 

rimeiro foi o mensalão.

Então, se reestruturaram,

e pimba-em-nós o petrolão.

O que virá na seqüência?

 

 

odavia, o mar de lama

é antigo e vem de longe.

Cá, nossa primeira dama

é D. Zona dos Costumes.1

 

 

a Economia brasileira?

Anda  ±  desgorgomilada,

que nem caca na carreira.

Metemos o pau à matroca!

 

 

só tráfico de influência:

tudo é interesse pessoal.

Prevalece a excrescência:

lixe-se o que é republicano.

 

 

gora, Levy2 é o Ministro.

O que nos dará em 2.015?

Dará pepino? Será rapistro?

Se der um nabo, eu vomito!

 

 

poder só tem cabimento

como Serviço Filantrópico.

O contrário é só tormento;

é muito pior que temporal.

 

 

oderá não ser já, agora;

entretanto, o cuco cucará,

e soará a Primeira Hora,3

e eles perderão a malícia!

 

 

ambém perderão a fúria.

Igualmente, outas-coisinhas:

crueldade, má-fé e incúria,

si-mesmo, avarícia e salácia.

 

 

... Tornar-se-ão Dignos!

E... Tornar-se-ão confiáveis!

E... Serão todos fidedignos!

E... Um dia, serão Deuses!

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Zona dos costumes corrupção dos costumes. Corrupção, como todo mundo sabe, é a decadência dos valores, especialmente das mais altas virtudes dos cidadãos da polis. Por esta concepção, diferentes historiadores do mundo antigo narram o mundo dos vícios em suas diferentes comunidades como o elemento primordial para a decadência política. Por esta maneira é que Cícero se torna cético com o futuro de Roma, descrevendo a corrupção da República como a ascensão da injustiça e de um povo desobediente à lei. Ou ao modo como Salústio descreve a corrupção da República romana por uma decadência de virtudes, tais como a honestidade. Ou mesmo, mais tardiamente, Santo Agostinho descrevendo a corrupção como o processo da decadência da própria condição humana. Enfim, a corrupção, desde sempre, é quando a passagem do privado ao público ocorre de maneira ilegal. Ou seja, quando o interesse privado se sobrepõe ao interesse público. E o Brasil, nisto, é campeão. Confira Corrupção, Cultura Política e Reformas no Brasil no endereço eletrônico:

http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol10/artigo7vol10-2.pdf

2. Joaquim Vieira Ferreira Levy (Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1961) é um engenheiro e economista brasileiro, PhD em Economia pela Universidade de Chicago (1992). Em 27 de novembro de 2014, foi anunciado oficialmente como o futuro Ministro da Fazenda do Governo Dilma Rousseff, em substituição a Guido Mantega, que não é Guido, mas, Güido, que, para descansar, deverá tirar umas férias em Gênova. Se eu tivesse que dar um conselho amigo ao novo Ministro, que, na realidade, não precisa de conselho de Pizzinga nenhum, eu recomendaria que ele estabelecesse um superavit primário para 2.015 (resultado positivo de todas as receitas e despesas do Governo, excetuando gastos com o pagamento de juros e a correção monetária da dívida pública) de, no mínimo, 2,5 %. Para os outros três anos, eu elevaria o superavit para, no mínimo, 3%. E doa o que tiver de doer e a quem doer. Para mim, tanto a dívida como os gastos governamentais patropinianos são uma vergonha escalafobética, e essa coisa de gastar mais do que é arrecadado é o motivo exclusivo – o porquê – de a Economia Brasileira não sair de cima dos patins, enquanto a China, por exemplo, que é um dos Cinco Grandes (BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem um crescimento econômico de fazer inveja em Pérola Negra (que queria ser Pelé), e que, atualmente, anda na faixa dos 7,5% ao ano, e poderá chegar a 7,7% em 2.014. Eu gostaria de saber o que a China tem que o Brasil não tem, para que o Patropi também possa crescer economicamente a taxas mais civilizadas. E não me venham com essa de que quem nasceu pra ser freguês nunca chega a ser chinês. Freguês é o cacete!

 

 

Crescimento Espetacular da Economia Chinesa
(Ainda que meio cadente)

 

3. Eu não estou afirmando nada, prevendo nada nem profetizando nada, até porque não sou afirmante, adivinhão nem profeta. Quem deixou isto escrito foi o Grande Filósofo Neopitagórico e professor de origem grega Apolônio de Tiana (2 a.C. – cerca de 98) no Nuctemeron – obra esotérica do Século I a. C. Primeira Hora: Na Unidade, os demônios cantam as louvações de Deus; eles perdem sua malícia e sua cólera. Mas, antes, demônios ou não, os seres-humanos-aí-no-mundo terão que perder o desejo – que é o móbil mâyávico de tudo o que despresta, e que só faz fazer andar para trás, como caranguejo, que, na verdade – coitadinho! – não anda para trás nem para frente, e, sim, de ladinho.

 

 

Ocypode quadrata (animális laterális)

 

 

Fundo musical:

Vinheta do Programa GloboNews Painel

Fonte:

http://clip.dj/vinheta-globo-news-2010-
download-mp3-mp4-oWEK15b7FGI

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clker.com/clipart-129734.html

http://www.cartapotiguar.com.br/2012/
10/27/caranguejo-e-quem-anda-pra-tras/

http://blogrubensmenin.com.br/economia-chinesa-no-topo

http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=
com_content&view=article&id=2065:catid=28&Itemid=23

http://www12.senado.leg.br/
noticias/entenda-o-assunto/superavit

http://toons.artie.com/

http://giphy.com/search/mcduck

http://www.animationsa2z.com/money2.php

http://www.animatedimages.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B4nio_de_Tiana

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuctemeron

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.