Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Você se lembra do trio
Azeitona, Reco-Reco e Bolão?
1

 

 

 

é a diferença entre

uma armadilha para o amor,

demonizar uma certa color

e dar bufinhas em louvor?2

 

 

é a diferença entre

carecer de um chá-de-bico,3

gostar de só usar penico

e saudosar o tico-tico?

 

 

entre isto, aquilo

e o fi-lo porque qui-lo,4

nós somos a diferença.

 

 

entre morrer, vir-a-ser

e – quem sabe? – Viver,

também somos a diferença.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Reco-Reco, Bolão e Azeitona foram personagens criados nos anos 30 pelo ilustrador e caricaturista brasileiro Luiz Sá (1907 – 1979) e publicados nas páginas da revista O Tico-Tico.

2. Em louvor, por exemplo, de um sacanocorruptocrata que foi guindado a um posto tão cobiçado, mas que, na verdade, não merecia.

3. Na página da Internet Hidrocolonterapia, está escrito: A lavagem intestinal é uma ciência terapêutica milenar, com registros que ultrapassam o século IX a.C. Papiros indicam, por exemplo, que os faraós tinham seu próprio terapeuta para realizar lavagens intestinais. Os egípcios tinham este costume por estudar e observar o pássaro Íbis (que usava seu longo bico para injetar água no próprio reto). Conhecida na Grécia Clássica, mais tarde a lavagem intestinal foi comprovada por Hipócrates (o Pai da Medicina – 450 a.C.), que utilizava o método em seus pacientes para o tratamento de febres. Clister, chá-de-bico e enemas são alguns dos nomes e métodos utilizados pelos mais antigos para lavagem intestinal. Nos dias atuais, a limpeza do cólon volta a ser destaque, e célebres médicos têm defendido preceitos de alimentação saudável aliados à medidas de higiene intestinal na desintoxicação, recuperação e conservação da saúde. Quando eu era garoto, tive que tomar um chá-de-bico. Foram necessárias três pessoas para me segurar. Frescura? Sei lá; pode ser. Mas eu não desejo isto a ninguém.

4. Esta frase – fi-lo porque qui-lo – conforme já contei em outro texto, é de autoria de Jânio da Silva Quadros (Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 – São Paulo, 16 de fevereiro de 1992), vigésimo segundo presidente do Brasil, tendo governado o Brasil entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que pa-ra-noi-ca-men-te renunciou, alegando que forças terríveis o obrigavam àquele ato. Um dia, lhe perguntaram: — Senhor Presidente, por que bebes tanto assim? Ele respondeu: — Senhor jornalista, bebo porque é liquido; se sólido fosse, come-lo-ia.

 

Música de fundo:

(Love Is) The Tender Trap
Música: Jimmy Van Heusen
Letra: Sammy Cahn
Intérprete: Frank Sinatra