AS INICIAÇÕES DA G.'. L.'. B.'.
(Segunda parte)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Neste estudo, nesta 2ª parte, faço uma revisitação sintética, em forma de excertos, das Nove Iniciações da Grande Loja Branca – um esforço da Hierarquia em prol do progresso evolutivo da raça – que foram apresentadas na obra Os Raios e as Iniciações, de autoria de Alice Ann Bailey, para ela telepatizada pelo Mestre Ascensionado Djwhal Khul. Como advertiu Alice, nenhum de nós poderá passar pela Experiência Iniciatória, a menos que ele esteja permeado pela [personalidade-]alma e conscientemente perceptivo, nos níveis da [personalidade-]alma, dos vários acontecimentos, das possibilidades, dos empreendimentos e das implicações unimultiversais de se tornar um Iniciado da Loja. Portanto, nenhum de nós receberá Iniciação alguma da G.'. L.'. B.'. enquanto não lutar o Bom Combate, se esforçar para mudar (vencer os desejos, as cobiças e as paixões), se tornar digno e meritoso, e possuir disciplina, paciência, resistência e sagacidade para poder enfrentar esta crise incomparável, este evento culminante. Um fato que precisa ser considerado e nunca esquecido é que as duas Primeiras Iniciaçõesa do Nascimento e a do Batismo não são consideradas pela Hierarquia como Iniciações Maiores. Elas têm um caráter preliminar, e são simplesmente preparatórias para a Terceira Iniciação (Transfiguração), a qual é, na realidade, a Primeira Grande Iniciação. É preciso manter isto em mente, porque estas Iniciações indicam o processo através do qual o ego poderá ser permeado pela personalidade-alma e a Energia da Tríade Espiritual poderá fazer sentir sua presença. Enfim, é através das Iniciações Espirituais da Loja que, paulatina e progressivamente, iremos nos tornar Deuses Conscientes. Não há alternativa nem outro caminho para isto. Por último, informo que Alice preservou a nomenclatura cristã para as Iniciações devido à sua familiaridade e porque, simbolicamente, ela transmite um aspecto de uma Verdade Maior.

 

 

 

Não há alternativa nem outro caminho para isto

 

 

2ª Iniciação: Batismo

 

 

O aspecto da personalidade que maior dificuldade traz a todos nós é o corpo astral ou emocional. Hoje, a massa dos homens é varrida pelas emoções e pela resposta sensitiva às circunstâncias; não é, geralmente, levada a uma reação inteligente à vida como ela é. A reação geralmente violenta serve para aumentar a confusão e as dificuldades resultantes, com isso produzindo vórtices de energias sem controle, miragem e ilusão.

 

A violência dos testes astrais e a potência da tentação astral (como bem podemos chamá-la) levam a uma crescente esfera de sofrimento [e de perplexidade].

 

A Humanidade relativamente em grande escala está diante da Segunda Iniciação ou Iniciação do Batismo.

 

O conceito do batismo está sempre associado com o da purificação. A água tem sido sempre o símbolo daquilo que purifica. É, também, o símbolo do plano astral, com sua instabilidade, suas tempestades, sua tranqüilidade, suas esmagadoras reações emocionais e sua flexibilidade, que o tornam um excelente agente para as faculdades enganadoras de criação de pensamentos-forma do homem não-regenerado. Ele reage a cada impulso, a cada desejo e cada possível "chamado" magnético, que parte do lado material ou substancial da forma. Nos seus ciclos de tranqüilidade, ele reflete, igualmente, o que é bom assim como o que é mau; é, portanto, o agente do engano, quando manipulado pela Loja Negra, ou da reação pela aspiração, quando influenciado pela Grande Loja Branca, a Hierarquia Espiritual do nosso Planeta.

 

A Segunda Iniciação como agora é processada é, até um certo ponto, uma das mais difíceis. Ela envolve purificação, porém, é a purificação pelo Fogo, simbolicamente compreendido. A oculta "aplicação do Fogo à água" produz sérios e devastadores resultados. A água, sob a ação do Fogo "resolve-se em vapor, e o Iniciado é imerso nas neblinas e nos miasmas, nas miragens e nas névoas" assim causados. O Iniciado precisa emergir desta neblina e destas miragens. Também a Humanidade emergirá da presente neblina dos assuntos humanos, eventualmente. O sucesso do Iniciado individual é a garantia do destino racial.

 

O processo evolutivo [reintegrador] abrange tudo o que existe. Até mesmo Sanat Kumara está aprendendo e avançando de perfeição [relativa] em perfeição [relativa].

 

Sob a influência do Ciclo Pisciano [Era de Peixes], que já foi concluído, o Sexto Raio do Idealismo ou Devoção esteve predominantemente ativo. Este é o Raio da determinação unidirecionada e, sob um determinado ângulo, é o raio do procedimento cego. [Fé cega].

 

A Humanidade precisa aprender a pensar em níveis causais.

 

O Processo de Iniciação não é propriamente a consumação de um esforço, mas, sim, marca um começo, uma nova fase. Então, qual é a meta básica do Iniciado que fez a Segunda Iniciação? No fim do Processo Iniciatório, certas energias e certos aspectos divinos devem ser reconhecidos pelo Iniciado como representando um papel em seu pensamento e seus propósitos, ou seja, energias que até então (mesmo que estivessem presentes) estavam quietas e não o controlavam. Enfim, através de sua disposição em passar pela Segunda Iniciação, o Iniciado desferiu o primeiro golpe contra seu inato egoísmo e demonstrou sua determinação em pensar em termos mais largos e mais inclusivos. O grupo começa a significar mais para ele do que ele próprio. As energias do Centro do Plexo Solar [Manipura] estão sendo transferidas desse grande centro abaixo do diafragma para o Centro do Coração [Anahata], um dos três grandes Centros para os quais todas as energias inferiores terão de ser transferidas, de tal maneira que a vida jamais voltará a ser a mesma, pois, o Iniciado passa a perceber e conhecer certas distinções fundamentais entre aquilo que é natural e objetivo e aquilo que é supernatural e subjetivo.

 

Ninguém recebe uma Iniciação e passa pelas crises à Ela vinculadas sem uma prévia demonstração de uma larga utilidade grupal e de uma treinada e inteligente capacidade. Então, no caso da Segunda Iniciação, sempre terá que haver o respaldo de uma vida utilmente dedicada e a expressa determinação de entrar no campo do serviço mundial. Isto significa que qualquer atitude demagógica e/ou hipotética devem desaparecer. [Na verdade, ninguém recebe uma Iniciação da G.'. L.'. B.'. sem ter se esforçado muito (ter lutado afanosamente o Bom Combate) e de merecer.]

 

A principal batalha no mundo, hoje, é a da liberdade do cidadão comum em pensar por si mesmo e de chegar às suas próprias conclusões e decisões. É aqui que a principal disputa entre a Grande Loja Branca e a Loja Negra se encontra. É uma batalha na qual a própria Humanidade é o fator decisivo. Qualquer grupo de homens ou qualquer forma de Governo que não reconheçam este direito inerente está em oposição ao princípio que governa a Grande Loja Branca, que se baseia na liberdade do espírito humano, na liberdade de pensamento, na liberdade de governo e na liberdade de culto, como inatos ao instintivo desejo humano. Portanto, são fiéis servidores da Loja Negra.

 

Há séculos, os teólogos da Igreja Católica vêm hipoteticamente interpretando as palavras do Cristo de um modo tão absurdo, que as suas interpretações não têm qualquer relação com Sua intenção original.

 

Há, na atualidade, grupos de homens não-iluminados que procuram controlar o destino das nações, [que é o caso, por exemplo, dos senhores Maduro, Ortega, Putin, Lukashenko, Kim Jong-un, Bashar Hafez al-Assad, Donald Trump, Jair Bolsonaro e Bibi] Há, ainda, a reação emocional às situações e a exploração emocional de indivíduos e nações por aqueles que não são absolutamente emocionais, porém, estão mentalmente convencidos de que certas linhas de atividade devem ser seguidas, conduzindo a Humanidade apenas para o seu próprio benefício individual, mas, que, no fim das contas, não beneficiam os povos envolvidos.

 

A Iniciação do Batismo é que libera o homem do controle emocional e lhe permite transferir sua consciência para os níveis mentais e, a partir desse ponto superior de focalização, controlar suas atitudes emocionais bem desenvolvidas.

 

É a dedicação do aspirante que invoca o Fogo. O aspirante, nos níveis superiores do plano astral, é arrebatado pelo Fogo da Dedicação. [Se você sinonimizar Fogo da Dedicação com Bom Combate não estará errando.]

 

As miragens e as ilusões da Humanidade dependem do raio e do ponto de evolução de cada indivíduo e da nação. A ilimitada devoção ao Caminho [Bom Combate] constituem a técnica principal da Senda, [cujos pilares são, conjuntamente, o esforço e o mérito. Mas, por que conjuntamente? Porque esforço sem mérito e mérito sem esforço não adiantam necas de pitibiribas.]

 

O nacionalismo, [particularmente, o nacionalismo ufanista, no qual, na atualidade, o Brasil está parcialmente mergulhado] é o resultado da dedicação deliriosa a uma particular estrutura nacional, produzindo as miragens [Efeitos de Fata Morgana] que conduzem às dificuldades mundiais que estamos assistindo.

 

A combinação da nossa existência (que determina a nossa posição no Caminho), a Iniciação para a qual estamos sendo preparados e a natureza do nosso serviço para a Humanidade dão como resultado: 1º) o Centro do Plexo Solar será, primeiro que tudo, levado a uma condição de violenta e forçosa atividade, atividade essa induzida pela dedicação, que inevitavelmente provoca miragens; e 2º) as violentas energias do Centro do Plexo Solar, eventualmente, serão controladas pela qualidade da devoção, transformando o Plexo Solar em um grande Centro de compensação para todas as reações e miragens, tornando-o, temporariamente, razão do sofrimento, do conflito, da dor e da angústia. Como conseqüência destes dois itens, uma grande agência transformadora é posta em ação pela qualidade da devoção, e o Plexo Solar se torna não só um centro de compensação, mas, igualmente, o principal fator de elevação das ativas energias físicas e emocionais abaixo do diafragma para o Centro Cardíaco.

 

É um fato verdadeiro que o mais longo período entre Iniciações é o que se encontra entre a Primeira e a Segunda Iniciações, porém, de forma alguma, é este o período mais árduo. Para o aspirante sensível e emotivo, o mais duro período se encontra entre a Segunda e a Terceira Iniciações. Todavia, as emoções vão sendo postas sob controle, e necessariamente, o fator mente vai assumindo, cada vez mais, uma correta importância. [Poderíamos interpretar este ensinamento como: o que é hipotético vais se tornando categórico. E assim, paulatinamente, vai sucedendo: Illuminação –› Compreensão –› Libertação –› Ascensão –› Unificação –› Divinização.]

 

 

Liberdade é a nota-chave do indivíduo que está enfrentando a Segunda Iniciação e o seu resultado: preparação para a Terceira Iniciação. Liberdade é a nota-chave para o Discípulo Mundial, hoje, e é liberdade para viver, liberdade para pensar e liberdade para conhecer e planejar, que a Humanidade necessita nesta época.

 

Precisamos compreender que o Caminho da Iniciação é, de fato, o Caminho da Libertação (resultado da Disciplina, do Desprendimento, da Despaixão e da Discriminação), de tal maneira que o Iniciado vai se tornando aquilo que ele efetivamente é. [Iniciação = deus inconsciente –› Deus Consciente.]

 

As Iniciações (cada uma delas marcando definidamente um ponto de consecução) constituem um processo crescente de liberdades arduamente conquistadas. Isto produzirá uma Humanidade livre, devido a uma liberdade individualmente conquistada. Foi o grande discípulo Franklin Delano Roosevelt, também conhecido como FDR (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 Warm Springs, 12 de abril de 1945), que serviu como o 32º Presidente dos Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945 que ancorou a palavra Liberdade em um novo e mais universal sentido.

 

 

 

 

Continua...

 

 

Música de fundo:

A Time For Us (Love Theme from Romeo and Juliet)
Composição: Nino Rota (arranjo instrumental de Henry Mancini)
Interpretação: André Rieu

Fonte:

https://lemuzika.pro/search/A%20Time%20For
%20Us%20%28Romeo%20and%20Juliet%29

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.dreamstime.com/

https://www.encontroespiritual.org/raios2/doisd/apresen.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.