NÓS SOMOS CAPAZES...

Rodolfo Domenico Pizzinga

http://www.rdpizzinga.pro.br

Música de fundo: C'est Magnifique
François Lienas/Cole Porter
Intérprete: Luis Mariano
Fonte:
http://www.musicasmaq.com.br/

 


     Nós somos capazes de adotar uma criança e de educá-la e amá-la como se nosso filho fosse. Em muito pouco tempo esta criança se torna nosso filho querido.

     Nós somos capazes de doar um rim para que alguém possa viver.

     Nós somos capazes de praticar atos de extremada grandeza de alma e de extrema coragem em face do perigo. Atos que sequer supúnhamos de que seríamos capazes.

     Nós somos capazes de salvar uma vida pondo em risco nossa segurança pessoal.

     Nós somos capazes de oferecer nossas vidas, que em verdade de fato não nos pertencem — no sentido que usualmente é dado ao verbo pertencer — para que um ou muitos possam ser salvos.

     Nós somos capazes de abrir mão do nosso lazer e do nosso conforto pessoal para prestar atendimento a pessoas carentes, doentes e necessitadas.

     Nós somos capazes de praticar verdadeiros atos divinos mesmo sem termos consciência consciente de que somos Deuses in potentia. Deus está em nossos Corações sem que tenhamos consciência consciente e realizada. Praeexistit in potentia.




MAS...

     Também somos capazes de explorar nosso semelhante e de transformá-lo em um escravo a nosso serviço. E aí começamos a permitir que as forças das trevas se manifestem em nós, amordaçando o Deus de Nossos Corações.

     Também somos capazes de fechar nossos olhos para as dificuldades e para as dores e os sofrimentos humanos.

     Também somos capazes de não prestar socorro a um necessitado por mero egoísmo, mera desatenção, mero desinteresse ou mera irresponsabilidade.

     Também somos capazes de criticar, de humilhar, de magoar e de prejudicar irreversivelmente nossos semelhantes por intolerância, por ressentimento, por vaidade e por crueldade.

     Também somos capazes de apoiar ou de fazer a guerra por ignorância, por fraqueza ou por interesses espúrios. Pior. Muito pior. Somos capazes de aceitar em silêncio doutrinas estratégico-militares aniquiladoras do tipo legítima defesa preventiva, assassinato seletivo, terra arrasada...

     Também somos capazes de torturar, de dilapidar, de testemunhar falsamente, de destruir, de ferir, de desonrar, de estuprar e até de matar, baseados em imperativos hipotéticos e em convicções ególatras.

 

 

     Somos realmente capazes de muito mais. Na verdade, somos capazes de quase tudo. Alguns desgraçados e infelizes sem alma são realmente capazes de tudo. Ao permitirmos que nosso egoísmo, nossos desejos, nossas paixões, nossas cobiças e nossos desregramentos interiores controlem e comandem nosso EU MAIOR, estamos torpemente nos entregando covardemente e nos colocando a serviço das FORÇAS NEGRAS DA SENDA ESQUERDA para que o horror e o terror prevaleçam. Temos que refletir pro-fun-da-men-te sobre nossas omissões, pois não fazer, mas calar ou permitir que seja feito, dá na mesma coisa e na mesma coisa dá. O ditado está certo: Quem cala, consente. E quem consente é cúmplice.

     A seguir reproduzo algumas fotografias digitais para meditação. Minha, particularmente. Mas convido você, meu irmão, que está visitando este site que, comigo, medite também, pois, enquanto um único ser estiver em sofrimento – qualquer tipo de sofrimento SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS por sua dor. As imagens abaixo, dependendo do olhar e da reflexão, simbolizam aquilo que uma parcela ponderável da Humanidade, na qual eu me incluo, considera que, ou seja o próprio supremo mal, ou o represente como decorrência da ação das forças das trevas. Se você apontar o mouse para as fotografias simbólicas e representativas do supremo mal, observará, aleatoriamente, fotografias digitais daquilo que poderia ser classificado como uma imagem real, no Plano Terra, do SUPREMO BEM. As fotografias podem não apresentar entre si uma conexão intrínseca, mas, desde quando o mal está afirmativamente vinculado com o BEM?

       Perguntas: Haverá, realmente, supremo mal? Haverá, realmente, SUPREMO BEM? O mais puro esoterismo-iniciático ensina que as trevas são a ausência da LLUZ... Em outras palavras, pode-se entender como ignorância da LLUZ neste Plano obrigatoriamente entrópico. Nada mais precisaria ser dito. Mas... Haveremos de aprender que TUDO É UM. E que somos todos irmãos. O mal é, na realidade, um estágio a ser ultrapassado e alquimizado pelo BEM. Entretanto essa ALQUIMIA INTERIOR não poderá acontecer sem esforço ou miraculosamente. Tudo depende de nós. Insubstituível e irredutivelmente de nós.

 

7    8  —›  9


     Por último, afirmo enfaticamente que todas as reproduções aqui veiculadas são utilizadas com o propósito exclusivo de ilustração, jamais de violação de direitos autorais. Nesse sentido, agradeço aos detentores dos legítimos direitos por esse empréstimo em favor da PAZ e da HUMANIDADE. Considero a todos co-autores deste ensaio. O que seríamos todos nós sem os outros? Então, vou repetir até ficar rouco ou mudo: mesmo e outro são UM.


*  *  *  *  *  *  *


O Valor Secreto — VS = N(N + 1) ÷ 2 — de 5 é 15.

O Adição Teosófica de 15 é 1 + 5 = 6.

A Trindade (os TRÊS PLANOS) tem por Valor Secreto exatamente 6 –› (1 + 2 + 3).

Em um sentido profundamente místico 3 = 5 = 6.

 

TUDO É UM


 

*  *  *  *  *  *  *
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  *  *  *  *  *  *  *

 

SONETO DA PAZ

 

Escrevo este Soneto em prol da Paz.

Paz que requesto para todos os seres.

Pois acredito que o Mundo será capaz

De sorrir em todos os amanheceres.
 

*

Paz para o Iraque e para a Palestina;

Não podemos continuar como animais.

Paz que primeiro deve ser intestina,

Pois, em Cristo, somos todos iguais.
 

*

Paz sem nenhuma imposição.

Apenas um fraterno sentimento.

Sem reservas e sem temor.
 

*

Haja LLuz e Amor em cada coração

Sem falhar um único momento.

Em cada mão uma linda flor.

 

*  *  *  *  *  *  *

 

PARA CONCLUIR
E PARA REFLETIR

 

Se estou só, quero não 'star,
Se não 'stou, quero 'star só,
Enfim, quero sempre estar
Da maneira que não estou.
 

Ser feliz é ser aquele.
E aquele não é feliz,
Porque pensa dentro dele
E não dentro do que eu quis.
 

A gente faz o que quer
Daquilo que não é nada,
Mas falha se o não fizer,
Fica perdido na estrada.


Fernando Pessoa
(2 de Julho de 1931)

 

*  *  *  *  *  *  *

 

For na Mão

 

Lótus

 

*  *  *  *  *  *  *


DADOS SOBRE O AUTOR
 
Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.
 

SITES CONSULTADOS

http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/
http://www2.fiemg.com.br/cidadania/content/newsletter/lst_newsletter.asp
http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/ambiente_cidadao_main.htm
http://www.educresce.com.br/colegio2/noticias/cidadania8as.html
http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/cdn/atc/TCidadania.jsp
http://www.prati.com.br/ilustres/eugenio/
http://www.enchanted-isle.com/byowner/amor.htm
http://www.cidaderv.com/papel.html
http://www.riogrande.com.br/Clipart/simbolos/simbolos.html
http://www.uberaba.mg.gov.br/meioambiente/bosque.htm
http://www.einsteinnanet.hpg.ig.com.br/wallpapers/wall_animais.htm
http://www.mormon.org/learn/0,8672,1493-1,00.html
http://gallery.passion4art.com/members/johnie56/
http://mp_pollett.tripod.com/roma-i.htm
http://www.mar.com.pt/Surfaction/Guerra%20Iraque.htm
http://www.primeiralinha.org/destaques/resistenciairaque.htm
http://www.aliasoft.com/iraque/index.html
http://www.ar.terra.com/galerias/294/2678.html
http://utenti.lycos.it/tempoblu/frattali.html  
http://www.resistencia.co.cr/quequeremos.html
http://www.iace.org.br/m3.asp?cod_pagina=567

 

 

*  *  *  *  *  *  *

 

SIM À PAZ

SIM À PAZ

SIM À PAZ

SIM À PAZ

SIM À PAZ

SIM À PAZ

SIM À PAZ