Clown

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Ensinando

 

 

 

Nós somos

passado‹–›presente‹–›futuro.

Nós somos

masmorra‹–›cela‹–›muro.

 

Nós somos

a cara e a coroa.

Nós somos

meritórios e à-toa.

 

 

 

 

Nós somos

o Monsieur Verdoux e o verdugo.

Nós somos

a coruja-buraqueira e o texugo.

 

Nós somos

o veneno e o contraveneno.

Nós somos

o eqüilátero e o escaleno.

 

Nós somos

a alegria e a tristeza.

Nós somos

o feiúme e a beleza.

 

Nós somos

o Tim Lopes e o Elias Maluco.

Nós somos

o escravagista e o Joaquim Nabuco.

 

Nós somos

o  Chico Xavier  e o  João de Deus.

Nós somos

o grilo-cantor e o louva-a-deus.

 

Nós somos

a Legião Condor e Guernica.1

Nós somos

a bananeira e a banana-nanica.

 

 

Guernica

Guernica
(por Pablo Picasso)

 

 

Nós somos

a Guerra Fria e o Muro de Berlim.

Nós somos

a colombina e o arlequim.

 

 

Muro de Berlim

Muro de Berlim (entre 1961 e 1989)

 

 

Nós somos

a chegada, a estada e a partida.

Nós somos

Raça Protoplasmática + Raça Hiperbórea + Lemúria + Atlântida.

 

Nós somos

o ficante e o partinte.

Nós somos

o iniciante e o concluinte.

 

Nós somos

a alvorada e o crepúsculo.

Nós somos

o maiúsculo e o minúsculo.

 

Nós somos

o  Donald Trump  e o  Kim Jong-un.

Nós somos

o descompromisso e a obrigasaun.

 

Nós somos

a balança e o fiel.

Nós somos

o Shylock e o Papai Noel.

 

Nós somos

o aparatoso e o clean.

Nós somos

o inspetor Javert e o Jean Valjean.

 

Nós somos

a miragem e a ilusão.

Nós somos

a fé e a razão.

 

Nós somos

o desejo e a cobiça.

Nós somos

a eqüidade e a injustiça.

 

Nós somos

o mingau e a araruta.

Nós somos

a interdição e a cicuta.

 

 

 

A Morte de Sócrates

A Morte de Sócrates
[por Jacques-Louis David (1787)]

 

 

Nós somos

a retratação e a ofensa.

Nós somos

a res cogitans e a res extensa.

 

Nós somos

a organização e a confusa.

Nós somos

o México e The United States of America (USA).

 

Nós somos

a voluntas mea e a Voluntas Tua.

Nós somos

o mármore e a estátua.

 

 

Estátua

 

 

Nós somos

a estabilidade e o delírio.

Nós somos

o lírio do vale e o vale sem lírio.

 

Nós somos

a defesa e a acusação.

Nós somos

o abandono e a proteção.

 

Nós somos

a prova e a contraprova.

Nós somos

o bossa-velha e a bossa-velha.

 

Nós somos

o naftênico e o palmítico.

Nós somos

o anêmico e o raquítico.

 

 

NAPALM

NAPALM
(
Naftênico + Palmítico)

 

 

Nós somos

a despretensão e a vaidade.

Nós somos

a Presença e a soledade.

 

Nós somos

o sem-terra e o escravizado.

Nós somos

a bem-amado e o refugiado.

 

Nós somos

o primo pobre e o primo rico.

Nós somos

a torneirinha e o penico.

 

Nós somos

o esquecido e o infausto.

Nós somos

o Nazismo e o holocausto.

 

Nós somos

os gulags e Auschwitz-Birkenau.

Nós somos

Bergen-Belsen e Dachau.

 

 

Cerca de Arame

 

 

Nós somos

a cadeira elétrica e o fuzilamento.

Nós somos

a injeção letal e o enforcamento.

 

Nós somos

o Dr. Joseph-Ignace Guillotin e a guilhotina.

Nós somos

a rataria e a estricnina.

 

 

Estricnina

Estricnina (C21H22N2O2)

 

 

Nós somos

o Burundi e as Ilhas Salomão.

Nós somos

a República Centro Africana o Afeganistão.

 

Nós somos

o doutor Tibiriçá e o Benito Mussolini.

Nós somos

o Idi Amin Dada e o doutor Luchini.

 

Nós somos

a inquisição e a tortura.

Nós somos

a repressão e a ditadura.

 

 

Ditadores Brasileiros

Ditadores Brasileiros

 

 

Nós somos

o Augusto Pinochet e o Jorge Videla.

Nós somos

o Mahatma Gandhi e o Nelson Mandela.

 

Nós somos

o pêlo pubiano e o cabelo.

Nós somos

o aquecimento global e o degelo.

 

 

Aquecimento Global

Aquecimento Global

 

 

Nós somos

o intraterrestre e o extraterrestre.

Nós somos

o terrestre e o ultraterrestre.

 

Nós somos

o impedimento e a ofensividade.

Nós somos

a discórdia e a unicidade.

 

Nós somos

a caverna e a lanterna.

Nós somos

a água e a cisterna.

 

Nós somos

o jardim e o pomar.

Nós somos

o sabão e o alguidar.

 

Nós somos

a suruba e o bacanal.

Nós somos

o transversal e o longitudinal.

 

Nós somos

a leviandade e a inocência.

Nós somos

a imoderação e a continência.

 

Nós somos

o verão e o inverno.

Nós somos

a céu e o inferno.

 

Nós somos

o comedimento e a imoderação.

Nós somos

a incoerência e a adequação.

 

Nós somos

a Inquisição, o Torquemada e o Malleus.

Nós somos

os cristãos-velhos, os cristãos-novos e os judeus.

 

 

Malleus Maleficarum

Malleus Maleficarum

 

 

Nós somos

o desequilíbrio e a homeostase.

Nós somos

a agonia e o êxtase.

 

Nós somos

a sebenta e o best-seller.

Nós somos

o Max Heindel e o Krumm-Heller.

 

Nós somos

o ALeF-ato e o TaV-ato.

Nós somos

a corrupção e a Lava Jato.

 

Nós somos

o mensalão e o petrolão.

Nós somos

o Chorão e o Fazendão.

 

Nós somos

a Neverland e a Pasárgada.

Nós somos

a alabarda e a espingarda.

 

Nós somos

o honrado e o falsário.

Nós somos

o horário e o Anti-horário.

 

Nós somos

a vendetta e o perdão.

Nós somos

o erro e a Compreensão.

 

Nós somos

o ódio e boa vontade.

Nós somos

a traição e a dignidade.

 

Nós somos

o oásis e a areia.

Nós somos

o Quarto Minguante e a Lua Cheia.

 

Nós somos

em seguida e de antemão.

Nós somos

o Plexo Solar e o Coração.

 

Nós somos

a esperança e o esmorecimento.

Nós somos

o fudelhufas de cagahouse e o alinhamento.

 

 

Alinhamento

 

 

Nós somos

a Porta Fechada e a Tranca.

Nós somos

a Magia Negra e a Magia Branca.

 

Nós somos

a    e a  .

Nós somos

a  Pentagrama  e o  Pentagrama.

 

Nós somos

a xenofobia e a tolerância.

Nós somos

a escassez e a abundância.

 

Nós somos

o karma e o dharma.

Nós somos

a lança e a parma.

 

Nós somos

a 8ª Esfera e o Devachan.

Nós somos

a pax profundis e o catch-as-catch-can.

 

Nós somos

Iniciados e seres-sem-alma.

Nós somos

a tempestade e a calma.

 

Nós somos

a irresistência e a compensação.

Nós somos

a resistência e a Ascensão.

 

Nós somos

o ânion e o cátion.

Nós somos

o elétron e o próton.

 

 

Átomo de Carbono

Átomo de Carbono

 

 

Nós somos

os malfeitos e os bem-feitos.

Nós somos

as causas e os efeitos.

 

Nós somos

o Rei Arthur e o Nerso da Capitinga.

Nós somos

a cuia pintada e a pitinga.

 

 

Nerso da Capitinga
Rei Arthur

 

 

Nós somos

o espectador e o artista.

Nós somos

o soprador e o Alquimista.

 

 

Vela

 

 

Nós somos

o ar-condicionado e o calorão.

Nós somos

o convencionado e a contramão.

 

Nós somos

o grafite e o diamante.

Nós somos

o levantante e o abaixante.

 

Nós somos

a pirita e o Ouro Filosofal.

Nós somos

o VITRIOL e a Pedra Filosofal.2

 

Nós somos

a enfermidade e o harmonium.

Nós somos

a desinteligência e o A.'.U.'.M.'.

 

Nós somos

os desajustes e as berceuses.

Nós somos

os demônios e os Deuses.

 

Nós somos

a Rosa e a Cruz.

Nós somos

a Senda e a LLuz.

 

Nós somos

a poeira e a Estrada.

Nós somos

o Tudo e o inexistente nada.

 

Nós somos

a vida e a morte.

Nós somos

a Vida e a Morte.

 

Nós somos

a Escada e o corrimão.

Nós somos

a goteira e a Iniciação.

 

Nós somos

o esquecimento e a Saudade.

Nós somos

o sempre cíclico e a Eternidade.

 

Nós somos

o masculino e o feminino.

Nós somos

o retorno e o andrógino.

 

 

 

Dualidade

 

 

 

_____

Nota:

1. O quadro Guernica, do pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 – Mougins, 8 de abril de 1973), é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo. Esta obra de arte revela os efeitos da guerra em uma população. Guernica (ou Gernika em basco) é uma cidade da província da Biscaia, localizada na comunidade autônoma do País Basco, e Picasso se inspirou no bombardeamento desta Cidade no dia 26 de abril de 1937. Neste dia, aviões alemães da Legião Condor destruíram quase completamente a cidade espanhola. Por este motivo, este quadro tem um significado particularmente político, e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças nazistas aliadas com o ditador espanhol "Generalíssimo" Francisco Franco (Ferrol, 4 de dezembro de 1892 – Madrid, 20 de novembro de 1975). Outra possível interpretação indica que o quadro Guernica funciona como um símbolo de paz ou de antiguerra. Na época da pintura, a Espanha vivia um conflito entre as forças Republicanas e os Nacionalistas, liderados por Franco. Os Nacionalistas contaram com o apoio do exército nazista, e autorizaram os alemães a bombardear Guernica, como forma de testarem novas armas e táticas de guerra, que viriam a ser usadas mais tarde na Segunda Guerra Mundial. Na época do ataque destruidor, Pablo Picasso estava morando na França porque trabalhava em uma obra para apresentar em uma Exibição em Paris a pedido do Governo Republicano Espanhol. No entanto, quando soube do acontecimento decidiu logo abandonar a sua idéia original para criar uma obra relacionada com o ataque em Guernica. O preto e o branco foram as cores escolhidas pelo o autor, que servem para intensificar a sensação de drama causado pelo bombardeamento. Guernica é uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões, com 7.76 metros de comprimento e 3.49 metros de altura. Esta é uma obra cubista, pois, inclui figuras geometricamente decompostas, usando elementos surrealistas e técnicas que seriam associadas ao cubismo. O cavalo e o touro são dois dos elementos mais destacados do quadro, sendo elementos muito populares na cultura espanhola. Uma possível interpretação é que o bombardeamento represente um ataque à cultura espanhola, em uma tentativa de destruir os ideais defendidos pelos cidadãos espanhóis. Além disso, também é possível ver o horror causado nos seres humanos representados. Basta reparar nos personagens apresentados:

• soldado morto no chão;
• a mãe que chora a morte do filho morto nos seus braços;
• a mulher em desespero enquanto a sua casa é destruída por chamas;
• a mulher com a perna ferida que tenta fugir de todo o caos causado pelo bombardeamento; e
• a mulher com um lampião, que parece iluminar o resto dos elementos.

Alguns elementos parecem que têm algo escrito dentro, como se fossem formados por folhas de jornal. Tal traço indica como o pintor foi informado sobre o ataque ocorrido em Guernica. A espada quebrada representa a derrota do povo, que foi esmagado pelos seus opositores, enquanto os edifícios em chamas indicam a destruição não apenas em Guernica, mas, a destruição causada pela Guerra Civil Espanhola (17 de julho de 1936 – 1º de abril de 1939).

Fonte:

https://www.culturagenial.com/quadro-guernica-de-pablo-picasso/

2. VITRIOL é a sigla da expressão latina Visita Interiora Terræ Rectificando Invenies Occultum Lapidem, que quer dizer Visita o Interior da Terra, e, Retificando, Encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal). Filosoficamente, ela quer dizer Visita o teu Interior, e, te Purificando, Encontrás o teu Eu Oculto ou o teu Deus Interior. Este termo é atribuído a um monge beneditino chamado Basile Valentin, que viveu em meados do século XV, na Alemanha.

 

 

VITRIOL

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.krafta.cc/musica/we-are-the-world-instrumental/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.malleusmaleficarum.org/

http://proezasalquimicas.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estricnina

http://www.caoquefuma.com/

https://medium.com/

http://aquecimentoglobal8e.blogspot.com/

https://jovempan.uol.com.br/

https://amarildocharge.wordpress.com/

https://www.patheos.com/

https://istoe.com.br/

https://super.abril.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates

https://www.istockphoto.com/br

https://extra.globo.com/

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Direitos autorais:

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