NÃO IMPORTA O CAMINHO

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Qualquer pseudo-instrutor capaz de se fazer ouvir ou de prometer muito encontra sempre quem o escute. [E está cheio desse tipo de gente por aí! Gente que promete o inexeqüível e gente que gosta de acreditar no inexeqüível!]

 

 

O autotonsurado James Warren "Jim" Jones
e os defuntos que acreditaram no inexeqüível!

 

Você já observou que a tranqüila e sussurrante Voz da Sabedoria vai se apagando nas controvérsias sobre doutrinas, dogmas e cismas? E assim, vai se desvanecendo o verdadetro significado espiritual da Coisa!

 

Entretanto – e seguramente – deve haver Algo para nos guiar com segurança em nosso progresso em direção à Fonte de toda LLuz e de toda Vida, e que nos auxilie a evitar as armadilhas, às quais estamos expostos na obscuridade. Um destes Dignos Algos é a Maçonaria.

 

 

 

 

A Maçonaria é depositária de uma expressão inclusiva da Verdade, e, de forma simbólica, vem preservando, para benefício da Humanidade, uma Revelação, que dará a chave para o Mistério do Universo ao pesquisador pertinaz. [Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Evangelho de Mateus, VII: 7)]

 

O estudo dos símbolos maçônicos [dos quais o Avental é o mais conhecido, e simboliza o trabalho constante] e a aplicação prática das regras de moralidade e ética maçônicas permitem que o homem compreenda a Idéia de Deus, Sua Obra e as Leis que regem a Economia do Universo, e que descubra a relação existente entre a sua [personalidade-]alma individual e a Super-alma.

 

As Verdades ensinadas pela Maçonaria são de aplicação universal.

 

 

 

Código Maçônico

 

 

Palácio Maçônico do Grande Oriente Lusitano

Palácio Maçônico do Grande Oriente Lusitano


 

1. Adora o Grande Arquiteto do Universo.

2. O verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto consiste nas boas obras.

3. Tem sempre a tua alma em estado de pureza, para que possas aparecer, de um momento para o outro, perante o Supremo Arquiteto.

4. Não te encolerizes com facilidade, pois, a ira é sinal de fraqueza.

5. Escuta sempre a Voz de tua Consciência.

6. Detesta a avareza, porque quem ama demasiado as riquezas nenhum fruto tirará delas, consistindo isto também em egoísmo.

7. Na senda da honra e da justiça está a vida; o caminho extraviado conduz à morte.

8. Faze o Bem pelo próprio Bem.

9. Evita as questões, previne os insultos e procura sempre ter a razão do teu lado.

10. Não te envergonhes do teu destino. Pensa que este não te honra nem te degrada. O modo como a missão é desempenhada é que te enaltece ou te amesquinha perante os homens.

11. Lê e medita, observa e imita, reflexiona e trabalha. Ocupando-te sempre do bem-estar dos teus irmãos trabalharás para ti mesmo.

12. Contenta-te com tudo e com todos.

13. Não julgues superficialmente as ações de teus irmãos e não censures aereamente. O julgamento pertence ao Grande Arquiteto, porque só Ele pode sondar os Corações das criaturas.


14. Sê entre os profanos franco, mas, sem rudeza, superior sem orgulho, humilde sem baixeza. E, entre os irmãos, sê firme sem ser obstinado, severo sem ser inflexível e submisso sem ser servil.

15. Justo e valoroso defenderás o oprimido e protegerás o inocente, não exaltando jamais os serviços prestados.

16. Exato observador dos homens e das causas somente atenderás ao mérito pessoal, seja qual fora camada social, posição e fortuna a quem pertença.

17. Se o Grande Arquiteto to dá um filho, agradece, mas, cuida sempre do depósito que te confiou. Sê para esta criança a imagem da Providência. Faz com que até os 12 anos tenha temor de ti; até os 20 amor por ti, e a até a morte respeito por ti. Até os 12 anos, sê o seu mestre, até os 20, o seu pai espiritual e até a morte, seu amigo. Pensa mais em lhe dar bons princípios do que belas maneiras; que te deva retidão esclarecida e não frívola elegância. Faz dele um homem mais honesto do que hábil.

18. Ama o teu próximo como a ti mesmo.

19. Não faças mal, embora não esperes o bom.

20. Estima os bons, ama os fracos, atende aos maus, porém, não ofendas nimguém.

21. Sê o amparo dos aflitos. Cada suspiro que a tua dureza provocar são outras tantas maldições que cairão sobre tua cabeça.

22. Com o faminto, reparte do teu pão, e aos pobres e forasteiros lhes dá hospitalidade.

23. Dá de vestir aos nus, mesmo em prejuízo do teu corpo.

24. Respeita o peregrino nacional ou estrangeiro, auxilia-o sempre; a sua pessoa deve ser sagrada para ti.

25. Não lisonjeies nunca o teu irmão. Isto corresponde a uma traição, e se te lisonjearem receia que te corrompam.

26. Respeita as mulheres, não abuses jamais da sua debilidade, e muito menos pensa em desonrá-las.

27. Fala moderadamente com os pequenos, prudentemente com os grandes, sinceramente com os teus iguais e os teus amigos, docemente com os que sofrem, mas, sempre de acordo com a tua consciência e os princípios da sã moral.

28. O Coração dos justos está onde se pratica a virtude e o dos tolos onde se festeja a vaidade.

29. Não prometas nunca com intenção de não cumprir, pois, ninguém é obrigado a prometer, mas, prometendo deve cumprir.

30. Dá sempre com satisfação, porque mais vale uma negativa delicada do que uma esmola com humilhação para quem a recebe.

31. Suporta tudo com paciente resignação e tem sempre confiança no futuro.

32. Faz do teu corpo um templo, do teu Coração um altar e do teu Espírito um apóstolo do Amor, da Verdade e da Justiça.

33. Concentra, ao menos uma vez por dia, todas as vibrações de tua [personalidade]alma no sentido de poderes estar em contato com o Supremo Arquiteto do Universo.

 

 

Fraternidade. Liberdade. Igualdade. Liberdade de pensamento. Fraternidade de atitude. Igualdade de oportunidades, com base na unidade de origem, de esforços e de objetivo.

 

Maçonaria    Trabalhar a pedra bruta.

 

A finalidade da Maçonaria e a meta de todo candidato é se tornar merecedor do título de Mestre Maçom, e alcançar, assim, o Grau Superior da Fraternidade – o de Mestre de Sabedoria, Construtor sob o G.' .A.'.D.'.U.'. [Grande Arquiteto do Universo].

 

O objetivo de todo candidato ao ser admitido aos Mistérios Maçônicos é se tornar um pilar do Templo de Deus, de onde não tenha que sair jamais.

 

Só pela Ressurreição poderemos entrar na posse da LLuz e da Vida.

 

Cada um de nós é o árbitro do seu próprio destino. [Não há um destino predeterminado ou preestabelecido para ninguém; somos nós, com nossos pensamentos, palavras e atos, que construímos a nossa existência.]

 

 

                   

 

A meta de todo Maçom é caminhar da obscuridad para a LLuz, da morte para a Imortalidade, do ilusório para o Real.

 

Todos nós, sem exceção, latentemente, temos a capacidade de alcançar a Perfeição [ainda que relativa], e a capacidade para adquirir Visão e Inteligência [ainda que também relativas].

 

 

               

Mas, Perfeição, Visão e Inteligência não aparecem de grátis;
dependem de intensificação das forças morais e espirituais!

 

E aonde nos levarão o alcançamento da Perfeição [relativa], da Visão [relativa], e da Inteligênciala [relativa]? À estatura e à plenitude interior do Cristo.

 

Síntese do Caminho: uma Humanidade formada por todos os homens livres.

 

Maçonaria    Grande Busca.

 

O que é, digamos assim, a Grande Transmutação Maçônica? Homem-caído —› Homem-erguido. Descobrimento, por mérito e esforço, da Palavra Perdida. [Verbum Dimissum et Inenarrabile.]

 

 

Grande Transmutação Maçônica

 

A meta de todo maçom é se tornar um Adepto da Sabedoria e ser um instrutor de outros, pagando-lhes o salário que lhes é devido. [Coisa que os ladrões da República Federativa do nem imaginam que precisa e deve ser feito!]

 

A Busca Maçônica se tipifica de três maneiras no curso de três graus: 1º) como Aprendiz, reconhecendo-se como indigente – Busca da llluminação (LLuz Divina); 2º) como Companheiro, reconhecendo que a LLuz está dentro de si-mesmo e lutando para expressar a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade – Busca da Sabedoria; e 3º) como Mestre Maçom, se converte, então, em um Filho de Deus – Busca da Divindade em seu interior. [Filho Consciente do seu Deus Interior.].

 

 

Mestre Maçom – Filho Consciente do seu Deus Interior

 

 

O verdadeiro filho da viúva é a nossa [personalidade-]alma. (A palavra "viúva" provém de uma palavra sânscrita que significa "faltar".)

 

Resumo dos Ensinamentos do 1º Grau Maçônico: Guia-me da escuridão à LLuz.

 

Resumo dos Ensinamentos do 2º Grau Maçônico: Guia-me do ilusório ao Real.

 

Resumo dos Ensinamentos do 3º Grau Maçônico: Guia-me da morte à Imortalidade. (Na realidade, estes três resumos se constituem nos fundamentos de uma futura Religião Universal.)

 

Um símbolo é suscetível a muitas interpretações, e, assim sendo, quanto mais o homem se aproximar do Sanctum Sanctorum do Templo de Salomão, melhor verá por trás da forma e maior será a parcela de Verdade que obterá do símbolo.

 

 

Dualidade

 

 

VITRIOL

VITRIOL
Visita o teu Interior.
Purificando-te encontrás o teu Eu Oculto ou a Essência do teu ser.

 

 

As quiméricas, fantásticas e fictícias distinções que fazemos em nossas mentes se baseiam em nossos limitados sentidos.

 

O que significa e simboliza o Templo Maçônico? Significa e simboliza a unificação e a harmonização de toda a família humana.

 

O Maçom, pelo fato de ser Maçom, é obrigado a obedecer a Lei Moral.

 

Lei da Atração Amor.

 

Apesar de cada um imaginar Deus segundo seu temperamento e de acordo com suas tradições, para um Maçom, uma deidade antropomórfica é uma impossibilidade.

 

Duas coisas são básicas para todos os Maçons: a imortalidade da [personalidade-]alma e a fraternidade humana. Neste sentido, a unidade de parentesco e a unidade de destino, oportunamente, serão um fato na manifestação.

 

 

 

 

Fraternidade + Compreensão = Um Senhor, uma Fé, um Batismo; um só Deus e Pai de todos, que está acima de tudo, através de tudo e em todos.

 

Um homem que seja livre e possuidor de bons costumes não tem nenhum impedimento para se tornar um Pedreiro-livre [Franco-maçom] e aceito, e, finalmente, se sentar no Oriente e ocupar o lugar do Rei Salomão, que simboliza a igualdade de todos os Filhos de Deus e a Unidade da Grande Obra.

 

 

Avental Maçônico

Avental Maçônico

 

 

Em uma Loja Maçônica, simbolicamente, estão representadas tanto uma verdadeira Democracia quanto uma autocracia vital, que atuam simultaneamente e de forma harmoniosa.

 

Através dos símbolos maçônicos, dos rituais, das alegorias, dos sinais, dos toques, das palavras de passe e dos elementos dos Antigos Mistérios (conservados intactos) estão representados o grande drama do desenvolvimento da [personalidade-]alma.

 

Enfim, a Maçonaria é depositária e guardiã de um Sagrado Mistério, que não pode ser conhecido e muito menos utilizado por quem não se preparou por meio de uma prolongada e completa purificação de si mesmo.

 

Só se nos tornarmos livres [e despreconceituosos] poderemos conhecer e participar deste Sagrado Mistério e ter acesso ilimitado à Herança que nos pertence.

 

Buscar a LLuz    Buscar a Palavra Perdida!

 

 

A cada um, segundo suas obras e suas necessidades.

 

Fonte:

La Masonería Como Valor Espiritual, Alice Ann Bailey.

 

 

 

 

 

ão importa o Caminho:

Maçonaria ou Templarismo.

Para um Pequenininho,1

importa lutar contra o Cousismo.2

 

 

ão importa o Caminho:

Martinismo ou Rosa+Cruz.

Para um Pequenininho,

essencialmente, importa a LLuz.

 

 

ão importa o Caminho:

KaBaLa ou Astrologia.

Para um Pequenininho,

importa batalhar pela Alforria.

 

 

ão importa a religião:

Para um Vero Campeão,3

importa tapar o cavo do abismo.

 

 

ão importa a escolha,

desde que seja categórica.

Precisamos furar a bolha;

a Verdade-uma4 não é folclórica!

 

 

ão importa coisa alguma;

o valor está na pura Sinceridade.

Ao5 entrevermos6 a Verdade-uma,

lentamente, irá sumindo a Saudade!

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Pequenininho Pequenino Iniciado. Deixai vir a mim os Pequeninos...

2. Para se alcançar e desfrutar a Verdadeira Liberdade é preciso, corajosamente, rasgar o primeiro véu, e isto, como ensinou José Leonardo Coimbra (Borba de Godim, atual Vila da Lixa, 30 de dezembro de 1883 – Porto, 2 de janeiro de 1936), implica em uma libertação consciente dos vícios cousistas. Sant’ana Dionísio, na Introdução às obras de Leonardo Coimbra, assim resumiu o vício ou pecado cousista: ... tendência funesta e irreprimível do homem ... para considerar como estático e definitivo, como realidade concluída e firme de uma vez para sempre, para não dizer como coisa feita, as próprias realidades espirituais, as idéias, os símbolos, as estratificações jurídicas, os transitórios preconceitos políticos ou sociais, as convenções históricas tidas como sagradas ou invioláveis, os princípios ou dogmas de ordem religiosa, múltiplas idéias-crenças, tidas como inalteráveis, de ordem científica. Ou como ainda escreveu o próprio Leonardo em A Luta Pela Imortalidade (Obras Completas de Leonardo Coimbra, vol. II): Tudo o que se pretende encontrar isoladamente do lado do sujeito ou do lado do objeto é esquecimento da unidade fundamental sujeito-objeto.

3. Campeão no sentido de alguém que luta em defesa de uma causa justa, necessária e categórica.

4. Ainda que tenhamos acesso apenas à algumas verdades parciais e relativas, devemos buscar, afanosa e incansavelmente, a oculta e inatingível Verdade Cósmica Una (Verdade-Uma). Quem vive (ou está) satisfeito consigo mesmo – como o Uncle Scrooge e os desfaçados, cínicos, sem-vergonha e impudentíssimos ratões-do-banhado do mensalão, do petrolão e de outros sei lá quantos lões que desconhecemos (porque, desgraçadamente, não passa um só dia sem que um novo escândalo não venha à tona) – é um perdedor contumaz. Mas, perdedor por quê? Porque, em virtude da encarnação, o cara teve a chance de melhorar, e só piorou, piorou, piorou... É mais lerdo do que mula guaxa bêbada com febre chikungunya!

 

 

Uncle Scrooge

 

 

 

Desfaçado, Cínico, Sem-vergonha e Impudentíssimo Ratão-do-banhado
– que fica felicíssimo quando alguém o chama de Myocastor coypus!!!

 

 

5. Ao ou se!

6. Por favor, releia a nota 4. O fato de a Verdade Cósmica Una (Verdade-uma), em princípio, ser impossível de ser inteiramente desvelada, (esta incapacidade) poderá ser para uma Pheretima havayana uma espécie de balde de água fria em suas expectativas. Mas, para o megascolecídeo desistente, nem balde, nem água, nem lhufas!

 

 

 

 

Música de fundo:

Illuminati Anthem (Performed on Solo Guitar)

Fonte:

http://www.amaranthpublishing.com/MusicOfTheIlluminati.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://bestanimations.com/Humans/Skulls/Skulls.html

https://churchmice253.wordpress.com/
2015/06/15/remember-jonestown-no/

http://www.technologystudent.com/prddes1/tolera2.html

http://www.solbrilhando.com.br/
Sociedade/Maconaria/Simbolismo/Avental.htm

http://www.lojasaopaulo43.com.br/simbolismo.php

https://en.wikipedia.org/wiki/Theosophical_Society

http://www.freepik.com/free-photos-vectors/male-legs

http://www.animatedimages.org/img-
animated-clown-image-0293-44039.htm

http://simonwilchesc.blogspot.com.br/
2012/03/keep-walking.html

http://www.animatedgif.net/
underconstruction/construction4.shtml

http://www.animatedgif.net/
underconstruction/construction.shtml

http://averdadeestampada.blogspot.com.br/
2010/11/quem-e-gadu.html

http://actividadesenior.blogspot.com.br/2015/05/
segunda-visita-de-estudo-ao-palacio.html

http://www.evolucao3.com.br/?q=node/434

http://www.hiram42.com/

https://drawception.com/game/
BbhcAw9w2H/the-big-bang-theory/

http://caccioppoli.com/

http://www.fotolog.com/willkeer/16479621/

http://www.pokemonmythology.org/t19605-seria
-o-raticate-inspirado-no-ratao-do-banhado

http://www.gif-mania.net/animated-signatures
/alphabet_alphabet-j.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tio_Patinhas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_religi%C3
%B5es_e_tradi%C3%A7%C3%B5es_espirituais

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade educativa de ilustrar e de embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.