NICHOLAS ROERICH
(Pensamentos)

 

 

 

Nicholas Roerich

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Nicholas Roerich

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns pensamentos do pintor, escritor, historiador, poeta, professor espiritual e Mensageiro da Grande Fraternidade Branca Nicholas Roerich, e disponibilizá-los para reflexão.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Nicholas Roerich

 

 

 

Nikolai Konstantinovich Rerich (9 de Outubro de 1874 – 13 de Dezembro de 1947), Nicholas Roerich, na grafia inglesa, foi um pintor, escritor, historiador, poeta e professor espiritual (líder intelectual) russo.

 

Educado no seio de uma família apologista da paz, Nicholas se interessava por literatura, filosofia, arqueologia e, especialmente, arte. Primeiramente, foi educado no país e, posteriormente, no exterior. Freqüentava simultaneamente, na Universidade de São Petersburgo, a Escola de Direito, a Faculdade de História e Filologia, a Academia de Artes e o Instituto de Arqueologia. Depois de estudar na Rússia, prosseguiu seus estudos em Paris, e viajou através da Europa.

 

Sua obra consta de 6000 pinturas, afrescos em igrejas e edifícios públicos, desenhos para mosaicos e motivos arquitetônicos. Realizou a pintura de cenários e figurinos de várias óperas, como, por exemplo, de Wagner, Mussorgsky, Borodin, Rimsky-Korsakov, Ibañez, e Maeterlinck.

 

Como autor e erudito, escreveu livros de arte, culturas, Filosofia e Humanitarismo. Publicou perto de 30 volumes, além de muitos ensaios e artigos. Escreveu No Coração da Ásia, e Shamballah, entre outras obras, que incluem poemas. Como explorador e cientista, realizou pesquisas arqueológicas e escavações na Rússia. Organizou e conduziu uma expedição de 5 anos à Ásia Central (1924 – 1928). Em 1935, participou de outra expedição, desta vez para a China, incluindo a Mongólia. Na Índia, fundou o Instituto Himaláico de Arqueologia.

 

Foi nomeado para o Nobel da Paz, pela Universidade de Paris. Teve o apoio veemente de Albert Einstein, H. G. Wells e Bernard Shaw. Em 1935, recebeu a segunda nomeação. Preocupado com a paz mundial criou a Pax Cultura, um movimento de proteção de artefatos culturais, simbolizado por três círculos sólidos em um círculo ao redor (os três círculos sólidos representam a Arte, a Ciência e a Religião e o círculo como representa a eternidade do tempo). Em abril 15 de 1935, o Pacto Roerich foi assinado pelos Estados Unidos e nações latino-americanas, concordando que monumentos históricos, museus, instituições científicas, artísticas, educacionais e culturais deveriam ser protegidos tanto em tempos de paz como de guerra.

 

 

Pax Cultura – Bandeira da Paz

 

 

Roerich faleceu em Punjab, na Índia. Foi cremado e suas cinzas espalhadas diante das montanhas que tanto amava e retratou em quase milhares de trabalhos. A maioria das suas obras está conservada hoje em museus europeus, como o Museu Nacional de Artes da Letônia e o Museu Nicholas Roerich, em Nova Iorque.

 

 

 

Algumas Pinturas de Nicholas Roerich

 

 

 

Pensamentos Roerichianos

 

 

 

Nicholas Roerich

 

 

 

Na Beleza nós nos unimos! Através da Beleza nós rogamos! Com a Beleza nós conquistamos!

 

Crie, crie, crie! Crie de dia e à noite. No processo criativo se pode superar os mais hediondos hábitos de vulgaridade, de trivialidade e de disputa.

 

A arte unirá a Humanidade. A arte é una e irrepartível.

 

A arte tem muitos ramos e uma única raiz. Na beleza estamos unidos. Pela beleza oramos. Com a beleza venceremos.

 

O conhecimento não será transmitido apenas para obter informações, mas, também, para enobrecer o Coração, para o esclarecimento e para a unificação do espírito humano.

 

De longe, vem o chamado que vigorosamente ressoa a resplandecente palavra: Cultura. Verdadeiramente jubilosa é a consciência que une em nome da cultura no labor, para além do aprisionamento das abstrações, e com seu chamado reevoca e inspira o trabalho construtivo.

 

A essência de lutar pelos mundos distantes está contida na assimilação de uma consciência de nossa vida neles. A possibilidade de vida neles se torna, para nossa consciência, por assim dizer, um canal de abordagem. Na verdade, essa consciência deve ser escavada como um canal. As pessoas sabem nadar, mas, uma parte considerável delas não sabe nadar. Um fato tão óbvio quanto os mundos distantes fracassa completamente em atrair a Humanidade. É hora de lançar esta semente no cérebro humano.

 

Pare de falar de inimigos, quando uma conquista pode acender uma grande luz.

 

Enquanto os sofrimentos não forem curados, os Grandes Auxiliares da Humanidade não abandonarão a Terra.

 

A morada dos Mestres não só não pode ser tornada conhecida, mas, também, não pode ser proferida.

 

AUM TAT SAT AUM! Eu sou você! Você é eu! Nós somos partes do Ser Divino.

 

 

 

 

Se não houver disciplina de Espírito, não poderá haver Liberdade.

 

A Renovação do Mundo virá; as profecias serão cumpridas. As pessoas se levantarão e construirão um Novo Templo.

 

Como outras pandemias,
esta PanCOVIDmia passará.
Mas, a grande interrogação é:
nossa Humanidade mudará?

1918: Gripe Espanhola,
e a Humanidade pouco mudou.
1939 a 1945: 2ª Guerra Mundial,
e a Humanidade pouco avançou.

Se a Humanidade não mudar,
a lição terá sido desperdiçada.
Se a Humanidade não avançar,
não poderá encontrar a Estrada.

Pior é a tal continha:

Este será o inevitável resultado
de insistirmos em acolitar o cão.

 

Lentamente, estamos dissipando superstição, ignorância e medo. Estamos criando coragem, vontade e conhecimento. Todo esforço em direção à Illuminação é bem-vindo. Todo preconceito causado pela ignorância será exposto.

 

A Humanidade tem que encontrar uma maneira de compreender que suas conquistas são globais e que pertencem a todas as nações.

 

Voltando à esta Panmia
com suas sei lá quantas variantes,
como é possível que muitos irmãos
ainda não tenham podido se vacinar?
Como é possível que exista no mundo
– como disse o Tedros Adhanom –
uma distribuição desigual de vacinas
entre países ricos e países pobres,
provocando um apartheid de vacinas?

Até quando, entre nós, haverá de prevalecer
a Grande Heresia da Separatividade?
Até quando, por ignorarmos ,
somaremos 1 + 1 = 2 e subtrairemos 1 – 1 = 0?
Até quando seremos preconceituosos,
intolerantes, medíocres, sovinas e egoístas?
Até quando morreremos ao invés de ?

 

 

 

 

Ponha de lado todos os preconceitos. Pense livremente. Não fique abatido, mas, cheio de esperança. Não fuja da vida, mas trilhe o caminho da salvação.

 

É nosso dever criar tradições de cultura para as gerações mais jovens. Onde houver cultura, haverá paz, haverá conquistas, haverá soluções concertadas para os difíceis problemas sociais.

 

Por ignorância,
fui preconceituoso.
Por ignorância,
fui intolerante.
Por ignorância,
fui imisericordioso.
Por ignorância,
fui desamoroso.
Por ignorância,
fui sanguissedento.
Por ignorância,
fui despótico.
Por ignorância,
fui autoritário.
Por ignorância,
fui desfraterno.
Por ignorância,
fui negacionista.
Por ignorância,
fui antivacinista.
Por ignorância,
fui morri e não VIVI.

 

Viajante, amigo, vamos viajar juntos. A noite está próxima. Feras estão por perto, e nossa fogueira poderá se apagar. Mas, se concordarmos em compartilhar a vigília noturna, poderemos conservar nossas forças.

 

A Humanidade ainda deverá sofrer muito, antes de chegar a uma compreensão da vantagem insubstituível da unicidade.

 

 

 

 

Construtores e guerreiros: fortaleçam as etapas. Leitor: se você não compreendeu, leia novamente, depois de um tempo. O predestinado não é acidental; as folhas caem no devido tempo. O inverno é apenas o prenúncio da primavera. Tudo será revelado. Tudo será alcançado.

 

Aquele que compreender a Disciplina do Espírito entenderá a Ação do Fogo, e participará da cooperação para o Bem Geral. [No Nuctemeron, obra esotérica do século I a.C. atribuída a Apolônio de Tiana, está escrito: Na Décima Segunda Hora, pelo Fogo, se realizarão as obras da Eterna LLuz. Mas, para que possamos participar desta Festa, precisaremos ultrapassar as Onze Horas precedentes.]

 

 

 

 

Quem pode fixar os limites da evolução?

 

Eu sou a sua Bem-aventurança.
Eu sou o seu Sorriso.
Eu sou a sua Alegria.
Eu sou o seu Descanso.
Eu sou a sua Força.
Eu sou a sua Coragem.
Eu sou a sua Sabedoria.
[Eu sou você!]

 

Quando os cálculos se tornarem complexos e o ilimitado for obscurecido, então, será lembrado, novamente, o princípio mais simples: de Coração a Coração tal é a Lei da Fraternidade, da Comunidade e do Companheirismo.

 

Nenhum nome irá provocar tantos ataques como o de Maitreya, pois, está ligado ao futuro. Nada provoca tanto medo e irritação nas pessoas quanto pensar no futuro.

 

Precisamos admitir e compreender que, mais uma vez, o tempo das mudanças dos continentes está se aproximando. Maitreya está chegando, na vanguarda da ciência, abordando suas novas fronteiras. Todos os problemas da ciência e da evolução de tudo o que existe interessam ao Mestre. [Nada poderá ser reformado enquanto não reformarmos o nosso Coração.]

 

A evolução da Nova Era se baseia na dupla pedra angular do Conhecimento e da Beleza.

 

Não se trata de sonhar, mas, de incorporar pensamentos. Os sonhos voam para oceanos etéreos sem margens, enquanto os pensamentos corporificados criam substância e permeiam o espaço com as criações futuras.

 

Aguce sua atenção. Aprenda, nas pequenas coisas, a intensificar sua concentração e estar sempre alerta, para que no momento necessário não seja ofuscado por seus próprios pensamentos nebulosos e insignificantes.

 

O trabalho diário cria energia, nos aproxima do ritmo cósmico e ajuda a acender o Fogo Interno. Com que cuidado devemos proteger as paredes daquelas fortalezas criadas pelo trabalho diário incansável!

 

Por meio da apreciação e do esforço construtivo, o Coração pode cruzar os abismos da ignorância e da injúria e pode substituir fendas desoladas por lugares com as flores mais alegres.

 

É urgente recorrer conscientemente ao pensamento criativo e à criatividade luminosa, entendendo-os não como uma abstração distante, mas, como uma necessidade vital urgente.

 

A felicidade de quem usa a força do pensamento está no trabalho incessante, na atividade criativa, porque toda a existência pode ser criada na beleza.

 

A idéia da nobreza e dignidade do pensamento é um sinal do verdadeiro impulso criativo produzido pela centelha Divina no espírito do homem.

 

A criatividade em toda a sua variedade multifacetada introduz uma corrente pacífica e unificadora em toda a construtividade da vida.

 

Quando nos aproximamos de Coração a Coração, todas as estruturas superficiais são substituídas pela compreensão direta.

 

Lembre-se da beleza. Chame ativamente outras pessoas para esta festa de êxtase!

 

Que criatividade poderá ser possível sem as Torres da Beleza e do Conhecimento e sem os Tesouros da Bem-aventurança?

 

Olhe para as alturas e abra suas asas!

 

A linguagem criativa é aquela linguagem universal que o Coração sabe entender.

 

Quando tocamos o Reino de Luz do Coração, tocamos o verdadeiro tesouro.

 

Cada ascensão está relacionada a um estado de espírito criativo.

 

A beleza e o espírito multiplicarão nossas forças.

 

O senso criativo é o princípio orientador da vida.

 

Sem a criação, a vida não existe.

 

As portas da Fonte Sagrada devem ser acessíveis e abertas a todos.

 

A luz da arte iluminará os incontáveis Corações com um novo amor. No início, este sentido passará despercebido, mas, depois, ele limpará toda a consciência humana.

 

Quantos jovens corações procuram algo belo e autêntico! Dê a eles, então. Dê arte às pessoas; a arte pertence a elas.

 

A consciência da Beleza salvará o mundo.

 

Uma coisa é necessária para o triunfo: atirar a flecha do esforço total, invencível e absoluto.

 

É verdade, montanhas em todo lugar são montanhas, água em todo lugar é água, céu em todo lugar é céu, e homens em todo lugar são homens. Entretanto, se você estiver sentado diante dos Alpes e tentar imaginar o Himalaia, algo inexplicável e convincente irá faltar.

 

Se você me perguntasse qual foi a mais sublime entre as inúmeras impressões que recebi na viagem, eu responderia sem dúvida: Shamballah!

 

O ensinamento de Shamballah não é único, mas, é vital porque é útil no plano das encarnações terrenas e pode ser aplicado às condições humanas.

 

O discípulo deve com seus pés e suas mãos construir seu Caminho.

 

Avirach [nome espiritual de Maurice Lichtmann] diz que devemos sempre agir como se o Professor estivesse ao nosso lado. Mas é claro que sim.

 

Onde há Paz há Cultura. Onde há Cultura há Paz. [É por isto que tanto dito que só a Compreensão Liberta.]

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Earth Born
Composição e interpretação: Kitaro

Fonte:

https://nxmp3list.wordpress.com/
2017/06/05/download-kitaro-mp3/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://wmea-world.org/MMI/PDFs/Portuguese/
AgniYogaQuarterly_Jan.Feb.Mar.2021-PT.pdf

https://br.pinterest.com/schapr01/nicholas-roerich/

https://animamundhy.com.br/blog/shamballa-cidade-sagrada
-multimensional-iniciacoes-conhecimento-evolucao-espiritual

https://elcrisoldelacordura.com/2009/03/15/
el-arte-unir-a-la-humanidad-nicols-roerich/

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/roerich_nicholas.htm

https://lailuminacion.com/frases/nikolai-roerich

https://citacoes.in/autores/nikolai-konstantinovich-roerich/?page=2

https://www.pinterest.com/pin/417357090457799410/

http://clipart-library.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuctemeron

https://citacoes.in/autores/nikolai-konstantinovich-roerich/

https://imgbin.com/png/j7nrbAxN/a-circle-of-people-png

https://g1.globo.com

https://unaids.org.br/tag/artigo-de-opiniao/

https://en.opisanie-kartin.com/description-of-
the-painting-by-nicholas-roerich-self-portrait/

https://arzamas.academy/materials/1230

https://roerich.org.br/nicholas-roerich
-o-mensageiro-da-beleza-2/

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Nikolai_Konstantinovich_Roerich

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.