Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Brasilliano Nautilus-Demo
ex-príncipe dos piratas

 

 

 

Disse Crodélia que, um dia,

depois de prisar lança-perfume

e de ter cafungado pedra-ume,

Demo chispou em plena folia.

 

 

Brasilliano Nautilus-Demo

(ontem, príncipe dos piratas;

hoje, rei dos sacanocratas)

– oh! – acabou virando nemo.

 

 

No entremeio de tudo isto,

resolveu estorricar um quisto

e quase morreu de bronquite.3

 

 

Quando bafuntou sua amada,

entrou firme em uma feijoada

e arrumou u'a baita orquite.4

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ninguém brinca impunemente com o diabo.

2. Talvez eu o tenha escrevinhado por causa da reflexão do Mestre DeRose: A conclusão existencial do homem comum é: 'Disturbo, ergo sum'.

3. Na época, Brasilliano Nautilus-Demo, que acabou virando nemo,, foi salvo pelo Rhum Creosotado do Dr. Ernesto! (Veja ilustre passageiro/o belo tipo fagueiro/que o senhor tem ao seu lado/no entanto, acredite, quase morreu de bronquite/salvou-o o "Rhum Creosotado".) Se você andou de taioba* ou de bonde, poderá até conhecer a propaganda desse Rhum aí; mas isto que eu vou contar, você não sabe, como eu também não sabia, mas fiquei sabendo, e me tornei mais creolustrado**: a atriz, roteirista, escritora e colunista brasileira Maria Lúcia Dahl (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1941) herdou o famoso Rhum Creosotado, que pertencia ao seu avô – o compositor, teatrólogo, instrumentista e farmacêutico Ernesto de Souza. Dr. Ernesto também produzia um tal de Trinoz, que eu nem desconfio o que possa ser, e muito menos sei para o que possa servir.

* Taioba era um bonde horrível, de segunda classe, fechado e sem balaústres, usado especialmente para transporte de volumes. Agora, estou chutando um pouco; não sei se o Dr. Ernesto também mandou colocar quaisquer propagandas do Rhum Creosotado nesses bondes horríveis, de segunda classe, fechados e sem balaústres. Eu, se fosse ele, teria posto. Nunca se sabe se alguém vai ler ou se não vai ler. Se ler, poderá até comprar; se não ler, aí é que não compra mesmo. De grão em grão, a galinha enche o papo. No caso, de Creosotado em Creosotado, o Dr. Ernesto foi ficando abastado! Quem adorou foi a lanzuda neta – Maria Lúcia Dahl – que herdou a formulação da composição da substância medicamentosa broncodilatadora.

** Creolustrado é um neologismo que eu inventei derrepentemente (como diria Odorico Paraguaçu, Prefeito da Cidade de Sucupira). Creolustrado quer dizer ilustrado com base em informações colhidas na Internet a respeito do famosérrimo Rhum (broncodilatador?) Creolustrado. Desculpe, lustrocrelado! Desculpe, crelustrolado! Desculpe, crelastreado! Desculpe, cresenlatado! Porra, Creosotado! Ufa!

 

 

Rhum Creosotado

 

4. Orquite (ou orqueíte) é a denominação genérica de qualquer tipo de inflamação do testículo (congestão testicular). Pode ser motivada pelos mais diversos fatores, tais como vírus, parasitas, traumas, espiroquetas, ou ainda, ser de causa piogênica (geradora de pus), química ou idiopática (que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas). Um dos principais fatores de orquite é a caxumba. Homens, na adolescência, que não foram infectados anteriormente pelo vírus da caxumba devem ser vacinados, uma vez que homens adultos poderão ser infectados, e um em cada cinco desenvolve alguma forma de orquite. Isto, geralmente, ocorre de quatro a sete dias após o inchaço (intumescimento) da mandíbula e do pescoço. O testículo pode apresentar algum grau de atrofia, e, em casos que se complicam ou que não são tratados adequadamente, o homem poderá vir a apresentar impotência sexual e esterilidade. Atualmente, estas seqüelas são raras, e uma vez que um homem que nunca foi exposto ao vírus da caxumba e tenha contraído a doença, poderá receber gamaglobulina imediatamente, diminuindo ou ausentando este tipo de complicação. A orquite de causa viral, bacteriana ou fúngica é tratada com antibioticoterapia específica para o agente causal. Outras medidas de tratamento incluem repouso, elevação da bolsa escrotal, compressas geladas (diminuição de edema escrotal), analgesia e medicamentos antiinflamatórios.

Nota editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquite

 

Página da Internet consultada:

http://www.thepickards.co.uk/index.
php/200709/talk-like-a-pirate-2007/

 

Fundo musical:

Toccata (Bach)

Fonte:

http://62.131.235.156/midiweb/C/
classical/bach_johan_sebastian/right.html