NEGROS E PARDOS1

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

or que os negros e os pardos

ganham menos do que os brancos?2

Por que os negros e os pardos

são considerados meros derrancos?

 

or que os negros e os pardos

recebem um nível menor de escolaridade?

Por que tratam os negros e os pardos

com essa irracionalíssima desigualdade?

 

renoção independe de escolaridade;

tanto negros quanto pardos ou brancos

poderão ter sentimentos mancos.

 

renoção independe de escolaridade;

mas, o preconceito maior é dos brancos,

apesar de ainda andarem de tamancos.

 

 

 

____

Notas:

1. O lamento deste soneto vale completamente para os índios, os kara'iwaokas, os ciganos, os aborígenes australianos, os deficientes físicos, os trabalhadores sem-terra, os sem-teto, os sem-trabalho, os sem-ventura et cetera. Em um único conceito: os sem–(quase)–nada.

2. Negros e Pardos São Mais Atingidos por Desemprego e Recebem Menos (Ana Paula Grabois, Folha Online, Rio de Janeiro.

O desemprego atingiu mais negros e pardos do que brancos em março passado [2004], segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento foi feito com base na PME (Pesquisa Mensal do Emprego), realizada nas seis maiores regiões metropolitanas do País.

A taxa de desemprego entre a população de cor preta ou parda chegou a 15,3%. Na população de cor branca, a taxa correspondeu a 11,1%. Na média das seis maiores regiões metropolitanas, a taxa de desemprego foi de 12,8%.

A pesquisa também revela que negros e pardos receberam a metade da renda dos brancos. A renda média do branco correspondeu a R$ 1.096,00 em março, mas a renda do pardo ou do negro foi de R$ 535,00.

Em Salvador, onde 87% da população em idade ativa (de 10 anos ou mais) é de cor preta ou parda, a renda recebida por um trabalhador branco chega a superar em quase três vezes a recebida por um trabalhador negro ou pardo.

O levantamento mostra ainda que a maioria (63,9%) de negros e pardos recebia até dois salários-mínimos. Entre os empregados brancos, o percentual que recebeu até dois salários-mínimos foi de 39,2%.

Entre os trabalhadores com renda mais elevada (superior a 10 salários mínimos), a participação dos brancos é maior. Do total de trabalhadores brancos, 10,6% receberam mais que 10 salários-mínimos. Entre pardos e negros, essa participação foi de apenas 1,7%.

[Apesar de essa matéria ter sido divulgada em 04/06/2004, não se pode dizer que a situação tenha melhorado. Lamentável!]

Páginas da Internet consultadas:

http://www.yale.edu/peace/curriculum.html

http://xoomer.alice.it/isoladirodi/titolo.htm

Música de fundo:

Zorba

Autores: G. Calabrese & Theodorakis

Canta: Dalida

Fonte:

http://pinoulivi.com/verpor/ladanzadizorba2.htm