NECROFAGIA

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

O Nekrophágos Barrigophílos

 

 

 

Este é um Planeta meio nekrophágos.1

'Cadavera-se' para dar prazer à língua

e dane-se quem estiver na míngua.

E há gargantão que ainda é anthrópóphágos.

 

 

O ser-no-mundo é único em seu gênero.

Oh! Quanto júbilo sinto pela C4H12N2!2

Oh! Quanta euforia sinto pela C5H14N2!3

Oh!, Timoneiro! Põe aqui o teu vênero.

 

 

Oh!, ser-no-mundo! Deves crescer!

Quousque tandem4 insistirás em matar?

Quousque tandem continuarás a rasar?

Quousque tandem ficarás sem saber?

 

 

Oh!, ser-no-mundo! Não cansaste?

Quousque tandem durará tua lambança?

Quousque tandem viverás como um traste?

 

 

 

 

Quousque Tandem?

 

 

 

_____

Nota:

1. Necrófago: que ou aquele que se alimenta da carne de animais mortos. Este mundo é necrófago... A Verdade, ao contrário, se nutre da Vida, [por isto] nenhum dos que [Dela] se alimentam morrerá. (Evangelho Segundo Felipe, 93). Na realidade, a Terra não é nem meio nem totalmente necrófaga ou antropófaga. A Terra é neutra. Necrófaga é uma parte considerável da Humanidade, necrófaga é uma parte do reino animal (os abutres são o exemplo mais flagrante de animais necrófagos) e necrófagos são alguns vegetais (existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceæ, Nepenthaceæ, Droseraceæ e Lentibulariaceæ).

 

 

Antropofagia no Brasil

Antropofagia no Brasil, em 1557,
segundo a descrição de Hans Staden (1525 – 1579)

 

2. A Putrescina – C4H12N2 (1,4–diaminobutano) – é uma molécula orgânica que se forma na carne podre e a esta dá um cheiro característico.

3. A Cadaverina – C5H14N2 (1,5–diaminopentano) – é uma molécula orgânica produzida pela hidrólise proteica durante a putrefação de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. A Cadaverina é um dos principais elementos responsáveis pelo odor nauseabundo dos cadáveres.

4. Quousque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? (Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?) Frase do filósofo, orador, escritor, advogado e político romano, célebre por suas Catilinárias, Marcus Tullius Cicero (106 a. C. – 43 a. C.) que resultou no enxotamento do general Lucius Sergius Catilina (109 a. C. – 62 a. C.) de Roma. Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu te perturbar? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, quais deliberações foram as tuas? (Primeiro parágrafo do primeiro discurso de Cícero contra Catilina (8/11/63 a. C.) – Oratio Prima (Habita in Senatu), In: Catilinam, I.1.1 – que tramava um golpe de Estado). O historiador Gaius Sallustius Crispus (86 a. C. – 34 a. C.), que conheceu ambos, a Cícero e a Catilina, deixou um vivo retrato do celerado caído em desgraça, descrevendo-o assim: Lucius Catilina, nascido de linhagem nobre, foi um homem de grande fortaleza física e psicológica, mas de temperamento depravado e inclinado para o mal. Desde sua adolescência muito lhe agradaram as guerras intestinas, as matanças, os espólios, a discórdia civil, exercitando neles a sua juventude. Seu corpo era capaz de suportar a fome, frio e vigílias, muito acima do que se poderia acreditar. Seu espírito temerário, trapaceiro e volúvel era capaz de fingir e de dissimular qualquer coisa. Cobiçoso do que era do alheio e dissipador do que era seu. Era ardente nas suas paixões. Na eloqüência era justo; pouco de prudência. Seu espírito insaciável ansiava sempre pelo desmesurado, pelo o incrível, pelo que estava sempre demasiadamente alto. Depois da tirania de Lúcio Sila, se apoderou dele uma irrefreável ânsia de conquistar a República, e não tinha o menor cuidado em lançar mão de quaisquer meios que fossem na busca de tal poder absoluto. Seu espírito feroz, a cada dia mais e mais, se revoltava devido à pobreza do seu patrimônio familiar e à lembrança dos seus crimes. Incitavam-no, ainda mais, os costumes corruptos da cidade – costumes que dois vícios péssimos punham tudo a perder: o luxo e a avareza.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Antropofagia

http://educaterra.terra.com.br/
voltaire/antiga/2005/12/20/000.htm

http://www.culturabrasil.org/
catilinaria.htm

 

Observação1:

A animação em flash Quousque Tandem? foi produzida a partir de uma fotografia digital disponibilizada no Website YankeeDownload.com:

http://www.yankeedownload.com/

 

Fundo musical:

Strangelove

Fonte:

http://www.voilier2000.com/
spl80/midifiles.htm