NATAL DE 2017

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

É Natal sempre que deixares Deus amar os outros através de ti. Sim, é Natal sempre que sorrires ao teu irmão e lhe ofereceres a tua mão.

Madre Teresa de Calcutá

 

Quando nos recordamos dos Natais passados, na maioria das vezes, descobrimos que são as coisas mais simples não as grandes ocasiões que nos oferecem os maiores momentos de felicidade.

Bob Hope

 

Uma boa consciência é um Natal contínuo.

Benjamim Franklin

 

O Natal é um tempo não apenas de alegria, mas, também, de reflexão.

Winston Churchill

 

O Natal não é um tempo nem uma temporada, mas, um estado de espírito. Valorizar a paz e a boa vontade, ser abundantemente misericordioso, é ter o verdadeiro espírito do Natal.

John Calvin Coolidge, Jr.

 

Sugestões de presentes para o Natal: para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu Coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.

Oren Arnold

 

Ah, o Natal... Ouço pessoas criticarem o consumismo desenfreado que toma as pessoas nesta época, cujo significado se perdeu entre árvores, brinquedos e Papai Noel. Certo, tudo certo... Mas, eu prefiro lembrar que neste final de ano, devido ao famigerado consumismo, milhões de empregos foram gerados e milhões de pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade. Prefiro lembrar que neste momento, por conta do dinheiro extra que receberão, muitos pais e mães de família poderão oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos. E que devido à alta propaganda de solidariedade que se faz nesta época, crianças carentes poderão ganhar, sim, algum brinquedo. Prefiro lembrar que muitas pessoas tomadas pelo espírito disseminado nesta época mover-se-ão à caridade e à solidariedade com o próximo. E que você... Você poderá, enfim, dar e receber o abraço daquelas pessoas que você gosta, mas, que, por falta de “motivo” para abraçar, ficou contido até agora... Ah!, como Deus escreve certo por linhas tortas! O que era para ser “apenas” a celebração do nascimento de Jesus, se universalizou em uma celebração de Fraternidade e de Amor. Bem ou mal, o Amor está em toda parte! E se, ainda assim, você não quiser celebrar esta data, não tem problema: quero lhe convidar a fazer como se fossem Natal todos os seus dias!

Augusto Branco

 

O sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro de minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho.
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a Saudade mais perto.

Fernando Pessoa

 

Observação:

Neste último verso, tomei a liberdade de digitar Saudade com letra S maiúscula, porque só posso entender, aqui, que o Poeta estivesse a se referir à Saudade Metafísica, que só a Compreensão suaviza. E, por isto, vou acrescentar:

Sinto tão longe o passado;
sinto a Saudade tão perto.
É Dia de brunir o Quadrado
e de trocar incerto por certo.

É Dia de colorir o incolor.
É Dia de perdoar ofensas.
É Dia de Amar com Amor.
É Dia de Illuminar densas.

É Dia de transmutar a Cruz.
É Dia de Unimultiplicidade.
É Dia de encontrar a LLuz.
É Dia de
OM-pluriunidade.

 

 

Unimultiplicidade    OM-pluriunidade

 

 

 

 

 

 

s miracùli não existem,

mas, surpresinhas acontecem.

Amarguras, às vezes, bipartem,

mas, subitamente,1 desaparecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

o terrorismo acabe tendo um fim

e a execrável corrupção também.

E o nigredo se torne carmesim.

 

 

s de araques não existem,

mas, de repentes acontecem.

Desconsolos, às vezes, insistem,

mas, subitamente, desaparecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

possamos todos receber a 1ª Iniciação,2

e acabe esse pantafaçudo vai-e-vem:

ora , ora , ora sim, ora não.

 

 

s prêmios3 não existem,

mas, merecimentos acontecem.

Desgostos, às vezes, subsistem,

mas, subitamente, abrandecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

a Boa Vontade4 acabe prevalecendo

e seja afastada a negra nuvem,

que tanto vem nos constrangendo.

 

 

s imprevistos não existem,

mas, ocasionalidades acontecem.

Aflições, às vezes, resistem,

mas, subitamente, adormecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

entendamos que 1 – 1 = 1 e 1 + 1 = 1.

Quem sabe, no ano que vem,

descubramos que nós somos todos Um.

 

 

s inesperados não existem,

mas, fortuitidades acontecem.

Imbróglios, às vezes, eletrocutem,

mas, subitamente, adormecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

nos tornemos mais desapegados.

Quem sabe, no ano que vem,

nos tornemos mais solidarizados.

 

 

s adventícios não existem,

mas, intercadências acontecem.

Desesperos, às vezes, intermitem,

mas, subitamente, adormecem.

 

 

alvez, no ano que vem,

se reúnam os com- e os sem-apodos.

Quem sabe, no ano que vem,

o    pinte pelaí para todos.

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Na realidade, não existe esse negócio malcozido de subitamente (que equivale a por acaso). As coisas vão indo... Vão indo... Vão indo... E acabam fondo. Geralmente, o que acontece é uma harmonização interna (temporária ou permanente) – incônscia, maquinal ou involuntária – que, com jeitão de miracùlum, muda (provisória ou definitivamente) um putrefato da bola em bom de cachola, a inépcia de um alvar em exemplo a se elogiar ou uma descomunal dromunda* em irmandade profunda. Também é possível que mude Patropi petrolãozado em Brasil nobilitado. Enfim, como, muitas vezes, o que foi harmonizado torna a se desarmonizar, o que é alcançado se perde, e tudo volta a ficar como dantes no Quartel de Abrantes ou como outrora, quando se usava Brilhantina Glostora.

* Dromunda = Espécie de embarcação de guerra, notável pelo tamanho, utilizada a partir do século IX pelos mouros, no Mediterrâneo.

 

 

Dromundas

Dromundas Contemporâneas

 

 

Brilhantina Glostora

 

 

2. Como ensinou Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de Julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de Janeiro de 1919) – fundador da The Rosicrucian Fellowship – na obra Iniciação Antiga e Moderna (O Tabernáculo no Deserto e a Iniciação Mística Cristã), a Iniciação é um processo cósmico de Illuminação e de Evolução. Por isto, as experiências de todos são semelhantes nos principais acontecimentos... Os Evangelhos, que relatam a História da Iniciação Mística Cristã, contam-nos como, em uma noite, quando Cristo participava da Última Ceia com Seus discípulos, no término do seu Ministério, Ele se ergueu da mesa, muniu-se de uma toalha, despejou água numa bacia e começou a lavar-lhes os pés, num ato do mais humilde Serviço, porém, da mais alta significação oculta. Quando ascendemos na escala da evolução, poucos percebem que atingimos este feito porque calcamos os corpos de nossos irmãos mais fracos; consciente ou inconscientemente, os pisamos e os usamos como trampolins para atingir nossos próprios objetivos. Isto acontece em todos os Reinos da Natureza. Quando uma onda de vida é conduzida ao nadir da involução, ficando incrustada na forma de mineral, é imediatamente apoderada por outra onda de vida ligeiramente superior, que recebe o desintegrante cristal mineral, transforma-o em cristalóide e assimila-o como parte de uma forma vegetal. Se não houvesse minerais para se desintegrarem e se transformarem, a vida vegetal seria impossível. Da mesma maneira, as formas vegetais são absorvidas por numerosas classes de animais, são trituradas, reduzidas a uma pasta, consumidas e transformadas para servir de nutrição a este Reino mais elevado. Se não houvesse plantas, o Reino Animal não existiria. Pelo mesmo princípio, na evolução espiritual, se não houvesse Discípulos em uma esfera inferior tentando galgar os degraus do Conhecimento [Sabedoria = ShOPhIa] através da instrução, não haveria necessidade de um Mestre. Contudo, precisamos notar aqui uma diferença muito importante. O professor cresce dando e servindo aos seus alunos. Através deles, ele também alcança um degrau mais alto na Escala do Conhecimento. Eleva-se, elevando-os. Não obstante, tem uma dívida de gratidão para com eles, que é simbolicamente reconhecida pelo lava-pés – um ato de Serviço humilde aos que o Serviram... Todos os caminhos convergem para o Getsêmani, onde o candidato à Iniciação fica impregnado de dor e de tristeza, que se transformam... E depois florescem em compaixão...

 

 

Jardim de Getsêmani

Jardim de Getsêmani

 

 

O Corpo Físico não é absolutamente o Homem Real. Tangível, sólido e dotado de vida como o vemos, é, na verdade, a parte mais morta do ser humano, cristalizado dentro de uma matriz de veículos mais sutis, que são invisíveis à nossa visão física atual. Se colocarmos uma bacia com água em uma temperatura baixa, a água prontamente se converterá em gelo. Ao examinarmos este gelo, encontraremos inúmeros e diminutos cristais com variadas formas geométricas e linhas de demarcação. Trata-se de linhas de força etérica, que estavam presentes na água, antes desta se congelar. Do mesmo modo que a água endureceu e se modelou à estas linhas, assim também nossos Corpos Físicos se congelam e se solidificam ao longo das linhas de força etérica de nosso invisível Corpo Vital que, no curso normal da vida, se encontra emaranhadamente unido ao Corpo Denso esteja ele desperto ou adormecido até que a morte dissolva esta ligação. Mas, como a Iniciação implica na liberação do Homem Verdadeiro do corpo de pecado e da morte, a fim de que possa voar muito alto nas esferas mais sutis à vontade, e voltar no momento que desejar, é óbvio que antes que isto possa ser alcançado, antes que o objetivo da Iniciação se realize completamente, a engrenagem do Corpo Denso e do Veículo Etérico, que é tão forte e rígido na Humanidade comum, precisa ser desfeita. Como esta união é mais forte e sentida na palma das mãos, no arco dos pés e na cabeça, as Escolas de Ocultismo concentram seus esforços para cortar a conexão em tais pontos e produzir os estigmas invisivelmente... INRI as iniciais INRI, colocadas sobre a cruz, representam os nomes em hebraico de Quatro Elementos: Iam Água; Nour Fogo; Ruach Espírito ou Ar Vital; e Iabeshah Terra. Esta é a chave oculta do Mistério da Crucificação, pois, ela simboliza, em primeiro lugar, o Sal, o Enxofre, o Mercúrio e o Azoto (Nitrogênio) que foram utilizados pelos antigos Alquimistas para fazer a Pedra Filosofal, o Solvente Universal o Elixir da Vida. Os dois 'Is' (Iam e Iabeshah) representam a Água Salina Lunar: a em um estado fluídico que contém sal em solução; b o extrato coagulado desta água: o 'Sal da Terra'. Em outras palavras: os sutis veículos fluídicos do ser-humano-aí-no-mundo e seu Corpo Denso. Em hebraico, N (Nour) representa o Fogo, e os elementos combustíveis, e o enxofre e o fósforo (os principais) são muito necessários à oxidação, sem os quais o sangue quente seria impossível. O Ego, sem esta condição de calor no sangue não poderia funcionar no Corpo, nem conseguiria uma forma de expressão material. R (Ruach) é o equivalente a Espírito, em hebraico, isto é, o Azoto dos Alquimistas, que funciona na Mente Mercurial. Assim, as quatro letras INRI colocadas sobre a Cruz de Cristo, de acordo com o relato dos Evangelhos, representam o ser-humano-aí-no-mundo composto, o Pensador, no momento de seu desenvolvimento espiritual, quando começa a se libertar da cruz de seu Veículo Denso. Enfim, na obra Iniciação Humana e Solar, publicada por Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), recebida telepaticamente do Mestre Ascenso Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano, está ensinado: na Primeira Iniciação (passagem da Câmara do Aprendizado para a Câmara da Sabedoria) – nascimento do Cristo [percepção interna consciente] – o Centro do Coração [Anahata] é o que é usualmente vivificado, tendo em vista a necessidade de um controle mais efetivo do Veículo Astral e a prestação de maior serviço à Humanidade. Na Primeira Iniciação aprendemos a controlar o Corpo Físico.

 

 

Anahata

Anahata

 

3. Como também não existem castigos, punições, imposição de sofrimentos, mortificações, queimação naquele lugar enxofrento e diabólico etc.

4. Seqüencialmente, primeiro, Boa Vontade, depois, Vontade para o Bem.

 

Observação:

Inesperabilidades, improbabilidades, imprevisibilidades e ocasionalidades são estupefações (sentimento de espanto diante de algo que não se espera) derivadas da nossa ignorância. Na realidade, mesmo sem saber, nós todos (cada um a sua maneira), estamos colaborando para que o nosso mundo se torne melhor e mais bonito. Então, as inesperabilidades, as improbabilidades, as imprevisibilidades e as ocasionalidades são, de fato, construções mentais e objetivas (normalmente, inconscientes) que acabam se materializando. Poderão nos surpreender, mas, fomos nós que as concebemos, que as fizemos nascer e que as pusemos em movimento. É por isto que somos responsáveis por tudo: pelo que presta e pelo que não presta.

 

 

 

 

Música de fundo:

The Twelve Days of Christmas

Fonte:

https://www.mp3skullsmp3.me/en/mp3/The-Twelve-Days-of-
Christmas-Instrumental-Version-Karaoke-Version.html

 

 

The Twelve Days of Christmas

The Twelve Days of Christmas
(Versos padrões da canção)

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://diasquevoam.blogspot.com.br/

https://www.colourbox.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gets%C3%AAmani

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Twelve_Days_of_Christmas

http://arklow.ie/2016/12/arklow-this-week-74/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://www.gifmania.co.uk/

https://giphy.com/gifs/christmas-tree-6tgOZxok7PSCs

https://dribbble.com/shots/3587000-Coding

http://thinktheology.org/

http://www.releituras.com/fpessoa_natal.asp

https://www.pensador.com/natal/2/

https://www.pensador.com/natal/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/natal/10

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/natal

https://br.pinterest.com/pin/499969996109234088/

http://www.adiberj.org/portal/

https://www.shutterstock.com/pt/image-
vector/ufo-vector-icon-147932225

http://pngimg.com/img/nature/grass

http://www.animatedimages.org/cat-geese-1756.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.