NÃO ESTAMOS SOZINHOS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Equação de Drake

 

 

Frank Drake

Frank Drake

 

 

A Equação de Drake é um argumento probabilístico usado para estimar o número de civilizações extraterrestres ativas em nossa galáxia – a Via Láctea – nas quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação. Foi formulada pelo astrônomo e astrofísico estado-unidense Frank Donald Drake (Chicago, 28 de maio de 1930) em 1961, não com o propósito de fornecer uma estimativa do número de civilizações, mas, sim, como um modo de estimular um diálogo científico no primeiro encontro SETI (sigla em inglês para Search for Extra Terrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre), em Green Bank, Virgínia. A Equação resume os principais conceitos que os cientistas devem contemplar quando considerarem a probabilidade de outras formas de vida serem capazes de comunicar via ondas de rádio. A Equação de Drake provou ser controversa, já que vários de seus fatores são desconhecidos, além da vasta gama de valores abrangidos. Isto levou críticos a rotularem a Equação como uma palpite ou até mesmo inexpressiva.

 

Em Setembro de 1959, os físicos Giuseppe Cocconi e Philip Morrison publicaram um artigo no jornal Nature com o título provocador Procurando por Comunicação Interestelar. Cocconi e Morrison argumentaram que radiotelescópios se desenvolveram o suficiente para capturar transmissões que podem ser transmitidas pelo espaço por civilizações que orbitam outras estrelas. Tais mensagens poderiam ser enviadas a um comprimento de onda de 21 centímetros (1,420.4 megahertz). Este é o comprimento de onda emitido pelo hidrogênio neutro – o elemento mais comum no Universo. Assim, eles concluíram que outras raças inteligentes poderiam ver isso como um ponto de referência dentro do espectro eletromagnético.

 

Sete meses depois, o astrônomo Frank Drake se tornou a primeira pessoa a iniciar uma busca sistemática por sinais de vida inteligente no Cosmos, usando o Observatório Nacional de Radioastronomia, em Green Bank, Virgínia. No projeto, que ele chamou de Projeto Ozma, Drake investigou duas estrelas semelhantes ao Sol: Episilon Eridani e Tau Ceti. Ele foi capaz de escanear freqüências próximas de 21 centímetros de comprimento de onda durante seis horas por dia, do mês de abril até julho de 1960. O projeto era bem simples, barato e bem elaborado para os padrões modernos, mas,foi malsucedido.

 

Equação de Drake:

N = R* x fp x ne x fl x fi x fc x L

N = número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação

R* = taxa de formação de estrelas em nossa galáxia (estimada em 7/ano)

fp = fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita (estimada em 0,5)

ne = número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas (estimado em 2)

fl = fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida (estimada em 0,33)

fi = fração dos planetas que desenvolve vida inteligente (estimada em 0,01)

fc = fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação (estimada em 0,01)

L = tempo esperado de vida de tal civilização (estimado em 10.000 anos)

 

Segundo os dados de Drake, a estimativa resulta:

N = 7 × 0,5 × 2 × 0,33 × 0,01 × 0,01 × 10.000 = 2,31

 

Críticas à Equação de Drake:

1ª) vários fatores são baseados em conjecturas, sendo o seu valor nulo.

2ª) a equação não prevê que as civilizações possam sair das suas galáxias-mães para colonizar outras galáxias. Assim sendo, entrariam também em conta as equações da dinâmica populacional.

 

Minha equação para estimar o número de civilizações extraterrestres é muito mais pródiga e despretensiosa:

N = Ilimitadas civilizações[Ilimitadas]

 

 

 

Nossos Irmãos Extraterrestres

 

 

 

 

 

O Desvalido

 

 

 

 

O ente-humano-aí-no-mundo

se sente só e meio desvalido,

e, percura nos cus-do-mundo,

ao menos, ouvir um zumbido.

 

Quer amigos na caminhada,

que iniciou em-não-sei-quando.

No fundo, se caga da Estrada,

e, nesta cata, vai se aplicando.

 

Mas, não estamos sozinhos.

Afinal, como poderíamos estar?

Isto sabem os Pequenininhos,

e, para todos, tentam propagar.

 

Mas, o que tiver que ser será.

E, assuceda o que assuceder,

o Período de Vulcano nascerá.

Isto verá o Romeiro que Viver!

 

A Vulcano são três suspiros;

cada um que trate de se mancar.

Temos que parar de ser lampiros;

céleres, precisamos nos LLumiar.

 

Mas, nos LLumiarmos é pouco.1

Precisamos compartilhar a LLuz.

 

 

 

O Lampiro Mixuruca

 

 

 

_____

Nota:

1. E por que nos LLumiarmos é pouco? Porque, se somos todos Um, só haverá Verdadeira Libertação/Ascensão se ela acontecer para todos. Aqui, aproveito para descer um pouquinho o cacete nas religiões, que, de maneira geral, só tratam da salvação individual, pessoal. Ora, haverá egoísmo maior do que este? Enfim, com algumas exceções, os piores egoístas são mesmo os religiosos. Recentemente, o Papa Francisco pediu: — Sejam revolucionários. Ser revolucionário, no bom sentido, não é apenas tentar mudar a coisas, se rebelar contra a cultura do provisório e ir contra a corrente, como recomendou o Papa; é, também, oferecer a Luz a quem está no escuro. Mas, para oferecer a Luz, é preciso, primeiro, encontrá-La, e tê-La em si. Cego não pode conduzir cego.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/noticia/2013/07/
papa-agradece-jornada-inesquecivel-e-pede-sejam-revolucionarios.html

http://giphy.com/gifs/lonely-futurama-iiGBfOnDbuZ5S

http://www.clipartguide.com/_pages/
0512-0711-1616-2344.html

http://3d-animated-gif.blogspot.com.br/
2010/03/firefly-fly-glow.html

http://www.crazywebsite.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Drake

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3
%A7%C3%A3o_de_Drake

 

Música de fundo:

Blues in the Night
Compositores: Harold Arlen (música) & Johnny Mercer (letra)
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://mp3jungles.com/Frank+Sinatra
+Blues+In+the+Night.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.