MÚSICA DAS ESFERAS

 

 

 

Música das Esferas

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Nos Antigos Mistérios, a lira era considerada o símbolo secreto da constituição humana: o corpo do instrumento representava a forma física, as cordas representavam os nervos e o músico representava o Espírito. Tocando os nervos, o Espírito criava as harmonias do funcionamento normal, que, no entanto, se convertiam em acordes dissonantes, se a natureza do ser-humano-aí-no-mundo se corrompesse. [In: Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.]

 

 

Lira

 

 

A chave para as proporções harmoniosas está oculta na famosa Tetractys Pitagórica ou Pirâmide de Pontos, que consiste nos primeiros quatro números 1, 2, 3 e 4. [Ibidem.]

 

 

Tetractys Pitagórica

Tetractys Pitagórica

 

 

Para Pitágoras, a música era um dos domínios da Ciência Divina da Matemática, e suas harmonias eram controladas de maneira inflexível através de proporções matemáticas. De acordo com os pitagóricos, a Matemática demonstra o método exato que o Bem usou para estabelecer e usa manter o Universo. Por conseguinte, o número precede a harmonia, porque ele é a lei imutável que governa todas as proporções harmônicas. Pitágoras reconheceu a profunda impressão de que a música produz nos sentidos e nas emoções, e admitiu que a mente e o corpo eram influenciados pelo que chamou de Medicina Musical. [Ibidem.]

 

 

Teorema de Pitágoras

 

O filósofo neoplatônico assírio Jâmblico (245 325) descreveu a Música Terapêutica de Pitágoras com estas palavras: Há certas melodias concebidas como remédios contra as paixões da [personalidade-]alma e também contra o desânimo e a lamentação, que Pitágoras inventou como coisas que fornecem a máxima ajuda para estes males. Além disto, Pitágoras usou outras melodias contra a raiva, contra a ira e contra todas as anomalias da [personalidade-]alma. Há também um tipo de modulação que ele inventou como um remédio contra desejos. [Ibidem.]

 

A mais sublime e, no entanto, a menos conhecida de todas as especulações pitagóricas foi a Harmonia Sideral ou Música Celestial ou Música das Esferas (Canto Cósmico) uma manifestação da Ordem e do Movimento Divinos. Atualmente, o ser-humano-aí-no-mundo não pode ouvir esta Melodia Divina, porque sua [personalidade-]alma está labirinticamente enredada nas miragens e nas ilusões da existência material, mas, quando ele se libertar da escravidão do mundo inferior, com suas limitações sensoriais, a Música das Esfera voltará a ser audível, como era na Época Dourada, porque só a harmonia pode reconhecer a Harmonia. [Ibidem.]

 

Para os Iniciados Gregos, havia Sete Vogais Sagradas: Alpha, Épsilon, Eta, Iota, Ômicron, Ípsilon e Ômega. [Ibidem.]

 

 

Alfabeto Grego

Alfabeto Grego

 

 

 

Muito riso,

pouco siso.

Tanto palhaço, na multidão...

Só dúvida, só tribulação.

Um beijo... Agora...

Mas, a dor não vai embora!

Um orgasmo... Em seguida...

Mas, não desdói a ferida!

Tanto me-dá-eu-quero,

só lero-lero.

Tanto al di là,

e só deixando-pra-lá.

Tanto não,

só alçapão.

Tanto talvez,

bola da vez.

Tanto sim,

só arlequim.

Tanta vitrina,

só colombina.

 

 

 

 

Tanto eu vou,

mas, ficou.

Tanto malfeito,

Lei da Causa-Efeito.

É pau... É pedra...

E a flor só desmedra!

Asneirento. Bolorento.

Lei do Renascimento.

Tanta pedinchice,

só de tolice.

Milagre! Milagre! Milagre!

Vinagre! Vinagre! Vinagre!

Tanta mania...

Tanta ademonia...

Tanta transigência...

Tanta indolência...

Tanto prego,

que mima o ego.

Tanto bobo,

que se acha lobo.

Tanto caricato,

preso pela Operação Lava Jato.

Tanto sacanocrata,

passador de cascata.

Tanto filho-da-puta,

com personalidade-alma minguta.

Tanto papagaio de pirata,

meia-armador de autocrata.

Tanto ódio,

que não leva ao Pódio.

 

 

 

 

Vamos ver,

sem S(h)aber.

Quem sabe,

e não cabe.

Pode ser,

depende do não-ser.

Só agrura,

sem ventura.

Sobe-e-desce,

e não cresce.

Vai-e-vem,

só também.

Esperança,

sem mudança.

Só crença,

só doença.

Só medo,

só fedo.

Só engrenagem,

só vantagem.

Só malfeito,

só preconceito.

Ambicioneiro,

por dinheiro.

 

 

Dinheiro

 

 

Só muro,

só escuro.

Só foguete,

coisa de fraquete.

Só bomba...

E isto é maromba?

Um origami,

de tsunami.

Imoto,

de repente, terremoto.

Quietação,

de repente, vulcão.

Imperturbado,

de repente, tornado.

Calma aparente,

de repente, enchente.

Só coisismo,

só patriotismo.

miralusão,

só religião.

Só gagueira,

só besteira.

Só tristeza,

sem Beleza.

Só dolor,

sem Amor.

Só brutaz,

sem Paz.

Só aquém,

sem Bem.

Só vida,

sem Vida.

Só morte,

sem Morte.

Só cruz,

sem LLuz.

Só desarmonia,

homoxenofobia.

Covardia,

desalegria.

Repeteco,

e mesmo eco.

1 + 1 = 2.

Não; 1 + 1 = 1.

Música das Esferas.

Dos cinco quintos,

só três quintos.

Fazer o quê?

Não adianta explicar o porquê,

nem rogar ao Buruquê,

nem brincar de bilboquê,

nem culpar o perequê.

Só mudando o não-sei-quê!

 

 

 

Bilboquê

 

 

 

Música de fundo:

Máscara Negra
Compositores: Zé Keti & Pereira Matos
Interpretação: Zé Keti

Fonte:

http://mp3-red.org/22052158/ze-keti-mascara-negra.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://tvmundomaior.com.br/

https://deadlydisco.splashthat.com/

https://giphy.com/

https://br.pinterest.com/pin/424956914833009899/

https://br.pinterest.com/pin/539517230337340657/

https://br.freepik.com/

https://www.freepik.com/

http://caocruzalves.blogspot.com/

https://www.infoescola.com/

http://obviousmag.org/

https://gifer.com/en/HEG9

https://setemargens.com/

https://www.jweekly.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.