A MULHER IDEAL

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Ban Zhao

Ban Zhao (imagem suposta)
Por Shangguan Zhou (1665 – 1749)

 

 

A mulher deve ter quatro qualidades: virtude, carinho, beleza e esforço. A virtude não exige brilhantismo, mas apenas a atenção íntima; o carinho não precisa ser inteligente ou aguçado nas palavras, mas deve ser sincero; a beleza não requer formas ou faces perfeitas, mas apenas dedicação e cuidado com o corpo; e, por fim, o esforço não é trabalhar mais ou melhor do que outras mulheres, mas tão-só o necessário. Estas quatro qualidades fazem a virtude completa da mulher, e ela não pode viver sem elas. O maior tesouro de um homem é estar no coração de uma mulher assim.

 

Ban Zhao (45 – 116 d.C.)

 

Observação:

Ban Zhao (45 – 116 d.C.), também conhecida pelo nome de cortesia Huiban, foi a primeira historiadora chinesa. Ela foi casada com Cao Sishu aos quatorze anos de idade, e era conhecida na corte pelo nome Venerável Madame Cao. Era filha do famoso hitoriador Ban Biao e irmã mais nova do general Ban Chao e do historiador Ban Gu, autor da história do Western Han, um livro conhecido nos tempos modernos como Livro de Han. Ban Zhao completou o livro enquanto ele estava preso, sendo, depois, executado no ano de 92 a.C. devido à associação da família com a Imperatriz Dou. O trabalho de Ban Zhao poderia ter gerado oito volumes. Ban Zhao escreveu Lições para Mulheres. A despeito da educação da autora, o livro aconselha as mulheres a serem submissas e a aceitar que os maridos possam ter concubinas, e que, quando casadas, devem ser fiéis, embora o livro também aconselhe que as mulheres devam ser educadas e cultas como ela. Uma avaliação moderna indica que o livro é na verdade um guia para que as mulheres evitem escândalos na juventude, e para que vivam tempo suficiente para se tornarem viúvas com poder e status social elevado. Ela também escreveu poesias e ensaios, tornando-se a mais famosa educadora da China. Ban Zhao era a tia da acadêmica e poeta Ban Jieyu. A cratera de Ban Zhao, no planeta Vênus, foi nomeada em sua homenagem.

Esta observação foi editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ban_Zhao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Às vezes,

pensamos nas mulheres

de maneira equivocada.

Todas as vezes,

pelas bem-amadas mulheres,

retornamos à Estrada!

 

Como seria possível

prosseguir peregrinando

sem o concurso das mulheres?

Seria mesmo impossível

continuar avançando

sem o carinho das mulheres!

 

Toda mulher é ideal.

Sem as mulheres,

seríamos menos do que nada.

 

 

 

_____

Nota:

1. A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e de poeira espacial encontrada na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte, é conhecida como aurora boreal – nome batizado por Galileu Galilei (1564 – 1642) em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes – ou luzes do norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul, é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook (1728 – 1779), uma referência direta ao fato de estar ao Sul. O fenômeno não é exclusivo da Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da Natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Fonte desta nota:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_polar

 

 

Aurora Boreal

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://cineindiscreto.wordpress.com/2010/05/27/691/

http://media.photobucket.com/

 

Música de fundo:

Mulher Nova Bonita e Carinhosa (Faz o homem Gemer sem Sentir Dor)
Poema: Otacílio Batista Patriota
Musicalização do poema: Zé Ramalho
Interpretação: Zé Ramalho

Fonte:

http://www.boemio.com.br/nacionais.php?letra=Z