AS MULHERES DEVEM SER EDUCADAS

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Maria Gaetana Agnesi

 

 

As mulheres devem ser educadas.

Maria Gaetana Agnesi

 

Observação:

Maria Gaetana Agnesi (Milão, 16 de maio de 1718 – Milão, 9 de janeiro de 1799) foi uma lingüista, filósofa e matemática italiana. Em 1750, o Papa Bento XIV a nomeou para a cadeira de Matemática e Filosofia Natural na Universidade de Bolonha.

Agnesi é reconhecida como tendo escrito o primeiro livro ainda existente que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher nomeada como professora de Matemática em uma universidade. Escreveu em latim a obra Propositiones Philosophicæ (Proposições Filosóficas), datado de 1748 e impressa em Milão, então a capital de um pequeno Estado sob o domínio austríaco. Mas, o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra Instituzioni Analitiche (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês. O livro foi além de tópicos sobre Filosofia, e abordou a Mecânica Celestial e a Teoria da Gravidade, de Isaac Newton (1642 – 1727). Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas, tratava de Aritmética, Álgebra, Trigonometria, Geometria Analítica e Cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as idéias de Isaac Newton e de Gottfried Wilhelm Leibniz (1646 – 1716). É dela também a autoria da chamada Curva de Agnesi, que, em diversas línguas, é chamada de Bruxa de Agnesi, e tem a seguinte descrição: Fixada uma circunferência, toma-se nela um ponto O. De qualquer outro ponto A da circunferência, traça-se a secante OA. Seja M o ponto diametralmente oposto a O. A interseção entre a reta OA e a reta tangente à circunferência no ponto M é o ponto N. Por A, traça-se uma reta paralela a MN, e por N uma reta paralela a OM. Seja P a interseção entre essas duas retas. O caminho que P faz ao variarmos A é a chamada Curva de Agnesi.

 

Construção da Curva de Agnesi

 

Maria Gaetana Agnesi faleceu em uma instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio.

 

 

 

 

Abubakar Shekau
(Líder do
Boko Haram)

 

 

 

 

Por que as mulheres

não podem ser educadas?

Por que as mulheres

 

Por que as mulheres

não podem ser bem-amadas?

Por que as mulheres

têm que ser desvalorizadas?

 

Quem pode responder

é a turminha do Boko Haram,1

subserviente ao não-ser

e só de gatinhas para o leviatã!

 

Porra! Estamos no século XXI!

A Idade das Trevas já era!

1... 2... 3... 4... 5... 6... 7... 8... 9 –› 1!

Tem sido longa a espera!

 

 

 

Pacem In Terris2

 

 

 

______

Notas:

1. Boko Haram – que significa a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado é uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, liderada pelo senhor Abubakar Shekau, que busca a imposição da Lei Sharia no norte da República Federal da Nigéria. O grupo terrorista tem como objetivo acabar com a Democracia na Nigéria e promover a educação exclusivamente em escolas islâmicas. No dia 25 de dezembro de 2011, cerca de cinco ataques à bomba em várias cidades da Nigéria causaram a morte de pelo menos 40 civis. O primeiro ataque aconteceu nos arredores da capital Abuja, o segundo na cidade de Jos, no centro do País, o terceiro na cidade de Gadaka, no nordeste, e os outros dois na cidade de Damaturu, no norte. Os alvos foram igrejas católicas durante a celebração da Missa do Galo, após a Véspera de Natal. Em 20 de setembro de 2013, militantes do grupo, vestindo uniformes militares, pararam o tráfego em uma estrada entre Maiduguri e Damaturu, arrastaram as pessoas para fora de seus veículos e as mataram. Nove dias depois, em 29 de setembro de 2013, pelo menos 50 pessoas morreram em um ataque contra uma universidade no nordeste da Nigéria, no Estado de Yobe. Vários ataques foram feitos a escolas de meninas, pois o grupo é contrário a quaisquer ensinamentos para meninas. Muitas meninas foram capturadas e levadas para ser estupradas pelos terroristas. Às vezes, são levadas para vilas muçulmanas e liberadas para toda a população muçulmana poder estuprá-las. Assim, o Boko Haram aumenta a sua popularidade. As meninas são estupradas até aceitarem virar muçulmanas e se casarem com um dos seus torturadores. As que se recusam, depois de algum tempo, acabam por ser libertadas, mas, antes da libertação, é costume lixar o mamilo direito da vítima na soleira da porta até ele desaparecer. Outras vezes, partes do sexo ou do peito são cortadas. O ataque mais comentado aconteceu recentemente, no dia 15 de abril de 2014, em Chibok, no norte do País, em que a população foi morta ou fugiu, e 276 meninas, entre 7 e 15 anos, alunas de uma escola, em que também moravam, foram capturadas por uma milícia do Boko Haram e levadas a vários locais em grupos pequenos e estupradas em massa.

 

 

 

 

2. Carta Encíclica do Sumo Pontífice Papa João XXIII. Paz de todos os povos na base da verdade, da justiça, da caridade e da liberdade.

 

Música de fundo:

O Sole Mio
Composição: Giovanni Capurro, Eduardo di Capua & Alfredo Mazzucchi
Interpretação: Andrea Bocelli

Fonte:

http://www.mp3olimp.net/o-sole-mio-andrea-bocelli/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://giphy.com/gifs/7ZwSQb7XsEYE0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Agnesi

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Gaetana_Agnesi

http://community.fortunecity.ws/millennium/rollingacres
/1250/Animations/1-bird/Animate-bird-2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boko_Haram

http://danilofrazao.blogspot.com.br/
2011/11/maria-gaetana-agnesi.html

https://www.google.com.br/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.