Este estudo, que estou divulgando hoje, com imensa satisfação e o Coração repleto de Alegria, tem por objetivo apresentar para reflexão de todos alguns pensamentos (eventualmente comentados) do grande, nobre e meu querido José Mujica, um exemplo de vida digna, categórica e afirmativa. Pepe é um dos muitos exemplos de que o Ateísmo pode ser muito mais religioso (no sentido exclusivamente Espiritual Elevado) do que qualquer forma de fideísmo genuflexo (conservador/tradicionalista/dogmático/fanático/retrógrado ou não). Certa vez, Pepe afirmou: Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus. Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina. Bem, eu também não creio nessa montanha de deuses inventados pelo homem, logo, não espero nenhum tipo de ajuda milagrosa. Quem tem/terá que fazer o dever de casa direitinho somos nós (tanto individual quanto coletivamente). Ou implodimos, colapsamos, desintegramos e aniquilamos os preconceitos, os prejulgamentos, a mais-valia, o mais-trabalho, a escravização e a separatividade da Terra ou, como num filme de horror, não passaremos da cepa torta, isto é, não progrediremos e não melhoraremos de situação.
José Mujica
Breve Biografia
José
Mujica
José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica (Montevidéu, 20 de maio de 1935), é um agricultor e político uruguaio, tendo sido Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018.Mujica teve importante papel no combate à ditadura militar no Uruguai (1973 a 1985). Na guerrilha, coparticipou do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu. Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.
Já foi deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e, durante a juventude, militou em atividades de guerrilha, como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.
Exerceu o cargo de Presidente pro tempore do MERCOSUL, até 12 de julho de 2013, quando foi sucedido pelo estreante venezuelano, Nicolás Maduro (tal cargo é um mandato rotativo de seis meses exercido entre presidentes dos países membros).
Juntamente com outros líderes de esquerda, foi um dos fundadores do Grupo de Puebla (fórum político e acadêmico composto por representantes políticos de esquerda do mundo), criado no México, em 12 de Julho de 2019. Os ideais que marcaram a trajetória política de Pepe Mujica sempre foram: simplicidade, luta por justiça social e esperança em um futuro melhor.
Pensamentos de Pepe Mujica
José
Mujica
Que sentido podemos dar à vida? O homem, comparado a outros animais, tem a capacidade de encontrar um propósito.
O amor tem idades. Quando você é jovem, é uma fogueira. Quando é velho, é um doce costume. [Às vezes, nem costume mais é!]
Se suas necessidades se multiplicam, você passa a vida atrás dessas necessidades. Os seres humanos podem criar necessidades infinitas. O mercado nos domina e rouba nossas vidas. A Hhumanidade precisa trabalhar menos, ter mais tempo livre e ser mais pé no chão.
Por que tanto lixo? Por que você tem que trocar de carro? Trocar a geladeira? Só existe uma vida e ela acaba. Você tem que dar sentido a ela. Lute pela felicidade, não apenas pela riqueza.
Oceano Pacífico – Ilha de Lixo Plástico
Quando compro algo ou você compra, não pagamos com dinheiro. Pagamos com o tempo de vida que tivemos de gastar para ter aquele dinheiro. Mas, tem um detalhe: tudo se compra, menos a vida. A vida se gasta. E é lamentável desperdiçar a vida para perder a liberdade.
É uma ditadura, sim, nada além de uma ditadura. [Sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.]
Um governo deve abrir o coração e a cabeça de todos no país.
A verdadeira transformação política deve acontecer de baixo para cima, com a Democracia.
O deus mercado organiza a Economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e auto-exclusão.
Ciro Bottini – o Rei do Mercado Brasileiro
Só o amor, a amizade, a solidariedade e a família transcendem.
Arrasamos as selvas e implantamos selvas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com remédios a solidão com eletrônicos. E pensamos que somos felizes...
Quem come bem acha que se gasta muito em política social.
Pobres são aqueles que querem mais. Pessoas pobres são aquelas que sempre precisam de mais, aquelas que nunca têm o suficiente, porque estão num ciclo infinito [de sempre querer mais, que é o caso fedegoso e desumano, por exemplo, no mundo inteiro, dos insatisfazíveis religiosos eletrônicos, que, já arquimilionários, não param de pedir e de querer mais, vendendo de tudo o que se possa imaginar: de bênção a milagre, de glossolalia fajuta a conselho hipotético, de água consagrada a feijão mágico, de abundância a prosperidade, de cadeira cativa no céu a patuá contra o diabo e outras tantas coisas mais. O mais triste é que há quem doe e há quem compre essas ignóbeis maracutaias.]
Conseguimos, até certo ponto, ajudar essa gente [os pobres], a se tornar bons consumidores, mas, não conseguimos transformá-los em cidadãos.
Queremos consumir como o primeiro mundo, enquanto ainda não resolvemos nossos problemas mais básicos. Isso resulta na criação de condições brutais de vida.
A crise ecológica é conseqüência da ambição humana.
— Vou escravizar.
Vou explorar.
Vou vantajar.
Vou desmatar.
Vou horizontalizar.
Vou emporcalhar.
Vou queimar.
E que se dane,
se a mula mancar;
eu quero mais é enricar.
A política é servir ao povo. A vida é o jogo da solidariedade, da fraternidade. A alta política está interessada no carinho das pessoas, algo que se transmite, que não tem preço e que não se compra no supermercado.
Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.
Os setores proprietários dizem que não se deve dar o peixe, mas, ensinar as pessoas a pescar. Mas, quando destroçamos seus barcos, roubamos suas varas e tiramos seus anzóis, é preciso começar lhes dando o peixe.
Tu, com o teu dinheiro, não podes ir a um supermercado e dizer: venda-me mais cinco anos de vida. Não podes. A vida não é uma mercadoria, então, não a devemos gastar mal. Temos de a usar e gastar com as coisas que nos motivam a viver. [A grande questão metafísica é: o que, de fato, é viver?]
Avião presidencial ou helicóptero para salvar vidas?
É preciso se comprometer com a vida. [Outra grande questão metafísica é: o que, de fato, é a vida?]
Não progredimos moralmente em nada. Pelo contrário, regredimos. Mas, temos muito mais carros, telefones, conforto. Mas, moralmente? Como sociedade? Estamos piores do que antes. [Aqui, tenho que discordar do grande, nobre e meu querido Pepe. O progresso, a chamada evolução e a própria compreensão das coisas são processos lentos, muito lentos. E, como estamos atravessando o Kali Yuga, parece que estamos andando para trás. Mas, não estamos. O movimento compreensivo-alforriador é sempre ascensional, do Oeste para o Leste, das trevas para a LLuz. Homo sapiens não vira Caiman latirostris, Caiman latirostris não vira Cannabis sativa e Cannabis sativa não vira pirolusita.]
O casamento gay é mais velho do que o mundo. Tivemos de Júlio César a Alexandre, o Grande, [de Clóvis Bornay a Tim Cook, de Neil Patrick Harris a David Burtka, de Lili Reinhart a Ludmilla, de Bruna Griphao a Chloe Veitch etc.]. Dizem que o casamento gay é moderno, porém, é mais antigo do que todos nós. É uma realidade objetiva. Existe. E não legalizá-lo seria torturar as pessoas desnecessariamente. [Penso que muito mais importante do que legalizar, no mundo inteiro, o casamento gay, deva ser não preconceituar os diferentes, quaisquer que sejam as diferenças, quaisquer que sejam as dessemelhanças. Lembre-se: sempre que julgamos alguém, previamente, formamos um conceito ou temos uma opinião baseados na nossa cultura pessoal, no nosso modo de vida e nas categorias que norteiam a nossa vida particular, não com a cultura, com o modo de vida e com as categorias do outro, que, normalmente, são distintos das nossas. Enfim, o fato é: quem é quem para julgar alguém? Quem é quem para acriminar alguém? Quem é quem para degradar alguém? Quem é quem para excluir alguém?]
Símbolos de Gênero
Tive que aguentar 14 anos em cana... Nas noites que me davam um colchão, eu me sentia confortável, e aprendi que, se você não pode ser feliz com poucas coisas, você não irá ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas.
A vida me bateu. A vida tem muitas coisas amargas, mas, também, oferece revanches. O problema é saber viver e ter a capacidade de levantar quando você cai. Eu fiquei 14 anos em cana, e duas horas depois de sair dali estava militando.
O mundo está louco, porque o normal surpreende.
O homem médio, às vezes, sonha com férias e liberdade. Sempre sonha em pagar as contas, até que, um dia, o coração pára... E adeus!
Ninguém morre por excesso de trabalho. [Houve uma época, quando eu era professor de Química, que eu chegava a dar 12 aulas por dia. Não morri; hoje, já aposentado, tenho 78 anos.]
A FIFA [Federação Internacional de Futebol] é um bando de velhos filhos- da-puta.
Essa velha [Cristina Elisabet Fernández de Kirchner] é pior que o caolho [Néstor Carlos Kirchner]. O caolho era mais político; ela é mais teimosa.
Eu acho que nós estamos sendo usados como ratinhos de laboratório. Por que a Phillip Morris está prestando tanta atenção em um país tão pequeno? Eu tenho certeza que eles vendem mais cigarros em qualquer bairro de Nova York do que no Uruguai.
O mundo sempre precisará de revoluções. Isso não significa tiroteio e violência. Uma revolução é quando você muda seu pensamento. O Confucionismo e o Cristianismo foram ambos revolucionários.
Gritarei se quiserem: abaixo os ismos! Acima uma esquerda capaz de pensar fora da caixa! Em outras palavras: estou mais do que completamente curado das simplificações, de dividir o mundo em bem e mal, de pensar em preto e branco. Eu me arrependi!
Aprendi que sempre se pode começar de novo. [Cada nova encarnação é um (re)começo, e cada transição é um outro (re)começo. Sempre, tudo é (re)começo.]
O clima político durante uma campanha não é o melhor clima para um debate razoável.
Este Planeta tem recursos suficientes para que sete ou oito bilhões possam ter o mesmo nível de consumo e de desperdício que hoje é visto em sociedades ricas? É exatamente esse nível de hiperconsumo que está prejudicando o nosso Planeta [a Humanidade].
Meu estilo de vida é conseqüência das minhas feridas. Sou filho da minha história.
Sim, eu estou cansado, mas, não pararei, até o dia em que me coloquem em um caixão ou quando eu for um velho esquecido.
Parar? Nunca jamais!
Deixar-pra-lá? Nunca jamais!
Acovardar-se? Nunca jamais!
Intimidar-se? Nunca jamais!
Esconder-se? Nunca jamais!
Dormir de touca? Nunca jamais!
Desistir? Nunca jamais!
Falo em nome das culturas originárias esmagadas, do bloqueio inútil a Cuba e carrego a dívida social e a necessidade de defender a Amazônia, os rios e de lutar por pátria para todos.
O México é um Estado falido, onde a vida humana vale menos do que a de um cachorro. A situação lá é pior do que em uma ditadura.
Nós, políticos, temos que viver como vive a maioria, e não como vive a minoria.
Gastar tempo para cuidar de dinheiro e muito mais tempo da minha vida para ver se estou perdendo ou ganhando? Não, isso não é vida!
Para mim, ser presidente é um emprego qualquer. Tomo banho e vou trabalhar.
Esquerda é empatia, é solidariedade e é preocupação com a desigualdade. É sonhar com um mundo um pouco mais justo e com uma Humanidade mais nobre. É o que a esquerda tem de mais bonito. [Aqui, tenho que discordar novamente do grande, nobre e meu querido Pepe. Empatia, solidariedade, preocupação com a desigualdade, sonhar com um mundo um pouco mais justo e com uma Humanidade mais nobre não são propriedades nem é um ideário exclusivo da esquerda. Nem da direita. Nem do centro. Nem de religião alguma. Quem chegou a compreender que tudo + todos = pensa assim, é assim, age assim e se esforça para que seja assim, que é o meu caso, por exemplo, que não sou de esquerda, nem de direita, nem de centro e não tenho religião alguma.]
A liberdade é um bem que se conquista com o suor de cada dia.
Os termos "esquerda" e "direita" são muito modernos, mas, as faces do conservadorismo e da solidariedade são tão antigas quando a existência dos humanos sobre a Terra.
A realidade (das drogas) é muito mais profunda. Há 80 anos, combate-se o narcotráfico e mal conseguimos arranhar sua superfície. Reconhecemos que, para mudar esse quadro, não podemos continuar fazendo sempre o mesmo. Temos dois problemas: a praga da dependência das drogas e a praga do narcotráfico. Se começarmos a regular o uso da droga, eliminamos o narcotráfico. Mas, nos resta o problema médico, mas, identificando e conhecendo o consumidor, podemos atendê-lo a tempo. As pessoas, às vezes, se esquecem de como eram quando jovens. Quanto mais se proíbe um jovem, mais ele quer fazer as coisas. Eu creio que as drogas são uma praga, mas, proibir é como dizer às pessoas: "experimente"! Não há bicho mais estúpido do que o ser humano – o único capaz de fazer mal a si mesmo.
No fim das contas, comparados com o Uni[multi]verso, somos todos menores do que as formigas.
A verdadeira liberdade está em consumir pouco.
Sim, é possível um mundo com uma Humanidade melhor. Mas, talvez, hoje, a primeira tarefa seja salvar a vida.
Do jeito que vamos, não é possível preencher esse sentido de desperdício que temos.
O poder não mudas as pessoas; só revela como elas verdadeiramente são.
Viver melhor não é só ter mais, e, sim, ser mais feliz. [Certa vez, publiquei um texto em que afirmei que a nossa saúde e o nosso bem-estar são/estão básica e diretamente dependentes de um Triângulo Eqüilateral: Bons Pensamentos, Ingestão de Muita Água e Alegria.]
É preciso respeitar, principalmente quando mais dói.
O inevitável não se chora. O inevitável tem que ser enfrentado.
O nosso mundo precisa de menos organizações mundiais, que servem mais às cadeias hoteleiras, e mais humanidade e ciência.
A liberdade é para que possamos pensar diferente, porque para estar de acordo não é necessária a liberdade.
O homem não governa, hoje, as forças que desencadeou; as forças que desencadeou governam o homem.
Não se deixem roubar a juventude de dentro. A de fora, inevitavelmente, o tempo leva. Mas, há uma juventude pela qual brigar, território adentro, olhando para nós mesmos, e está unida a um conceito muito simples e muito pequeno: solidariedade com a condição humana.
O impossível custa um pouco mais, e derrotados são somente aqueles que descem os braços e se entregam.
Para produzir mudanças essenciais, você precisa, sistematicamente, com paciência, construir ferramentas coletivas.
As coisas mais vitais são simples.
A tolerância é exigida para quem é diferente, com quem temos diferenças e de quem discordamos. A tolerância é o fundamento para podermos viver em paz e entender que, no mundo, somos diferentes.
Não olho para trás porque o hoje real nasceu nas cinzas férteis do ontem.
Estar sóbrio no consumo das coisas é, no final, é a única coisa que realmente nos fará felizes.
O importante é o caminho. [Mais importante do que o caminho é a escolha. Por decisão (escolha) do Patriarca Kirill e do Patriarcado de Moscou, a guerra na Ucrânia é justificável, e o seu objetivo é eliminar do mapa a nação ucraniana e absorvê-la no mundo russo – tudo em nome de Deus.]
Para conferir:
O mundo que teremos será o que conseguirmos alcançar.
Devemos lutar pela paz em todos os cantos da Terra. A guerra é um recurso pré-histórico.
O primeiro elemento do meio ambiente é chamado de felicidade humana.
A Humanidade que eu sonho é aquela em que, quando der a palavra, a palavra será um documento e, quando apertar as mãos, será um contrato.
Você não pode ser neutro. [A neutralidade é uma das maiores covardias humanas.]
Pelo caminho mais longo, a viagem é mais curta. [Isto significa: perseverar sempre. Dure o quanto durar, doa o quanto doer, desistir jamais.]
Sinto raiva, me esquento, digo bobagens, mas, não posso cultivar o ódio.
Os melhores líderes são aqueles que, quando saem, deixam um grupo de pessoas que os excede em muito.
Nós temos que [aceitar e] aprender a incluir a diversidade neste mundo. [Eu, por exemplo – apesar de ter sido educado na fé católica e de quase ter me tornado padre, o que teria sido um desastre pior do que um tsunami – não sou religioso, mas, não tenho absolutamente nada contra quem é. Quando tenho que apresentar alguma discordância fideísta, me restrinjo à dogmática religiosa, pois, considero que qualquer tipo de dogma é contrário à razão, e, portanto, é uma prisão medieval retrogressiva, incoerente e desnecessária, inventada por teólogos ignorantes, que se acham experts nas coisas divinas. Como é possível que alguém possa, dogmaticamente, acreditar e admitir que um ser-humano-aí-no-mundo caído (chamado de pecador) não poderá se redimir a si próprio? Como? Tenha a santa paciência!]
Se aspirarmos, nesta humanidade, a consumir como a média americana, seriam necessários três planetas para podermos viver.
Não existe objetivo, não há arco do triunfo, não existe paraíso que nos receba, [não há inferno que irá nos cozinhar para sempre]. Não. O que há é outra coisa. É a beleza de viver ao máximo, de querer a vida em qualquer circunstância, de lutar por ela e tentar transmiti-la.
A verdadeira luta é aprender a viver sem agredir os outros. [Ouviu, senhor Putin? Ouviu, senhor Patriarca Kirill? Ouviu senhor Bibi? Ouviu, senhor Kim Jong-un? Ouviram, senhores terroristas? Ouviu, senhor serial killer? Ouviu, senhor feminicida covarde? Ouviu, senhor pedófilo? Ouviu, senhor estuprador? Ouviu, senhor traficante de pessoas? Ouviu, senhor mercenário? Ouviu, senhor matador de aluguel? Ouviu, senhor mago negro?]
Não divida o mundo em homens e mulheres, negros e amarelos, [lulistas e bolsonaristas, Homo sapiens e Caiman crocodilus, republicanos e democratas, comunistas e capitalistas, Citrullus lanatus e Artocarpus heterophylla, pirolusita e cassiterita, palestinos e judeus, russos e ucranianos, em sangue azul e sangue vermelho, 7@s e , heterossexuais e ]... O mundo não deve ser dividido em dois setores: em quem se compromete e em quem não se compromete, [em quem é mais importante e em quem é menos importante, em que é (não-)isso e em quem é (não-)aquilo.] Comprometer-se é abraçar uma causa. Ninguém é mais [nem menos] do que ninguém.
Uma vida de desperdício e desprezos, no fundo, constitui uma contagem regressiva contra a Natureza e contra a Humanidade como futuro.
A política é a luta pela felicidade de todos.
Casas impressionantes que precisam de dezenas de empregados. Para quê? Não precisamos disso. Podemos viver com muito mais sobriedade e gastar os recursos em coisas que de fato são importantes.
Pertenço a uma geração que quis mudar o mundo. Fui esmagado, derrotado, pulverizado, mas, continuo sonhando que vale a pena lutar para que as pessoas possam viver um pouco melhor e com um maior senso de igualdade. [Igualdade não existe. Eu prefiro as palavras eqüidade ou equanimidade.]
Triunfar na vida não é ganhar, é se levantar e começar de novo cada vez que cair.
A pandemia [PanCOVIDmia-19] está me mandando embora. Ser senador significa falar com as pessoas e andar por toda parte. O jogo não é jogado nos escritórios e estou ameaçado por todos os lados, por uma dupla circunstância: pela velhice e por uma enfermidade imunológica crônica. [Para enfermidades, imunológicas ou outras, a vocalização do Mantra OM ajuda muito a pôr ou ficar novamente em harmonia.]
A pobreza não está no bolso, está na cabeça.
A política é a única forma de tentar mudar a realidade.
A liberdade é como a dignidade: não se mendiga, conquista-se.
A simplicidade é o último degrau da sabedoria.
A solidariedade é a ternura dos povos.
O progresso humano nunca se alcança sozinho, mas, sim, em conjunto, com os outros. [Nada se alcança ou se conquista sozinho. A palavra sozinho deveria ser abolida do vernáculo e retirada dos dicionários.]
Os políticos pensam em termos de eleições, os estadistas em termos de gerações.
Hoje, a pobreza não é mais um problema de falta de recursos, mas, de falta de distribuição. [Você já parou para pensar que, neste momento, $ 1.000.000.000,00 = R$ 5.662.900.000,00, ou seja, muito mais do que um Monte Evereste de salários-mínimos?]
As 10 Pessoas Mais Ricas do Mundo Hoje
• Elon Musk (Tesla, SpaceX): US$ 248 bilhões
• Jeff Bezos (Amazon): US$ 193 bilhões
• Bernard Arnault (LVMH): US$ 180 bilhões
• Mark Zuckerberg (Meta): US$ 178 bilhões
• Larry Ellison (Oracle): US$ 174 bilhões
• Warren Buffett (Berkshire Hathaway): US$ 149 bilhões
• Bill Gates (Microsoft): US$ 137 bilhões
• Larry Page (Google): US$ 131 bilhões
• Sergey Brin (Google): US$ 125 bilhões
• Steve Ballmer (Microsoft): US$ 120 bilhões
Ninguém sabe
o duro que dei...
Pra ter bilhõe,
separei, estorvei.
Pra ter bilhõe,
isolei, profacei.Ninguém sabe
o duro que dei...
Pra ter bilhõe,
afastei, ocultei.
Pra ter bilhõe,
arredei, caçoei.Ninguém sabe
o duro que dei...
Pra ter bilhõe,
entortei, encantei.
Pra ter bilhõe,
empenei, sujeitei.
Nada vale mais do que a vida.
Não sinta vergonha de usar as mesmas roupas, não ter um grande celular ou andar de carro velho. A vergonha é fingir algo que você não é.
A vida vai embora. Não faz sentido passar a vida pagando contas, enchendo-se de coisas.
A resposta está em ter força de vontade. É como aprender a atravessar uma rua cheia de tráfego sem ser atropelado por um carro.
Para continuar andando e olhando para frente, devemos aprender a carregar as nossas cicatrizes e as nossas mochilas.
Nós, como indivíduos, não somos nada. Os indivíduos dependem da sociedade.
Você tem que ter a coragem de olhar para a realidade. [E a maior de todas as coragens é olhar para si mesmo... E mudar. Mas, nunca para jacaré!]
— Não tomou vacina contra a COVID-19? Se você virar jacaré, é problema seu!
Dignidade. Foi o que me sustentou a levar adiante um ideal.
Os seres humanos são diferentes. A Natureza nos torna semelhantes, mas, nunca idênticos. [Semelhantes, sim, porque somos-todos-. Nunca idênticos, iguaizinhos, nomeadamente porque não viemos da mesma Oitava da Spira Legis e nossas Compreensões são distintas. Como o Mestre Ascensionado Jesus poderia, por exemplo, ter sido igual a Adolf 'Sieg Heil' Hitler, à Sua Eccellenza Benito Mussolini, Capo del Governo, Duce del Fascismo e Fondatore dell'Impero ou a Sua Excelência, Idi Amin Dada Oumee, Presidente Vitalício, Marechal de Campo Al Hadji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, CBE, Senhor de todas as feras da Terra e peixes dos mares e Conquistador do Império Britânico na África em geral e em Uganda em particular?]
A vida não é apenas receber, é dar. Tão fodidamente quanto você possa ser, você sempre terá algo a dar.
Os homens passam; as causas permanecem.
Quem mais me influenciou foi Lênin. Descobri muito mais tarde Rosa Luxemburgo, cuja leitura me legou coisas maravilhosas. Não sei se essa senhora era bruxa, mas, é incrível o que ela escrevia em 1917 e 1918. Realmente foram presságios históricos.
Fui preso várias vezes. Escapei duas, e uma delas foi escavando um túnel com um companheiro, o que deu muito trabalho… Uma obra de arte!
Em Punta Carretas, havia um presídio que foi transformado em um shopping. O Capitalismo é notável, é capaz de transformar um cárcere num shopping!
Asseguro que, se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. Quando estive preso em Paso de Los Toros, guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá por volta de uma ou duas horas da manhã, e já estava acostumada a buscar alimento. Chegava a ter seis reunidas… Como o lugar era muito úmido, eu deixava uma vasilha com água para que pudessem tomar banho. Tudo o que é vida em semelhante solidão ajuda e comove.
O homem não é só a razão. Claro que a razão importa, mas, temos de entender outras questões que são muito mais complexas.
A terra me encanta. Falo com a terra, falo com as plantas… Para mim, a terra tem magia, e é parte da minha liberdade.
Governar não é mandar. Governar é eleger soluções que favorecem uns e, inevitavelmente, prejudicam outros. Quer dizer, não se pode estar ao mesmo tempo com Deus e com o diabo. Isso gera conflito. Segundo, há limitações objetivas no mundo em que vivemos. A Humanidade está vivendo uma crescente transnacionalização do grande ramo da Economia e está passando por cima dos Estados. Aquilo que chamamos de burguesia nacional está sendo acordado e busca o rentismo [modo de vida de quem vive de rendas], ou consegue se associar, e acompanha o mundo transnacional. Estou convencido de que, se o Estado não participa como sócio, respaldando projetos nacionais e empresas nacionais, e, além disso, em vez de ser um Estado de recursos fiscais, começa a ser um Estado que cobra dividendos, ele não vai poder fazer frente a essa brutal tendência de crescimento da desigualdade no mundo contemporâneo. Presto muita atenção ao que acontece na China e no Vietnã. E ando me encontrando com essa realidade. São Estados muito fortes economicamente, porque são sócios do Capital Privado. Isso lhes dá garantia ao Capital Privado e à estabilidade, mas, dá poucos recursos ao Estado para mitigar uma quantidade de problemas que o mercado é chamado a regular. Então, o problema que temos de discutir é… porque não creio que se possa criar o Socialismo em sociedades pobres. Não que a sociedade rica venha a ser socialista, mas, creio que a criação do Socialismo supõe a massificação da formação universitária, da capacidade de sermos dirigentes de nós mesmos, de forma maciça. É um problema cultural que tem importância estratégica; e não podemos colocar a “carroça na frente dos bois”, mas, o Capitalismo terá de cumprir seus ciclos. Sigo pensando assim.
A grande pergunta é: qual é o sentido da vida? Se vivemos porque nascemos, nossa vida é estarmos condenados a sermos pagadores de contas, perseguindo uma felicidade hipotética. Ou a vida tem uma causa? E como a vida é um bem finito, vale a pena ter uma causa para viver, dar sentido a nossa própria vida. Os povos antigos se refugiavam numa religião. O homem é um animal utópico, necessita crer em algo. E a crença é que podemos ajudar a construir um mundo um pouco melhor do que aquele em que nascemos, e que vale a pena gastar uma parte importante do tempo da nossa existência nessa luta. É o que tenho para dizer. Mas, devemos recordar que nenhum cordeiro se salvou balindo. Nenhum triunfo é definitivo. Eu disse outro dia que triunfo na vida é voltar a se levantar e começar a se levantar cada vez que se cai. Porque isso dá sentido ao milagre de ter nascido.
José Pepe Mujica
Nasceu?
Faça como o Pepe Mujica:
aprenda a viver com dignidade.
Sofreu?
Tente compreender o porquê.
Escorregou e caiu?
Levante-se, e siga em frente.
Perdeu?
Lute para reaver.
Deu vontade de desistir?
Não. Não desista jamais.
Dos fracos, covardes e omissos
a História jamais se lembrará.
Virou jacaré?
É melhor ser um jacaré vivo
do que um não-vacinado morto.
Chegou a hora?
Parta com solenidade e confiança.
Nunca houve começo; nunca haverá fim.
Já é hora de começar a lutar para preparar um mundo sem fronteiras.
O único vício bom é o amor; o resto são pragas.
Todo ser vivo luta por sua vida, mas, ampliar o abraço nos multiplica.
Um minuto de coração, não da garganta.
É a primeira vez nos últimos 40 anos, que não participo de uma campanha eleitoral. E eu faço isso porque estou lutando contra a morte. Porque estou no final da partida, absolutamente convencido e consciente.
Mas, eu tinha que vir aqui hoje, pelo que vocês simbolizam. Então, sou um velho, sou um velho que está muito, muito perto de onde não se volta. Mas, eu sou feliz porque vocês estão aqui, porque quando meus braços se forem, haverá milhares de braços substituindo-os na luta. E toda a minha vida eu disse que os melhores líderes são aqueles que saem de uma equipe que os supera com vantagem.
E, hoje, estão vocês, está Yamandu, está Pacha. Há milhares e outros que esperam e outros braços jovens, porque a luta continua por um mundo melhor. Eu gastei minha juventude, minha vida junto de minha companheira, que estou vivo por causa dela e dessa outra mulher, que é minha médica, senão eu já teria partido.
Eu tenho que vir agradecê-los de coração. Os mais jovens vão viver uma mudança no mundo que a Humanidade não conheceu. A inteligência será tão importante quanto o capital, o que significa que a formação terciária irá se impor para as novas gerações.
Se não formos capazes, como país, de educar e de formar a geração que vem, iremos pertencer ao mundo dos irrelevantes, dos que não servem para que os explorem.
Este é o maior desafio do país. Por isso apoio Yamandu, porque é preciso um Governo que abra o coração e a cabeça como país inteiro. Não é poético o que eu digo, alguém tem que dizer, que seja um velho.
Não ao ódio!
Não à confrontação!
É preciso trabalhar pela esperança!
Até sempre! Dou meu coração a vocês. Muito obrigado. Tenho que agradecer à vida, porque quando esses braços se forem, haverá milhões de braços. Obrigado por existirem. Até sempre.
Acréscimo do Meu Coração
Não à guerra.
Não à destruição.
Não à vingança.
Não ao antiisso.
Não ao antiaquilo.
Não à matança.
Não à mentira.
Não ao preconceito.
Não à separatividade.
Não ao genocídio dos ucranianos.
Não ao genocídio dos gazenses.
Não ao genocídio dos libaneses.
Não às !
Não aos foguetões do Kim Jong-un.
Não à tiranias e às ditaduras.
Sim à unimultifraternidade.
Sim à unimultissolidariedade.
Sim à Verdade.
Sim ao Amor.
Sim à Paz.
Sim ao Bem.
Sim à Beleza.
Sim à Liberdade.
Sim à Justiça.
Sim à Eqüidade.
Sim às Rosas.
Sim à Vida.
Música de fundo:
Himno del Movimiento de Liberación Nacional – Tupamaros (Uruguay) – Estrella Roja
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=pr2GLSibmw4&t=43s
Observação:
Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros (MLN-T) ou simplesmente Tupamaros foi um grupo guerrilheiro marxista-leninista uruguaio de guerrilha urbana, que operou nas décadas de 1960 e 1970, antes e durante a ditadura civil-militar no Uruguai (1973 a 1985). O nome Tupamaro homenageia Túpac Amaru (1545 – Cusco, 24 de setembro de 1572, o Imperador Inca que foi morto pelos espanhóis. Os Tupamaros retornaram à vida pública como um partido legal, após a restauração da Democracia no Uruguai, em 1985.
José Mujica e Bandeira dos Tupamaros
Túpac Amaru
Páginas da Internet consultadas:
https://tenor.com/pt-BR/search/stan-laurel-crying-gifs
https://www.freepik.com/vectors/gender-symbols
https://blogdaboitempo.com.br/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gay_Pride_Flag_-_Animated.gif
https://www.transparentpng.com/cats/skull-362.html
https://www.brainyquote.com/authors/jose-mujica-quotes
https://maestrovirtuale.com/as-100-melhores-frases-de-pepe-mujica/
https://cartoongoodies.com/gif_images/toopy-and-binoo-mirror-mirror/
https://incrivel.club/articles/15-frases-celebres-de-pepe-mujica-16605/
https://amenteemaravilhosa.com.br/frases-jose-mujica-dirigente-peculiar/
https://memorialdademocracia.com.br/card/america-latina/11
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46624102
https://oglobo.globo.com/mundo/dez-frases-de-pepe-mujica-15452915
https://www.pragmatismopolitico.com.br/
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150228_mujica_frases_lab
https://www.pensador.com/autor/jose_mujica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mujica
https://pt.wikiquote.org/wiki/Jos%C3%A9_Mujica
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.