AS CHAVES PERDIDAS DA FRANCO-MAÇONARIA

 

 

 

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe de uma coletânea de fragmentos escolhidos e garimpados na obra As Chaves Perdidas da Franco-Maçonaria, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Esquadro e o Compasso

O Esquadro e o Compasso

 

 

 

Maçons, Despertem!


S
eu credo e a Ordem reivindicam o melhor de vocês; eles exigem a santificação das suas vidas, a regeneração dos seus corpos, a purificação das suas
[personalidades-]alma e a ordenação dos seus espíritos. Você são a oportunidade gloriosa. Vocês são a responsabilidade transcendental.

Aceitem a tarefa e sigam os passos dos Mestres Maçons que, no passado, com o espírito flamífero da Ordem, Illuminaram o mundo.

Vocês têm um grande privilégio: o privilégio do Trabalho Illuminado.

Vocês conhecem os objetivos para os quais trabalham, enquanto muitos outros ainda lutam na escuridão. Suas obras não devem se limitar apenas à Loja, porque os Maçons devem irradiar as qualidades da Ordem.

Suas luzes devem brilhar no lar e nos negócios, glorificando, assim, sua associação com os semelhantes.

 

Na Loja e fora dela, os maçons devem representar a mais alta frutescência do esforço sincero e serem um modelo de fé e perseverança em todo o trabalho realizado.

 

Assim  Seja

 

 

 

 

 

 

Os Antigos Ensinamentos Místicos, perpetuados pelos ritos modernos, são sagrados. Existem poderes invisíveis e desconhecidos que moldam os destinos de aqueles que, conscientemente e por sua própria iniciativa, assumem as obrigações da Fraternidade Maçônica.

 

A Maçonaria é uma Ciência da [personalidade-]alma. Está consolidada em uma filosofia muito secreta e muito sagrada que sempre existiu, e que foi a inspiração dos grandes místicos e sábios de todas as épocas – a Perfeita Sabedoria de Deus revelada através de uma Hierarquia Secreta de Inteligências Illuminadas (Grupo de Inteligências Superiores que governam o processo criador do Cosmos).

 

A Maçonaria, através de uma linguagem simbólica transcendente, perpetua, sob certos símbolos concretos, os Mistérios Sagrados dos Antigos.

 

 

Templo Maçônico

Templo Maçônico

 

Uma Loja Maçônica é a plasmação minimizada do Universo.

 

O Altar da Verdadeira Loja reside no Coração humano.

 

Apenas quando purificarmos o nosso ser, poderemos abrir a Porta dos Arcanos impenetráveis da consciência humana.

 

As nossas responsabilidades cármicas aumentam com as oportunidades recebidas.

 

Um Verdadeiro Pedreiro-livre trabalha incansavelmente para que a Humanidade se torne melhor, mais sábia e mais feliz.

 

 

Pedreiro-livre       Pedreiro-livre

 

 

A Chave que a Porta do Verdadeiro Rito é o altruísmo (renúncia aos bens tangíveis do mundo).

 

A Palavra Perdida, há tanto tempo oculta do profano, será revelada novamente aos Buscadores Sinceros, que passarão e ter o Poder de renovar todas as coisas.

 

A Vida ama a Liberdade.

 

Cada prisioneiro, através dos estágios ilimitados do desenvolvimento cósmico e através de inúmeras formas e espécies desconhecidas, luta eternamente para se libertar e conquistar a Liberdade Espiritual de se expressar, um direito natural que toda criatura possui.

 

A Grande Loja Cósmica se dedica a todos aqueles que, buscando se fundir com os Poderes da LLuz, lutam para que os muros de sua prisão sejam derrubados.

 

Através da Purificação, do Conhecimento e do Serviço, cada átomo morto e cristalizado do corpo humano deve ser colocado em vibração e movimento, até atingir o mais alto grau de consciência. [Na verdade, este fragmento é simbólico, porque não existem átomos mortos nem cristalizados. A morte e a cristalização aqui simbolizam a ignorância e prisão do Eu Superior.]

 

 

Átomo Morto                  Átomo Vivo

(Simbolicamente)

 

 

Na Maçonaria, a permanência na matéria é chamada de tumba, e representa o Santo Sepulcro da lenda mística, ou seja, a negação e a cristalização.

 

Nós somos os únicos responsáveis pelas nossas clausuras.

 

 

Prisão

 

 

Os três malfeitores que podem ser interpretados como sendo a ignorância, o fanatismo e a ambição depois de muito Trabalho [Bom Combate], são transmutados em Sabedoria, Tolerância e Amor, e se tornam os instrumentos dos Três Regentes ou Construtores da Loja Universal, que se evidenciam neste mundo como um Triângulo Flamífero: Pensamento Espiritual, Emoção Construtiva e Trabalho Diário Útil.

 

Quando o pensamento do homem agita as asas da inspiração, quando destrói as trevas da ignorância com a força da razão e da lógica, então, certamente, todo o ser é libertado de sua miséria e inundado de Luz, e se banha nas Águas do Poder e da Vida.

 

A ignorância representa a escuridão do caos, enquanto o Conhecimento é a Luz do Cosmos.

 

 

Ignorância

 

 

O início da Compreensão-Libertação acontecerá quando descobrirmos que a satisfação do prazer dos sentidos é ilusória, efêmera, insatisfatória e paralisante. E isto poderá acontecer, por exemplo, por intermédio da [trans]razão, do sofrimento ou por um profundo desejo de sermos úteis, que acaba manifestando os nossos poderes latentes, o que indica que um Grande Sonho, no meio das sombras, está prestes a seguir o Caminho da LLuz.

 

Por trás do véu da ignorância humana, [trans]intuiremos há uma LLuz Eterna, da qual deve[re]mos nos aproximar, passo a passo. Em Silêncio, deveremos esperar a resposta que virá de dentro, [do nosso Coração].

 

As três etapas principais na evolução da [personalidade-]alma humana são: juventude, maturidade e velhice, ou, como diria um maçom, tempo de Aprendiz, tempo de Companheiro e tempo de Mestre Franco-maçom.

 

A Verdadeira Iniciação é um ritual espiritual e não material.

 

No que concerne ao Aprendiz, 7 é o seu número, Ação é a sua palavra de comando e a Beleza é a nota dominante do seu ideal.

 

No que concerne ao Companheiro, a chave perdida do seu grau é o domínio da emoção, que acontecerá pela transfiguração. A palavra de passe é triangular, cujos lados são a compaixão, o equilíbrio e a transformação.

 

No que concerne ao Mestre Franco-maçom, seu sustentáculo é a Voz tranqüila que brota do fundo de seus próprio ser. Seu símbolo é o Sol Nascente. Na verdade, pode-se dizer do Mestre Franco-maçom que ele aprendeu a alegria através do sofrimento, o sorriso através da dor e a Vida através da Morte. Um Mestre Franco-maçom é uma prova viva da Vontade Eterna, e é parte integrante dos Poderes Invisíveis que dirigem os destinos da vida.

 

A Palavra Perdida é a Verdade Secreta que só será encontrada por aquele que A busque em seu interior.

 

O Franco-maçom Místico, ao adquirir olhos para enxergar além do ritual legível, reconhece a unidade da vida, expressa através da diversidade de formas.

 

 

Diversidade

 

 

A Maçonaria é uma ciência abstrata cujo objetivo final é o integral desenvolvimento espiritual.

 

Em todos nós, sem exceção, brilha uma Centelha Divina.

 

Eu achava que no Herodes, o Grande,
não havia uma
Centelha Divina.
Eu
achava que no Elias Maluco
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que no Ted Bundy
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que no Papai Koba
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que no Sieg Heil
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que no Todesengel
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos papas simoníacos
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos papas bacanalizadores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos padres pedófilos
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos terroristas
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos torturadores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos escravizadores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos degoladores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos inquisidores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos matadores de passarinhos
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos esfoladores de golfinhos
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos holocaustizadores
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos genocidas
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos corrupto[re]s
não havia uma
Centelha Divina.
Eu achava que nos magos negros
não havia uma
Centelha Divina.
Hoje, eu sei perfeitamente
que a
Centelha Divina em tudo
-todos está presente.
O Universo inteiro é uma-só-
Centelha-Divina.

O Universo inteiro é LLuz-Vida-Amor.

 

Centelha Divina

Centelha Divina
(Simbolicamente)

 

 

O Verdadeiro Maçom não está vinculado a nenhum credo. Ele percebe, através da Luz Brilhante da Hierarquia de sua Loja, que, como Maçom, sua religião deve ser universal.

 

Há uma unidade em todas as Verdades Espirituais.

 

Todas as religiões são uma só e a mesma lenda, embora contadas de maneiras diferentes.

 

Quando quebramos um voto, estamos nos impondo não apenas horas, mas, certamente, eras de privação e de miséria espiritual. Uma vida impura é uma verdade quebrantada; uma ação destrutiva é uma maldição viva; uma mente estreita é uma corda estranguladora ao redor da garganta de nossa grandeza pretendida.

 

 

Solidão

 

 

Caridade material é insuficiente; é necessário haver caridade de pensamento e caridade de ação.

 

Não devemos perder tempo criticando nem culpando os outros, o que é uma desfraternidade, mas, devemos ajudar a melhorar todos os instrumentos.

 

Se perdermos a simplicidade e humildade, a nossa falência será inevitável.

 

 

Modéstia

 

 

Como o neófito Aradamas, com o corpo purificado e a mente equilibrada, quem provar ter mérito, por direito divino e congênito, poderá receber a Verdade. 'Fiat Lux!' 'Esse é o caminho da Libertação.' 'Este é Khepera, o Sol Nascente! Devido ao fato de você ter sido capaz de arrebatar o brilho do dia das garras das trevas, das sombras, o Sol do Espírito nasceu em você, e, em nome do Deus Vivo, nós o saudamos como Sacerdote de Ra. Bem-vindo!'

 

 

Ankh

Ankh

 

 

Khepera

Khepera

 

 

O Olho de Hórus, o Olho Onividente dos Deuses.

 

Hiram, em caldeu: Chiram. CHIRAM TELAT MECHASOT significa: Chiram, o Agente Universal, um em Essência, porém, três em aparência (mental, emocional e vital). Fogo Elétrico (Spiritus Mundi). Ar. Água.

 

Há apenas uma Loja a Loja Universal e há apenas uma Irmandade, composta de tudo o que existe e que se move em qualquer dos planos da Natureza.

 

Muito acima do Grau de Mestre Franco-maçom, ocultos pelo Véu Azul, que separa o visível do invisível, há outros Graus não conhecidos no mundo. Só ao passar para o outro lado do Véu nascerá o Verdadeiro Iniciado, pois, só então será concedida a Verdadeira Iniciação. É só lá que os Graus Mais Elevados são alcançados, e é somente lá que a [personalidade-]alma radiante, com a LLuz do Espírito, se transmuta em uma Estrela Vivente, sob o Dossel Azul da Autêntica Loja Maçônica.

 

 

Verdadeira Iniciação

Verdadeira Iniciação

(Simbolicamente)

 

 

Por Milênios

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

A Time For Us
Compositor: Nino Rota

Fonte:

http://www.midi-karaoke.info/20cc1671.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Khepri

https://gfycat.com/gifs/search/ankh

https://yandex.com

https://conexaocoach.com.br

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Animated-flame.gif

https://ar.pinterest.com/pin/802907439798308202/

https://www.konohassett.org

http://thesuperugly.com/pop-culture

https://giphy.com

https://br.pinterest.com/pin/574631233695452451/

https://www.kingmasonryyard.com

https://www.freemason.pt

https://m.gifmania.co.uk

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.