MORAL1 E ÉTICA2

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se os homens pudessem, em todas as circunstâncias, decidir pelo seguro, ou se a fortuna lhes mostrasse sempre favorável, jamais seriam vítimas da superstição. (Baruch de Spinoza).

 

O princípio moral é um título menos lucrativo do que os juros financeiros. (Abraham Lincoln).

 

Como os homens se encontram freqüentemente perante tais dificuldades [dúvida sobre o futuro, medo, angústia, ansiedade e superstição], que não sabem que decisão hão de tomar, e como os incertos benefícios da fortuna que desenfreadamente cobiçam os fazem oscilar, a maioria das vezes, entre a esperança e o medo, estão sempre a pontos a acreditar seja no que for. (Baruch de Spinoza).

 

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações. (Allan Kardec).

 

É evidente que outras nações tiveram também, à semelhança dos judeus, os seus profetas, e estes profetizam tanto para eles como para os próprios judeus. (Baruch de Spinoza).

 

Pelo Espiritismo, a Humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua conseqüência inevitável. (Allan Kardec).

 

A felicidade é a compreensão lógica do mundo e da vida. (Baruch de Spinoza).

 

A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos, pois, pensar bem. Nisto reside o princípio da Moral. (Blaise Pascal).

 

Não chore; não se revolte. Compreenda. (Baruch de Spinoza).

 

A consciência é o melhor livro de moral que temos; e é, certamente, o que mais devemos consultar. (Blaise Pascal).

 

As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas temos um conhecimento parcial, e somos completamente ignorantes quanto à ordem e à coerência da natureza como um todo. (Baruch de Spinoza).

 

A esfera político-econômica precisa de uma responsabilidade moral que nasce do coração do homem e está ligada à presença ou à ausência de Deus. (Papa Bento XVI).

 

O que é bom para a leoa não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela fatalmente não será bom à leoa. (Ditado antigo).

 

A Moral não passa de uma interpretação – ou mais exatamente, de uma falsa interpretação – de certos fenômenos. (Friedrich Nietzsche).

 

O patriotismo não pode ser distorcido de sua fonte ética para justificação do ilícito. (Miguel Reale).

 

Imoralidade é a moral de quem passa melhor do que a gente. (Henry Louis Mencken).

 

A Ética é a Estética de dentro. (Pierre Reverdy).

 

A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra. (Goethe).

 

Asseguro, sem vacilação, que é possível conciliar política e Ética, política e honra, política e mudança. (Mário Covas).

 

As lições de moral mais duradouras são as que vêm não de ensinamentos de livros, mas da experiência. (Mark Twain).

 

O Brasil tem fome de Ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política. (Betinho).

 

Um projeto político verdadeiramente popular só se constrói com princípios éticos inegociáveis. (Frei Betto).

 

Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho, prazeres sem escrúpulos, conhecimento sem sabedoria, comércio sem moral, política sem idealismo, religião sem sacrifício e ciência sem humanismo. (Mahatma Gandhi).

 

A moda passa, mas as cicatrizes ficam. (Ivo Pitanguy).

 

Tudo tem uma moral: é só encontrá-la. (Lewis Carroll).

 

Se as exigências éticas de Jesus constituem tropeços para o ser humano moderno, somente o são em virtude de sua vontade egoísta, mas não de sua inteligência. (Rudolf Karl Bultmann).

 

A autoridade moral dos governantes é, sem dúvida, o início de tudo. (Dalmo Dallari).

 

Todas as proposições têm igual valor. É por isso que tampouco pode haver proposições na Ética. Proposições não podem exprimir nada de mais alto. (Ludwig Wittgenstein).

 

O Direito não é nada além do mínimo ético. (George Jellinek).

 

A Moral é uma; os pecados são diferentes. (Machado de Assis).

 

Os axiomas éticos são encontrados e testados não muito diferentemente dos axiomas da ciência. A verdade aparece com o teste da experiência. (Albert Einstein).

 

 

 

 

 

 

 

A Moral é humana;3

a Ética é universal.

a Ética é fraternal.5

 

 

A Moral é o princípio;6

a Ética é comperta.7

A Moral é um auxílio;

a Ética liberta.

 

 

A Moral tem limites;8

Terrenalmente, palpites;9

universalmente, a Estrada.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e Ética não devem ser confundidas: enquanto a moral é normativa e humana, a ética é a Lei Universal.

2. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo-sociedade. No Misticismo, a Ética é a Pedra Filosofal Cordial que transmuta.

3. Três amoralidades insuperáveis de Harry S. Truman, 33º Presidente dos Estados Unidos da América:

a) A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.

b) A bomba atômica é mais uma arma no arsenal da justiça.

c) Se a Alemanha tende a ganhar, ajudaremos a Rússia; se a Rússia tende a ganhar, ajudaremos a Alemanha. E que se matem uns aos outros tanto quanto puderem.

4. Os políticos corruptos, os traficantes e os mafiosos, por exemplo, têm lá seus códigos morais, mas tudo é negócio – uma mistura caliginosa, terrível, medonha e assustadora de amoralidades com imoralidades. Corromper e se deixar corromper são apenas negócios; açambarcar e destruir são meros negócios; dar a ordem e mandar matar são simples negócios.

5. Eu só sei que é moral o que nos faz sentir-nos bem depois, e imoral o que nos faz sentir-nos mal depois. (Hemingway). Alguns pensadores diferenciam a Ética da Moral de vários modos, a saber:

a) Ética é princípio; Moral são aspectos de condutas específicas.

b) Ética é permanente; Moral é temporal.

c) Ética é universal; Moral é cultural.

d) Ética é regra; Moral é conduta da regra.

e) Ética é imutável e insubstituível; Moral é mutável e substituível.

f) A Ética é a Lei Universal; a Moral é a lenta e progressiva compreensão e aplicação da representação mental e intelectiva da Ética.

6. Moral é aquilo que sempre estamos a exigir dos outros, mesmo quando não a temos. (Júlio Camargo). Penso que, em termos políticos ou não, seja bem mais do que isto: autoritariamente e arbitrariamente, a Moral exige; totalitariamente e despoticamente a Moral impõe. Ainda que o autoritarismo seja um pouco mais suave do que o totalitarismo, são duas merdas sem-fins.

7. A Ética é reconhecida como certa (comperta), verdadeira e, desde sempre, idêntica a si mesma.

8. A Moral é a ciência dos costumes, e com eles muda. Ela difere de país em país, e em nenhum lugar permanece a mesma no espaço de dez anos. (Anatole France).

9. Eu acho que... Talvez seja melhor fazer assim... Quem sabe se mudarmos este dispositivo... Enfim, como ensinou Miguel Reale, o Direito é feito para a vida e não a vida para o Direito. O Direito, se ou quando é feito para servir as elites, só produz injustiça, indignação, repulsa, revolta e retrocesso. A verdadeira Justiça não socorre apenas os que estão acordados; socorre também os que dormem.

 

Fundo musical:

Samba do Crioulo Doido
Composição: Sérgio Porto
Declamação: Sérgio Porto
Interpretação: Quarteto em Cy

Observação:

A música Samba do Crioulo Doido, composição de Sérgio Porto, foi lançada em 1968 pelo Quarteto em Cy. Fez grande sucesso em todo o Brasil por retratar com fina ironia e humor as confusões que os compositores das Escolas de Samba faziam querendo contar fatos da História do Brasil em seus sambas-enredos para o carnaval. Foi, inclusive, tema de show musical estrelado pelo próprio Quarteto em Cy juntamente com Sérgio Porto. O cronista, radialista e compositor Sérgio Marcus Rangel Porto nasceu no Rio de Janeiro em 11 de janeiro 1923. Conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, Sérgio Porto, sempre muito satírico e muito irônico, foi um dos mais importantes cronistas dos anos 50 e 60. Uma de suas frases mais pitorescas é: Uma feijoada só é realmente completa quando tem ambulância de plantão. Escreveu na Revista Sombra, Jornal Diário Carioca, Tribuna da Imprensa e Última Hora (RJ). Atuou também na Revista da Música Popular Brasileira fundada por seu tio Lucio Rangel e por Pérsio de Moraes. Escreveu, em 1953, Pequena História do Jazz. Em 1961, escreveu Tia Zulmira e Eu, e, em 1966, Febeapá, Festival de Besteiras que Assola o País. Foi membro efetivo do Conselho Superior de Música Popular Brasileira. Faleceu em 30 de setembro de 1968. (Esta observação foi editada de um verbete de Dárcio Fragoso).

 

Samba do Crioulo Doido

 

Foi em Diamantina,

Onde nasceu JK,

Que a princesa Leopoldina,

Arresolveu se casá.

Mas, Chica da Silva

Tinha outros pretendentes,

E obrigou a princesa

A se casar com Tiradentes.

Lá iá lá iá lá iá...

O bode que deu vou te contar.

Lá iá lá iá lá iá...

O bode que deu vou te contar.



Joaquim José

Que também é

Da Silva Xavier

Queria ser dono do mundo

E se elegeu Pedro II.

Das estradas de Minas

Seguiu pra São Paulo

E falou com Anchieta.

O vigário dos índios

Aliou-se a Dom Pedro

E acabou com a falseta.

Da união deles dois,

Ficou resolvida a questão:

E foi proclamada a escravidão...

E foi proclamada a escravidão...

 


Assim se conta essa história,

Que é dos dois a maior glória.

Dona Leopoldina virou trem,

E D. Pedro é uma estação também.

O, ô , ô, ô, ô, ô,

O trem tá atrasado ou já passou...

O, ô , ô, ô, ô, ô,

O trem tá atrasado ou já passou...

 


Fonte:

http://www.paixaoeromance.com/
60decada/samba_do_crioulo_doido/
h_samba_do_crioulo_doido.htm