Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

Para saber se é assim mesmo não é preciso ser provecto.

Primeiro: para se especular a respeito do Universo,

antes de tudo, é fundamental conhecer-se a si mesmo.

Segundo: ao se conhecer o verso se acessará o anverso.

Nada pode existir separado; nada funciona à esmo.

Disputar horas, dias, semanas, meses e anos

— mesmo que os disputantes sejam honestos e lhanos —

só conduzirá a uma única coisa: insolubilidade.2

Uma verdade (relativa) não está próxima nem longe,

e nem é necessário levar ou viver uma vida de monge3

 

 

 

 

Observação:

Aponte o mouse para o primeiro verso e para o terceiro verso do primeiro quarteto do soneto.

_____

Notas:

1. Os universais, em termos filosófico/teológicos, obedecem, segundo Santo Alberto Magno, (Albertus Magnus), 1193-1280, ao seguinte esquema: universal ante rem (em Deus); in re (na coisa concreta); post rem (no universo do conhecimento).

2. Primeira afirmação: Todos os homens são bons. Segunda afirmação: Todos os homens são maus. Nenhuma das duas afirmações constitui a negação da outra e nem anula a que se lhe opõe. Ou todos os homens são bons ou todos os homens são maus também não resolve a antinomia. Assim, parece ser óbvio que alguns homens são bons e que alguns homens são maus. Mas, o que é a bondade? E o que é a maldade? Quem é mais alto e quem é mais baixo? Quem é mais importante: o Mestre Jesus (porque veio antes) ou o Profeta Mohamed? Quem tem mais valor na Ordem Cósmica: um pequerruchinho inseto himenóptero da família dos formicídeos que forma sociedades perenes compostas por rainhas, machos e operárias ou um grande mamífero proboscídeo da família dos elefantídeos dotado de uma trombona flexível (que representa um prolongamento do seu narigão) orelhonas largas e achatadas, membros maciços e colunares, respeitáveis patarronas com três a cinco dedões com unhonas e incisivões superiores formando um par de enormes presas (que valem um dinheirão para seus assassinos)?

 

 

3. Uma escolha que recaia em direção de uma vida cenobítica é algo que precisa ser muito bem pensado e muito bem amadurecido. Esse tipo de opção não é para qualquer um e não serve para todas as pessoas.