Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

É melhor tentar e falhar do que se preocupar e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, do que se sentar não fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, do que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, do que em conformidade viver.

 

Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele.

 

O que afeta diretamente uma pessoa afeta a todos indiretamente.

 

Não há nada de mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo.

 

Todo progresso é precário. A solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.

 

O que me preocupa não são os gritos dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.

 

O bom vizinho olha além das circunstâncias externas e distingue aquelas qualidades intrínsecas que fazem de todos os homens seres humanos, e, portanto, irmãos.

 

O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor.

 

Através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extinguir a escuridão. Só a luz pode.

 

Se eu soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

 

Nós não somos o que gostaríamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, não somos mais quem nós éramos.

 

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje. Mas continue em frente de qualquer jeito.

 

Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.

 

Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. O seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero.

 

Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

 

A verdadeira medida de um homem não se vê na forma em como se comporta em momentos de conforto e de conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e de desafio.

 

Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.

 

O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.

 

É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais.

 

Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa.

 

Eu também sou vítima de sonhos adiados e de esperanças dilaceradas. Mas, apesar disso, eu ainda sonho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida.

 

A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todos os lugares.

 

O Comunismo existe hoje por que o Cristianismo não está sendo suficientemente cristão.

 

A verdadeira paz não é somente a ausência de tensão; é a presença de justiça.

 

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda sonho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu sonho um sonho! Que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos: que os homens são criados iguais. Eu sonho um sonho! Que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. Eu sonho um sonho! Que um dia, até mesmo no Estado de Mississipi, um Estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu sonho um sonho! Que minhas quatro pequenas crianças irão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu sonho um sonho hoje! Eu sonho um sonho! Que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia, no Alabama, meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu sonho um sonho hoje! Eu sonho um sonho! Que um dia todo vale será exaltado e que todas as colinas e montanhas virão abaixo. Os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta... De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade! E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York. Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi. Em todas as montanhas, ouvirei o sino da liberdade. E quando isto acontecer, quando nós permitirmos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e em todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho 'spiritual' negro: 'Livre, afinal! Livre, afinal.'

 

Martin Luther King, Jr. 1929 – 1968)

 

 

 

 

 

 

 

 

u também sonho um sonho!

Que os animais não sejam mais vivisseccionados.

u também sonho um sonho!

Que os ecossistemas não sejam mais ultrajados.

 

 

u também sonho um sonho!

Que as crianças não sejam mais desrespeitadas.

u também sonho um sonho!

Que não haja mais pessoas tristes e mal-amadas.

 

 

u também sonho um sonho!

Que os políticos aprendam: governar é amar.

u também sonho um sonho!

 

 

u também sonho um sonho!

Que, ad semper, desapareçam da Terra os fratricidas.

u também sonho um sonho!

Que in Vitam Æternam1 sejam transmudadas todas as vidas.

 

 

u também sonho um sonho!

Que, humilde, cada ser-no-mundo aceite a Illuminação.

u também sonho um sonho!

Que cada ser-no-mundo ouça a Voz do seu Coração.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea. Corpus Christi custodiat me in Vitam Æternam. Sanguis Christi custodiat me in Vitam Æternam.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

http://pt.wikiquote.org/wiki/Martin_Luther_King

 

Fundo musical:

Send in the Clowns (Stephen Sondheim)

Fonte:

http://d21c.com/emma3/midispc6.html

 

 

 

 

 

 

Paz ao mundo!