MUITO LENTAMENTE

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

O progresso é impossível sem mudança, e os que não podem mudar suas mentes não podem mudar coisa nenhuma. (George Bernard Shaw).

 

O progresso começa com a convicção de que o que é necessário é possível. (Norman Cousins).

 

Inquietude e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso. (Thomas Alva Edison).

 

Você não faz progressos estando em trabalhos secundários, choramingando e reclamando. Você faz progressos implementando idéias. (Shirley Ann Mount Hufstedler). [Choramingando e reclamando, sim, mas, a grande questão é: o que são trabalhos secundários?]

 

A verdadeira lei do progresso moral é a caridade. (Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco).

 

Toda a Natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e seu progresso. (Tsai Chih Chung).

 

Nos reunirmos é um começo. Permanecermos juntos é um progresso. Trabalharmos juntos é um sucesso. (Henry Ford).

 

A mudança não assegura necessariamente progresso, mas, o progresso, implacavelmente, requer mudança. (Henry Steele Commager).

 

Não podemos buscar realização para nós mesmos e esquecer do progresso e da prosperidade para a nossa comunidade. Nossas ambições precisam ser amplas o suficiente para incluir as aspirações e as necessidades dos outros, seja pelo bem deles, seja pelo nosso próprio. (Cesar Chavez).

 

A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. (Mário de Miranda Quintana).

 

 

 

 

Pergunta: O que progride em um Universo imutável e ilimitado que foi o que sempre foi, é o que sempre foi e será o que sempre foi?

 

 

 

 

 

 

Muito... Muito lentamente...

 

 

 

Muito lentamente, ao longo das eras, sob a inspiração de um aumento constante na irradiação da Luz, que fluía do Oriente, as civilizações chegaram e passaram, nasceram e morreram, e os seres-humanos-aí-no-mundo evoluíram, e, hoje são os destinatários da Herança-Sabedoria de todas as idades (de como construir o Templo [Interior] do Senhor). A Humanidade de hoje golpeia novamente a Porta do Templo, e está preparada, pela primeira vez na sua História, para descer aos Portais da Morte [Iniciática] com o objetivo de poder ser elevada à Vida. [(In: O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey, marido de Alice Ann Bailey.]

 

 

 

Recebi a minha parte na Herança,

entretanto, fui maldigno,

e a perdi, caí e sofri.

 

No tempo, toda a minha esperança

por não ter sido benigno

derreteu porque transigi.

 

E, totalmente atolado na alabança

e por ter sido tão indigno

mais uma vez eu morri!

 

 

 

 

Com o tempo, fiz uma nova Aliança,

e, enfim, me tornei digno.

E, então... Renasci!

 

Atualmente, eu auxilio na andança

de cada ente condigno.

Isto significa !1

 

 

 

O verdadeiro significado da Maçonaria é que é Ela um sistema de atividade que conduz a um objetivo definidamente espiritual. [(In: O Espírito da Maçonaria...]

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. A letra I (IOD) simboliza todos os poderes manifestados, e é a imagem do homem ereto, apoiado na terra, de cabeça levantada por aspirações e ideais superiores, que o mantêm aprumado em direção ao manancial infinito, que anima as maravilhosas transformações operadas pela Natureza. Representa a mão humana apontando com o indicador o Ponto Inenarrável de onde provém a Vida ou indicando, no oposto, o mistério insondável desta força vivificadora, penetrando até as profundezas da Terra. É o signo da manifestação potencial expressa em LLuz, Amor, Vida, Liberdade e Triunfo. LLuz fecundante do ideal criador; Amor que germina e corporifica; Vida animando as espécies criadas; Liberdade alcançável pelo sacrifício redentor; e Triunfo sobre debilidades vencidas pelo ser vivente.

 

 

 

 

A letra N (NUN) simboliza a Humanidade na escalada do Calvário da vida. Exprime as intermináveis sucessões, multiplicando-se em variedade e quantidade, e norteadas por inspirações inatas que acalentam o ideal comum de Perfeição.

 

 

 

 

Na sílaba IN se completa o signo da manifestação individualizada, da qual se desenvolvem as idéias relativas à existência e ao sentimento de um Centro determinado (Deus), em um Ponto Interior (Eu) e superiormente concebido (Divino). Jesus crucificado traduz a realização interior de IN na viva exemplificação dos supremos ideais de redenção humana. A Rosa e a Cruz formam constelações de facetas redentoras mostrando o florescimento alcançado pela ascensão espiritual.

 

 

 

 

 

A letra R (RESh) demonstra os movimentos, a marcha e as tendências inspiradas em belezas divinas, e traduz o pensamento fixamente voltado para o caminho ascensional da Verdade. Como signo, exprime os atos bons e os atos maus, dos quais resultam a imperiosa renovação e a necessária regeneração das espécies, governadas e dirigidas pelas leis da evolução ascendente. Imagem do passado defrontando o futuro, indica, no presente, o porvir retilíneo em oposição ao pretérito, do qual restam a experiência e os ensinamentos legados pelos beneméritos ressuscitados na imortalidade das suas obras.

 

 

 

 

As letras R e I – RI – unidas fazem surgir, individual e coletivamente, o símbolo da Humanidade, nas condições atuais do progresso e da civilização que a tem notabilizado.

 

 

 

 

Enfim, no desdobramento do símbolo, a segunda sílaba (RI) corresponde ao triângulo inferior do Hexagrama, enquanto a primeira (IN) se reporta ao triângulo superior. [Em algumas tradições, o Hexagrama é o Grande Selo dos Iniciados.]

INRI também está associado aos conceitos: Igne Natura Renovatur (ou Regeneratur) Integra; I-NRI – Ele, a Humanidade; I-Na-Ra – Ele, a Alma do Universo; e Ina-Ra-Ya – Ele, Nara-Deva – o Homem-Deus. Para maiores informações sobre este tema, consulte http://www.fra.org.br/ e Los Misterios Revelados, terceira mensagem de Los Grandes Mensajes, de Serge Raynaud de la Ferrière (Paris, 19 de janeiro de 1916 – Nice, 27 de dezembro de 1962), que, entre outras atividades, na Maçonaria, foi Soberano Grande Inspetor, 33° grau e Venerável Mestre. O link direto de Los Misterios Revelados é:

http://www.sergeraynauddelaferriere.net/obras/gm/03/gm03.pdf

 

 

 

 

Serge Raynaud de la Ferrière

Serge Raynaud de la Ferrière

 

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria
Composição: D. Pedro I & Otaviano Bastos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=Mc07LbcJJXw

 

Páginas da Internet consultadas:

https://chavesparaasabedoria.blogspot.com.br/

https://cage.ugent.be/~hs/wheels/wheels.html

https://www.mundodasmensagens.com/frases-progresso/2/

https://www.mundodasmensagens.com/frases-progresso/

http://ldssymbols.com/hexagram/

https://www.youtube.com/watch?v=o0ogUrAT4lc

https://gifer.com/en/7yd

https://gifer.com/en/OHqO

https://br.depositphotos.com/

http://www.hiramgrandlodge.com/service.html

http://www.abovetopsecret.com/forum/thread444679/pg1

http://earth33.com/the-lost-symbol/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.