MISTICISMO

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Música de fundo: Gayatri Mantra
Fonte: http://www.plumebleue.ch/pages/discs_pages/TheEssence.htm

 

O soneto abaixo está, digamos assim, propositalmente cifrado. Quem desejar saber que pensamentos nele estão contidos terá que decifrá-lo, o que de certa maneira, é simples, mas dará um pouco de trabalho. Terá que transformar o tipo de letra utilizado – Wp Greek Century – em um tipo compreensível.

Mas, por que fiz isso? Enlouqueci de vez? Não. Isso foi feito porque é educativo e tem por finalidade mostrar o quanto é difícil o Caminho Místico. Este é mais um exemplo educacional que desejo deixar gravado de como a peregrinação Místico-Iniciática é árdua e realmente laboriosa. Os estudantes de Misticismo (grafado de propósito com letra M maiúscula) sabem que é insuficiente ler ensaios, monografias ou livros místicos, que é insuficiente participar de iniciações em lojas ou templos, e que também é insuficiente compreender racionalmente o que é lido nos textos e o que acontece nas deambulações iniciáticas. Também de nada adianta (pelo contrário, estorva inteiramente) estar afiliado a diversas Ordens ou Fraternidades Místicas. Isso acaba atrapalhando o desenvolvimento interior e não levando a lugar algum, porque ainda que a sinfonia seja uma, ela pode ser tocada por diversos instrumentos, em arranjos distintos e em tons diferentes. Há, por outro lado, uma Ponte que precisa ser atravessada, e esta Ponte só poderá ser transposta solitariamente. Ninguém poderá auxiliar, de forma direta, nessa Travessia. Nada mais precisa ser dito. Paz e LLuz.

 

Websites Consultados

http://www.itsablackthang.com/

http://www.uwgb.edu/dutchs/symmetry/log-spir.htm

 

ENTÃO...

 

Bem, eu não sou mesmo, nem de longe, cruel. Já tive oportunidade de dizer, que professor, para ser Professor, tem que gostar, e mesmo amar, o filho dos outros. Sem nenhuma vergonha de confessar, na verdade, a cada dia que passa fico mais sensível ao sofrimento humano e às misérias necessárias (mas de forma alguma obrigatórias) da encarnação. Como eu poderia não desejar, então, que alguém não pudesse compreender o que escrevi? Abaixo está a tradução do soneto. Mas, espero que eu tenha conseguido transmitir a idéia de que só pelo esforço pessoal cruzaremos a tal Ponte! Por maior que seja o amor que alguém tenha por alguém, cada um terá Navegar sozinho e conduzir seu próprio Barco. Nessa matéria, a Sabedoria é intransferível. O Leme...

 

 

Como se pode definir Misticismo atualmente?
Percepção íntima e direta de Deus
Pelo domínio consciente do subconsciente.
Isso equivale a conhecer 'nosso' Mestre-Deus.

 

Mas, conhecer 'nosso' Mestre-Deus
Significa comungar e unir-se com o Absoluto.
Logo, mesmo que só possa existir um Deus,
Cada um tem uma realização pessoal do Absoluto.

 

E mesmo que se admita que Deus
Seja o próprio Cósmico ou a Mente Universal,
Há, assim, muitos Deuses e um só Deus.

 

Portanto, neste caso, não pode haver uniformitarismo,
E quem isso advoga comete um erro fatal.
Obrigar o outro é arremessá-lo em um abismo.