MIRAGEM1 – UM PROBLEMA MUNDIAL
(Parte I)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Miragem – Um Problema Mundial, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho solicitado, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Todo grupo dedicado ao trabalho esotérico tem seu dharma ou dever e um objetivo peculiar.

Dharma significa dever ou obrigação, e todo místico tem uma obrigação específica e definida de desenvolver a Intuição, que pode ser conseguida por meio do estudo e da interpretação correta dos símbolos.

 

 

A área do cérebro localizada ao redor da glândula pineal está conectada com a Intuição; estas células deverão ser postas em atividade, para que possa haver, verdadeiramente, uma Percepção Intuitiva Real.2

 

 

 

 

Intuição é uma compreensão sintética, prerrogativa da [personalidade-]alma, e, portanto, só é possível quando a [personalidade-]alma, em seu próprio nível, vai em duas direções: em direção à Mônada, de forma integrada, e, momentaneamente, em direção ao eu inferior, coordenando-o e unificando-o. É o primeiro indício de uma unificação subjetiva profunda, que chegará à sua consumação na Terceira Iniciação. Intuição é a capacidade de captar compreensivamente o Princípio de Universalidade (Misericórdia e Amor Universal); quando está presente, é anestesiado, pelo menos temporariamente, todo o senso de separatividade. O desenvolvimento da Intuição traz acoplado três qualidades: 1ª) Illuminação Intelectual (LLuz das Idades da Mente Universal); 2ª) Compreensão (unificação do eu inferior com o Eu Superior, atividade do Princípio Crístico Interno e desapego pessoal e apartamento da identificação com a vida na forma, mas, evitando o sentimento de separação, de isolamento e de superioridade); e 3ª) Amor (captação sintética e incluinte da vida e das necessidades de todos os seres). Intuição é Universalidade ou sentido de Unicidade Universal. Enfim, Intuição é Vida, Amor, LLuz e Compreensão [que conduz à Libertação].

 

 

 

 

Os símbolos constituem a forma exterior e visível das realidades espirituais interiores.

À medida que vamos construindo (se estivermos impulsados pelo Amor Grupal e atuando sob a influência da Vontade – [Fiat Voluntas Tua] ou pelo aspecto do Primeiro Raio), teremos, necessariamente, que destruir.

 

 

O estudo dos símbolos ajuda a:

1. Desenvolver o poder de nos deslocarmos para detrás da forma e alcançarmos a realidade subjetiva;

2. Produzir uma estreita integração entre mente, [personalidade-]alma cérebro; uma vez alcançada esta integração, a Intuição é obtida mais rapidamente, e, portanto, mais facilmente alcançaremos a Illuminação e a Verdade [relativa]; e

3. Exercer pressão sobre determinadas áreas dormentes do cérebro, ativando as células cerebrais, sendo este o primeiro estágio na experiência do aspirante. Na maioria dos verdadeiros aspirantes, o Centro entre as sobrancelhas é despertado, enquanto o Centro no topo da cabeça vibra muito suavemente, mas, não está totalmente operacional, devendo despertar efetivamente antes que os aspirantes estejam à altura da sua oportunidade máxima.

O conceito apreendido de um símbolo deve sempre ser sintético. Não pode ser detalhado nem fracionado.

 

Os fazedores de guerras nunca pagam as contas da destruição!

 

Os símbolos devem ser estudados de três maneiras:

1ª – Exotericamente: implica o estudo da sua forma e das suas linhas, portanto, o seu significado numérico, e, também, suas configurações seccionais;

2ª – Conceitualmente: implica em alcançar a idéia subjacente, que poderá estar expressa em seu nome, atingindo o seu significado, que surge na consciência através da meditação, de maneira parcial ou total; e

3ª – Esotericamente: implica o efeito que produz a força ou energia e a sua qualidade vibratória, que poderá despertar um dos Centros, talvez, no corpo astral ou apenas na mente. [O estudo dos símbolos sempre conduz à uma compreensão-sensação de Unidade (Unicidade)].

 

16 + 1 = 17

 

A compreensão sintética do propósito de um símbolo conduz ao Verdadeiro Esoterismo.

Todas as formas são símbolos de uma qualidade-vida interna.

É vital para o crescimento dos aspirantes e dos discípulos o equilíbrio mental entre forma e conceito, expressão e qualidade, signo e significado.

 

 

Devemos manter na mente a idéia de Serviço e a valência da Utilidade.

Registrar antigas informações e conhecimentos inerentes à figura de um símbolo serve para levar a consciência ao plano mental, e, de lá, para focá-la no mundo das idéias ou dos conceitos.

Plutarco: Uma idéia é um ser incorpóreo que não tem existência própria, mas, dá forma e contorno externo à matéria informe, e se converte na causa da manifestação.

 

Aprontando Mentalmente

 

Todo símbolo personifica uma idéia.

Para remover as miragens [ilusões] que, dia-a-dia, invadem nossas vidas, todos nós precisamos treinar (particularmente na Lua Cheia) e aprender a:

• desenvolver o poder de visualizar concertadamente;

• treinar convenientemente a mente para intuir a realidade; e

• interpretar correta e categoricamente o que é visto, para que a compreensão intuitiva seja verídica e libertadora [ainda que relativa], inclusive para colaborar na minimização, na desagregação e na dissipação das gigantescas miragens [ilusões] mundiais. A Grande Ilusão Mundial (interpretação errada das coisas resultante da atividade, no tempo-espaço, da mente humana) vem mantendo e ainda mantém em cativeiro os desprevenidos filhos dos homens.

 

 

Hoje, três grandes acontecimentos são iminentes na consciência mundial:

• desenvolvimento e compreensão do trabalho telepático;

compreensão e investigação científica das ilusões e dos enganos mundiais; e

• aprimoramento dos métodos corretos de cura.

Meta —› aprender a empregar inteligentemente a faculdade de discriminar.

O problema da miragem é amplificado quando a ilusão mental é intensificada pelo desejo.3

 

 

Miragem (acumulada durante épocas)    Confusão emotiva em que parece viver sempre a maioria dos seres humanos.

 

 

Só a Intuição pode[rá] dissipar a ilusão.

Para um e para todos:

• destruição do Morador do Umbral;

• desvitalização de mâyâ;

• eliminação da miragem; e

• dissipação da ilusão.

Quatro Definições:

• Ilusão – é, primariamente, uma qualidade mental que caracteriza a mentalidade das pessoas que são mais intelectuais do que emotivas, e que transcenderam a miragem, tal como é geralmente significada, gerando incompreensão de idéias, incapacitando a percepção conveniente das formas mentais e conduzindo a interpretações incorretas [e aprisionadoras].

 

1º) Tente acompanhar o giro da bolinha.
2º) Fixe o olhar no centro da animação.

 

• Miragem é uma qualidade de caráter astral e muito mais poderosa.

 

 

• Mâyâ é de caráter vital, sendo uma qualidade da força. É essencialmente a energia do ser humano quando entra em atividade mediante a influência da ilusão subjetiva mental ou da miragem astral ou de uma combinação das duas.

• O Morador do Umbral está sempre presente, no entanto, só se torna ativo na Senda do Discipulado, quando o aspirante, esotericamente, se torna, Iniciaticamente, consciente de si mesmo e das condições induzidas em seu interior, tudo isto como resultado da ilusão interna, da miragem astral e de mâyâ, que envolvem toda a sua vida. Entretanto, pelo esforço e pelo trabalho sincero, o Morador do Umbral, lentamente, vai se desintegrando, e, com segurança, os obstáculos vão diminuindo na Estrada que leva ao Portal da Iniciação.4

Uma evidência incontestável: a libertação individual do controle interno das ilusões e das miragens produzirá o eventual esclarecimento da Humanidade e a minimização das distorções.5

 

 

De maneira geral, auras positivas subordinam auras negativas.

 

 

O fanático, geralmente, é um indivíduo que incubou uma idéia poderosa, achando impossível integrá-la no panorama mundial.

 

 

 

Antigas Teologias [infernais e retrógradas] com roupas modernas – ... têm produzido ... o mundo da ilusão e os estados mentais que têm aprisionado a Humanidade em pensamentos e conceitos equivocados.

 

 

 

O que é necessário são mediadores que interpretem as idéias, não médiuns.

 

 

Ilusões e Miragens das Pessoas Emotivas = Ilusões e Miragens Herdadas + Ilusões e Miragens Auto-induzidas + Ilusões e Miragens Mundiais.

Minha oração e minha aspiração [e minha também]: Que todos avancem [e ascendam] rumo à Luz e à Compreensão, e que a Luz brilhe sobre o Caminho Vertical de cada Discípulo [e de todos os seres-humanos-aí-no-mundo].

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa define miragem como: 1. efeito óptico que ocorre nas horas mais quentes, especialmente nos desertos, produzido pela reflexão da luz solar, que cria uma imagem semelhante a um lago azul, onde, por vezes, se refletem imagens de vegetação ou de cidades distantes, e que desaparece à medida que nos aproximamos; 2. aquilo que se apresenta como algo muito bom [ou pavoroso], mas, que não é verdadeiro; 3. falsa realidade, ilusão, quimera, sonho. Vou dar um exemplo pessoal. De vez em quando, lá muito de vez em quando mesmo, eu me pego tendo tendo um ataque-fuinha repentino de egoísmo mental. Duração: 5 a 10 segundos (talvez, menos). Logo que percebo o fedorento ataque egoístico, bate-pronto eu o mando para a cucuia, e acabo rindo à larga de mim mesmo. O que isto tem a ver com miragem ou ilusão? Ora, muito simples: os sentimentos escrotérrimos de exclusividade-prioridade, de number one, de faço-e-desfaço, de quem-manda-aqui-sou-eu, de vou-comer-a-sua-alma ou de se sentir dono de haveres ou bens (todos sentimentos que dão na mesma como na mesma dão) nada mais são do que miragens ou ilusões acachapantes, acabrunhantes, afrontantes, degradantes, retrogradantes, antialvoradizantes e por aí vai... longe. Ninguém leva um grãozinho de porra nenhuma para o lado de lá! Está certo ou não está? Enfim, como disse Voltaire: Não prestaremos para nada se só formos bons para nós próprios. Ou como pensou o Marquês de Custine: O egoísta não sabe amar, mas, também, não sabe se deixar amar. E William Shakespeare: O egoísmo unifica os insignificantes. E o Dalai Lama: O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole – que são a origem dos problemas do mundo. E Paolo Mantegazza: O egoísta, embalsamando-se a si mesmo, transforma-se em uma múmia [paralítica], que não sente dor, mas, que também não goza a alegria. Ou, ainda, de um texto budista: Devido à sua ambição e ao seu egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio. E, para rir um pouco, reproduzo o que, certa vez, disse Groucho Marx: Egoísta é toda pessoa que pensa mais nela do que em mim.

 

Sou $hylock, com muito gosto,
mas, se isto o deixa indisposto,
experimente tentar ser como eu.
Juro: quem fruirá é o seu não-Eu!

Sou $hylock, com muito gosto.
Cara, se você estiver disposto
a me plagiar só um pouquinho,
juro: nunca luzirá seu Caminho!

 


Cia. = Corruptos Ltda.

 

2. Quem fizer uma análise sincera da sua vida, concluirá, sem esforço, que dedica, pelo menos, 50% da sua existência à coisas fúteis, inúteis e consúteis com coisíssima nenhuma. Se você cismar de inquirir sua consciência e de fazer esta análise sincera, não esqueça de computar aí o tempo que você passa dando puns no sofá vendo televisão, que deve ser, na atualidade, o maior tempo jogado no lixo por todos nós! Bem, eu estou comentando isto porque gosto muito de assistir os seriados Law & Order: Special Victims Unit [acho a Olivia Benson (Mariska Hargitay, filha mais nova de Jayne Mansfield, atriz e símbolo sexual dos anos 1950, e Mickey Hargitay, antigo "Mr. Universo") o maior barato], Chicago Fire e Chicago PD, que passam no Universal Channel. Mas, perco muitos episódios, porque, se eu estiver agarrado na escrevinhação, não largo de jeito maneira nem de maneira jeito. Mas, bom mesmo é quando o Dick Wolf mistura os três seriados e inventa uma história só de pedófilo ou serial killer. Aí o pau canta na casa da Dona Maroca! Também gosto muito da interpretação do Jason Beghe como Sargento Hank Voight, que é mau como um pica-pau(-de-barriga-vermelha), mas, é justo, solidário e sensível. Ele gosta de dar umas porradas nos sacanocratas, mas quem não gosta? O Senhor  e a corruptocracia que acamparam no Patropi – de armas, bagagens, tráfico de influência e muita cara-de-pau anti-republicana – que se cuidem! Hank Voight vem aí! Pim-Pim Pim-Pim-Pim-Pim!

 

Dona Maroca e Hank Voight
(Pim-Pim Pim-Pim-Pim-Pim!)

 

3. Não sei se vou exagerar, mas, vou dizer assim mesmo: penso que o maior problema do ser humano seja o desejo, que não deixa de ser uma prisão-miragem. Desejo de ser reconhecido social e profissionalmente, desejo de possuir alguma coisa, desjo de alcançar determinada situação que supra uma aspiração do corpo ou do ego, desejo de exercer o poder, desejo que o outro morra para ficar com a grana dele, desejo de não ir para o inferno, desejo de ir para o céu, desejo de ser arrebatado, desejo que aconteça um milagre, desejo de ter desejo etc. Em Filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. Algumas vezes, é uma tendência consciente, outras vezes, é inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha, por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico. Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, indigência. E por que não ignorância? Ora, um ser que não carecesse de nada não desejaria nada; seria um ser perfeito – uma espécie de deus. Por isto, Platão e os filósofos cristãos tomam o desejo como uma característica de seres finitos e imperfeitos, e conseqüentemente ignorantes. Enfim, a plena liberdade está em não desejar nada. Uma chave para pensar: quem não deseja nada é porque já tem tudo.

 

 

4. O Morador do Umbral bem que poderia ser denominado de Senhor Repeteco Taco-Teco-Tico-Toco-Tuco.

5. Quando? Até quando?

Quando pararmos de os outros imitar
e de – sem refletir – as coisas papar...
A LLuz preluzirá em nossos Corações
e sumirão os preconceitos e os senões.

Quando decidirmos não mais ajoelhar,
e deixar, em nosso Coração, a Voz falar,
não mais terá poder sobre nós o dragão,
e, em nossa vida, novas cores surgirão.

Quando? Quando? Quando? Quando?
Hoje. Neste momento. Já. Transmutando.
Até quando Saramandaia, aiaia e gandaia?
Amanhã? Amanhã reencarnará o prâlâya!

 

6. O que poderá haver de pior do que impor à uma criança uma religião qualquer e um deus de barro criado pelos homens? Em um trabalho que escrevi há muito tempo, afirmei que meus filhos foram criados e educados sem religião, sem deuses, sem demônios, sem céus e sem infernos. Incomparavelmente, isto foi o melhor que a mãe deles e eu fizemos por eles.

 

Música de fundo:

Tocando em Frente
Composição: Almir Sater & Renato Teixeira
Interpretação: Almir Sater

Fonte:

http://minhateca.com.br/aprf01/Musicas/Lado+a/Cl*c3*a1ssicos+
MPB/Almir+Sater+-+Tocando+em+Frente,42276562.mp3(audio)

 

Páginas da Internet consultadas:

http://avatarmaker.net/free-avatars/music-fanatic
-smile-animated-avatar-100x100-329/

http://www.gifmania.com.br/Gif-Animados-Manga-Anime/
Animacoes-Digimon/Imagens-Data/Mirage-Gaogamon/

http://electroneubio.secyt.gov.ar/non-optic_visual_intonation.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desejo

http://www.moillusions.com/hue-optical-illusion/

https://filosofonet.wordpress.com/2009/11/14/a-reproducao-da-
desigualdade-racial-atraves-da-reproducao-da-violencia-simbolica/

https://twitter.com/dmaroca

http://www.123freevectors.com/vector-freebies/#gsc.tab=0

http://mensagens.culturamix.com/paz/poemas-sobre-paz

http://gartic.com.br/jose_de_anchieta/desenho-jogo/casa

http://www.gifmania.co.uk/Objects-Animated-
Gifs/Animated-Clothes/Sewing/Zippers/

http://www2.samford.edu/~djohnso2/DNARepl.html

http://pt.vectorhq.com/search/coiled-snake

http://www.animatedimages.org/cat-bats-196.htm

http://pensador.uol.com.br/egoismo/4/

http://pensador.uol.com.br/egoismo/3/

http://pensador.uol.com.br/egoismo/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/egoismo

http://www.britannica.com/EBchecked
/topic/158992/desert/images-videos

http://www.clipartpanda.com/categories/money-tree-vector

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Informação importante:

Todos os textos deste Website poderão ser acessados e lidos no Website paxprofundis.net, que são idênticos. O endereço eletrônico é:

http://www.paxprofundis.net

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.