Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


O Soninho do Anestesiado

 

 

 

Será que meu irmão M. T. um dia espertará?

Ou será que continuará atormentado

imaginando que um milagre um dia se fará?

Será que permanecerá anestesiado,

delirando, sonhando, vivendo ao deus-dará?

 

Muitos fantasiam que o Senhor das vidas

tem imperatividades ultranaturais para conosco,

mas medram da maria-das-pernas-compridas,

comem, se calha, um mixuruca café-conosco,1

e não encaram com afinco suas lidas.

 

Vem, vamos embora, que esperar não é saber.

Por que viver de favor como um calão?

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Irmão: olha pra dentro, ouve o Coração!

Ouve a Santa Voz do Silêncio em teu imo ser!2

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Geralmente servido e consumido acompanhado de iguarias. Quando é almoço de malandro fracassado, a iguaria geralmente é um pão amanhecido, e, dependendo do caso, muitas vezes, é sem manteiga.

2. Esta quintilha, em parte, foi inspirada na letra de música Caminhando (Pra Não Dizer que Não Falei das Flores) de Geraldo Vandré (nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias). Caminhando (Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores) é uma canção que ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção de 1968. Depois disso, sua execução foi proibida durante os anos de chumbo (1964 e 1985), pela ditadura militar.

Informa Dárcio Fragoso: Geraldo Pedrosa de Araújo Dias nasceu dia 12/09/1935, em João Pessoa, Paraíba. Por ser muito irriquieto, seu pai matriculou-o no Colégio São José, em Nazaré da Mata, interior de Pernambuco. Desde menino, demonstrou forte inclinação por música e desejo de cantar em rádio – o grande veículo de comunicação dos anos 30 e 40. Aos 14 anos, participou de um programa de calouros na Rádio Tabajara, de João Pessoa. Em 1951, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, o que facilitaria a vida artística de Geraldo. Sua primeira aventura musical foi representar a Paraíba no programa de Cesar de Alencar, um dos mais famosos animadores de programas de auditório dos anos 50. Em 1955, defendeu a música Menina de Carlos Lyra, no Festival de Música da TV Rio. Passou a freqüentar os programas musicais de rádio, onde conheceu vários artistas como Ed Lincoln, Luis Eça e Baden Pawell. Ainda estudante secundarista, conheceu João Gilberto com quem chegou a se apresentar em diversos programas musicais. Por insistência da mãe, prestou exame vestibular ingressando na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Passou a se interessar por política estudantil sendo membro do Centro Popular de Cultura da UNE União Nacional dos Estudantes (CPC), onde ampliou seus horizontes culturais e sua amizade com diversos artistas como Carlos Lyra, seu primeiro parceiro musical. Participou de quase todos os festivais de música dos anos 60, sendo membro ativo dos movimentos de defesa da autêntica música brasileira. Autor de sessenta músicas solo e com ótimos parceiros, as principais são: Disparada, com Teo de Barros, primeiro lugar no Festival da TV Record de 1965, empatada com A Banda de Chico Buarque; O Cavaleiro, com Tuca, segundo lugar no 1º Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro; Porta Estandarte, com Fernando Lona, vencedora da 2º Festival de Música Popularda TV Excelsior, em 1966; Caminhando (Pra Não Dizer que Não Falei das Flores), 2º lugar no Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1968, perdendo para Sabiá de Tom Jobim e Chico Buarque, apesar das vaias da platéia, que preferia a música de Vandré. Caminhando tornou-se um hino de protesto na luta contra a ditadura militar. Musicou inúmeras peças teatrais e filmes. Por suas posições políticas e corajosas foi exilado em 1968 para o Chile. Viajou por diversos países, sempre se apresentando em festivais de música. Em 1973, retornou ao Brasil onde retomou sua carreira musical. É considerado um dos melhores compositores brasileiros, sempre com fortes mensagens e apelos sociais.

 


http://www.paixaoeromance.com/
60decada/caminhando/caminhando.htm

 

Observação:

A animação O Soninho do Anestesiado foi produzida a partir da fotografia digital disponibilizada na Página:

http://www.cmlab.csie.ntu.edu.tw/
~bh/blog/index.php?y=05&m=09

 

Música de fundo:

Caminhando – Pra Não Dizer que Não Falei das Flores. (Geraldo Vandré)

Fonte:

http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/musica/historia_
musica/mpb/geraldovandre/Geraldo_vandre.htm