MICHIO KAKU
(Pensamentos)

 

 

 

Michio Kaku

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo tem a finalidade de apresentar para reflexão alguns pensamentos do físico teórico estadunidense Michio Kaku, que, entre outras coisas extremamente interessantes, acredita na existência de alienígenas.

 

 

Michio Kaku e seus dois amigos alienígens

 

 

 

Breve Biografia

 

 

Michio Kaku

 

 

Michio Kaku (São José, 24 de janeiro de 1947) é um físico teórico estadunidense. É professor e co-criador da Teoria de Campos de Corda, um ramo da Teoria das Cordas, que viria para ajudar na explicação da chamada Teoria de Tudo, buscada por diversos físicos ao longo da nossa história, incluindo Albert Einstein. Michio Kaku defende a existência de universos paralelos. O físico é popular por transformar temas extremamente técnicos de forma que possam ser compreendidos com maior facilidade.

 

Michio se formou como bacharel (summa cum laude) na Universidade de Harvard, em 1968, quando ele foi primeiro em sua turma de Física. Em 1972, se dirigiu ao Berkeley Radiation Laboratory, na Universidade de Berkeley, para receber o seu PhD. Em 1973, se tornou membro da Universidade de Princeton. E, atualmente, é professor da City University of New York. Autor de vários artigos técnicos envolvendo a teoria das cordas, a supergravidade, supersimetria e hádrons; seus estudos atualmente se concentram na Teoria de Tudo, que eu acho extremamente simples e muito fácil de expressá-la matematicamente:

 

TUDO + TODOS = 1.

 

Michio é autor de vários livros de divulgação científica, e também fez várias participações em programas de televisão explicando os conceitos mais "esotéricos" da Física Contemporânea. Atualmente apresenta três programas no Discovery Channel: A Física do Impossível, Como Funciona o Universo e O Mundo do Futuro. Em seus estudos, defende a existência de universos paralelos.

 

 

 

Pensamentos de Michio Kaku

 

 

 

Ainda estamos na fase em que as mais humildes criaturas da Mãe Natureza podem ser mais espertas do que os nossos robôs mais inteligentes.

 

Einstein escreveu uma vez que acreditava no Deus de Espinoza, que se revela a Si próprio na harmonia daquilo que existe, não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens.

 

Por vezes, é útil diferenciar entre o deus dos milagres e o Deus da Ordem [e do Sistema].

 

Em certo sentido, a gravidade não existe; o que move os planetas e as estrelas é a distorção do espaço e do tempo. [Continuum Espaço-tempo.]

 

Os físicos são feitos de átomos. Um físico é uma tentativa de um átomo de se entender. [Em última instância, o Unimultiverso é ernergia, e, portanto, tudo no Unimultiverso é energia.]

 

 

Albert Einstein
(Se, a princípio, uma idéia não parecer absurda,
então, não haverá esperança para ela.
)

 

 

O cérebro humano pesa apenas 1,3 kg, mas, é o objeto mais complexo do Sistema Solar.

 

Na verdade, temos uma candidata à mente de Deus. A mente de Deus que acreditamos é a música cósmica, a música das cordas ressoando através do hiperespaço de 11 dimensões. Esta é a mente de Deus.

 

As Equações de Maxwell, originalmente, consistiam de oito equações. Estas equações não são bonitas. Elas não possuem muita simetria. Em sua forma original, elas são feias No entanto, quando reescritas, usando o tempo como a quarta dimensão, este conjunto um tanto estranho de oito equações colapsa em uma única equação tensorial. Isto é o que um físico chama de beleza, porque os dois critérios, agora, estão satisfeitos.

 

 

Equações de Maxwell
(Quem pode entender esse troço aí?
Acho que nem o Michio Kaku entende!)

 

 

Há tanto barulho na Internet, com aspirantes a profetas arengando diariamente e megalomaníacos tentando nos empurrar idéias bizarras, que, eventualmente, as pessoas irão apreciar uma nova mercadoria: a sabedoria. [O pior não são as arengas megalomaníacas e esquizofrênicas, mas, sim, as falsidades que matam pessoas.]

 

 

 

 

A Matemática é o conjunto de todas as estruturas autoconsistentes possíveis.

 

É freqüentemente afirmado que, de todas as teorias propostas no século passado, a mais tola é a Teoria Quântica, [também conhecida como Física Quântica, Teoria Quântica, Modelo Mecânico de Ondas e Mecânica de Matriz]. Na verdade, alguns dizem que a única coisa que a Teoria Quântica tem a seu favor é que ela é inquestionavelmente correta.

 

Para aqueles que acreditam [sabem] nenhuma explicação é necessária; para os que não [sabem] nenhuma explicação será suficiente.

 

Eu digo, olhando para os próximos 100 anos, que, hoje, existem duas tendências no mundo. A primeira tendência é em direção ao que chamamos de civilização tipo um, uma civilização planetária. O perigo é a transição entre o tipo zero e o tipo um, e é onde estamos hoje. Somos uma civilização tipo zero. Obtemos nossa energia de plantas mortas, petróleo e carvão. Mas, se você receber uma calculadora, poderá calcular quando atingiremos o status tipo um. A resposta é: em cerca de 100 anos nos tornaremos planetários. Seremos capazes de aproveitar toda a produção de energia do planeta Terra. Vamos brincar com o clima, com os terremotos e com os vulcões. Vamos brincar com qualquer coisa planetária. O período de perigo é agora, porque ainda temos a selvageria. Ainda temos todas as paixões. Temos todas as idéias sectárias, [negacionistas] e fundamentalistas circulando por aí, mas, também temos armas nucleares, capazes de exterminar a vida na Terra. Portanto, vejo duas tendências no mundo hoje. A primeira tendência é em direção a uma sociedade multicultural, científica e tolerante, e, onde quer que eu vá, vejo aspectos deste nascimento. Por exemplo, o que é a Internet? Muitas pessoas escreveram sobre a Internet. Bilhões e bilhões de palavras escritas sobre a Internet, mas, para mim, como físico, a Internet é o início de um sistema telefônico tipo um, um sistema telefônico planetário. Portanto, temos o privilégio de estar vivos para testemunhar o nascimento da tecnologia tipo um. E o que é a União Européia? A União Européia é o início de uma Economia do tipo um. E como estes países europeus, que se massacraram desde o derretimento do gelo há 10.000 anos, se uniram e puseram de lado as suas diferenças para criar a União Européia? Então, estamos começando a ver o início de uma Economia tipo um também. [Concordo com este pensamento, porém, para que esta idéia saia do papel e frutifique, precisaremos, acima de tudo, eliminar de uma vez para sempre a Grande Heresia da Separatividade.]

 

Quando os físicos falam de beleza em suas teorias, eles realmente querem dizer que suas teorias possuem, pelo menos, duas características essenciais: 1ª) uma simetria unificadora; e 2ª) a capacidade de explicar grandes quantidades de dados experimentais com as expressões matemáticas mais econômicas.

 

Existem muitos exemplos de teorias antigas e incorretas que persistiram teimosamente, sustentadas apenas pelo prestígio de cientistas tolos, mas, bem relacionados. Muitas dessas teorias foram mortas apenas quando algum experimento decisivo expôs sua incorreção. Assim, o trabalho do 'yeoman' em qualquer ciência, especialmente na Física, é feito pelo experimentalista, que deve manter os teóricos honestos.

 

Em 2100, nosso destino é nos tornarmos como os deuses, que tanto tememos. Todavia, nossas ferramentas não serão vagas mágicas e poções, mas, a ciência dos computadores, a nanotecnologia, a inteligência artificial, a biotecnologia e, acima de tudo, a Teoria Quântica.

 

Surpreendentemente, apenas um punhado de princípios físicos fundamentais são suficientes para resumir a maior parte da Física contemporânea.

 

O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, cada neurônio conectado a 10 mil outros neurônios. Sentado em seus ombros, está o objeto mais complicado do Uni[multi]verso conhecido.

 

Asteróides assassinos são a maneira natural de perguntar: 'Como está indo esse programa espacial?'

 

Há perigos, sim, mas, apenas perigos se as pessoas não entenderem onde a tecnologia está nos levando.

 

O Dr. Richard Davidson, neurocientista da University of Wisconsin-Madison, concluiu: Suas notas na escola ou suas pontuações no SAT [Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Tes] significam menos para o sucesso na vida do que sua capacidade de cooperar, sua habilidade de regular suas emoções, sua capacidade de retardar suas gratificações e sua capacidade de focar sua atenção. Todos os dados indicam que estas habilidades são muito mais importantes para o sucesso na vida do que seu QI ou suas notas.

 

Aprendemos mais sobre o cérebro nos últimos quinze anos do que em toda a história humana anterior, e a mente, considerada fora do nosso alcance, está, finalmente, assumindo o centro do palco.

 

Em nosso Uni[multi]verso, estamos sintonizados com a freqüência que corresponde à nossa realidade física. Mas, há um número ilimitado de realidades paralelas coexistindo conosco, embora não possamos nos sintonizar com elas. Embora estes mundos sejam muito semelhantes, cada um tem uma energia diferente. E como cada mundo consiste de trilhões e trilhões de átomos, isto significa que a diferença de energia pode ser muito grande. Como (pela Lei de Planck) a freqüência destas ondas é proporcional à sua energia, isto significa que as ondas de cada mundo vibram em freqüências diferentes e não podem interagir. Para todos os efeitos, as ondas destes vários mundos não influenciam nem interagem umas com as outras.

 

O jurista, político, filósofo, escritor, cético e humanista francês, considerado o inventor do ensaio pessoal, Michel Eyquem de Montaigne (Castelo de Montaigne, 28 de fevereiro de 1533 Castelo de Montaigne, 13 de setembro de 1592) escreveu uma vez: Quando brinco com minha gata, como posso saber se ela não está brincando comigo, e não eu com ela?

 

Em certo sentido, o livre-arbítrio é uma farsa. As decisões são tomadas com antecedência pelo cérebro, sem a entrada da consciência, e, depois, o cérebro tenta encobrir isto (como costuma fazer) alegando que a decisão foi consciente. O Dr. Michael Sweeney concluiu: As descobertas de Libet sugeriram que o cérebro sabe o que uma pessoa vai decidir antes que ela faça. O mundo deve reavaliar não apenas a idéia de movimentos divididos entre voluntários e involuntários, mas, também, a própria idéia de livre-arbítrio. Tudo isto parece indicar que o livre-arbítrio, a pedra angular da sociedade, é uma ficção, uma ilusão criada por nosso cérebro esquerdo. Então, somos mestres de nosso destino ou apenas peões em uma fraude perpetuada pelo cérebro? [Ainda bem que Michio começou esta sentença dizendo: em certo sentido...]

 

Parece que, na vida, a característica mais intimamente relacionada ao sucesso, que tem persistido ao longo das décadas, é a capacidade de adiar a gratificação.

 

Fofocar é essencial para a sobrevivência, porque a complexa mecânica das interações sociais está mudando constantemente. Então, temos que entender esse terreno social em constante mutação. Esta é a Consciência de Nível II em ação. Mas, assim que ouvimos uma fofoca, imediatamente fazemos simulações para determinar como isto afetará nossa própria posição na comunidade, o que nos leva ao Nível III de Consciência. Milhares de anos atrás, na verdade, a fofoca era a única maneira de obter informações vitais sobre a tribo. Muitas vezes a vida de uma pessoa dependia de saber as últimas fofocas.

 

Para entender o ponto preciso em que o possível se torna impossível, você tem que apreciar e compreender as leis da Física.

 

 

 

 

Para entender o futuro que você precisa entender a Física. A Física do século passado nos deu a televisão, o rádio, o microondas, a Internet, os lasers, os transistores, os computadores... Tudo isso veio da Física. [A Física do futuro nos dará o domínio do Continuum Espaço-tempo. E quem dominar o espaço-tempo não será menos do que um Deus Consciente de que é um Deus! Por que estou afirmando isto? Porque Domínio do Espaço tempo = Imortalidade.]

 

 

 

 

Se um marciano descesse à Terra e assistisse a nossa televisão, ele ficaria surpreso que nossa sociedade ainda não tenha desmoronado.

 

Se todas as nossas noções do senso comum sobre o Uni[multi]verso estavam corretas, então, a ciência teria resolvido os segredos do Uni[multi]verso milhares de anos atrás. O objetivo da ciência é descascar a camada da aparência dos objetos para revelar sua natureza subjacente. De fato, se a aparência e a essência fossem a mesma coisa, não haveria necessidade de ciência.

 

Quando olhamos para o céu noturno, faz sentido que alguém esteja olhando para nós.

 

Os robôs são perigosos? Possivelmente. Então, eu sugiro que coloquemos um chip em seu cérebro para desligá-los, se eles tiverem pensamentos assassinos.

 

O Uni[multi]verso é uma sinfonia de cordas.

 

A inteligência parece estar correlacionada com a complexidade com a qual podemos simular eventos futuros.

 

A Vida Eterna não viola as Leis da Física. Afinal, nós só morremos por uma palavra: erro. Quanto mais tempo vivermos, mais erros serão cometidos por nossos corpos, quando lerem nossos genes. Isto significa que as células ficam lentas. O corpo não funciona tão bem quanto poderia, e é por isto que envelhecemos [e acabamos ficando gagás!] Então, os órgãos acabam falhando... E pimba: morremos.

 

Hoje, o seu celular tem mais poder do que os computadores da NASA em 1969, quando colocou dois astronautas na Lua. Jogos de vídeo, que consomem enormes quantidades de energia para simular situações 3-D, usam mais energia do que computadores de mainframe da década anterior. O Sony PlayStation de hoje, que custa US $ 300, tem o poder de um supercomputador militar de 1997, que custou milhões de dólares. [Praticamente, chegamos ao ponto de dormir com uma tecnologia e acordar com outra. A minha mãe, se hoje estivesse viva, não acompanharia de jeito nenhum a evolução científico-tecnológica atual, e até acho que acabaria ficando biruta.]

 

O desafio da nossa civilização veio do nosso conhecimento das energias cósmicas que alimentam as estrelas o movimento de luz e dos elétrons. Através da matéria, a complexidade molecular, que é a base biológica da vida, deve ser cumprida pela criação de uma dupla ordem moral e política que precisará acomodar as forças que manipulamos ou seremos destruídos.

 

As quatro forças do Uni[multi]verso gravidade, a força eletromagnética e as duas forças nucleares podem ser vistas como música.

 

Einstein gostava de jogar o violino para relaxar. Todo físico gosta de ter um tempo para o lazer. O meu é patinagem no gelo. [Eu tenho vários passatempos. Um deles é assistir o . Mas, agora, com o Agente Especial Sênior Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon) fora da série, sei lá. Perdeu a graça.]

 

No futuro, você simplesmente pulará no seu carro, ligará o piloto automático, se conectará à Internet, relaxará e assistirá um filme. O carro se dirigirá. [Sinceramente? Sinceramente? Se isto, de fato, vier a acontecer, eu juro que dou um tiro no coco. Igualzinho ao Presidente-ditador falecido João Baptista de Oliveira Figueiredo, que disse: — Se ganhasse salário-mínimo, eu dava um tiro no coco.]

 

Todas as crianças nascem gênios, mas, acabam sendo esmagadas pela sociedade.

 

É inútil ter uma mesa limpa, arrumadinha e agradável, porque isto significa que você não está fazendo nada.

 

No começo, Deus disse: a divergência quadridimensional de um tensor anti-simétrico e de segunda classificação é igual a zero. E houve luz! E foi bom! E, no sétimo dia, Ele descansou.

 

Além do trabalho e do amor, eu adicionaria dois outros ingredientes que dão sentido à vida. Primeiro, cumprir bem qualquer talento com que nascemos, em vez de permitir que atrofie e entre em decadência. Segundo, devemos tentar deixar o mundo um lugar melhor do que quando entramos nele.

 

Advogados e empresários massageiam a riqueza; eles não a criam.

 

A realidade sempre provou ser muito mais sofisticada e sutil do que qualquer filosofia preconcebida.

 

A música é a voz de Deus viajando através de hiperespaço.

 

A mídia é um desperdício, no sentido de que você pode realmente sentir o seu QI ir ficando menor, enquanto assiste TV.

 

A Matemática é a Linguagem da Natureza. Então, temos que aprender esta Linguagem.

 

 

 

 

O senso comum não tem lugar na Mecânica Quântica.

 

O que os executivos-vampiros das empresas petrolíferas e os burocratas da NASA têm em comum? Eles temem a energia solar.

 

Deus tem mãe? As crianças, quando dizem à elas que Deus fez os céus e a Terra, inocentemente, perguntam se Deus tem mãe. Esta questão enganosamente simples sempre causou perplexidade aos anciãos da igreja e envergonhou os melhores teólogos, precipitando alguns dos mais espinhosos debates teológicos ao longo dos séculos. Todas as grandes religiões elaboraram mitologias em torno do ato divino da criação, mas, nenhum delas confrontou adequadamente os paradoxos lógicos inerentes à pergunta Deus tem mãe? que até as crianças perguntam.

 

O que diferencia o ser humano da consciência menor do animal é o tempo. Você não pode explicar o conceito de amanhã para o seu cachorro. Nossa consciência é dominada pelo tempo, pois, estamos, constantemente, executando simulações do futuro. Nosso cérebro é uma máquina de previsão.

 

Acredito que existimos em um Unimultiverso de universos.

 

Algumas pessoas procuram significado para a vida através de ganhos pessoais, de relacionamentos pessoais ou de experiências pessoais. No entanto, parece-me que ser abençoado com o intelecto para compreender os segredos da Natureza dá suficiente significado para a nossa existência.

 

As Leis do Uni[multi]verso serão reduzidas a uma única equação. [E esta equação é: TUDO + TODOS = 1.]

 

A riqueza da civilização, hoje, é a riqueza que vem da ciência.

 

Robôs podem, gradualmente, atingir um grau de autoconsciência.

 

Para entendermos a dificuldade de prever os próximos 100 anos, temos que apreciar a dificuldade que as pessoas de 1900 tiveram para prever o mundo do ano 2000. [Creio que com a aceleração do desenvolvimento científico-tecnológico que estamos assistindo, qualquer previsão, hoje, para 2122 está furada na raiz.]

 

Simplicidade e elegância. Estas são as qualidades que inspiraram alguns dos maiores artistas a criar suas obras-primas, e são, precisamente, as mesmas qualidades que motivam os cientistas a procurar compreender as Leis da Natureza.

 

 

Homem Vitruviano
(Segundo Leonardo da Vinci)

 

 

Uma vez confinada à fantasia e à ficção científica, a viagem no tempo é, agora, simplesmente, um problema de engenharia.

 

Fizemos um trabalho miserável para preparar as pessoas para o mundo de hoje; muito menos para o mundo de amanhã. [De maneira geral, somos imediatistas. Temos a tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as conseqüências futuras. Portanto, não estamos nem aí para o amanhã, como nunca estivemos nem aí para o ontem. É por isto que, em pleno século XXI, por exemplo, criminosamente, ainda produzimos energia elétrica a partir do carvão mineral.]

 

Os óculos desajeitados de hoje serão substituídos por lentes de contato inteligentes. Vamos comandá-las por voz, piscando ou até mesmo pensando, para interagir visualmente em 3-D com a Internet.

 

Na ciência, a idade das descobertas está chegando ao fim, e está nascendo a idade do domínio.

 

Os cientistas já podem cultivar pele, cartilagem, narizes, vasos sangüíneos, bexigas etc. No futuro, os cientistas irão cultivar órgãos mais complexos, como fígados e rins. A frase "falha de órgão" desaparecerá.

 

No futuro, contataremos mentalmente qualquer um que quisermos e veremos qualquer imagem que desejarmos. E quando não gostarmos, simplesmente, desligaremos.

 

 

 

 

Eu acho que devemos levar a sério a ficção científica.

 

 

Star Trek

 

 

Na ciência, nada é 100% comprovado. [No Ocultismo Iniciático, tudo é 100% comprovado.]

 

Nós, seres humanos, somos cientistas natos. Quando nascemos, queremos saber por que as estrelas brilham. Queremos saber por que o Sol nasce.

 

Um dia, fui até minha mãe e disse: — Mãe, posso ter permissão para construir um destruidor de átomos de 2,3 milhões de elétron-volts um betatron [acelerador de partículas] – na garagem? E minha mãe, olhando para mim, respondeu: — Claro. Por que não? E não se esqueça de levar o lixo para fora.

 

Se o espaço é uma espécie de tecido, então, é claro, que, como os tecidos, podem sofrer ondulações, o que, agora, podemos ver diretamente. Mas, os tecidos também podem rasgar. Então, a questão é: o que acontece quando o tecido do espaço e do tempo [espaço-tempo] é rasgado por um buraco negro?

 

Na Equação de Einstein, o tempo é um rio. Ele acelera, serpenteia e desacelera. O problema é que ele pode ter redemoinhos e se bifurcar em dois rios. Portanto, se o rio do tempo pode ser dobrado em um pretzel [um tipo de massa assada comumente moldada em um nó], criar redemoinhos e se bifurcar em dois rios, então, a viagem no tempo não pode ser descartada.

 

 

Pretzel

 

 

Precisamos de menos memorização, menos decoreba. Eu nunca memorizei a tabela periódica dos elementos [nem eu, que sou químico]. E nunca a usei, e sou físico! Eu posso pesquisar. [Você se lembra que éramos obrigados a decorar os principais afluentes do Rio Amazonas? Na margem direita são os rios Javari, Jutaí, Juruá, Madeira, Purus, Tapajós e Xingu. Na margem esquerda são o raio que o parta no Monte Olimpo!]

 

Para mim, existimos em um plano que é regido por Leis que foram criadas e moldadas por uma Inteligência Universal e não por acaso. Concluí que estamos em um mundo feito de regras criadas por uma Inteligência.

 

A realidade virtual e a realidade aumentada mudarão a forma como fazemos compras.

 

Eu sou um futurista, e tento projetar tendências na ciência para as próximas décadas e séculoa, mas, ironicamente, minhas duas filhas me dizem que meu gosto musical é positivamente pré-histórico. [Eu, que me considero um universalista, em termos musicais, fiquei ancorado no século XX. Meus cantores preferidos são o Frank Sinatra, a Maysa, o Dick Farney e a Ella Fitzgerald. E estou muito satisfeito com isso.]

 

Um astronauta, depois de orbitar ao redor da Terra, realmente volta um pouco mais jovem, em relação a um presumido gêmeo que ele teria deixado no planeta Terra, que, com relação à nave, estava estacionário. Isto é chamado de Paradoxo dos Gêmeos.1

 

A viagem no tempo e o teletransporte terão que esperar. Pode levar séculos para que dominemos esta tecnologia. Mas, nas próximas décadas, vamos entender a matéria escura, talvez, testar a Teoria das Cordas, encontrar planetas que podem abrigar vida e, quem sabe, ter um cérebro 2.0, ou seja, teremos nossa consciência gravada em um disco que sobreviverá, mesmo depois de morrermos.

 

Quando você descobre uma nova teoria, você se apaixona pela beleza, pela simplicidade e pela elegância dela. Mas, você tem que pegar uma folha de papel, lápis e decifrar todos os detalhes. Centenas e centenas de páginas, porque você tem que provar que ela está correta.

 

Não importa o quão bela seja uma teoria, mas, ela tem que ser provada.

 

A comunidade científica (95% dos cientistas) acredita que as mudanças climáticas estão acontecendo aceleradamente, e há 100% de certeza de que as temperaturas estão subindo. [Quanto a isto, acho que os negacionistas climáticos deveriam consultar e se aconselhar com os ursos-polares. Urso-polar não mente!]

 

 

 

 

Ficção científica sem a ciência se torna apenas espada e feitiçaria. Basicamente, são histórias sobre heroísmo vazio e nada mais.

 

Se houver uma lesão no lobo temporal esquerdo, será criada uma hiper-religiosidade, e as pessoas se tornam super-religiosas. Elas vêem demônios e espíritos em todos os lugares.

 

Anos atrás, comecei a praticar patinação artística. Quão difícil podem ser giros e saltos, pensei? Ora, é apenas física newtoniana aplicada. Depois de cair repetidamente no meu traseiro, percebi que era mais difícil do que eu pensava. Mas, houve um lado bom nisso. Foi assim que conheci minha esposa, que dançava no gelo na pista de patinação do Rockefeller Center.

 

Sem Júpiter limpando o Sistema Solar inicial, a Terra seria marcada por colisões de meteoros. Sofreríamos impactos de asteróides de todos os tipos todos os dias. Os estúdios da CNN, provavelmente, seriam uma cratera gigantesca, se não fosse por Júpiter.

 

Se obtivermos uma teoria quântica do espaço-tempo, ela deverá responder a algumas das questões filosóficas mais profundas que temos, como, por exemplo, o que estava acontecendo antes do Big Bang? [Antes do Big Bang, tudo estava exatamente como dantes na Fortaleza de Abrantes, lá no Ribatejo, localizado nas Freguesias de São João e São Vicente, Povoação e Concelho de Abrantes, Distrito de Santarém, em Portugal, mas, que entrou em decadência, particularmente durante a Dinastia Filipina {uma dinastia real que reinou em Portugal durante o período de união pessoal entre este País e a Espanha (União Ibérica), isto é, em que o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal, coisa que os portugueses abominam até hoje}. Ufa! Por quê? Ora, faça-me o favor, já cansei de explicar isto! Porque: 1º) nunca houve Big Bang nenhum, nem aqui, nem ali, nem em Maranguape, nem em Curralinho, nem em Pau Grande, terra natal de Garrincha; e 2º) ainda que, em si mesmo, o Unimultiverso mude (construção-destruição-reconstrução) e se movimente (não há estaticidade no Unimultiverso; ele está permanentemente saçaricando), suas Leis foram, são e serão inalteráveis. O Unimultiverso é o que sempre foi, é o que é e é o que sempre será: sem começo, sem meio, sem fim. Se uma das Leis do Unimultiverso se alterar ou for alterada, ele se transformará no maior fudelhufas de cagahouse da paróquia. Agora, quanto a tudo isto, eu sei que é assim, mas, não sei como nem o porquê de ser assim. Eu não tenho culpa de ainda ser uma minhoca.]

 

 

Quartel de Abrantes

 

 

Você tem que ter uma ética cultural que lhe permita cometer erros. Não é porque você comete erros que você está fora. Você tem que cometer erros para poder inovar.

 

Passamos muito tempo ao telefone, e sabe de uma coisa? Nós amamos isso.

 

 

 

Alô... Aqui é do parrôquia do padre Hans.
Padre... Pai... Fui seqüestrada... Ajude-me...
Eles irão me matar, se você não pagar o resgate.

Meu filha: como isto pode ser possível, se eu
sou um padre, se nunca me casei, se nunca fiz
um farofa, fá nem bechinho, bechinho, pau, pau?
Acho que você está doido ou de sacanage com eu!

 

Cultivar novos órgãos do corpo, à medida que se desgastam, estendendo a longevidade humana? Quem pode não gostar disto?

 

Não há razão para que não possamos nos tornar mais inteligentes, mais perfeitos e, talvez, até mais longevos.

 

Se você entende um pouco de Física, um pouco de Teoria Atômica e um pouco de Relatividade, você entende como o futuro vai se desenrolar.

 

Em 2025, não se surpreenda se uma bandeira chinesa for colocada na Lua. [Ora, isto não é importante; importante é quando colocarão a bandeira do Município Cearense de Maranguape na Lua.]

 

 

Bandeira do Município Cearense de Maranguape

 

 

Mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos uma ameaça catastrófica do espaço. De todas as possíveis ameaças, um asteróide gigantesco poderá destruir todo o Planeta. Se nos prepararmos agora, melhor serão as nossas chances de sobrevivência. Os dinossauros nunca souberam o que os atingiu.

 

A Internet tem mostrado às pessoas que não precisam viver como escravas.

 

O crescimento do conhecimento científico é exponencial, ou seja, sua taxa de expansão é proporcional ao quanto já é conhecido. Quanto mais soubermos, mais rápido poderemos saber mais. Por exemplo, acumulamos mais conhecimento desde a Segunda Guerra Mundial do que todos os conhecimentos acumulados em nossa evolução de 2 milhões de anos neste Planeta.

 

 

Crescimento Exponencial

 

Nossa melhor possibilidade de encontrar vida em nosso Sistema Solar pode ser olhando para as luas de Júpiter e Saturno, pois, Marte, cada vez mais, parece ser um planeta morto.

 

Temos que conhecer pessoas reais, conversar com pessoas reais e fazer coisas reais. [Por isto, o celibato é um filme de terror. Sem pipoca!]

 

No futuro, posso imaginar que nos modificaremos geneticamente.

 

Ninguém pode parar a Internet. Ninguém pode parar a peregrinação.

 

Eu quero ver a Humanidade explorando o espaço exterior. Mas, eu quero que isto seja feito com segurança, sem perda de vidas humanas e democraticamente.

 

Em geral, quanto maior é a taxa de reprodução, mais lenta é a taxa de evolução.

 

Por definição, revoluções científicas desafiam o senso comum.

 

O dinheiro dos contribuintes deve ser usado para explorar a natureza do Uni[multi]verso.

 

Eu concordo com Carl Sagan que deveríamos, eventualmente, nos tornar uma espécie de dois planetas. A vida é preciosa demais para ficar restrita a um único planeta.

 

A possibilidade mais provável, favorecida pelos dados atuais, é que o Uni[multi]verso morrerá gelado, não incendiado. [Esta é a Teoria do Big Freeze (ou Grande Congelamento), com o Unimultiverso, progressivamente, se tornando um lugar escuro e frio, com o espaço se tornando cada vez mais esparso ou disperso, com a temperatura caindo cada vez mais, até se fixar no zero absoluto, que seria a temperatura de menor energia possível. Teoricamente, o zero absoluto seria a temperatura na qual a entropia (geralmente, associada à aleatoriedade, à dispersão de matéria e de energia e à desordem) atingiria seu valor mínimo que, segundo a interpretação clássica, as energias cinética e térmica, mutuamente, equivalem a zero. Bem, eu estou ficando careca de dizer a mesma coisa: se não houve começo, como poderá haver um fim? Big Bang = delírio; Big Freeze = delírio.]

Gelo Derretendo
(Exemplo Clássico de Aumento de Entropia)

 

 

Nós não temos a fonte da juventude, mas, acho que, nas próximas décadas, vamos desvendar como acontece o processo de envelhecimento no nível genético.

 

Temos que estar atentos e perceber que a ciência é uma espada de dois gumes. Um fio da espada pode cortar a pobreza, a miséria e a doença, e nos dar cada vez mais Democracia, e as democracias nunca guerreiam umas contra as outras. Mas, o outro lado da espada pode nos dar a proliferação nuclear, as armas de destruição em massa e até mesmo as forças das trevas.

 

À medida que adicionamos mais energia à atmosfera, ela se espalha, e extremos e oscilações globais inevitavelmente acontecem. A energia não aquece simplesmente o Planeta de maneira uniforme. E isto significa secas em uma área, enormes tempestades de neve em outra, inundações aqui, incêndios florestais ali.

 

Em primeiro lugar, o Big Bang não foi muito grande. Em segundo lugar, não houve estrondo. Terceiro, a Teoria do Big Bang não diz o que 'bangou', quando 'bangou' e como 'bangou'. A Teoria do Big Bang apenas diz que fez ele barulho. Portanto, a Teoria do Big Bang, em certo sentido, é um termo totalmente impróprio. [Muito mais do que imprópria, a Teoria delirante do Big Bang traduz uma compreensão equivocada do Unimultiverso e das suas Leis. Insistir nesse tal de Big Bang é equivalente a insistir no modelo cosmológico do Geocentrismo ou nessas maluquices do Terraplanismo, do tratamento precoce contra a COVID-19 e da imunidade de rebanho por infecção. Não há diferença nenhuma.]

 

O rio do tempo pode se ramificar em diversos rios, e, neste caso, você tem uma realidade paralela e, então, pode se tornar um viajante do tempo, e não precisa se preocupar em causar um paradoxo do tempo.

 

O matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor inglês (descrito em seus dias como um "filósofo natural") Sir Isaac Newton (4 de janeiro de 1643, Woolsthorpe-by-Colsterworth 31 de março de 1727, Kensington, Middlesex) foi o maior cientista que já existiu.

 

 

Isaac Newton (com 46 anos de idade)
(Retratado por Godfrey Kneller)

 

 

Eu gostaria que a publicidade em torno do Boson de Higgs aumente a consciência pública da Física e da Cosmologia.

 

Tudo o que chamamos de oportunidade, hoje, não terá mais sentido. Para mim, está claro que estamos em um plano regido por regras criadas por nós, e não determinadas pelas chances universais.

 

Faremos contato com uma civilização alienígena ainda neste século XXI. Digo isso porque já descobrimos muitos planetas e estamos avançando cada vez mais na astronomia. Em média, cada estrela que vemos no céu noturno tem dois planetas em volta de si. Entre eles, talvez 20% sejam parecidos com a Terra. Fazendo as contas, são bilhões de planetas parecidos com o nosso por aí. Não faz sentido alguém pressupor que somos o único planeta a abrigar vida.

 

O contato com ETs não quer dizer que nos aproximaremos dos alienígenas. É como quando você encontra um esquilo em uma floresta: a princípio, você se interessa, mas, logo deixa de prestar atenção. Afinal, ele não tem nada a dizer. Acredito que o mesmo irá acontecer conosco: as civilizações extraterrestres verão que não temos muito a oferecer a eles e nos deixarão em paz. Somos mais entediantes do que gostaríamos de pensar.

 

Os dinossauros não existem mais apenas por um motivo: eles não tinham um programa espacial. Não tinham ciência, não detinham tecnologia. Então, quando o asteróide veio de encontro à Terra, eles eram impotentes, não conseguiram prevenir a própria extinção. Dinossauros habitaram a Terra por 200 milhões de anos. Nós, por 200 000.

 

Criamos um programa espacial que serve como uma espécie de seguro para nós. Não precisamos conquistar outros planetas com milhões de pessoas, mas, de assentamentos em outros lugares. Assim, se algo ocorrer aqui, como uma pandemia mais perigosa do que a atual [PanCOVIDmia], teremos para onde ir.

 

Acredito no Deus de Einstein, um Deus de ordem, harmonia, beleza e elegância. O Uni[multi]verso não é bagunçado nem feio. Ele é lindo. É incrível que as coisas sejam como são. Nesse Deus, eu acredito. Galileu dizia que o propósito da ciência é determinar como os céus funcionam, e que o propósito da religião é descobrir como ir para os céus. Em outras palavras: a ciência lida com leis naturais, enquanto a religião lida com a ética, com a moral. São coisas separadas. O problema surge quando tentam misturar os dois campos.

 

 

Mistureba não dá!

 

 

 

O Que Poderá Envergonhar Mais a Humanidade?
(Sete Perguntinhas)

 

 

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que o atual monstruoso apartheid de vacinas?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que a idéia de imunidade rebanhal por infecção?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que a de que quem se vacina dá em jacaré?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que associar vacina contra COVID-19 à AIDS?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que desrespeitar as medidas não-farmacológicas?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que propor tratamento precoce para a COVID-19?

O que poderá envergonhar mais a Humanidade,
perante uma civilização galáctica ou extragaláctica,
do que conspirar contra a imunização das crianças?

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. O Paradoxo dos Gêmeos ou Paradoxo de Langevin é uma das conseqüências da Relatividade Restrita. Nele, um homem que faz uma viagem ao espaço em uma nave de grande velocidade, voltará para casa mais novo que seu gêmeo que ficou na Terra, se movendo a velocidades cotidianas. A Relatividade Restrita prevê que, dado um referencial inercial S e um outro referencial inercial S', tal que S' se move com velocidade constante v em relação a S, por meio de uma Transformação de Lorentz entre referenciais, encontramos a relação entre as coordenadas x, y, z e t do sistema S e as coordenadas x', y', z' e t' do sistema S'. Usando a Transformação de Lorentz para o tempo, obtemos:

 

 

Como v é obrigatoriamente menor do que c, temos que, para o corpo em movimento o tempo corre mais lentamente do que para o corpo em repouso.

 

Música de fundo:

Music of the Spheres: The Lonely Planet
Composição: Philip Sparke

Fonte:

https://djlist.net/song/113034899/Philip_Sparke
_Music_of_the_Spheres_The_Lonely_Planet/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.novafisio.com.br

https://www.dreamstime.com

https://www.clipartmax.com

https://www.istockphoto.com/br

https://www.brainyquote.com/authors/michio-kaku-quotes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_dos_gêmeos

https://abaiara.ce.gov.br/a-pandemia-ainda-nao-acabou/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

https://www.goodreads.com/author/quotes/18800.Michio_Kaku

https://gifer.com/en/7Tb

https://vandal.elespanol.com

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Papal_tiara_(Heraldic).svg

https://br.pinterest.com/pin/734649757934806900/

https://veja.abril.com.br

https://makeagif.com

http://cienciaeculturanaescola.blogspot.com/20
14/07/michio-kaku-frases-para-refletir.html

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Animation_of_exponential_function.gif

https://canaltech.com.br

https://clipartix.com/alligator-clipart-image-7759/

https://gifer.com/en/HLh3

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vitruvian.jpg

https://classroomclipart.com

https://frasesinspiradoras.net/frases-
de-autores/michio-kaku-37926?page=2

https://giphy.com/explore/quantum-physics

https://citacoes.in/autores/michio-kaku/

https://giphy.com/explore/retro-internet

https://www.quora.com/What-does-Maxwell-
want-to-tell-us-through-his-famous-equations

https://www.iq-test.net

https://www.bbc.com

https://www.pensador.com/autor/michio_kaku/

https://br.pinterest.com/geraldonatanael/arte/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.