UM POUQUINHO DE MICHELANGELO
(1475-1564)

 

MICHELANGELO

Michelangelo, 1535, de Marcello Venusti.
Portrait of Michelangelo at the Time
of the Sistine Chapel.
c.1504-1506. Oil on panel.
Galleria degli Uffizi, Florence, Italy.

http://www.abcgallery.com/M/michelangelo/michelangelo.html

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

http://www.rdpizzinga.pro.br

 

 

MICHELANGELO
Resumo (com acréscimos) retirado dos sites:

http://www.tg3.com.br/michelangelo/

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/barroco.htm

 

Pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano.
Michelangelo nasceu em Caprese, Itália, em 6 de Março de 1475 e morreu em Roma, em 18 de Fevereiro de 1564. Em 1488, entrou para a academia do pintor Domenico Ghirlandaio, (1449-1494), em Florença. Gênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal, é considerado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana. Pintou os afrescos da Capela Sistina. David é considerado seu trabalho mais famoso em escultura. A partir de então, é convidado para decorar, juntamente com Leonardo da Vinci, a Sala do Grande Conselho, em Florença.

 

David
David


Enfim, toda a arte italiana sofreu influência de Michelangelo e a ele é atribuída a criação do estilo barroco. Seu estilo não encontrou uma definição própria; muitos consideram Michelangelo como o maior artista do Maneirismo.

O Barroco e o Maneirismo são tendências estéticas dos séculos XVI, XVII e XVIII, que acompanham, a partir das artes plásticas, o movimento classicista, em diálogo, confronto ou até em mútua inserção, e cujos representantes mais significativos em Portugal são Camões na poesia lírica, o Pe. António Vieira (Sermões e Cartas) e D. Francisco Manuel de Melo (na poesia lírica e no teatro, Auto do Fidalgo Aprendiz).

Enquanto o Maneirismo se manifesta numa ligação aos modelos literários clássicos que apura e refina as suas características — sublinhando os pormenores da composição e o seu carácter estático e seguindo um pendor melancólico — o Barroco define-se pela exibição espectacular de conflitos e oposições semânticas e sintácticas em torno da reflexão sobre o tempo e a mudança.

Tudo isso (com muito prazer) por causa do power point que recebi em um e-mail de meu amigo Fernando Cesar Pimentel Gusmão. Abra o arquivo (que está livre de vírus), ligue o som e dê uma espiada. Não sei quem produziu o power point, mas, de qualquer forma, parabéns! É muito bom ver coisas bonitas. Faz bem à alma. E se você gostar, passe adiante para virar elefante. Elefante da arte!

 

 

 

 

A alma é conduzida pela Arte

A Planos mais elevados.

Por meio da Bela Arte

Poderemos ser INICIADOS!

 

Basta apenas que o contemplador

Esvazie a sua mente.

Em ausência de qualquer dor

A mente será una com a MENTE.

 

Mas, não existe tão-só um Caminho

Para o desabrochar da ROSA.

Contudo, o CORAÇÃO é o CAMINHO,

Para na CRUZ florescer a ROSA.

 

 

 

 

O power point é automático.

 

 

 

ABRIR