MICHAEL DOUGLAS

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 



Cristais de MDMA
Embalam as Noites do Rio

 

 

Rio de Janeiro – É sábado à noite. A estudante A., de 23 anos, se arruma para sair. Junto com a carteira, o celular e as chaves de casa, coloca na bolsa um frasco pequenino. Dentro dele, alguns cristais de MDMA (abreviação de 3-4-metileno-dioxi-metanfetamina) dissolvidos em quatro dedos de água. Já na festa, com a ajuda de um conta-gotas, pinga generosas doses do líquido no drinque que comprou. E, então, bebe. Depois de mais ou menos 30 minutos, o barato começa, com duração de cerca de 4 a 8 horas!

 

 

 

Após a ingestão, A. descreve um cardápio de sensações que costuma sentir: as cores saltam aos olhos, a música é sentida com uma melodia diferente e um simples toque de braços traz um prazer à flor da pele, junto com a promessa de uma noite sem fim.

 

Inebriante e estimulante, o XTC, o MDMA, o MDM, a pílula do amor, o ecstasy ou o MD – ou Michael Douglas, como também é chamado pelos jovens – esta droga moderna sintetizada (feita em laboratório) pode provocar conseqüências nada glamorosas. Depressão, espasmos involuntários, espasmos do maxilar, erupções cutâneas, dor de cabeça, perda de efetividade cerebral (perda de memória), visão turva, movimentos descontrolados de vários membros, diminuição da produtividade, náuseas, desidratação, hipertermia, hiponatremia (transtorno de eletrólitos, isto é, transtorno dos sais presentes no sangue, no qual a concentração de sódio no plasma sangüíneo é menor do que o normal), hipertensão e dependências química e psicológica são alguns dos efeitos colaterais. Por agir no sistema nervoso central, mais especificamente no sistema serotonérgico (terminação nervosa que libera ou é estimulada pela serotonina no processo de transmissão de impulsos), o humor poderá se tornar instável após o consumo da substância. Mas, quando ingerido com bebidas alcoólicas, pode ocasionar um choque cardiorrespiratório, levando ao óbito. Cada vez mais popular no Brasil, os cristais do Michael Douglas estão, hoje, tão presentes na noite carioca quanto a cocaína nos anos 1980 e 1990, desbancando outras substâncias químicas ilícitas populares entre os jovens até então, como, por exemplo, o LSD.

 

 

 

O MD é o princípio ativo do ecstasy. Podemos dizer que é uma cocaína mais fraca, e também tem efeito mais brando do que o LSD. Claro, tudo dependendo da quantidade ingerida — explica a chefe do Setor de Dependência Química e Outros Transtornos do Impulso, da Santa Casa da Misericórdia do Rio, Analice Gigliotti. — É um estimulante e mexe com o sistema nervoso central, causando alterações na percepção das cores, da luminosidade e dos sons — acrescenta Analice.

 

Os números traduzem o aumento do consumo da droga. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), os últimos dados computados e divulgados pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli apontam um aumento de 347,3% na apreensão de MD de 2010 para 2011. Ou seja: se em 2010 a quantidade de MD apreendida foi de 123,9 gramas, em 2011 o número subiu para 554,2 gramas. Segundo o ISP, os dados de 2012 ainda não estão disponíveis. Apesar de a maconha ainda continuar sendo a droga mais consumida, o MD é a mais usada entre as substâncias sintéticas, deixando o LSD em segundo lugar.

 

Há algum tempo, falava-se que o ecstasy não causava dependência. Hoje, sabemos que isto não é verdade. Tenho pacientes dependentes de MDMA e outros que ingerem de 10 a 15 comprimidos de ecstasy por noite. O tratamento nesses casos é feito com medicamentos e psicoterapias cognitivas e comportamentais — afirma Analice Gigliotti.

 

Criado em laboratório, o MDMA é considerado por especialistas uma droga recente, com estudos ainda prematuros a respeito. De acordo com o artigo An Exploration for the History and Controversies Surrounding MDMA and MDA, de Alana R. Pentney, publicado no Website da organização americana Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), o primeiro registro de preparação da substância data de 1912, na Alemanha. Após ser usada experimentalmente com fins terapêuticos, a droga acabou sendo considerada ilegal em 1980.

 

O estudo do MD é embrionário no mundo inteiro, mas, no Brasil, ele ainda é inexistente — diz o psicoterapeuta curitibano Daniel Rezinovsky, professor do curso Enteógenos e Estados Alterados da Consciência, ministrado no último fim de semana na Comuna, em Botafogo, em que o MDMA foi um dos tópicos. — O interessante desta substância é que ela vem se provando promissora em tratamentos pós-traumáticos em veteranos de guerra, em experimentos nos Estados Unidos, por exemplo. Mas, é muito importante diferenciar o ambiente clínico, em que tudo é calculado, do ambiente das baladas, em que a droga é ingerida sem controle algum, muitas vezes misturada com outras substâncias — diz Rezinovsky.

 

A mais ou menos R$ 150 o grama (quantidade geralmente consumida por duas ou três pessoas em uma noite), o MD é mais consumido em festas de classe média alta.

 

Não é tão fácil comprar o MD quanto a maconha. Mas, quem vive na noite acaba conhecendo quem vende. Geralmente, algum estudante da faculdade me vende — conta a estudante A., que também é usuária de maconha.

 

Matéria editada da fonte:

http://oglobo.globo.com/rio/cristais-de-mdma
-que-embalam-as-noites-do-rio-8564612

 

 

 

 

a marijuana e a limpinha.

Michael Douglas, agora,

é a secura-mor da hora.

 

É a delusão destrutora;

é a Boceta de Pandora.1

Isto é mesmo adulterar

o encarnar em ancilar.

 

Querem no Mr. Michael

abocanhar o irrazoável.

É o garimpo do prazer

vigorizando o não-ser.

 

É pintar u'a aquarela

com o olho-só-ramela.

É voar (sem ter as asas)

a querer irreais grasas.

 

É desefetivar a vida

mudando-a em ferida.

É transformar o futuro

em zero frio e escuro.

 

Nada disto livre-arbítrio;

é maluquice, é suicídio.

Isto é jogar a vida no lixo.

É o inferno. Firme e fixo.

 

É o inferno. Frio e mixo.

Na verdade, um crucifixo.

É o inferno... Alucinante.

Um mau sonho delirante.

 

O que parece ser não é;

e não arremata o teteté.

Vareio... Babel mental...

Noite Negra... Vendaval...

 

E o parido cramulhano

– brota ano, finda ano –

vai tecendo a piche-teia

e estreitando sua breia.

 

E o broco, dependente,

dolente, mas, sorridente,

vai enfiando pra dentro

o que o estorva do centro.

 

E Kundalini, enroladinha,

chora, lamenta, sozinha.

Por que me atrapalham?

Por que eles abandalham?

 

 

Orate Fratres et Sorores:2

 

 

Pater... Qui es in Cælis,

como será este finalis?

Cochicha na insciência

um tico da Tua Ciência.

 

Pater... Qui es in Corde,

profere o Teu Acorde!

Illumina a ignorância

da puerícia-impedância!

 

Pater... Qui es in Totum...

Auxilia quem não sabe;

não deixes que desabe.

 

 

 

Inferno Gelado!

 

 

 

______

Notas:

1. A Caixa de Pandora, também conhecida como Boceta de Pandora, é um artefato da Mitologia Grega, tirada do Mito da Criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A Boceta era, na verdade, um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Então, Pandora, bisbilhoteiríssima, resolveu ver o que havia dentro, e abriu a Boceta (não a sua, mas a Caixa!), e, segundo o Mito, todo o seu conteúdo – exceto um item – foi liberado para o mundo. O item remanescente era a esperança. Hoje em dia, abrir uma Boceta de Pandora significa criar um mal que dificilmente poderá ser desfeito. Paralelizando: o uso sistemático do Michael Douglas poderá levar a um estágio de degradação cerebral irreversível, não porque as coisas saiam da Boceta, quer dizer, do cérebro, mas, porque nele entram. E isto acontece porque não há Boceta que agüente tanto Michael Douglas!

2. A Missa Tridentina (atualmente definida pela Igreja como a forma extraordinária do Rito Romano) é a liturgia da Missa do Rito Romano contida nas edições típicas do Missal Romano que foram publicados de 1570 a 1962. Foi a liturgia da missa mais amplamente celebrada em todo o mundo, até que o Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962 a 8 de dezembro de 1965), pediu sua revisão, o que ocasionou a promulgação de uma nova liturgia pelo Papa Paulo VI, em 1969. O Papa Bento XVI, em 2007, pelo motu proprio Summorum Pontificum, regulamentou a possibilidade do uso da liturgia tridentina. No rito romano nas missas privadas celebradas sem o povo, os padres podem usar livremente a liturgia tridentina. Ela também pode ser usada publicamente em paróquias, se houver um grupo estável de fiéis (cœtus fidelium) que a assista. Em um dado momento da celebração, o padre se vira para a congregação e diz: Orate fratres. (Orai irmãos). Então, se vira novamente para o altar, enquanto termina a exortação em tom secreto: Ut meum ac vestrum sacrificium acceptabile fiat apud Deum Patrem omnipotentem. (Para que o meu sacrifício e o vosso possa ser aceitável a Deus Pai todo-poderoso). Os servidores respondem com a Oração denominada Suscipiat, em que unem suas intenções a do sacerdote: Suscipiat Dominus sacrificium de Manibus Tuis, ad laudem et gloriam Nominis Sui, ad utilitatem quoque Nostram, totiusque Ecclesiæ Suæ Sanctæ. (Aceita Senhor este sacrifício por meio de Tuas Mãos, para louvor e glória do Seu Nome, para nossa utilidade, e de toda a Sua Santa Igreja). Em seguida, o padre secretamente responde, Amen.

3. Em terras tibetanas (budistas), a prece-mantra mais comum é OM MANI PEME HUM (pronúncia tibetana), conhecida como o Mantra de Chenrezi[g] – o Buddha da Compaixão. Este poderoso Mantra, originário da Índia, à medida que foi migrando para o Tibete, foi tendo sua pronúncia modificada, porque algumas palavras e alguns sons sânscritos eram difíceis de ser pronunciados pelos tibetanos. Em sânscrito, sua pronúncia é: AUM MANI PADME HUM (Mantra de Avalokiteshvara). AUM OM. Segundo Sua Santidade Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama do Tibete, a vocalização das seis sílabas do Mantra OM MANI PADME HUM tem o poder de transformar um corpo impuro, uma fala impura e uma mente impura em um corpo puro, em uma fala pura e em uma mente pura de um Buddha. O que Sua Santidade não explicou, mas, explico eu, agora, é que, como não existe milagre, a transformação do que é impuro no que é puro não acontece(rá) de uma hora para outra nem, certamente, em uma única encarnação. O Processo Alquímico Interior é longo, e o primeiro passo é, simbolicamente, adquirir um Cadinho e um Atanor, porque o Fogo já está em nós.

 

Aquele que não desiste
verá que o Lapis existe.
O extrapolar do temporal

Para podermos integrar,
precisamos saber aditar,
tirar, multiplicar e dividir.
Então, poderemos subir.

O que, antes, era nigredo
se transmutará em Rubedo.
Bem-amado quem persiste:

 

Música de fundo:

Kyrie Eleison & Pater Noster
Interpretação: Monastic Choir of the Abbey of Notre-Dame de Fontgombault

Fonte:

http://beemp3.com/index.php?q=
gregorian+chant+pater+noster

 

Agora, divirta-se um pouco:

Agora, por favor, feche este trabalho (para não misturar as músicas de fundo), e, com o som ligado, veja a inusitada ocorrência que aconteceu em um centro comercial em Breda, na Holanda, no qual os clientes foram surpreendidos pelo soar de um alarme e um fugitivo à solta. Estupefatos e meio assustados, ninguém percebeu o que se passava, enquanto vários personagens do século XVII surgiam. No final, tudo ficou esclarecido. Tratava-se de um flash mob (aglomeração instantânea e inesperada de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram), que serviu para celebrar o retorno do quadro A Ronda Noturna (De Nachtwacht), uma das mais famosas obras do pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leiden, 15 de julho de 1606 – Amsterdam, 4 de outubro de 1669), pintada entre 1640 e 1642, ao Museu Rijksmuseum. Observe bem a fotografia digital abaixo – uma reprodução digital de A Ronda Noturna – para compreender direitinho o final do flash mob. Para assisti-lo, por favor, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature
=player_embedded&v=a6W2ZMpsxhg

 

 

De Nachtwacht

De Nachtwacht – Rembrandt
(A Ronda Noturna)

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Missa_tridentina

http://www.sacred-texts.com/
bud/tib/omph.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/
Om_mani_padme_hum

http://heathersanimations.com/
devils.html

http://bfarber.com/
Fractal-Cold-Hell-t10864.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Caixa_de_Pandora

http://www.heyuguys.co.uk/new-red-band
-trailer-images-for-irvine-welshs-ecstasy/

http://www.guardian.co.uk/society/
2011/nov/20/ecstasy-returns-to-clubs

http://faculty.missouri.edu/
~glaserr/210w04/mdma/mdma.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecstasy

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.