COLETÂNEAS DE UM MÍSTICO
(1ª Parte)

 

 

 

Max Heindel

 

 


Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo (1ª parte) tem por objetivo apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra Coletâneas de um Místico, um dos últimos escritos de autoria de Max Heindel (Dinamarca, 23 de julho de 1865 – EUA, 6 de janeiro de 1919), fundador da Fraternidade Rosacruz e que sacrificou seu corpo físico no altar do Serviço.

 

 


Fragmentos da Obra

 

 


Não poderemos jamais subir no conceito das pessoas discriminando homens e mulheres em termos depreciativos. Portanto, é inteiramente repreensível condenar determinada ordem ou sociedade. [Não há, de fato, ordem ou sociedade, religião ou crença, agremiação ou fraternidade que seja melhor ou mais importante do que outra ou pior ou menos importante do que outra. Nada é mais ou menos importante do que nada.]

 

Assim como o pensamento precede a ação, a Luz Espiritual acompanhou a civilização ou mesmo a precedeu.

 

As práticas do aspirante oriental, que pretende obter uma vida mais elevada, não devem ser imitadas pelos ocidentais, particularmente, no que se refere aos exercícios respiratórios. Estes são benéficos e necessários ao desenvolvimento do hindu, mas, o mesmo não se aplica ao aspirante ocidental. É perigoso praticar tais exercícios de respiração almejando o desenvolvimento anímico. Estes exercícios poderão até prejudicar tal desenvolvimento e são totalmente desnecessários. [Sempre que imitamos, seja lá o que for ou quem quer que seja, estamos abrindo mão do nosso livre-arbítrio, e, como conseqüência, absurdamente, ou ficamos no mesmo lugar ou andamos para trás.]

 

 

 

 

O Corpo Vital é o agente do crescimento oculto, e deve liberado da força enfraquecedora do átomo físico.

 

Uma pessoa que esteja próxima de receber a Iniciação possui o grau de vibração dos seus átomos mais elevado do que o da média humana. Portanto, esta pessoa não precisa de exercícios respiratórios para acelerar este grau, mas, de certos exercícios espirituais que sejam individualmente adequados para seu progresso no Caminho.

 

A Iniciação é um processo espiritual, e o progresso espiritual não pode ser efetuado por meios físicos, mas, somente por exercícios espirituais.

 

Nenhum Dom Espiritual pode ser negociado por dinheiro. [Iniciação não se compra; logo, não Ela pode ser vendida.] Aquele que tem algo a oferecer de natureza verdadeiramente espiritual não o trocará por dinheiro.

 

 

Chico Tim Tones Anysio

 

 

Nenhuma cerimônia pode dar a alguém a experiência interna que constitui a Iniciação, não importa quanto foi pago ou quão impressionantes tenham sido os juramentos, quanto a cerimônia decorreu terrível ou admirável e quanto as vestimentas eram maravilhosas. Passar por uma cerimônia não converte um pecador em um santo. A conversão é, para o religioso exotérico, exatamente o que a Iniciação é no misticismo elevado.

 

Uma pessoa de caráter depravado não poderá, simplesmente, ser convertida [Iniciada] em troca de certa soma de dinheiro e, depois, cumprir seu compromisso.

 

A verdadeira conversão poderá acontecer enquanto caminhamos, na solidão do nosso quarto ou, por exemplo, como aconteceu a Paulo, na estrada de Damasco. Cada um possui uma experiência diferente, mas, em cada caso, é uma experiência interna, e a manifestação externa desta experiência interna é que transforma toda a vida do homem, em todos os seus aspectos. O mesmo acontece com a Iniciação: é uma experiência interna, completamente separada e à parte de qualquer cerimonial, e, portanto, é totalmente impossível que alguém possa comercializá-la. Aquele que oferecer uma iniciação em uma ordem ocultista por dinheiro e através de cerimônias, de imediato, se qualifica como um impostor.

 

O caminho da evolução é uma espiral, quando o observamos unicamente sob o lado físico, mas, é uma lemniscata [curva geométrica em forma de 8], quando visto tanto em seu lado físico como no espiritual.

 

Lemniscata

 

 

Ao terminar o trabalho objetivo da existência física, quando o dia de ação acaba, o ego [parte para a sua Grande Aventura, e] entra no trabalho subjetivo de assimilação, realizado durante sua permanência nos mundos invisíveis, que compreende o período desde a morte até o [re]nascimento, simbolizado pelo anel espiritual da lemniscata.

 

 

 

 

No momento em que um ego chega ao ponto central na lemniscata, a qual divide os mundos físico do psíquico e que chamamos porta do nascimento ou da morte designação dependente do lugar onde nós próprios estejamos no momento deste ego entrar ou sair da vida ele traz consigo um conjunto de faculdades ou talentos adquiridos em suas vidas anteriores, e que poderá usá-los ou não durante sua próxima existência.

 

Se parirmos um Mateus,
nós teremos que o embalar.
Se engendrarmos um malfeito,
nós teremos que o compensar.

Bulhufas fica sem ajuste,
aqui ou em Saramandaia.
Não adianta sair nadando,
e achar que se safou na praia.

Poderemos fazer o que quiser
através do nosso livre-arbítrio,
mas, não podemos transformar
dragão-de-komodo em ítrio.

Em todo o Unimultiverso,
o aprendizado é permanente.
E será dor em cima de dor,
enquanto o ser estiver doente.

 


O crescimento anímico de todos nós dependerá do uso que fizermos dos nossos dons adquiridos.

 

 


O Mago Negro Adolf Hitler

 

 

Os agrupamentos de preguiçosos formam o que é chamado raças atrasadas.

 

Por preguiça, adormeci.
Por preguiça, não aprendi.
Por preguiça, me atrasei.
Por preguiça, obnubilei.
Por preguiça, perdi o Bonde.
Por preguiça... Onde?

 

Passar a vida orando em prejuízo de uma atividade útil é inútil. [Mais do que inútil é retrogressivo e degenerativo.]

 

 

Exercício Espiritual: Seja qual for o trabalho [pensamento, palavra ou ato] executado em um único dia, deverá ser repassado à noite, antes de cruzarmos o ponto neutro entre o estado de vigília e o sono, pois, só assim poderá ser incorporado à consciência, como valioso Poder Anímico. Quando este exercício é executado fielmente, todos os dias, os erros de cada dia assim revistos, em um certo sentido, são apagados [compreendidos], e nós poderemos, no dia seguinte, começar uma nova vida, com uma força anímica acrescentada e fortalecida.

 

Quando, ao morrer, abandonamos o corpo denso, o panorama de nossa vida passada se desenrola em ordem inversa, para nos mostrar, primeiro, os efeitos e depois as causas de nossas ações. Aí, sentimos intensamente a dor que causamos aos outros [e a nós mesmos, pois, sempre que causamos um mal, somos nós quem mais sofremos]. Portanto, a menos que efetuemos o exercício acima de modo que vivamos, todas as noites, o nosso inferno pessoal, sentindo severamente toda as dores que infligimos, este exercício de nada valerá. Da mesma forma, devemos procurar sentir, de maneira intensa, a gratidão pela bondade que recebemos dos outros e a aprovação pelo bem que tenhamos feito. Somente assim estaremos realmente vivendo a existência "post-mortem" e avançando cientificamente em direção à Iniciação.

 


 

 

Na Senda da Iniciação, não há perigo maior para o aspirante do que se deixar prender na armadilha do egoísmo.

 

Nada pode ser mais absurdo do que um padre que se proponha a [perdoar pecados e] diminuir a permanência de uma [personalidade-]alma no purgatório. [Quem pode estar acima da Lei da Causa e do Efeito?]

 

Ninguém poderá nos transmitir Força Anímica, que deveremos adquirir [por esforço e mérito pessoais] no curso normal das nossas vidas, até o Dia que estejamos preparados para receber a 1ª Iniciação. Portanto, é absurda a oferta para iniciar uma pessoa que ainda está no limiar do Caminho. Deveremos ter a indispensável Força Anímica para podermos receber a Iniciação, caso contrário ninguém poderá nos Iniciar. [Aqui, devo repetir um comentário que já fiz em um texto anterior: uma coisa são as Iniciações recebidas das Lojas das diversas Fraternidades Iniciáticas autênticas; outra coisa, completamente diferente, são as Iniciações recebidas na Grande Loja Branca. No máximo, podemos admitir que as Primeiras sejam preparações para as Segundas. A Iniciação não é uma cerimônia externa, mas, uma experiência interna.]

 

 

Isto é Impossível
(Natura non facit saltus)

 

Tudo o que gratuitamente recebermos gratuitamente deveremos dar.

 

Foi no início da Época Atlante [4ª Raça-raiz], que a mente foi acrescentada como um ponto focal entre o Espírito e o corpo, completando a constituição do homem, que ficou, então, equipado para conquistar o mundo e gerar Força Anímica pelo seu esforço e experiência, tendo individualmente vontade própria e livre-arbítrio, exceto quando limitado pelas Leis da Natureza e por suas próprias ações anteriores.

 

 

 

 

Quanto mais baixo e mais materialista for o pensamento, maior será a destruição e mais premente a necessidade de albumina por meio da qual se efetuam reparos rápidos. Daí a necessidade da prática repugnante de comermos carne animal, e, enquanto continuarmos a ter pensamentos voltados só para os negócios, para o lucro e puramente materialistas, teremos que prosseguir usando nosso estômago como receptáculo [cemitério] para as nossas vítimas: os corpos em decomposição dos animais assassinados. Um dia, esta prática bárbara irá acabar, da mesma forma que acabamos com o canibalismo, uma vez que, quanto mais crescermos espiritualmente, mais nossos pensamentos se harmonizarão com o ritmo de nosso corpo, e menos albumina será necessária para reconstituir os tecidos. Conseqüentemente, no futuro, uma dieta vegetariana preencherá nossas necessidades. Todavia, não é aconselhável nos abstermos totalmente da carne, [o que, no momento, faria mais mal do que bem]. A mudança virá de dentro. Na hora própria. [Talvez, na transição da 5ª para a 6ª Raça-raiz.]

 

 

 

 

Foi nos meados da Época Atlante, que o Sol brilhou pela primeira vez sobre o homem como o conhecemos hoje. Foi quando ele nasceu pela primeira vez no mundo. Até então, havia estado sob o controle absoluto das Grandes Hierarquias Espirituais, mudo, sem voz e sem escolha, no que se referia à sua educação, do mesmo modo que uma criança está agora sob o controle de seus pais.

 

Quando o homem, enfim, disse Eu-sou, já possuía faculdades que o possibilitavam entrar na escola da experiência, o mundo fenomenal, como um agente livre para aprender as lições da vida, sem impedimentos, exceto pelas Leis da Natureza e pela reação de suas próprias ações anteriores, que se converteram em destino. [Karma individual + coletivo.]

 

A dieta contendo excesso de albumina proveniente da carne animal sobrecarrega o nosso fígado, obstrui a capacidade do nosso sistema orgânico, nos torna morosos, obstinados e brutais e obscurece a visão espiritual.

 

De duas, uma: ou escolhemos o bem ou arcarmos com as conseqüências de nossos atos.

 

 

Fred Esquisitão

 

 

Quem come e bebe indignamente [o Corpo e o Sangue] come e bebe sua própria condenação... E, por causa disso, há entre vós muitos doentes e fracos, e muitos dormem. [I Cor.: XI, 23 a 30.]

 

Sob a Lei da Necessidade, esquecemos o amor que deveria ser o fator principal nas nossas vidas. A mão do homem está sempre pronta contra seu irmão. Todos lutam por posição, por riqueza e pelo poder que adquirem com esses atributos. [E aí, somos infelizes e sofremos, vivemos sem VIVER e morremos sem MORRER.]

 

Todos os nossos pensamentos, palavras e atos deveriam ser uma permanente oração. [Oração no sentido de desapego, amor, solidariedade e fraternidade.]

 

Quando Compreendermos e nos Libertarmos, não haverá mais necessidade de uma envoltura tão densa como a que necessitamos agora.

 

A vida que se propaga na primavera nos brotos de milhares e milhares de plantas é a Vida do Espírito da Terra.

 

 

 

 

Existe uma responsabilidade espiritual ligada ao Pão e ao Vinho servidos na Ceia do Senhor: devem ser ingeridos condignamente, caso contrário, causarão enfermidades e até mesmo a morte.

 

Hoje, no deserto do mundo, nos tornamos inteiramente responsáveis por nossas ações, sob a Lei Cósmica que governa o Unimultiverso.

 

As Leis Universais são imutáveis e firmes, caso contrário, o Unimultiverso viraria um caos. Todas as divisões no Unimultiverso estão sujeitas a estas Leis imutáveis.

 

 

 

 

Pecado = Lei separada do Amor. Graça = Lei temperada com Amor.

 

Evolução: homem —› Super-homem. [Super-homem —› Homem-Deus.] Já vivemos existências semelhantes ao mineral, à planta e ao animal, antes de nos tornarmos humanos, como o somos hoje. Diante de nós, existem ainda outras evoluções, até nos aproximarmos, cada vez mais, do Divino.

 

 

 

Observação: O Catalisador ou Passaporte para que isto possa vir a acontecer é o BOM COMBATE. Logo. repetirei pela milésima vez: tudo depende apenas de nós. Não há milagre nem jeitinho que possam abreviar as experiências da nossa Peregrinação e futura Divinização. Ou dominamos nossas paixões animais ou ficaremos retidos no caminho da realização.

 

O auto-sacrifício é o princípio sustentador do avanço humano.

 

Quanto mais avançamos no caminho da evolução, mais desenvolvemos o poder da mente sobre a matéria. O que perdemos em rudeza material ganhamos em percepção espiritual.

 

No devido tempo, veremos a união da ciência e da religião, como existia nos antigos Templos de Mistérios, e, quando isto acontecer, as doutrinas e os sacramentos da Igreja estarão baseadas em Leis Cósmicas Imutáveis, tão importantes quanto a Lei da Gravidade, que mantém as órbitas em marcha nos seus trajetos ao redor do Sol.

 

Tudo que já aconteceu está indelevelmente gravado no Éter, do mesmo modo que uma cena cinematográfica está impressa sobre uma película, e esta mesma cena pode ser reproduzida sobre uma tela a qualquer momento.

 

 

 

 

Quando os olhos dos homens foram abertos, ele se percebeu como um ego separado. Então, o Espírito Universal de Amor e Solidariedade foi substituído pelo egoísmo e pelo interesse próprio. Isto está simbolizado no mito de O Anel dos Niebelungos e o roubo do Ouro do Reno.

 

O amplo caminho deste mundo está coberto de dor, de tristeza e de desilusões, e só pelo caminho reto e estreito poderemos escapar da morte e entrar na Vida Eterna. [O nome disto é lutar o Bom Combate.]

 

A morte será, finalmente, transmutada em Imortalidade.

 

A VIDA não tem começo nem fim, mas, a vida que vem do útero está destinada, mais cedo ou mais tarde, a terminar no túmulo. Enquanto o matrimônio for necessário para que a vida possa viver, a desintegração e a morte serão os resultados inevitáveis. A morte é o preço que pagamos pela consciência no mundo atual. Quando o homem aprender a construir seu corpo com Éter, não haverá mais morte e nem necessidade do matrimônio para efetuar nascimentos.

 

Quando o potencial da nossa [personalidade-]alma se tornar [pelas progressivas Iniciações] espiritualmente elevado, nos tornaremos, de fato, Espíritos Dadores de Vida, capazes de transmitir o Impulso da Vida diretamente a outros, do mesmo modo que a chama de uma vela pode passar para muitas outras sem diminuir a magnitude da sua luz original.

 

No futuro [em uma próxima Raça-raiz], virá uma época quando será desnecessário transmitir a semente através de um pai e de uma mãe, mas, na qual poderemos nos alimentar diretamente da Vida Cósmica, e assim vencer a morte e conquistar a VIDA.

 

Nenhum pecado pode ser mais sério do que aquele que abusa da função criadora, pois, este abuso é um pecado contra o Espírito Santo.

 

Todos os que estão perdidos poderão ser redimidos pelo AMOR. As oportunidades para SERVIR trarão para todos os seres que se perderam o ensejo de recuperar o passado.

 

 

 

 

Por ocasião do Natal, eventualmente, nascem Salvadores, que, de tempos em tempos, dão um impulso renovador para o avanço espiritual da raça humana.

 

A denominada "Queda Bíblica" foi ocasionada pelo homem, no impulsivo e ignorante uso das forças sexuais em épocas em que os raios interplanetários eram adversos à concepção de melhores e mais puros veículos. Assim, gradualmente, o homem se tornou prisioneiro em um corpo denso, cristalizado pela paixão pecaminosa e, conseqüentemente, um veículo imperfeito, sujeito à dor e à morte.

 

O homem que se contenta com as conquistas materiais, tolerante com seus sentidos e com o sexo, avaba se tornando imbuído de uma inquietação divina, que o impele a procurar uma Vida Superior. Contudo, a obtenção dessa aspiração não é normalmente alcançada sem uma luta árdua com a nossa natureza inferior. Foi durante uma luta semelhante que Paulo exclamou com toda a angústia de um coração devoto e aspirante: Oh! como sou infeliz... Não faço o bem que quero, mas, faço o mal que não quero... Deleito-me na Lei de Deus, se sigo meu interior; mas, em meus membros percebo outra lei que se opõe à Lei de meu Espírito, que me amarra à lei do pecado que reina em meus membros. (Rom.: VII, 19 a 24.)

 

Cada um de nós é um Cristo em formação [in potentia], e, algum dia, iremos passar tanto pelo Nascimento Místico como pela Morte Mística. Através do conhecimento, podemos apressar o Dia, cooperando inteligentemente ao invés de, como fazemos muitas vezes, frustrar pela ignorância a finalidade do desenvolvimento espiritual. Portanto, quanto mais cedo começarmos a purificar nossas mentes de pensamentos passionais, mais cedo alcançaremos este Grau.

 

O único fracasso é deixar de lutar. [Deixar de lutar = Desistir.]

 

Acovardei-me
e deixei de lutar.
Acovardei-me
e, por fim, desisti.
Acovardei-me
e permaneci lunar.

Continuei
a viver sem VIVER.
Continuei
a morrer sem MORRER.
Continuei
a não-ser sem SER.

Não acompanhei
a evolução da Humanidade.
Não me livrei
da angustiante Saudade.
Alimentei-me
da mentira, não da VERDADE.

In potentia,
continuei uma promessa.
In potentia,
continuei um Cristo.
In potentia,
continuei um Deus.

 

Continua...

 

 

Música de fundo:

The Impossible Dream (The Quest)
Compositores: Mitch Leigh (música) & Joe Darion (letra)
Interpretação: Frank Sinatra


Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com

https://br.pinterest.com/pin/260997740889976954/

https://in.pinterest.com/pin/606437906042992108/

https://twitter.com/fesquisitao

https://www.pensador.com/frase/NzQ0NjYy/

https://drevil.co/produto/camiseta-skull/

https://giphy.com/explore/slaughterhouses

https://www.freeiconspng.com/img/8084

https://tenor.com/view/adolf-speech-angry-gif-12490044

https://br.depositphotos.com/stock-photos/monge-budista.html

http://asgard-studio.pt/work/skeleton-walkcycle/

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lemniscate_Building_2.gif

http://caricaturistavinicius.blogspot.com


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.