AS MERCADORIAS XIV

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

O intercâmbio de mercadorias não inclui em si e para si outras relações de dependência que não as originadas de sua própria natureza. Sob esse pressuposto, a força de trabalho, como mercadoria, só pode aparecer no mercado à medida que e porque ela é oferecida à venda ou é vendida como mercadoria por seu próprio possuidor, pela pessoa da qual ela é a força de trabalho. Para que seu possuidor a venda como mercadoria, ele deve poder dispor dela, ser, portanto, livre proprietário de sua capacidade de trabalho, de sua pessoa. Ele e o possuidor de dinheiro se encontram no mercado e entram em relação um com o outro como possuidores de mercadorias iguais por origem, só se diferenciando por um ser comprador e o outro, vendedor, sendo, portanto, ambos pessoas juridicamente iguais. O prosseguimento dessa relação exige que o proprietário da força de trabalho só a venda por determinado tempo, pois, se a vender em bloco, de uma vez por todas, então ele venderá a si mesmo, transformando-se de homem livre em um escravo, de possuidor de mercadoria em uma mercadoria. Como pessoa, ele tem de se relacionar com sua força de trabalho como sua propriedade e, portanto, sua própria mercadoria, e isso ele só pode na medida em que ele a coloca à disposição do comprador apenas provisoriamente, por um prazo de tempo determinado, deixando-a ao consumo, portanto, sem renunciar à sua propriedade sobre ela, por meio de sua alienação. [In: O Capital (em alemão: Das Kapital) – um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) de Karl Marx.]

 

Uma coisa, no entanto, é clara: a Natureza não produz, de um lado, possuidores de dinheiro e de mercadorias e, do outro, meros possuidores das próprias forças de trabalho. Essa relação não faz parte da história natural nem tampouco é social, comum a todos os períodos históricos. Ela mesma é evidentemente o resultado de um desenvolvimento histórico anterior, o produto de muitas revoluções econômicas, da decadência de toda uma série de formações mais antigas da produção social. [Ibidem.]

 

Para se tornar mercadoria, o produto não pode ser produzido como meio de subsistência imediato para o próprio produtor. [Ibidem.]

 

Os produtos tomam (ou a maioria deles toma) a forma de mercadorias, apenas em um modo de produção bem específico: o capitalista. O processo de produção social ainda está muito longe de estar dominado, em toda a sua extensão e em toda a sua profundidade, pelo valor de troca. [Ibidem.]

 

Plantei repolho-chinês.
Colhi e vendi a 'Capitata' por R$ 1,00.
Quem me comprou o repolho
o vendeu por R$ 2,00.
................................
................................
................................
E quem, por último,
o comprou, se ferrou, pagou
R$ 5,00
e acabou
tendo uma big caganeira.

A caganeira pediu ,
que custou R$ 10,00.
Ora, o que se pode concluir?
1º) que o repolho-chinês,
na verdade, custou R$ 15,00;
2º) que mercadoria atrai
;
e 3º) que repolho-chinês atrai caganeira.

E assim... Gira o mundo.
Uns, vendem; outros, compram.
Uns, compram; outros vendem.
Uns, nem vendem nem compram.
Outros, nem compram nem vendem.
Uns, compram, e se cagam.
Outros, enricam com as caganeiras alheias.
(
If I were a biddy biddy rich...
Yidle-diddle-didle-didle man...
)

Enquanto isso, o que se vê?
Ricos ficando cada vez mais ricos.
Pobres ficando cada vez mais pobres.
A desigualdade social aumentando.
A fome e a miséria se exacerbando.
A violência ficando cada vez mais violenta.
A esperança se tornando desesperança.

 

 

 

 

Mas, a Terra continua a rotacionar.
O Sol continua a brilhar.
O calor continua a esquentar.
O frio continua a esfriar.
A chuva continua a chover.
E o homem continua a encarnar,
a desencarnar e a reencarnar.

O Unimultiverso se movimenta,
mas, muitos se mantêm estacionais.
O Unimultiverso sofre mudanças,

Entretanto, a Lei do Renascimento
e a Lei da Causa e do Efeito,
uma vez ou outra, impõem um pneumotórax!

 

 

Pneumotórax
(Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho era especialista nisso)

 

 


(O exemplo atualíssimo desta Heresia é a Guerra na Ucrânia)

 

 

As formas específicas de dinheiro mero equivalente de mercadoria ou meio circulante ou meio de pagamento, tesouro e dinheiro mundial apontam, de acordo com a extensão diversa e a predominância relativa de uma ou de outra função, para estágios muito diferentes do processo de produção social. [Ibidem.]

 

O processo de consumo da força de trabalho é, simultaneamente, o processo de produção de mercadoria e de mais-valia. [Ibidem.]

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

If I Were a Rich Man ( 'Fiddler on The Roof')
Composição: Sheldon Harnick & Jerry Bock
Interpretação: Chaim Topol

Fonte:

https://archive.org/details/IfIWereARichMan

 

 

Chaim Topol – o Leiteiro Tevye

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.dreamstime.com/

https://www.pravmir.com/if-i-were-a-rich-man/

https://gifer.com/en/Jb1F

https://ivgroup.com.br/

https://dribbble.com/

https://www.colourbox.com/

 

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