AS MERCADORIAS

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

O que distingue sobretudo o possuidor de mercadoria desta última é que para ela cada outro corpo de mercadoria conta apenas como forma de manifestação de seu próprio valor. Igualitária e cínica nata, a mercadoria está sempre disposta a trocar não só a alma, como também o corpo, com qualquer outra mercadoria, mesmo quando esta seja tão desagradável como Maritornes. [Maritornes é uma personagem do romance Don Quijote de la Mancha, escrito pelo romancista, dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 – Madrid, 22 de abril de 1616).] Esse sentido, que falta à mercadoria, para apreciar o concreto do corpo da mercadoria, o dono da mercadoria supre por meio dos seus cinco ou mais sentidos. Sua mercadoria não tem para ele nenhum valor de uso direto. Do contrário não a levaria ao mercado. Ela tem valor de uso para outros. Para ele, ela tem diretamente apenas valor de uso de ser portadora do valor de troca e, portanto, meio de troca. Por isso, ele quer aliená-la por uma mercadoria cujo valor de uso o satisfaça. Todas as mercadorias são não-valores de uso para seus possuidores e valores de uso para seus não-possuidores. Elas precisam, portanto, universalmente, mudar de mãos. Essa mudança de mãos constitui sua troca, e essa troca as refere como valores entre si e as realiza como valores. As mercadorias têm que se realizar, portanto, como valores, antes de poderem se realizar como valores de uso. Por outro lado, as mercadorias têm de se comprovar como valores de uso, antes de poderem se realizar como valores, pois, o trabalho humano, despendido em sua produção, conta somente na medida em que seja despendido de forma útil para outros. Se o trabalho for útil para outros, se, portanto, seu produto satisfizer as necessidades alheias, somente sua troca poderá demonstrar. [O Capital (em alemão: Das Kapital) – um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) de Karl Marx.]

 

Para todo possuidor de uma mercadoria, as mercadorias alheias funcionam como equivalentes particulares de sua própria mercadoria, e sua mercadoria, portanto, como equivalente geral de todas as outras mercadorias. Mas, como todos os possuidores de mercadorias fazem o mesmo, nenhuma mercadoria é um equivalente geral, e, por isso, as mercadorias não possuem também nenhuma forma de valor geral relativo, na qual elas possam se equiparar como valores e se comparar como grandezas de valor. Portanto, elas não se defrontam, de modo algum, como mercadorias, mas, apenas, como produtos quiméricos ou valores de uso. [E, muitas vezes, para mau uso e fakes cruéis.] [Ibidem.]

 

 

 

 

Guerra na Ucrânia
(Hoje, os ucranianos são meras mercadorias da morte,
genocidados pela cruel e maldita oligarquia putiniana)

 

 

 

Hoje, eu não vou dizer nada,

pois, nada mais precisa ser dito.

Longa haverá de ser a estrada

que fará de Putin um proscrito.

 

Todavia, esse longo é relativo,

e nós precisamos ter paciência.

Para tudo sempre há um motivo;

nós é que não possuímos ciência.

 

Agora, só mercadorias e morte;

amanhã, voltará a paz temporária.

Cada um de nós precisa ser forte,

e dignificiar esta nossa Raça Ária.

 

Enquanto preponderar a maldita

Grande Heresia da Separatividade,

navegaremos de desdita em desdita

e não ficaremos livres da

 

 

 

 

Precisamos meter na cachimônia

que tudo depende apenas de nós.

Fedor não sai com água-da-colônia

nem bufar limpa as teias e os pós.

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

L'internationale
Composição: Eugène Pottier (letra) & Pierre Chretien De Geyter (música)

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=MZcZrF77w9Y

 

Páginas da Internet consultadas:

https://tenor.com/

https://www.allwavingflags.com/

https://pngimg.com/images/weapons/tank

https://www.baamboozle.com/study/502708

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