MOVIMENTOS ESOTÉRICOS MODERNOS

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos foi garimpado em um estudo que fiz da obra Movimentos Esotéricos Modernos, tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Esta obra faz uma análise comparativa e esquemática dos impulsos subjetivos característicos da Era que terminou (Pisces) e da Era que já está em curso (Aquarius).

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Nenhum movimento está totalmente errado nem completamente livre de erros. Nenhum grupo de pensadores é o depositário de toda a verdade. Nenhuma Escritura nem Instrutor algum nos diz tudo o que se pode saber sobre Deus e das Suas Obras. A questão exatidão/inexatidão é de caráter pessoal e individual, porque ninguém é guardião do seu irmão nem pode reger a sua consciência.

 

Neguinho me disse que a wxyz
era a única consociação abalizada.
Branquinho me disse que a abcd
era a única associação incontestada.

Amarelinho me falou que o mestre
era o augusto porta-voz decoroso.
Vermehinho me contou que o guru
era o singular profitente virtuoso.

Acabei lelé da cuca e escravizado,
confundindo morubixaba com pajé,
e mais por fora que mão de afogado
e que bunda amulatada de crejé!

Fui parar no consultório do Sigmund,
que me disse: —
Eu não posso ajudar.
Pior foi o
International Monetary Fund,
que meteu na cuca de me falimentar!

 

Todas as formas religiosas e todas as escolas de pensamento não são mais do que indicações de modos de vida e de crescimento [individual e coletivo]. Elas são aparências deformadas de uma Realidade Interna, isto é, são interpretações simbólicas que a mente humana vem dando à Verdade, e que, por isto, mudam de época para época e de ciclo para ciclo. Aparecem e desaparecem; vêm e vão. Enquanto duram, servem a um propósito útil; depois que se desmanifestam, acabam sendo consideradas como meras limitações.

 

 

 

Tantos deuses! Tantas religiões!
Tantas lorotas! Tantos alçapões!
E o homem segue acreditando...

 

 

E aparece a forma estruturante... A Verdade vai se encobrindo mais e mais... A visão se distancia... Surgem as fórmulas dogmáticas, as leis, os rituais e as doutrinas... Prevalecem os ensinamentos de instrutores autoritários e exaltados... Decadência... Coisificação... Revolta dos pensadores contra as limitações impostas... Inutilidade e destruição da forma... Mudança. Assim tem acontecido; assim acontecerá sempre, ainda que o trânsito vá se suavizando.

 

O Verdadeiro Esoterismo não é, como geralmente se supõe, um ensinamento profundo dado por intermédio de rituais cerimoniosos, sob juramento de sigilo, mas, é um despertamento espiritual interior, que reconhece um despertamento similar ou espiritualidade potencial em todos os outros seres humanos e a Vida latente em todas as formas. [Grifo meu, porque todas = todas.]

 

O caos mundial que prevaleceu nos primeiros cinqüenta anos do século passado [nomeadamente, Nazismo + Fascismo] se deveu ao desvanecimento da Era de Pisces e ao surgimento da Era de Aquarius. {O gráfico animado abaixo é apenas pictórico, portanto, considere que as Eras não desaparecem nem surgem repentinamente, inesperadamente. As influências de Aquarius (o Aguador) começaram progressivamente a se fazer sentir mais ou menos (talvez, até antes) 216, 144, 72... anos antes de 5 de fevereiro de 1962, e Pisces ainda não se mandou inteiramente. Ora, até hoje uma parcela ponderável da Humanidade ainda tem consciência atlante, e sei lá quantos seres-humanos-aí-no-mundo ainda são mentalmente lemurianos! As coisas andam mesmo mais devagar do que se pensa. É por isto também que, como disse o Mestre Djwhal Khul na obra O 7º Raio (Revelador da Nova Era), profecia com data certinha para acontecer não existe. Disse DK: O cumprimento de uma Profecia [por Quem pode e sabe prever] é inevitável. No entanto, o fator tempo não pode ser estipulado, e isto é assim porque o angustiado mecanismo humano de aqueles a quem são confiadas as tarefas não costuma reagir adequadamente em um tempo útil-hábil. Por isto, os acontecimentos são retardados, mas, são inevitáveis, e acontecerão (a diferença de tempo costuma ser, sempre, mais ou menos, de 100 a 300 anos). O que as Grandes e Liberadas [Personalidades-]alma – as quais, com justeza, chamamos Mestres da Sabedoria – não fazem é coagir, obrigar ou ordenar que o Serviço seja executado.}

 

 

Pictorialidade apenas ilustrativa

 

 

O que precisamos ter em mente é que a Humanidade sempre passou por períodos de transição caótica, dos quais sempre saiu beneficiada, estabilizada, consciencialmente expandida, intelectualmente desenvolvida e mais perceptiva do que, vagamente, poderia ser chamado de idéia de Deus. [Desesperar-se não adianta nada; só faz piorar os imbróglios.] Em Touro, adoramos o bezerro; em Áries, sacrificamos ovelhas, cabras e cordeiros; em Peixes, reverenciamos o peixe, e os Discípulos saíram pelo mundo "pescando homens" (um peixe desenhado na areia era um sinal secreto para identificar os primeiros cristãos). E assim, vamos caminhando... Aquarius —› Serviço e Trabalho Coletivos. A consciência coletiva prevalecerá e a Humanidade tratará de atender às necessidades comuns.

 

 

 

 

Quem encontrou o Cristo Divino em si-mesmo se destacará em seu campo de atividade, que não haverá de ser necessariamente religioso.

 

Era de Peixes: as ovelhas seguiam o pastor e recebiam e aceitavam o alimento que lhes era dado. Assim, o método utilizado foi o de obediência à autoridade imposta. Seguir o guia. Divino fanatismo. Idolatria generalizada. Tal era a necessidade da raça humana.

 

Nada é pior e mais indesejável para os desenvolvimentos individual e coletivo do que a patética credulidade e a obediência cega [a quem quer que seja].

 

Você já observou que essas tais mensagens canalizadas, geralmente, não têm valor algum? Por outro lado, há as teologias, os papas, os dogmas e as bíblias que pretendem ser infalíveis e afirmam ser fontes misteriosas de poder e iluminação. Tudo isto só produz uma coisa: a Grande Heresia da Separatividade.

 

Signo Aquarius Signo do Conhecimento Universalmente Aplicado. A Era Pisciana utilizou e purificou o Coração das pessoas. A Era Aquariana prestará o mesmo serviço; mas, agora, agirá sobre a Mente. O Homem Aquariano será dirigido por si mesmo, não por um guia.

 

Nova Era = Desenvolvimento Espiritual pela Desenvolução-Coordenação dos Aspectos Físico, Emocional e Mental do Homem Pensamento Independente.

 

Tipo Aquariano Ideal = Fusão Sintética Cérebro + Coração.

 

 

 

 

O que sempre houve e ainda há de pior nos movimentos de Piscis é a intolerância com relação aos demais grupos de pensadores.

 

 


 

 

A maioria das igrejas, das sociedades teosóficas, das organizações rosacruzes e inúmeros outros cultos são de Peixes, e, portanto, devem desenvolver os seus respectivos trabalhos até completá-los e esgotá-los. A Igreja Católica e a Ciência Cristã são exemplos que se destacam dos demais.

 

Os movimentos aquarianos em formação serão caracterizados pela total liberdade de pensamento que concederão aos seus aderentes. Estes movimentos se recusarão a aceitar qualquer instrutor, qualquer bíblia ou qualquer organização como os únicos depositários da Verdade, porém, reconhecerão todos os grupos que tentarem apresentar o Conhecimento de Deus, seja este Conhecimento obtido através da Ciência, da religião, da arte ou da Filosofia. Conseqüentemente, entre eles, não haverá antagonismos, críticas ou condenações com relação a qualquer grupo. Estes movimentos aquarianos serão inclusivos e não excludentes. Destacarão princípios, e não personalidades. Importantizarão Serviços, e não ambições egoístas. E, em virtude da abrangência de sua visão e da autenticidade da sua perspectiva, levarão a Humanidade ao pleno reconhecimento da Unidade Universal. Todos estarão livres para ensinar o que quiserem, empregarão suas próprias terminologias e expressarão a Verdade como a entenderem. Desenvolverão os seus próprios métodos de Serviço, todavia, todos estarão de acordo que: haverá um único Trabalho, mas, muitos métodos de trabalho; haverá um só Templo de Deus, contudo, muitas pedras e muitas peças; haverá uma Grande Verdade Central, entretanto, muitos aspectos diferentes de compreendê-La; haverá uma só Vida Divina, mas, muitas formas de expressão. Resumindo: Aquarius Liberdade. [Que assim seja!]

 

 

 

 

Qual é a principal característica de um Verdadeiro Instrutor? O reconhecimento de que não é nada mais do que um Servidor. O Verdadeiro Instrutor: 1º) repudia toda exaltação da sua personalidade; 2º) evita, sempre que possível, qualquer referência a si mesmo; e 3º) procura sempre se manter em segundo plano.

 

Três Pontos Fundamentais —› Em seu labor docente, o Verdadeiro Instrutor:

1ª) deverá dizer a todo homem que é um divino filho de Deus, que o Reino de Deus está em seu interior e que todo Poder e toda Ciência são privilégios de cada filho de Deus;

2ª) enunciará apenas os princípios básicos e fundamentais subjacentes em todas as exposições da Verdade; eliminará do seu discurso o incidental e os pontos de diferença, enfatizando as Verdades Universais Gerais que têm persistido ao longo dos tempos e que são reconhecidas por todas as religiões, a saber: a paternidade de Deus e o Princípio de Unicidade Imutável e Ilimitado –› em Deus vivemos, nos movemos e temos nosso ser; insistirá na fraternidade do homem, porque todas as [personalidades-]alma [in potentia] são idênticas à Super Alma; destacará a manifestação de Deus em toda Natureza e do Espírito no homem;

e 3ª) apresentará estes princípios fundamentais e seus corolários [proposições que derivam de um encadeamento dedutivo] sob tantos aspectos quantos sejam possíveis, através de exemplos, de sinônimos e de símbolos que estejam ao seu alcance. Depois, permitirá que seus ouvintes façam suas próprias deduções, tomem suas próprias decisões e implementem suas próprias aplicações. Desta forma, cada aluno buscará a Verdade por si mesmo e em si mesmo.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

O Professor Waswami, da Índia, em seu livro intitulado "Vozes", disse: A harmonia das religiões que eu peço é sintética, não sincrética. Sintética e vital – que transmute os ensinamentos de todas as religiões em uma Verdade Vital. A Verdade da Vida Divina está em desenvolvimento na Humanidade. A Vida Divina cresce, e o mesmo acontece com a Verdade; não toda de uma vez, mas, em porções. Em uma série de inspirações, a Verdade é comunicada ao homem, segundo o seu desenvolvimento e o seu meio ambiente. Há muitas religiões, mas, o Inspirador é um; há muitas escrituras, mas, a Fonte é uma; há muitos profetas, mas, a Fraternidade é uma; há muitos ensinamentos, mas, a Essência é uma; já muitos templos, mas, o Sacrifício é um; há muitas mansões, mas, o Mestre é um!

 

 

 

 

 

 

 

 

Agüente firme! Não desista!

Meta bronca! Só persista!

Não prosseguir Morrer!

Descontinuar Não-ser!

 

Agüente firme! Não desista!

Meta bronca! Só persista!

Em nós está a Luz da LLuz!

Desmilíngua já a sua Cruz!

 

 

 

 

Música de fundo:

Everybody Hurts
Interpretação: The Corrs

Fonte:

http://semestamp3.com/site_mp3.xhtml

 

Páginas da Internet consultadas:

http://sunsite.univie.ac.at/MathAnim/pythanim/PythAnim.html

http://www.clipartbest.com/clipart-LcKE8aKca

http://sarvajan.ambedkar.org/?p=3474

http://www.freeiconspng.com/icons/brain-icon-png

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

https://www.kullabs.com/class-10/

 

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.