MELQUISEDEC E O MISTÉRIO DO FOGO

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Melquisedec e o Mistério do Fogo, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O corpo do homem é um templo vivo, e o homem é o sumo sacerdote, colocado ali para manter a Casa do Senhor em ordem.

 

Na Antigüidade, os locais de Iniciação eram cópias do corpo humano, e os rituais realizados nas diferentes câmaras e nos diversos corredores simbolizavam certos processos que também acontecem no corpo humano.

 

A regeneração da [personalidade-]alma humana é, em grande parte, um problema duplo: tanto fisiológico quanto biológico.

 

Na Antigüidade, muitos perderam suas vidas buscando e lutando pelo Grande Arcano.

 

Das Portas dos Mistérios, saíram, por exemplo, Platão e Apolônio de Tiana, Iniciado [como o Mestre Jesus] na [Câmara do Rei da] Grande Pirâmide, que comprovaram o fato de que a Palavra [Verbum Dimissum] nunca esteve, de fato, perdida. Para aqueles que viviam [vivem] a Vida da Doutrina, a Palavra, um Dia, era [é] revelada.

 

Na Antigüidade, o primeiro requisito para entrar na Escola de Pitágoras era observar a disciplina de permanecer em silêncio, sem falar com ninguém, por cinco anos.

 

 

 

 

É ilícito transmitir aos não-iniciados as Chaves que fecham os Elos da Cadeia de Mistérios. É permitido, entretanto, sem trair a confiança, explicar alguns dos Segredos Menores e revelar parte do Mistério Divino da natureza humana. Nunca pode ser enfatizado o suficiente que o Arcano Operacional do Templo nunca foi revelado publicamente [e não pode ser publicamente revelado].

 

Os Templos de Iniciação são os únicos repositórios do Conhecimento [Sabedoria Arcana] que permitiram e que continuam a permitir que seja desfeito o nó górdio da nossa ignorância.

 

 

 

 

Efetivamente, as Grandes Verdades Espirituais não estão tão profundamente ocultas, como se poderia supor. A maioria Delas sempre esteve e está exposta à vista, o tempo todo. Mas, estas Verdades não são reconhecidas, porque estão envoltas em símbolos e alegorias. Quando a raça humana aprender a decifrar a linguagem do simbolismo e da alegoria, um grande véu cairá dos olhos dos homens. Então, eles saberão a Verdade, e mais: eles perceberão que, desde o início, a Verdade sempre esteve aqui, no mundo, [e, particularmente, no interior de cada um de nós], sem ser reconhecida, exceto por alguns. Mas, gradualmente, em números crescentes, através dos Ministros das Necessidades das Criaturas Humanas [Novo Grupo de Servidores do Mundo], nomeados pelos Senhores do Amanhecer, que estão lutando para transmitir a consciência da Divindade em todos, os seres humanos conhecerão a Verdade, pois, lentamente, Ela está sendo propagada e difundida. [Os Mistérios estão retornando, e pelos Mistérios nos libertaremos.]

 

O Fogo sempre foi considerado o símbolo supremo da Divindade Misteriosa e Abstrata que habita em Deus, no homem e em a Natureza. O Sol sempre foi considerado um grande Fogo no meio do Uni[multi]verso.

 

 

(Simbolicamente)

 

 

A adoração do Sol remonta à Lemúria primitiva, e a veneração do Fogo, às origens da raça humana. Posteriormente, os atlantes também foram adoradores do Sol, e os índios americanos (remanescentes do antigo povo atlante) ainda consideram o Sol como um representante do Supremo Doador de Luz.

 

Os nomes de quase todos os Grandes Deuses e Salvadores foram associados ao Elemento Fogo, à Luz do Sol ou à sua Luz correlativa, a LLuz Invisível Mística e Espiritual. Júpiter, Apolo, Hermes, Mitra, Baco, Dionísio, Odin, Buddha, Krishna, Zoroastro, Fo-Hi, IAO, Vishnu, Shiva, Agni, Balder, Hiram Abiff, Moisés, Sansão, Jasão, Vulcano, Urano, Alá, Osíris, Rá, Bel, Baal, Nebo, Serapis e o Rei Salomão são algumas das numerosos Divindades e de alguns Super-homens, cujos atributos simbólicos derivam de manifestações da energia solar, e cujos nomes indicam sua relação com a Luz e o Fogo.

 

De acordo com os Mistérios Gregos, Prometeu, que tinha em seu Coração um grande amor pela Humanidade lutadora, decidiu dar aos homens o Fogo Divino, que tornaria a raça humana imortal, de tal forma que nem mesmo os Deuses poderiam destruí-la, advertindo-os de que o Fogo deveria sempre ser usado para a glorificação dos Deuses e para o serviço altruísta uns dos outros.

 

 


Prometeu é o veículo de Energia Solar. O Fogo Divino, que Prometeu trouxe aos homens, é uma Essência Mística em sua própria natureza, que os homens devem usar para se regenerar e se redimir, se quiserem libertar suas próprias [personalidades-]alma, crucificadas na rocha de suas naturezas físicas inferiores.

 

Hércules representa o Iniciado que, como seu nome indica, participa da Glória da LLuz.

 

De acordo com a Filosofia Oculta, o Sol é, na verdade, uma estrela de manifestação tripla, sendo duas partes de sua natureza invisíveis.

 

As três fases do Sol são chamadas: Vontade, Sabedoria e Ação. A Vontade está relacionada com o Princípio da Vida; a Sabedoria com o Princípio da LLuz; e a Ação ou Fricção com o Princípio do Calor. Pela Vontade, os céus foram criados, e a Vida Eterna continua a existir suprema. Pela Ação (ou pela Fricção) e pelo Esforço, a Terra foi formada, e o Uni[multi]verso físico foi modelado pelos "Senhores do Fogo", tendo, gradualmente, passado do estado de fusão para sua mais ordenada condição atual.

 

 

Sol

 

 

A LLuz participa tanto da vida quanto da ação: é a esfera da união.

 

Todos os homens e todas as mulheres verdadeiramente inteligentes que estão trabalhando para espalhar a LLuz no mundo são Illuminados pelo próprio trabalho que estão tentando realizar.

 

Na Antigüidade, era ensinado ao Iniciado nos Mistérios a existência de Três Sóis: o primeiro veículo de Deus-Pai Illumina o Espírito; o segundo veículo de Deus-Filho expande sua mente; e o terceiro veículo de Deus-Espírito Santo fortalece o corpo. Desta forma, ao Iniciado, no templo, era ensinado a reverenciar o Sol Invisível muito mais do que o Sol visível, porque tudo o que é visível é apenas efeito do invisível ou causal. O Sol Invisível não é limitado por nenhum objeto físico nem mesmo pela própria superfície da Terra, pois, os Raios de sua LLuz, sendo de intensidade vibratória superior à das substâncias físicas, passam desimpedidos por todos os planos das substâncias materiais.

 

A lâmpada perene é o símbolo mais apropriado do Fogo Eterno no Uni[multi]verso.

 

 

Lâmpada Perene
(Animação Simbólica)

 

 

Os Sacerdotes Druidas, na Grã-Bretanha, reconheciam o Sol como o delegado da Divindade Suprema.

 

A Luz Astral é, na verdade, o Corpo Astral da Terra.

 

O incensário, usado com tanta freqüência nas igrejas católicas, é um símbolo pagão relacionado à regeneração da [personalidade-]alma humana. O incensário representa o corpo humano. O incenso, dentro do incensário, feito com as essências extraídas de vários plantas, representa as forças vitais do corpo humano. A brasa flamejante queimando no meio do incenso é o emblema do Germe Espiritual (Grande Fogo do Uni[multi]verso) encerrado no Coração do organismo material do homem.

 

Os obeliscos de fogo, no Antigo Egito, eram colocados em frente aos templos e consagrados às Divindades Superiores.

 

Todas as pirâmides são símbolos do Fogo.

 

 

(Animação Simbólica)

 

 

Os números ímpares são solarmente sagrados.

 

As Escolas de Mistérios do Antigo Egito ensinavam que o sangue é o veículo da consciência. Ensinavam que o Espírito do homem se move pela corrente sangüínea, e que, portanto, não está localizado em nenhum ponto particular do organismo.

 

Os Iniciados da Antigüidade consideravam o sangue um líquido misterioso, um tanto gasoso por natureza, que serve como meio de manifestação do Fogo Espiritual no homem.

 

A Luz Astral é uma essência ígnea sempre presente e onipenetrante, que preserva intactas as impressões de tudo o que acontece em qualquer parte da Natureza.

 

De acordo com os Antigos Mistérios, no desenvolvimento espiritual do homem, chega um momento em que o óleo misterioso que sobe lentamente pela coluna vertebral, finalmente, entra no terceiro ventrículo do cérebro, onde adquire uma bela cor dourada e se irradia em todas as direções. Esta radiação é tão grande que não pode ser limitada pelo crânio e sai pela cabeça, principalmente pela nuca, no ponto em que a vértebra superior se articula com os côndilos do osso occipital. É esta luz, que brota em leque na nuca, que deu origem ao halo dos santos e ao nimbo, tão freqüentemente usado na arte religiosa. Esta luz significa regeneração humana e faz parte dos corpos áuricos do homem, cujas cores mudam com cada pensamento e cada sentimento. Graças às cores deste corpo áurico, os antigos sacerdotes e filósofos escolhiam aqueles discípulos que poderiam honrar seus ensinamentos.

 

 

Santo António de Lisboa

 

 

O chamado Cristianismo bíblico é apenas uma alegoria do Verdadeiro Espírito do Cristianismo e da Doutrina Esotérica ensinada nos Templos pelos Sacerdotes da Antigüidade Pagã. Seja como for, a Escola de Mistérios ainda existe como uma estrutura filosófica invisível.

 

Os chamados evangelhos apócrifos (rejeitados como não inspirados) contêm algumas das chaves mais importantes que a Antigüidade nos legou.

 

A palavra "Elohim" [ALHIM – a terminação IM indica caráter plural (AL e ALH)], conforme usada nos primeiros capítulos do Gênesis, e que foi traduzida como Deus, é uma palavra no plural, masculino-feminina, que designa um certo número de Deuses Andróginos e não uma Divindade Suprema. [Esta é apenas uma das diversas adulterações bíblicas.]

 

A Terra Prometida de todas as nações é o corpo humano a Terra Sagrada consagrada aos Deuses.

 

 

Homem Vitruviano1
(Segundo Leonardo da Vinci)

 

 

Não há um inimigo maior do homem do que a própria natureza individual inferior [ego], nem um Judas comparável ao egoísmo, nem um traidor como a ignorância, nem um tirano como o orgulho, nem um Mar Vermelho que deva ser cruzado como a natureza emocional do homem, que brota dos centros criadores de sangue vermelho no fígado humano. [O que isto quer dizer? Isto quer dizer que o inferno não são os outros nem que haja um inferno em algum buraco negro e fedorento no Unimultiverso. O inferno está em nós, simplesmente, porque ele é, diária e sistematicamente, criado por nós. Simbolicamente, para nos libertarmos, precisaremos apagar o fogo devorador do nosso inferno interior. Na atualidade, 21 de junho de 2.021, não há mesmo inferno maior do que o fabricado pelo nagacionismo dos antivacinistas, que põe em risco a própria existência da Humanidade.]

 

Como muitos não sabem que existe uma Doutrina Secreta, eles não A buscam. Entretanto, não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada encoberto que não venha a ser conhecido.

 

 

Lâmpada de Aladim

 

 

 

Aladim no Jardim Mágico
(Ilustração de Max Liebert)

 

 

Tudo o que foi é tudo o que é; e tudo o que é, perpetuamente, é tudo o que será. [A Energia Universal é, ao mesmo tempo, indiminuível e inacrescentável, pois, nunca teve começo nem terá fim. Na Eternidade, o tempo é ilusório, não existe distância [espaço] e a alegria e a tristeza são desconhecidas; no que diz respeito à Consciência da Eternidade, tudo o que se pode dizer é que Ela é. Enquanto outras coisas vêm e vão, Ela está e sempre será.]

 

FOI + É + SERÁ = 1.

FOI + É + SERÁ = ETERNO PRESENTE.

 

Do Fogo Único são acesos todos os fogos.

 

No corpo humano, a chama azul é o Fogo do Espírito aspirante e transcendente. A chama amarela é a luz clara e ardente da razão, que ilumina a mente e clareia as trevas da noite. A chama vermelha é a falsa luz, o fogo da paixão e da luxúria. Estes são os três Fogos: o Fogo da Divindade, o Fogo da Humanidade e o fogo dos demônios. [Demônios = Nossos demônios interiores fabricados por nós.]

 

Através da Sagrada Palavra Trissilábica, os céus foram criados, a Terra foi formada e as obras do mal são destruídas.

 

O Reino dos Céus está dentro de nós, porque. em nosso interior estão o Pai Divino e sua Trindade, os Serafins, os Querubins, os Poderes, as Dominações, os Principados, os Tronos, os Anjos e os Arcanjos. Com relação a isto, o que o homem deve fazer? O homem deve se elevar ao ponto em que possa liberar estes Poderes Cósmicos, Lhes dando uma expressão adequada e deixando de Os limitar ou de Os escravizar cada vez mais com sua ignorância e sua perversão. O Reino dos Céus está dentro do próprio homem.

 

O homem, em si mesmo, é o céu, a Terra e o inferno. De fato, o próprio homem é uma galáxia, e cada uma de suas estrelas, um dia, se tornará uma constelação. [Mais do que uma galáxia, o homem é um Unimultiverso em miniatura.]

 

 

 

 

Para onde quer que o vidente direcione seu olhar, ele contempla o Fogo. E assim, há luzes que podem ser vistas, luzes que devem ser ouvidas, e luzes, como sólidas colunas de fogo, que devem ser sentidas.

 

A LLuz é a manifestação primária do Eterno Imanifesto.

 

Há um Fogo Eterno que queima sem combustível na [personalidade-]alma de todas as coisas. É uma Luz Radiante o Espírito, a Vida, a Causa[-sem-causa ou Raiz-sem-raiz], o Germe Imortal encerrado no Coração das formas.

 

A LLuz desempenha no Uni[multi]verso o mesmo papel que o sistema nervoso desempenha no corpo humano.

 

O Fogo é o mais sagrado de todos os elementos e o mais remoto de todos os símbolos.

 

A Luz que existe no homem o seu Deus [Interior] em miniatura pode ser liberada por meio de um processo chamado Regeneração. O método secreto usado para alcançar esta Regeneração, sem ter que seguir o longo caminho em espiral do progresso evolutivo [através da Spira Legis], foi o Grande e Supremo Segredo dos Mistérios, revelado apenas para aqueles que provaram ser dignos de possuir o Poder da Vida e da Morte. Estes Mistérios foram perpetuados até hoje por algumas Fraternidades Iniciáticas, como, por exemplo, a Maçonaria [e as diversas Ordens e Fraternidades Rosa+Cruzes].

 

 

 

 

Existem dois tipos de homens no mundo: os que têm Aspiraçção e os que não A têm. [E assim, poderíamos pensar em duas classes de homens: aqueles que já podem (progressistas, Filhos do Fogo) e os que ainda não podem (conservadores, Filhos da Água). Na Maçonaria, estes dois irmãos estão simbolizados pela Águia de Duas Cabeças, do 33º Grau.]

 

 

Águia de Duas Cabeças de Lagash

 

 

De acordo com a Sabedoria Antiga, chegará um tempo em que o homem terá dois sistemas espinhais completos, ambos igualmente desenvolvidos, e sua vida será governada por dois poderes que trabalharão juntos e em harmonia. Para expressar isto, os Antigos Alquimistas simbolizavam esta realização com uma figura de duas cabeças, uma das quais era masculina e a outra feminina. O andrógino Ishwar, o senhor planetário dos brâmanes, tem a metade direita do corpo masculina e a metade esquerda feminina, simbolizando, assim, que ele é o arquétipo da raça humana final [na Sétima Ronda]. O homem, uma vez que é positivo e negativo ao mesmo tempo, não se reproduzirá mais como hoje. Um dos Antigos Mistérios ensinava que o fim de todas as coisas é igual a seu início mais a experiência do ciclo, e um dia a raça humana dará à luz aos seus novos corpos por sua própria geração, como certos animais primitivos ainda fazem. Então, sem dúvida, o homem será seu próprio pai e sua própria mãe, completos em si mesmo. A Iniciação torna este processo possível no homem muito antes que o curso natural da evolução humana permita. Este é o Verdadeiro Mistério de Melquisedeque, Rei de Salém, o Rei-Sacerdote (Sacerdote, Água; Rei, Fogo), que era seu próprio pai e sua própria mãe, e cujas pegadas todos os Iniciados tentam seguir. A Fênix, uma ave que nunca existiu, é apenas um símbolo de um alto estado de desenvolvimento do homem.

 

 

Desenho Místico da Androginia Espiritual e Alquímica

 

 

A secreta Ordem de Melquisedeque não poderá aparecer no mundo físico, enquanto a Humanidade estiver constituída de acordo com seu esquema atual. É a suprema Escola de Mistérios, e apenas alguns alcançaram o ponto em que suas naturezas humana e divina se fundiram tão perfeitamente, que, simbolicamente, chegaram a ter duas cabeças. Para isto, o equilíbrio perfeito do Coração e da Mente deve ser conquistado, antes que o verdadeiro pensamento e a verdadeira espiritualidade possam ser alcançados. A função mais elevada da Mente é a Razão [Transrazão]; a função mais elevada do Coração é a Intuição [Transintuição]. A Razão sozinha é fria. Já o sentimento carece de Razão, mas, ambos, juntos temperam a justiça com misericórdia e a benevolência com fortaleza.

 

O Espírito não é masculino nem feminino, porém, ambos ao mesmo tempo: uma entidade andrógina. A manifestação do Espírito andrógino perfeito deve ocorrer por meio de um corpo andrógino autogerado. Mas, muitos milhões de anos deverão ainda se passar, antes que a raça humana aprenda as lições da polarização, para que possa assumir esta nova natureza com inteligência. Este é o Mistério do Rei-Sacerdote, e tal foi a posição que o Mestre Jesus alcançou, quando foi, para sempre, considerado Sacerdote da Ordem de Melquisedeque. Tudo isto está simbolizado nos emblemas do Grau 33 da Maçonaria.

 

É possível ver com as palmas das mãos e com as solas dos pés. Na realidade, o homem acabará por ver com todas as partes de seu corpo. Um símbolo desta condição final foi preservado nos Mistérios Egípcios, na figura de Osíris, que, geralmente, é representado sentado em um trono e com o corpo inteiramente feito de olhos.

 

 

Osíris

 

 

De acordo com o Sistema de Cultura Oculta Oriental, existem 49 centros nervosos sagrados no corpo humano, dos quais os sete centros mais importantes estão localizados perto da coluna vertebral em vários intervalos. O número total 49 é o quadrado de 7, e também é o número de Rondas e sub-rondas em uma Cadeia Planetária. Quando vistos de maneira clarividente, todos estes centros parecem flores ou faíscas elétricas. Cada um destes sete plexos maiores tem seis plexos menores ao seu redor, formando, assim, diagramas na forma de estrelas de seis pontas, embora os centros não estejam dispostos no corpo desta maneira. Todavia, como ensinou Helena Petrovna Blavatsky, o Verdadeiro Discípulo deve tentar desenvolver os centros que estão situados dentro do crânio, porque o corpo é um pólo negativo de um corpo espiritual contido na cavidade craniana.

 

Quando a Kundalini começa a se desenrolar, sobe como um fluxo serpentino de fogo através da medula espinhal e penetra no cérebro, onde estimula a atividade do corpo pituitário.

 

 

Chakras Subida da Kundalini
(Animação Simbólica)

 

 

A glândula pineal é o elo entre a consciência do homem e os Mundos Invisíveis da Natureza.

 

 

Glândula Pineal

 

 

À medida que o contato do homem com o mundo físico foi aumentando e se intensificando, ele foi perdendo sua compreensão interior junto com a conexão consciente com as Hierarquias Criadoras. Para recuperar esta conexão, é necessário que nos elevemos acima das limitações do mundo físico. Mas, não devemos, entretanto, romper nossa conexão com a Humanidade, nos tornando sonhadores reclusos e pouco práticos, [como fazem os eremitas egoístas e nefelibatas]. O Verdadeiro Ocultista não deve fugir de nada; deve transmutar tudo, [e, dentro do possível e do permitido, ajudar os outros a transmutar também. Mas, transmutar o quê? Os demônios criados pela ignorância.]

 

Na glândula pineal há uma minúscula areia, que não existe nos idiotas nem naqueles que não possuem uma mentalidade devidamente organizada. Os Ocultistas sabem que esta areia é a Chave para o desenvolvimento da Consciência Espiritual do homem. Ela serve como um elo entre consciência e forma.

 

O canal espinhal chega aos ventrículos cerebrais por certas portas, simbolizadas pelas passagens e pelas câmaras dos Antigos Mistérios, e o candidato é o Fogo Espiritual Espinhal que está sendo Iniciado.

 

 

 

 

Nos Antigos Mistérios, a natureza inferior do homem era conduzida pelos Ideais Espirituais, que deveriam elevá-lo à Illuminação e à Verdade. Recebidos os Mistérios Maiores, a [personalidade-]alma ficava impregnada de LLuz e de Verdade, pois, o Homem renascia das trevas da ignorância e alcançava a LLuz da Filosofia.

 

O Princípio Imortal no homem só pode ser libertado de seu invólucro mortal pela Morte Iniciática.

 

Homem: conhece-te a ti mesmo.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Homem Vitruviano (ou Homem de Vitrúvio) é um conceito apresentado na obra Os Dez Livros da Arquitetura, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião (80 a.C – 15 a.C), do qual o conceito herda no nome. O conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseado, em parte, na Proporção Áurea (ou Número de Ouro, Número Áureo, Seção Áurea ou Proporção de Ouro), que é uma constante real algébrica irracional utilizada pelo escultor grego Phideas (480 a.C. – cerca de 430 a.C.), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, com valor arredondado a três casas decimais igual a 1,618. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio se apresenta como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.

 

 

Parthenon

 

 

Música de fundo:

A Time For Us
Compositor: Nino Rota

Fonte:

http://www.midi-karaoke.info/20cc1671.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chakras.svg

http://superawesomevectors.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aladim

http://nationofodin.org

https://pt.dreamstime.com

https://www.vectorstock.com

https://www.matheretter.de/rechner/pyramide

https://www.pinterest.ca/pin/306596687122672840/

https://smartkiss.net/opcao-mute-twitter/

http://mundoiconico.blogspot.com/2008/
10/o-mistrio-da-grande-pirmide.html

https://www.hormone.org

https://nicholasdarby.blogspot.com/2011/06/osiris.html

https://pt.depositphotos.com

http://robertomacom.blogspot.com/
2014/11/a-aguia-romana-grau-1.html

https://dribbble.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_vitruviano

https://www.percona.com

https://intermountainhealthcare.org

https://gifimage.net

https://recicladarte.com/cursos.php

 

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.