MEIO AMBIENTE1

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Música de fundo: Night and Day
Fonte:
http://hermes.mfn.unipmn.it/~fantom/Midi/jazz2.htm

 

Antes de tudo...

As imagens!

 

GENEBRA - Uma impressionante série de fotografias feitas a partir de um satélite da NASA revela a amplitude dos danos causados pelo homem na geografia do Planeta. As imagens fazem parte de um atlas publicado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Atlas de Nosso Meio Ambiente em Mutação foi lançado em virtude da Jornada Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo programa, e compara várias regiões do mundo mostrando imagens das mesmas localidades feitas há vários anos ao lado de fotos mais recentes.

Ao comparar fotos de 1979 e de 2000 é possível observar o surgimento de uma impressionante península de 25 quilômetros de comprimento na foz do Rio Amarelo, na China, formada por causa dos processos de erosão e desmatamento da floresta do seu entorno.

O atlas também mostra o encolhimento da capa de gelo do Pólo Norte e das montanhas dos Alpes, do Himalaia e dos Andes por causa do aquecimento global.

Na Amazônia, entre 1975 e 2000, uma grande mancha de selva verde aparece em branco, resultado de 25 anos de desmatamento. Também são impactantes as imagens das Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Boa parte das florestas que rodeavam a região desapareçam.

A expansão das cidades também mostra efeitos devastadores nos arredores de capitais, como a Cidade do México, onde a população aumentou de nove milhões para 20 milhões em trinta anos. A geografia de todos os pequenos morros e colinas ao redor mudou completamente. Fotos impressionantes da evolução de Pequim nos últimos 20 anos também são mostradas no livro. Cidades do Estado Americano do Texas, separadas por um deserto em 1977, acabaram se juntando, e em 2000 aparecem como uma grande massa luminosa onde vivem milhões de pessoas.

 

ALGUMAS IMAGENS

 

1. Imagens de satélites da Nasa, compiladas em levantamento da ONU, revelam devastação ambiental nos últimos 30 anos. A província de Almeria: verde há 30 anos e agora coberta por estufas agrícolas.

 

 

2. O encolhimento do Mar Morto dos anos 70 para cá em decorrência do uso abusivo da água do Rio Jordão e da alta evaporação.

 

 

3. A cidade de Las Vegas em 1973 e em 2000.

 

 

4. Nenhum lugar mostra tão bem o poder destrutivo da AIDS quanto a África - o berço da Humanidade! O continente abriga 60% dos 39,4 milhões de casos da doença, e muitos países amargam um retrocesso de um século em seu desenvolvimento!!! A renovação da pandemia se renova com base nas desigualdades mundiais existentes!!!

 

 

5. O Mapa da AIDS no Planeta:

 

 

6. O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi lembrado nos cinco continentes. Em Berna, voluntários acenderam 6 mil velas.

 

 

7. Mulheres soropositivas distribuíram preservativos em Calcutá. Relatório da ONU adverte que pandemia avança em um ritmo mais rápido do que a evolução das formas e das políticas de controle da doença!



 

8. Velas em Sofia, na Bulgária.

 

 

9. A fita vermelha na estação do bondinho, no Morro da Urca, no Rio.



 

10. A AIDS desencadeia uma série de eventos que ameaçam desestruturar sociedades inteiras – Kofi Annan, Secretário-geral da ONU.

 

 

O QUE EU PENSO

 


AIDS é imunodeficiência de valores!

Afirmou o Vaticano recentemente.

Valores? Não adianta criticar os valores.

EDUCAR SIM: CONTÍNUA E URGENTEMENTE.

 

 

Terra de tantas dolores!

Nós fazemos com que seja assim.

Terra de ilimitados amores!

Podemos alquimizá-la? Sim, Sim, Sim.

 

 

Na verdade não é a Terra

Que precisa ser alquimizada.

São os nossos corações!

 

 

Matança, locupletações, panamás, preconceitos,

Jogatina, guerras e desrespeito aos humanos direitos:

Serão duras as lições!

 

 



1. Fonte: Globo Online - Globo.com