A ALMA E SEU MECANISMO
(Parte III)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 3ª e última parte de um estudo que fiz sobre a obra A Alma e seu Mecanismo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como o próprio o Mestre DK afirmou, três impulsos o levaram a escrever este livro: primeiro, o desejo de estabelecer uma relação entre a Psicologia materialista ou externa e a Psicologia introspectiva ou interna; segundo, o desejo de consolidar uma harmonia entre o Ocidente materialista e o Oriente introspectivo; e, terceiro, demonstrar que todos os aspectos antagônicos são apenas facetas da Verdade Una, que, em conjunto, constituem uma só e a única realidade. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Pillaipundagudi Thiruvengadattaiyangar Srinivasa Iyengar (1863 – 1931): 1º) O homem é um complexo de consciência, mente e corpo; 2º) Atma, o Eu, é da natureza da consciência e é imutável; 3º) A mente, embora seja um órgão interno, é material, e não o Atman; 4º) Toda a energia do Universo é pessoal, ou seja, está ligada à consciência; e 5º) Esta energia é Prana, o intermediário entre a mente ea matéria.

 

A Filosofia Hinduísta considera Prana a energia fundamental do Universo.

 

Base da coluna vertebral —› Centro da Vida e da forma material. Coração —› Centro da vida do ser consciente. Cabeça —› Centro positivo da mente e dos princípios vitais.

 

Os Poderes da [personalidade-]alma e as Qualidades Espirituais são patrimônio do Homem Espiritual. Portanto, para todos nós, a meta é alcançar a união consciente com a [personalidade-]alma. Quando esta união acontecer, não haverá mais barreiras nem limitações. É por isto que os ensinamentos hinduístas afirmam que o Fogo da Kundalini deverá ser eventualmente elevado da base da coluna vertebral à cabeça.1 (Esta é a analogia da ensinança católica romana referente à Assunção da Virgem Mãe ao céu.)

 

 

 

 

Libertação    União.

 

O Corpo Etérico ou Vital é composto de éter, atua como condutor de Prana ou do Princípio Vital, energiza a matéria, produz a forma e é a expressão e o veículo da [personalidade-]alma.

 

Como Vida, a [personalidade-]alma, está situada no coração; como consciência espiritual racional, está localizada no trono entre as sobrancelhas.

 

A Força Vital tem Sete Pontos principais de contato com o Corpo Físico (quatro acima do diafragma e três abaixo, dois na cabeça e cinco na coluna vertebral), e são denominados Centros [ou Chakras], estando relacionados uns com os outros por meio da coluna vertebral. Estes Sete Centros de Força transmitem a Energia da [Onda da] Vida, são os agentes da [personalidade-]alma, mantêm a existência corporal e dão início à atividade. Da cabeça para baixo, estes Sete Centros são:

1º) Centro Coronário (Chakra Sahasrara) – corporificação da Energia Espiritual, manifestada como Vontade, Mente Abstrata, Espiritual ou Intuição.

 

 

Chakra Sahasrara

 


2º) Centro entre Sobrancelhas (Chakra Ajna) – concerne à mente inferior e à natureza psíquica do organismo integrado.

 

Chakra Ajna

 


3º) Centro Laríngeo (Chakra Vishuddha) – vinculado ao trabalho criativo.

 

 

Chakra Vishuddha

 


4º) Centro Cardíaco (Chakra Anahata) – vinculado à consciência da relação com a
[personalidade-]alma, à responsabilidade grupal e à inclusividade da Vida do Eu.

 

 

Chakra Anahata

 


5º) Centro Plexo Solar (Chakra Manipura) – sede da vida sensitiva psíquica inferior, tanto no homem quanto no animal, e, muitas vezes, é denominado cérebro instintivo.

 

 

Chakra Manipura

 


6º) Centro Sacro ou Sexual (Chakra Svadhisthana) – especificamente relacionado com a natureza sexual (quando se expressa no Plano Físico).

 

 

Chakra Svadhisthana

 


7º) Centro da Base da Coluna Vertebral (Chakra Muladhara) – associado ao Fogo da Kundalini, sendo o núcleo da vida da forma material.

 

 

Chakra Muladhara

 

O sistema nervoso ou neural é positivo e o sistema sangüíneo é negativo.

 

 

 

Certas escolas degradadas, que ensinam práticas tântricas, e que existem tanto no Oriente quanto no Ocidente, nunca serão condenadas com excessiva severidade.

 

 

Consciência    Atma.

 

Mente    Antakarana.

 

Os Centros localizados abaixo do diafragma governam a vida física da forma material e a vida psíquica animal, existindo tanto no homem quanto no animal. Aqueles localizados acima do diafragma concernem à vida intelectual e à vida espiritual.

 

Correlação entre os Centros e as glândulas endócrinas:

 

 

Centro
Glândula
Coronário
Pineal
Ajna
Pituitária
Laríngeo
Tireóide
Cardíaco
Timo
Plexo Solar
Pâncreas
Sacro
Gônadas
Base da Coluna Vertebral
Adrenais ou Supra-renais

 

 

Tanto esforço! Tanta luta!
Mas, não termina a labuta!
Hoje, cinco; Seis, amanhã!
E sete depois de amanhã!

 

Não somos nem melhores nem piores do que o nosso sistema endócrino.

 

O estado dos Centros depende do tipo e da qualidade da força da [personalidade-]alma que vibra através deles.

 

Os Centros do Corpo Etérico podem ser afetados por determinadas práticas orientais de respiração, mantras e posturas muito perigosas, que, muitas vezes, leva à loucura.

 

O aparelho humano está determinado pelo sistema endócrino + sistema nervoso (mecanismo de resposta).

 

Sempre haverá risco em tentar despertar os Centros prematuramente.

 

Qualquer pressuposto [idéia ou hipótese] tem sido sempre o ponto de partida do conhecimento.

 

Conclusão: Como são as glândulas e o sistema nervoso do homem assim ele é.

 

Conclusão: Como são seus Centros assim o homem é.

 

Conclusão: As glândulas, os neurônios e os Centros estão condicionados pelo controle ou pela ausência de controle da [personalidade-]alma.

 

Método para se alcançar a perfeição espiritual (etapas que não devem ser consideradas em seqüência, mas, em progresso simultâneo): tratamento sensato-equilibrado do Corpo Físico + conhecimento do mecanismo mental, emocional e físico + aplicação da mente raciocinadora + compreender e utilizar a relação entre mente e cérebro.

 

Quando às faculdades místicas são adicionadas as intelectuais, o Centro Coronário lentamente é despertado, e a glândula pineal, até então atrofiada, entra em atividade, se convertendo, efetivamente, na sede da [personalidade-]alma e em vontade diretora espiritual.

 

Para que haja Real Libertação, duas Grandes Transmutações precisam acontecer em todos nós: 1ª) transmutação do sentimento e da adoração em Sabedoria; e 2ª) transmutação do simples, religioso e fideísta amor a Deus em Conhecimento de Deus. Para isto, precisamos cultivar e pôr em ação:

1º) inofensividade, veracidade, não-furto, continência e magnanimidade [misericórdia];

2º) pureza de vida (purificação interna e externa, alegria, aspiração ardente, leitura espiritual e devoção a Ishvara (Eu Divino);

3º) equilíbrio;

4º) inegoísmo;

5º) abstração;

6º) atenção ou concentração;

7º) meditação; e

8º) contemplação (estabelecimento de contato com as energias do Quinto Reino da Natureza, ou seja, o Reino Espiritual) —› Illuminação.

 

Arthur Edward Powell (1882 – 1969 ): O psiquismo histérico e mal regulado é devido ao pouco desenvolvimento do cérebro e ao domínio do sistema simpático, cujas grandes células ganglionares, agrupadas em núcleos, contêm uma grande porção de matéria etérica, e podem ser facilmente afetadas pelas vibrações astrais grosseiras.

 

O Poder mais elevado de todos é a Força da Inspiração [Intuição].

 

O Bom Combate que todos nós devemos realizar é transferir a força que se encontra nos Centros abaixo do diafragma (vida puramente animal e sensória) para os Centros de cima (Cardíaco, Laríngeo e Coronário).

 

O despertar do Poder Kundalínico deve ser efetivado pelo magnetismo da [personalidade-]alma dominante, e não pela meditação sobre qualquer Centro específico ou pela ação consciente sobre a força da matéria.

 

A ênfase deverá ser posta sobre trabalho criador, levado a efeito para o bem do grupo, e não sobre a vida sexual ativa da pessoa envolvida.

 

A energia do Centro Sacro deve ser elevada ao Centro Laríngeo.

 

A energia do Centro Plexo Solar deve ser elevada ao Centro Cardíaco.

 

As perversões da magia sexual, tão amplamente prevalentes, são uma distorção da verdadeira união espiritual (ou fusão) dos dois Centros da cabeça e suas correspondentes glândulas (pituitária e pineal), que representam, por sua vez, a relação entre a [personalidade-]alma e o Corpo Físico. Como ensinou o Cristo, deixem brilhar sua Luz!

 

O Centro mais importante do corpo é o Coronário.

 

 


 

O sobrenatural não existe; os estados subjetivos são simples demonstrações de forças e de poderes naturais.

 

Em tudo se manifesta uma vontade rumo à Perfeição. Unidade = Amor + Sabedoria.

 

 

 

 

 

 

Para Concluir:

 

 

 

Devagar, nos esforçando,

nós vamos mudançando.

Não devemos nos ajoelhar,

e um milagrinho requestar.

Isto é placebo para otário

– fabricado por neofalsário –

que não usa o raciocínio

e topa qualquer fascínio.

 

Sopese: não há milagre.

Tamanduá vira bagre?

Dízimo vira mufunfa?

Firmeza vira cagunfa?

Minholeta vira borbonhoca?

Pedra-pomes vira paçoca?

Digitalis vira Stramonium?

Pulsatilla vira Mezereum?

Zusanli vira Muhammad Ali?

Mais ali vira logo aqui?

Pecado vira absolvição?

Celibato vira decifração?

Promessa vira sucesso?

Hipotético vira expresso?

Pavarotti vira Sinatra?

Fraldinha vira alcatra?

Confissão vira salvação?

Crença vira arrebatação?

Triênio vira quadriênio?

Potássio vira tungstênio?

Pisseta vira microbureta?

Regozijante vira ranheta?

Michael Jordan vira Pelé?

Dom Tião vira Dom José?

Calcutá vira Paquetá?

Curimbatá vira boitatá?

Solitária vira anaconda?

Da Vinci vira Gioconda?

Santo vira anhangüera?

Et cetera vira et cetera?

 

 

 

Da Vinci não vira Gioconda?

 

 

 

_____

Nota:

1. Mas, que ninguém se meta a fogueteiro e bula com o Fogo da Kundalini sem saber o que está fazendo. Já disse e vou repetir: isto poderá levar à loucura e, até, à morte prematura.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://seat.massey.ac.nz/personal/s.r.marsland/movies.html

http://www.thisiscolossal.com/tags/math/

http://indiaspirituality.blogspot.com.br/
2012/09/sahasrara-chakra.html

http://www.secondpicture.com/tutorials/3d/3d_
modeling_of_a_human_head_3ds_max_01.html

http://www.centrometamorfose.com.br/tantra

http://www.360meridianos.com/2013/01/
imagens-templos-do-kama-sutra.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://cliparts.co/clipart-head

http://thesimponspedia.blogspot.com.br/
2008/02/homer-joo-teimoso.html

http://mutuslab.cs.uwindsor.ca/
schurko/nmrcourse/animations.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Schubert's Serenade
Compositor: Franz Peter Schubert

Fonte:

http://www.juraemprosaeverso.com.br/Musicas
Midi/aa-MusicasMidi-PaginaPrincipal.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.