A ALMA E SEU MECANISMO
(Parte II)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz sobre a obra A Alma e seu Mecanismo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como o próprio o Mestre DK afirmou, três impulsos o levaram a escrever este livro: primeiro, o desejo de estabelecer uma relação entre a Psicologia materialista ou externa e a Psicologia introspectiva ou interna; segundo, o desejo de consolidar uma harmonia entre o Ocidente materialista e o Oriente introspectivo; e, terceiro, demonstrar que todos os aspectos antagônicos são apenas facetas da Verdade Una, que, em conjunto, constituem uma só e a única realidade. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Para o psicólogo oriental, a natureza física é o resultado da atividade espiritual. Sustenta que tudo o que é visto objetivamente nada mais é do que a manifestação externa de energias subjetivas interiores. Considera que todos os mecanismos do cosmos e do homem são efeitos derivados de causas.

 

 

Sir Isaac Newton1

 

 

Não existe nada além de energia, que compenetra e ativa todas as formas. A matéria é energia ou Espírito em sua forma mais densa; o Espírito é matéria em seu aspecto mais sublimado.

 

Todas as formas são permeadas por este Éter Espiritual, as quais possuem um Corpo Etérico.

 

Assim como o minúsculo átomo tem um núcleo positivo e aspectos negativos, o Corpo Etérico também tem centros positivos de força em meio a substâncias negativas.

 

O Corpo Etérico do homem tem sete Núcleos ou Centros principais de energia, através dos quais afluem vários tipos de energia, que produzem sua atividade psíquica. Estes Núcleos são relacionados com o sistema cérebro-espinhal. A base desta atividade psíquica ou sede da natureza da [personalidade-]alma está localizada na cabeça. O Princípio Regente, portanto, está localizado na cabeça, e a partir deste Centro Diretor deve ser dirigido e energizado todo o mecanismo, valendo-se dos outros seis Centros de Força.

 

 

Sete

 

Na maioria dos seres humanos, atualmente, apenas alguns centros são ou estão funcionais; o resto é ou está passivo. Nos seres humanos perfeitos, todos os centros estão totalmente ativos e funcionantes.

 

Para que possam ser unificadas a concepção oriental ou vitalista e a concepção ocidental ou mecanicista é necessário estabelecer a realidade da existência do Corpo Etérico. Só assim será possível construir uma ponte entre ambas.

 

 

 

 

É impossível a existência manifestativa de qualquer agente externo ou fora da Substância Universal ("sub" = debaixo ou subjacente; "sto" = permanecer).2

 

Inerente à Substância Universal há a sua perpétua contraparte: a Vida Incessante. Substância Universal e Vida são uma só e a mesma coisa, embora constituam aspectos diferentes da Realidade Una. A Vida, como eletricidade, é positiva; a Substância, como eletricidade, é negativa. A Vida é ativa; a Substância é passiva. A Vida é Espírito; a Substância é forma ou matéria. A Vida é o pai e engendra; a Substância é a mãe e concebe.

 

 

Realidade Una

 

Substância + Vida = Consciência.

 

Tudo é uma expressão da energia.

 

Matéria é Espírito descendente e degradado; Espírito é matéria ascendente e glorificada.

 

 

 

 

Ao adquirir densidade, a energia adquire ou descende sete graus ou planos, cada plano com sete subplanos.

 

O Corpo Etérico é o fator coesivo, mantendo o Corpo Físico vivo e em existência.

 

Éter Entidade genuína que preenche todo o espaço, sem solução de continuidade ou apresentando qualquer espaço vazio. O Éter é a única realidade física onipresente.3

 

 

Æther
(Animação Pictórica)

 

 

Sarvepalli Radhakrishnan (1888 – 1975): No Universo, há muitas zonas sem matéria, embora não haja zonas sem Éter.

 

William James Durant (1885 – 1981): A Vida não é uma função da forma; a forma, sim, é um produto da Vida.

 

Por intermédio do cérebro, a [personalidade-]alma energiza o corpo para que entre em atividade consciente, e, valendo-se do coração, todas as partes do corpo são permeadas pela Vida.

 

O conceito de animismo dará lugar ao dinamismo.

 

 

 

Há um Propósito consciente. Há uma Vontade diretora.

 

 

Homem = Entidade Coordenada —› Físico + Sensorial + Mental.

 

Meta para o homem-aí —› Atuar como [personalidade-]alma – síntese da Vida, do Propósito e da Vontade.

 

 

 

 

Isoladamente, nada tem valor efetivo.

 

No que concerne ao que estamos estudando, mas, particularmente em relação à [personalidade-]alma, é preciso ter muito cuidado com as afirmações, as visões e as experiências dos histéricos, dos neuróticos e dos casos patológicos, bem como dos místicos visionários e dos teólogos religiosos, com suas superstições infecundas.

 

Bernard Hollander (1864 – 1934): Com a introdução do conceito de pneuma (princípio animador ou vital) pelos estóicos, começou tricotomia da personalidade humana – corpo, alma e espírito – que tem figurado proeminentemente nas especulações dos teólogos.

 

Eu Interior, [Personalidade-]alma e Cristo Interno [in Corde] significam o mesmo estado de ser ou consciência, e indicam a realidade subjetiva em cada homem-no-mundo.

 

 

Nos empenhamos em dividir ou fragmentar a Realidade Unificada, e, ao fazê-lo, perdemos nosso senso de proporção, pois, damos importância exagerada à determinada parte, que dissecamos momentaneamente. Mas, o todo permanece intacto, e nosso entendimento desta realidade aumenta, à medida que nossa consciência se torna inclusiva e participa de uma verdadeira experiência.

 

 

Todas as formas de energia utilizam o "Akasha" (Éter) como meio de expressão e campo de ação.

 

John Woodroffe (1865 – 1936), também conhecido pelo pseudônimo de Arthur Avalon: O que somos? Somos energia infinitamente tênue e amorfa, que se materializa em forma relativamente estável, ainda que essencialmente transitória...

 

O que poderá ser assecuratório,
se, no
Kosmos, tudo é transitório?
O que poderá ser determinativo,
se, no
Kosmos, tudo é modificativo?
Tão-só
o Kosmos é imperturbável,
interminável, invariável e inviolável!
Em cada descensão
avançamos...
Em cada encarnação mudamos...

 

Pelo reconhecimento lógico de que o Corpo Físico é constituído de átomos, como são todas as formas da natureza, segue-se que a unidade humana é de natureza elétrica.

 

 

 

 

Kosmos = Akasha (existência onipresente e onipenetrante) + Prana (poder manifestante ou energia absoluta).

 

Prana é o Princípio Universal da Vida em todas as formas.

 

A Vida reside em todas as coisas.4

 

Segundo a Sabedoria das Idades, as energias que usam o Akasha (Éter) do Universo podem ser classificadas em três grupos principais, sendo, portanto, apenas aspectos da Vida Única Universal, produzindo, entretanto, todas as formas objetivas: 1º) Fohat – análogo ao que os cristãos consideram Espírito; é a vontade existir, o princípio determinante da vida; 2º) Prana – Princípio da consciência; a [personalidade-]alma dos cristãos; e 3º) Kundalini – força latente na matéria.

 

O Corpo Físico é a expressão do terceiro tipo energia (Kundalini), e o Centro onde todas as sensações remanentes são, por assim dizer, acumuladas é chamado Chakra Muladhara [localizado na base da coluna vertebral].

 

 

Chakra Muladhara

Chakra Muladhara

 

 

Nas Escrituras, há diversas referências relativas ao fato de que Atman, o Eu, está localizado no coração, onde se expressa como Princípio-Vida, através do sangue. A natureza da [personalidade-]alma ou mente racional e o indivíduo autoconsciente se expressam através da cabeça, e dali é governado o sistema nervoso.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Lei da Gravitação Universal do físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo Isaac Newton (1643 – 1727): Duas partículas quaisquer do Universo se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. O que é, portanto, a levitação? Não é nada mais nada menos do que a anulação ou invalidação consciente-temporária da ação da Lei da Gravitação Universal em um espaço delimitado, circunscrito, determinado. A Física admite a existência do gráviton, que sempre é atrativo e que é uma partícula elementar hipotética que seria a responsável pela transmissão da força da gravidade na maioria dos modelos da Teoria Quântica de Campos, ou seja, é a partícula que se supõe ser o quantum do campo gravitacional. Uma outra forma de se entender o fenômeno da levitação seria considerar a ação temporária de hipotéticos antigrávitons (repulsores ou anuladores) sobre os grávitons. Enfim, se o gráviton existir, deverá ser um bóson de spin par e igual a dois, e deve ter uma massa de repouso zero, segundo a Mecânica Quântica. E, se o antigráviton existir, deverá ser também um bóson, só que de spin ímpar.

 

 

Pode ser que seja mais ou menos assim!

 

 

Observação:

Se você ainda não viu, precisa ver isto (atente para o fato que o monge recita o Mantra OM MANI PEME HUM o mais utilizado na tradição tibetana e associado ao Bodhisattva da Compaixão):

https://www.youtube.com/watch?v=BShBXdlStWU

 

 

 

 

2. Isto é uma coisa evidente, pois, para que um agente qualquer se manifestasse externamente ou fora da Substância Universal, ele teria que existir e se manifestar no nada, e o nada não existe.

3. O éter luminífero (que possui, produz, transmite ou transfere luz) já não é mais admitido pelas teorias físicas.

4. Se isto é assim – e é – quem assassina qualquer ser existente está assassinando o Universo e a Vida!

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.google.com.br/

http://www.independent.ie/

https://floracoralina.wordpress.com/category/mantra/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A1viton

http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-
royalty-free-esfera-colorida-image18202606

http://www.tvcanal13.com/noticias/mulher-confessa
-assassinato-de-quatro-maridos-192468.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://hdegitimphoto.bloguez.com/
hdegitimphoto/1665008/smily_animation

http://superphazed.deviantart.com/
art/Fragmented-Reflection-533416010

https://lisarisingberry.wordpress.com/
category/information-about-aether/

http://www.freepik.com/free-icon/vincent-thomas-bridge
_702529.htm#term=bridge&page=1&position=2

https://openclipart.org/detail/216151/pointing-at-your-head

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da
_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal

http://csep10.phys.utk.edu/astr
161/lect/history/newtongrav.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Schubert's Serenade
Compositor: Franz Peter Schubert

Fonte:

http://www.juraemprosaeverso.com.br/Musicas
Midi/aa-MusicasMidi-PaginaPrincipal.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.