A ALMA E SEU MECANISMO
(Parte I)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra A Alma e seu Mecanismo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como o próprio o Mestre DK afirmou, três impulsos o levaram a escrever este livro: primeiro, o desejo de estabelecer uma relação entre a Psicologia materialista ou externa e a Psicologia introspectiva ou interna; segundo, o desejo de consolidar uma harmonia entre o Ocidente materialista e o Oriente introspectivo; e, terceiro, demonstrar que todos os aspectos antagônicos são apenas facetas da Verdade Una, que, em conjunto, constituem uma só e a única realidade. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

Existem dois tipos dominantes de Psicologia, que foram bem resumidos pelo filósofo, historiador e escritor estadunidense William James Durant (1885 – 1981) da seguinte forma: Há duas formas de estudar o homem: a primeira começa a partir fora, no meio ambiente, e considera o homem como um mecanismo de reajuste, reduzindo o pensamento à coisas e a mente à matéria, segundo aparece no distorcido materialismo de Herbert Spencer (1820 – 1903) e no behaviorismo de John Broadus Watson (1878 — 1958); e a segunda a partir de dentro.

Meta do Mestre DK: estabelecer uma terceira escola sintética de Psicologia com base no conhecimento exato do Ocidente e na sabedoria introspectiva do Oriente.

 

A Psicologia moderna é muito materialista e, por isto, é mais popular.1

 

A Humanidade, hoje, se encontra ante a tela um proscênio cósmico, à espera de que a cortina se levante e lhe revele o próximo ato, no qual poderá participar de forma inteligente.

 

Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970): O que realmente necessitamos não é vontade de acreditar, mas, desejo de descobrir, que é precisamente o contrário.

 

 

 

 

Eu manqueteava porque
topava tudo. Desconhecia!
Aí, perguntei: —
Por quê?
E, começou minha alforria!

 

 

Ocorreram zil mudanças
nos DNAs (dos) humanos;
porém, faltam
zil andanças
até super-humanos!

 

 

Mas, não devemos olvidar:
tudo depende tão-só de nós.
Sempre: dialetizar + buscar!
Lutar para desatar os nós!

 

 

Desatando os Nós

 

Os melhores tipos mentais para lidar com as mudanças apresentadas pelos avanços da Ciência são os céticos, que estão dispostos a ser argumentativamente enfrentados, os agnósticos, que decidem investigar as coisas honestamente, e os que duvidam, mas, que estão abertos a dialetizar raciocinativamente, uma vez que se prove que os fatos alegados são suscetíveis de demonstração, e, acima de tudo, aqueles com mente aberta, amplitude de critério e que percebem que só através das verdades formuladas por muitos é possível que se conheçam parcelas da Verdade Una.2

 

 

Teoria de Tudo3

 

 

É realmente um grande problema ficar lidando com frações e decimais, sem nunca chegar à unidade integral.

 

Sem exceção e sem desvio, tudo é interdependente.

 

 

Interdependência

 

 

 

Água – Pontes de Hidrogênio (. . .)4

 

 

 

Recíproca Dependência

 

 

William Ernest Hocking (1873 – 1966): Na verdade, a Psicologia não fala a uma só voz. Temos as Psicologias Dinâmica e Objetivista, a Gestalt e a Racionária, a Freudiana, a Estrutural, a Behaviorista e várias outras escolas. Produzem diferentes imagens do Eu, mas, em conjunto, todas têm um aspecto nitidamente fisiológico, e podemos tomar o Behaviorismo como um exemplo puro, porque é a última instância deste caráter.

 

Em conjunto, a Psicologia ocidental é definitivamente materialista. É mecanicista,
prospera em uma época de máquinas e maquinarias. A posição da Psicologia ocidental mecanicista é, portanto, quase inexpugnável, uma vez que está baseada em verdades e fatos comprovados. Seu conhecimento do mecanismo do homem, afirmando ser o homem inteiro, se baseia em experiências e testes, com resultados objetivos e tangíveis.

 

 


 

Se Cristo tivesse se submetido à Psicanálise, certamente, teria sido classificado como padecendo de um "complexo de Jehová" e considerado como um indivíduo sujeito a alucinações.5

 

A Psicologia Oriental se ocupa com o que afirma ter encontrado por trás da forma: o espiritual e o transcendente.

 

A Psicologia Oriental lida com a Causa, com o Criador e com o Eu Interior.

 

Os defeitos dos dois sistemas são claros, e produzem resultados terríveis em cada caso. O Ocidente atribui importância ao mecanismo; sua tendência é negar a [personalidade-]alma e o poder motivador inteligente. O Oriental reconhece o físico, porém, o despreza, e, ao fazê-lo, se torna responsável pelas miseráveis condições físicas prevalecentes.

 

Nem Ocidente nem Oriente.
Nem duro nem complacente.
Nem ao oceano nem à Terra.
Qualquer hipérbole emperra.

 

 

 

 

Na Harmonia entre o Oriente e o Ocidente – [Síntese] – está a força e também a realidade.

 

No campo do comportamento humano e da personalidade, há três fatores intervenientes principais: 1º) o meio ambiente; 2º) o aparelho humano, especialmente o mecanismo de resposta (nomeadamente os sistemas nervoso e endócrino); e 3º) o resultado da interação entre o meio ambiente e o mecanismo de resposta.

 

Se as glândulas de secreção endócrina não funcionarem adequadamente, não haverá uma resposta apropriada às informações telegrafadas nem transformação de um tipo de energia em outro.

 

Herman Harold Rubin (1891 – 1973): Estamos chegando rapidamente à convicção de que tudo o que somos e o que poderemos esperar ser dependem, em grande parte, de termos nascido com glândulas de secreção interna normais ou anormais.6

 

Ivo Geikie Cobb (1887 – 1953): Apenas três partículas e meia de secreção da tireóide separam inteligência da idiotia. O bem-estar físico [na verdade, tudo] depende da ação e da interação bem-sucedida das diversas secreções glandulares.

 

William Ernest Hocking (1873 – 1966): A [personalidade-]alma tem a sua química, e uma deficiência de iodo converterá em idiota um homem inteligente.

 

As glândulas (pineal, pituitária, tireóide, timo, pâncreas, supra-renais e gônadas) trabalham em uníssono. Correlacionam suas atividades, se equilibram mutuamente e mediante seu efeito unido o homem é o que é. Os sistemas sangüíneo e nervoso cumprem suas próprias atividades, mas, estão intimamente relacionados com o sistema endócrino.

 

 

 

 

René Descartes (1596 – 1650): No homem, a [personalidade-]alma e o corpo fazem contato em um único ponto: a glândula pineal, que se localiza na cabeça. (A glândula pineal está localizada no centro do cérebro, em uma pequena cavidade no terceiro ventrículo do cérebro, atrás e acima da glândula pituitária, ou seja, um pouco atrás da raiz do nariz. A Filosofia Oriental admite esta possível conexão entre a glândula pineal e a [personalidade-]alma.)

 

A glândula pituitária, localizada na base do cérebro, tem sido considerada o "tesouro predileto da Natureza." As qualidades pessoais e a capacidade de raciocínio são dependentes, em grande parte, da condição da glândula pituitária.

 

A glândula tireóide controla, acima de tudo, o metabolismo da energia. É o grande catalisador de energia no corpo. Segundo Louis Berman (1893 – 1946), sem tireóide, não poderá haver complexidade do pensamento, nem cultura, nem educação, nem formação de hábitos, nem energia para responder às situações, nem desenvolvimento físico das funções e das faculdades, nem reprodução da espécie, nem sinal de adolescência na idade apropriada, nem manifestação posterior da orientação sexual.

 

O timo, localizado na parte superior do tórax, é a mais misteriosa de todas as glândulas. Nos adultos, quando funciona excessivamente, produz o homem ou a mulher irresponsáveis e amorais.

 

O pâncreas – localizado na região do plexo solar – está intimamente relacionado coma mobilização da energia para fins físicos e mentais. É vital para o metabolismo do açúcar.

 

As supra-renais – localizadas atrás dos rins – têm a ver com o crescimento geral e
com o desenvolvimento das células cerebrais.

 

As gônadas – localizadas no baixo-ventre – estão vinculadas à reprodução da espécie.

 

De maneira geral, as glândulas determinam o tipo e o temperamento da personalidade, e todas parecem estar intimamente relacionadas à vida sexual. Um santo poderia se tornar um pecador e um pecador poderia se converter em um santo, e isto simplesmente aumentando ou diminuindo certas secreções internas.7

 

 

 

Temos a responsabilidade de construir corpos mais perfeitos, para que a nossa próxima encarnação possa se manifestar melhor fisicamente e a nossa natureza psíquica possa estar mais aprimorada.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Desde já, quero me posicionar quanto a isto. Estou absolutamente convencido de que não somos o que somos simplesmente porque somos, como se fôssemos uma espécie de joões-teimosos, meio que assim, assado, carne-seca com ensopado ou com chuchu refogado. Não há de araque. Cada um de nós é, sim, o produto ou resultado de encarnações, de vidas e de experiências acumuladas e registradas em aquilo que costumo denominar de Impressão Digital Cósmica, sendo que a nossa última encarnação (antes da atual) é a que mais nos estimula e interfere nas nossas escolhas. Logo, as coisas de fora podem influir, mas, não determinam nem definem nada; o fator determinante-definidor de nossas ações é o saco de experiências adquiridas no passado + as experiências adquiridas no presente. Se o meio ambiente influi fortemente em nossas ações é porque há uma ressonância entre o que vem de fora com o que existe dentro. Na realidade, o meio ambiente é neutro, pois, as miragens e as ilusões são fabricações nossas. As coisas meio ambientais, digamos assim, têm função meramente catalisadoras, mas, se em nosso interior não existirem reagentes afins, não haverá reação (resposta). Não há catalisador que faça o ouro reagir com a água nem em um pé de Citrus reticulata fazer nascer uma Cucurbita maxima ou uma Brassica oleracea. Eu sou químico, mas, em minha vida profissional, também nunca vi um catalisador transformar cassiterita ou pirolusita em calcita nem pisseta em bureta ou pipeta.

 

 

João-teimoso

 

 

Ressonância

 

 

2. E os piores são os religiosos-fideístas encastelados nos seus fanatismos dogmáticos. Se você não viu, vale a pena ver o filme Inherit the Wind (O Vento Será Tua Herança) – versão de 1999 e inspirado em um caso real, que teve lugar em 1925, nos EUA, e estrelado por Jack Lemmon, George C. Scott e Beau Bridges. Sinopse: um professor é julgado criminalmente por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin em uma escola pública. Monkey Trial (O Julgamento do Macaco), como ficou conhecido, tem repercussão mundial, mediante uma batalha travada entre os advogados de acusação e a defesa, que é impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas em favor da Teoria da Evolução. Este filme é um verdadeiro laboratório para refletir e indagar sobre as idéias e as crenças ao redor do relacionamento entre ciência e fé, ciências e religiões.

3. Teoria de Tudo (Teoria do Todo, Teoria Unificada, Teoria Unificadora, Grande Teoria Unificada, Teoria de Campos Unificada, Teoria do Campo Unificado ou Teoria da Grande Unificação) é uma teoria científica (ainda) hipotética que unificaria – procuraria explicar e conectar em uma só estrutura teórica – todos os fenômenos físicos em um único tratamento teórico e matemático (juntando em uma coisa só a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral). Inicialmente, o termo foi usado com uma conotação irônica, mas, depois, se popularizou na Física Quântica, ao descrever uma teoria que poderia unificar ou explicar, através de um modelo simples, todas as interações fundamentais da Natureza. No momento, um dos grandes problemas para se produzir uma Teoria de Tudo é que a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral são radicalmente diferentes nas descrições do Universo (o que é um espanto, porque, fisicamente, o Universo nada mais é do que uma bolota finita, porém, ilimitada). Se eu fosse um físico interessado neste tema, pediria uma cucharadita (colher de chá em esperanto) ao Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul. Bem, eu vou dar um pitaco em um tema que conheço muito pouco, e, por isto, não deve ser levado a sério. Mas, talvez, ao invés de E = mc2 se possa pensar em E = mcn, n dependendo da dimensão. Afinal, hoje já se sabe que os neutrinos podem alcançar velocidades superiores à da luz. Então, os postulados da Teoria da Relatividade Especial precisam ser reexaminados, isto é: 1ª) se as Leis da Física têm mesmo igual identidade em todos referenciais inerciais; e 2ª) se a luz, no vácuo, se propaga mesmo com velocidade determinada, independente do estado de movimento da fonte de luz. Precisamos estar atentos para o fato de que apesar de o Universo ser invariante, as coisas do Universo são mutáveis, variáveis e instáveis. Se assim não fosse, não haveria evolução (reintegração). O DNA do homem, por exemplo, atualmente (5ª Raça-raiz), não é o mesmo da 1ª Raça-raiz. Uma pesquisa interessante seria sobre a existência ou não de crianças índigo e cristal, ainda que a Sociedade de Pediatria de São Paulo não reconheça estes conceitos. O que não devemos é continuar teimosamente admitindo escuridão plena e mesmice na Caverna de Platão. E não se esqueça de que há quase mais deuses criados pelo homem do que os grãos de areia da Praia do Diabo, em Ipanema, Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil!

4. Ninguém bebe um copo com água, em que H2O é exclusivamente H2O unimolecular. Bebemos [H2O]n. Se n for igual a 2, então, beberemos algo mais ou menos assim:

 

Água

 

Se n for igual a 3:

 

Água

 

E assim por diante. À medida que n aumenta, a água líquida vai se transformando em gelo, que, por ser menos denso, flutua sobre a água. No estado gasoso, n = 1.

 

 

Gelo

Gelo

 

5. O mesmo vale para Akhenaton, Buddha e o próprio Djwhal Khul.

6. Não creio que seja só em grande parte, mas, in totum. Um indivíduo que, infelizmente, tenha nascido com o seu sistema endócrino estropiado poderá esperar da vida o quê? Para não dizer nada, direi muito pouco, porque, havendo combate e esforço, sempre haverá algum avanço. O absolutamente tetérrimo nesta história é que há pessoas física, mental e espiritualmente saudáveis que não sabem sequer onde ficam o estômago, os intestinos e a bexiga nem porque comem, obram e ourinam. Se você não acredita nisto, faça uma pesquisa. Certa vez, conversando com uma senhora, falei em balanite. Ela me perguntou:

Não é uma coisa que dá na cabeça e a pessoa fica tonta e desmaia?

Eu respondi: — Não e sim ou sim e não. É uma coisa inflamativa que dá na cabeça, sim, senhora, mas, não na cabeça de cima, porém, sim, na cabeça de baixo.

Na cabeça de baixo? Mas, que cabeça é essa? — interrogou a senhora.

— Então, expliquei: — A cabeça do pênis, a glande. E para ser bem explícito, preciso e rigoroso na informação, porque ela era donzelona, e, talvez, nunca tivesse visto ao vivo um pênis ou uma glande, acrescentei: — O órgão genital masculino dos vertebrados superiores que, nos mamíferos, geralmente, é constituído por dois corpos cavernosos e um tubo central, por onde passa a uretra, tendo na sua extremidade a glande peniana, onde termina o meato urinário. No popular: o pirulito que bate-bate, com o qual a senhora sonha, mas, não usa!

A donzelona ficou vermelha como um pimentão, se persignou e ficou me olhando de soslaio, como se eu tivesse dito a maior heresia da paróquia. Fazer o quê?

7. Haveremos de compreender que todos os chamados crimes, sem exceção, derivam de disfunções ou desarmonias glandulares, tudo resultado de intemperanças, excessos, desmandos e desregramentos cometidos em encarnações anteriores + equívocos praticados nesta encarnação. Se isto é assim – e, indubitavelmente, é – os criminosos são doentes curáveis, e não se trata um doente curável com cadeia, com suplícios, com torturas, com porradas e, no limite, com pena capital, porque isto não cura ninguém. A pena capital é uma abominação demoníaca; nada menos do que isto. Enfim, o homem não é melhor nem pior do que o instrumento com o qual vem ao mundo. Você já viu Artocarpus heterophylla dar Citrus reticulata? Você já viu Rhiniodon tipus se comportar como Spheniscus magellanicus? Você já viu cassiterita virar pirolusita? E, borbonhoca, já viu? E, minholeta? E dromefante? E tubamiga? A área do quadrado inscrito sobre a hipotenusa de um triângulo retângulo é e será sempre igual a soma das áreas dos quadrados inscritos sobre os catetos do mesmo triângulo. E, em qualquer triângulo, a soma dos ângulos internos é e será sempre igual a dois ângulos retos (180º). Tudo muda, mas, há coisas que não mudam. Por isto, a pena capital será sempre uma abominação demoníaca!

 

 

Abominação Demoníaca

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha
-repensando-o-teorema-de-pitagoras/

http://www.netanimations.net/Skeletons_Skulls
_Bones_Skeletal_Body_Part_Animations.htm

http://usmalesf.blogspot.com.br/2014_02_01_archive.html

http://beautifulgifs.blogspot.com.br/

http://www.tvdsb.ca/webpages/mckeownw/eleven.cfm?subpage=279011

http://citizenrevere.tumblr.com/page/2

http://www.mundoeducacao.com/quimica/densidade-agua-gelo.htm

http://www.clearbiology.com/water-molecule-worksheet/

http://www.bookcaseangel.com/index.php?entry=entry080307-140120

http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2010/09/25/
sociedade-de-pediatria-nao-reconhece-conceitos-indigo-e-cristal.htm

http://www.fisica.ufmg.br/relatividade/eds/Postulados.PDF

http://noticias.terra.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_tudo

http://www.diarioliberdade.org/

http://tibia.wikia.com/wiki/File:Minimap_Loading.gif

http://etc.usf.edu/clipart/58300/58346/58346_overhand.htm

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:DNA_orbit_animated_small.gif

http://giphy.com/gifs/animation-acid-skvzYNtv7dweQ

http://thesimponspedia.blogspot.com.br/
2008/02/homer-joo-teimoso.html

http://mutuslab.cs.uwindsor.ca/
schurko/nmrcourse/animations.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Schubert's Serenade
Compositor: Franz Peter Schubert

Fonte:

http://www.juraemprosaeverso.com.br/Musicas
Midi/aa-MusicasMidi-PaginaPrincipal.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.