Uma colaboração de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo é uma coletânea de fragmentos garimpados no texto O Mundo do Desejo e as Atividades em Vigília, tema de uma palestra apresentada na Fraternidade Rosacruz Max Heindel. O Mundo do Desejo tem sete divisões, como os demais, e é através das forças cósmicas presentes nestas sete divisões que é proporcionado aos seres vivos o incentivo para a ação.

 

Nesta despretensiosa contribuição que estou divulgando, há uma explicação esotérica muito interessante sobre a Parábola da Cura do Paralítico. Portanto, se o tanque de 'Betesda' (mencionado somente no Novo Testamento) existiu como local privilegiado de milagres, e a cura do portador de paralisia aconteceu exatamente como está relatado na Bíblia, é o que menos deve importar para nós; importa, sobremaneira, sim, a compreensão da mensagem da Parábola, o que está esconso nas entrelinhas, simplesmente porque ninguém muda nem avança porque, talvez, tenha acontecido um milagre com outra pessoa. O que muda, em nós, saber que um milagre aconteceu com alguém, algures? O único milagre que poderá nos interessar diretamente é aquele que, presumida e possivelmente, possa via a acontecer em nosso interior. Idolatrar o Mestre Jesus (ou qualquer outro Mestre Ascenso) pelos milagres que Ele possa ter operado é viver aprisionado na gaiola do tempo de dois mil anos atrás. Enfim, crer em milagre – como sendo um acontecimento estupendo e extraordinário inexplicável pelas leis naturais como já afirmei inúmeras vezes, é o tributo que pagamos por desconhecer a Lei Mística que fez (faz e fará) o milagre acontecer. Enfim, seja como for: não há milagre sem mérito, não há mérito sem compreensão, não há compreensão sem esforço pessoal. Só a compreensão liberta.

 

 

Tanque de Betesda

Tanque de Betesda
(Aponte o mouse para a imagem)

 

 

Para ler o texto integral, por favor, dirija-se a:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
rgc_centenario_crc3.htm

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

O Mundo do Desejo também tem sete divisões, e é através das forças cósmicas presentes nestas sete divisões que é proporcionado aos seres vivos o incentivo para a ação. Desejos, emoções, aspirações, paixões e sentimentos expressam-se na matéria das diferentes regiões do Mundo do Desejo, como as formas se expressam na Região Química do Mundo Físico. Só que no Mundo do Desejo não é fácil a distinção entre força e matéria. Se a Lei que rege a matéria na região Química é a inércia, tal não ocorre no Mundo do Desejo, em que a matéria está em movimento incessante e fluídico. O Mundo do Desejo é particularmente composto de luz e de cores sempre cambiantes. As forças geradas pelos seres humanos e pelos animais se misturam com as forças de inúmeras hierarquias que não aparecem no Mundo Físico.

 

 

Animação meramente pictórica

 

 

O Mundo do Desejo está em constante movimento. Não seria diferente para o Corpo de Desejos humano, que se move incrivelmente rápido. A matéria de desejos que, em um momento, está na cabeça, encontrar-se-á nos pés no instante seguinte, continuando a se mover ininterruptamente. O Corpo de Desejos humano, em virtude de seu tempo evolutivo, não possui órgãos como o Corpo Físico ou o Corpo Vital. Há, no entanto, centros de percepção, que parecem vórtices e que permanecem sempre na mesma posição, embora a matéria de desejos esteja passando por eles em contínuo movimento. Na grande maioria da Humanidade, estes centros não passam ainda de redemoinhos, sem utilidade ainda como meios de percepção. Estes centros são mais desenvolvidos nos clarividentes, voluntários ou involuntários, como os médiuns. É o sentido de rotação dos vórtices que diferencia os clarividentes voluntários dos involuntários. O Corpo de Desejos está radicado no fígado, assim como o Corpo Vital está radicado no baço. A matéria de desejos está continuamente fluindo em correntes que viajam ao longo de linhas curvas para todos os pontos da periferia do corpo de desejos, que forma um ovóide, e voltam ao fígado através de um certo número de vórtices. Isto ocorre para todos os seres de sangue quente, que possuem sentimentos, paixões e emoções. Estas linhas curvas, que são formadas pela matéria de desejos em contínuo movimento, se tingem de cores de acordo com a natureza das emoções, dos sentimentos e das paixões de seu possuidor. As emoções aquosas assemelham-se a nuvens cheias, com cores de matizes delicados e cintilantes. As emoções inferiores se mostram com cores pesadas e obscuras, com relâmpagos de fogo no caso de cólera ou ódio. No caso de gratificação dos apetites, o vermelho prevalece, em matizes que variam de acordo com a natureza destes apetites, podendo chegar ao escarlate. O medo é um sentimento que reduz as vibrações do Corpo de Desejos, e pode congelá-lo, levando uma espécie de paralisia. Seus efeitos são sentidos imediatamente no Corpo de Desejos, criando linhas de cor cinza que ondulam través da aura. Com a continuação do processo, a luz e a beleza das cores normais parecem ficar cobertas ou escondidas por uma névoa pesada e cinzenta. Em casos de pavor extremo, a matéria de desejos congela inteiramente, formando redemoinhos em torno dos vórtices. Max Heindel nos diz que o medo é um grande obstáculo ao crescimento anímico.

 

 

Medo

 

 

O Mundo do Desejo encontra-se sob o domínio de duas forças: a força de atração e a força de repulsão. Estas forças atuam nas três regiões superiores diferentemente do modo que atuam nas três regiões inferiores, sendo a quarta região, a central, uma região que pode ser considerada como neutra – a Região do Sentimento. Nesta região, o interesse ou a indiferença por alguma idéia ou objeto é que provoca ou não a inclinação para uma das forças mencionadas.

 

 

 

 

Só a Força de Atração atua na substância mais sutil das três regiões superiores do Mundo do Desejo. A Força de Atração também é encontrada nas regiões inferiores, para contrabalançar a ação destrutiva da Força de Repulsão ali presente. Na região mais densa do Mundo do Desejo, a Força de Repulsão é mais forte. Na segunda região, a da Impressionabilidade, o efeito das forças de atração e repulsão é equilibrado. As impressões geradas por um fato são neutras e resultam das percepções sensoriais proporcionadas pelo Corpo Vital. Na terceira região, a Região dos Desejos, a Força de Atração supera a Força de Repulsão. Os desejos gerados na terceira região são de natureza egoísta.

 

 

Egoísmo

 

 

Todas as formas do Mundo do Desejo tendem a atrair as formas de natureza semelhante e, deste modo, crescer. Nas regiões superiores do Mundo do Desejo, esta tendência encontra condições adequadas para que isto ocorra, já que só a Força de Atração ali atua, e, assim, o Bem é fortalecido e cresce sem limites. Na primeira região, o mal também tenderia a crescer sem limites, não fosse a ação destrutiva da Força de Repulsão, que ali predomina e promove a desintegração das formas de mesma natureza, mas que são intrinsecamente desarmônicas em suas vibrações. Um exemplo bem ilustrativo é a ação destrutiva provocada pela mentira. Tudo quanto sucede no Mundo Físico tem reflexos no Mundo de Desejo, em função dos sentimentos, das emoções e dos desejos relacionados ao fato ocorrido. Se a descrição do fato não é correta, a forma construída no Mundo do Desejo deste mesmo fato não correspondente à forma que foi gerada pelo fato em si. Uma atrai a outra, mas como as vibrações são diferentes, cada uma age sobre a outra de modo mutuamente destruidor.

 

 

 

 

O mal não pode ser combatido, se a intenção é de destruí-lo, pois, outra forma é gerada nas regiões inferiores do Mundo do Desejo, onde a Força de Repulsão irá atuar. O Mal deve ser combatido por meio de emoções formadas a partir de matéria das regiões superiores do Mundo do Desejo, onde a intenção é sempre a de buscar o bem em todas as coisas, onde só a Força de Atração atua.

 

O sentimento de indiferença pode contribuir para nossa evolução tanto de forma negativa como positiva. A indiferença pode ter efeito negativo quando desperdiçamos oportunidades de fazer o bem, e aí 'pecamos' por omissão. Pode contribuir de forma positiva quando somos tentados e a indiferença se apresenta como a forma mais eficaz de não cedermos à tentação, em vez de lutarmos contra ela.

 

A mente funciona como as lentes de um projetor de cinema. A imagem é projetada de acordo com a vontade do pensador que anima o pensamento-forma de uma das três maneiras:

1ª) O pensamento-forma pode projetar-se sobre o Corpo de Desejos a fim de despertar o sentimento que impele à ação imediata. O sentimento despertado pode ser de interesse ou de indiferença. Se for de indiferença, a energia espiritual que o pensador imprimiu através de sua vontade tende a se enfraquecer, até que esta energia se dissipe, e duas coisas podem ocorrer: a vontade do pensador se cumpre, apesar do desinteresse ou apenas um registro do fato é gravado no corpo vital. Se o pensamento desperta interesse, uma das forças gêmeas – a tração ou a repulsão – deverá atuar. Se a atração for a força despertada, ela toma o pensamento, impele-o para o Corpo de Desejos, acrescenta vida à imagem e envolve-a em matéria de desejos. Então, o pensamento está apto a atuar sobre o cérebro etéreo impelindo, através dos centros cerebrais apropriados e dos nervos, Força Vital aos músculos voluntários, os quais executarão a ação necessária. Se a repulsão for a força despertada pelo pensamento, haverá uma luta entre a força espiritual (a vontade do homem) e o Corpo de Desejos. Esta batalha se trava entre a consciência e o desejo, entre a natureza superior e a inferior. Apesar da resistência, a força espiritual procurará envolver a forma de pensamento na matéria de desejos necessária para manipular o cérebro e os músculos. A força de repulsão tentará dispersar esta matéria e expulsar o pensamento. Mas, se a energia espiritual for forte, poderá romper caminho através dos centros cerebrais e envolver o pensamento com matéria de desejos, enquanto põe em movimento a Força Vital, compelindo-a, deste modo, à ação. Então, deixará na memória uma impressão bem vivida da batalha e da vitória. Se a energia espiritual se esgotar antes de produzir a ação, a força de repulsão prevalecerá. Então, será arquivada na memória, como todas as demais formas de pensamentos quando esgotam sua energia. O domínio do Corpo de Desejos pela vontade humana é tratado na Parábola da Cura do Paralítico, no capítulo 5 do Evangelho de João. Na parábola existia um tanque (em hebraico, 'Betesda'), com cinco pavilhões. Em intervalos, um anjo vinha agitar suas águas. A primeira pessoa que entrava no tanque, uma vez agitadas suas águas, curava-se de qualquer doença. Havia ali um homem enfermo há trinta e oito anos, que nunca tinha sido capaz de ser o primeiro a entrar no tanque. Sempre alguém conseguia entrar no tanque antes dele. Cristo curou o homem e disse para seguir seu caminho e não pecar mais, para que coisas piores não lhe acontecessem. Os cinco pavilhões representam os cinco sentidos, através dos quais há o contato com o Mundo Físico e, conseqüentemente, são despertadas emoções, como resultado deste contato. O anjo que agita a água representa a Força Espiritual Superior que, enquanto fizer parte de nossa natureza emocional, nos cura de todos os males. Assim, enquanto nosso tanque interior de Betesda estiver sendo agitado com altas vibrações ou emoções superiores, nossos males gradualmente desaparecem. Mas o homem, na parábola, não consegue chegar ao tanque cedo o suficiente. Ele tem momentos de atividade emocional superior, mas antes que disto possa se beneficiar, uma emoção mundana, ligada à sua personalidade, simbolizada por outro homem, chega antes dele ao tanque. Isto comumente ocorre conosco. Temos um elevado ideal, uma emoção sublime, mas, gradualmente, uma emoção inferior, relacionada a este ideal, mas vinculada à nossa personalidade, toma seu lugar. E assim, voltamos à nossa condição original de esperar que novamente o anjo agite o tanque. Daí, a importância de analisarmos sempre a natureza e a intenção real de nossos desejos. Max Heindel representou esta situação como a de pensarmos que temos ouro puro, mas na realidade temos, muitas vezes, uma liga de menor valor. Quando, entretanto, o Cristo Interno se forma em nós, Ele cura nossos 'pecados', como na Parábola, mas nos adverte que, se não cessarmos de cometê-los, coisas piores poderão ocorrer, fazendo referência à Lei de Causa e Efeito, que diz que colhemos tudo o que semeamos, pois devemos caminhar em harmonia com as Leis Universais.

 

 

Causalidade
(Biologia Integrativa)

 

 

2ª) Quando as imagens mentais dos impactos externos não provocam uma ação imediata, podem projetar-se diretamente sobre o éter refletor, junto com os pensamentos por elas originados, para serem utilizadas no futuro.

3ª) A terceira maneira de empregar o pensamento-forma é quando o pensador o projeta na direção de outra mente, para atuar como sugestão, proporcionar informações etc., como na telepatia.1

 

Das experiências vividas pelo ser humano decorre a construção de uma Alma tríplice:

Alma Emocional – extrato do Corpo de Desejos, que alimenta o Espírito Humano.

Alma Intelectual – extrato do Corpo Vital, que alimenta o Espírito de Vida.

Alma Consciente – extrato do Corpo Físico, que alimenta o Espírito Divino.

 

Cristo é o mais Alto Iniciado entre os Arcanjos e foi encarregado de uma missão especial em relação à nossa Humanidade. O tremendo impacto espiritual ocasionado por Cristo, que difundiu Seu próprio Corpo de Desejos por todo nosso Planeta, purificou a Terra de todas as más influências desenvolvidas até Sua vinda. Ao serem impulsionados, por Ele, ao longo dos caminhos do amor e do serviço, os seres humanos tornaram-se capazes de funcionar conscientemente nas regiões superiores do Mundo do Desejo depois da morte, e, de vez em quando, durante o sono. Cristo deixou um mandamento, essencial para a redenção humana e capaz de permitir, de forma abrangente, a união entre todos os seres humanos: pregar o Evangelho e curar os enfermos, que simbolizam os dois pólos de desenvolvimento que a Humanidade poderá seguir, respectivamente: o racional, através da Mente, e o devocional, pelo Coração.

 

 

 

 

 

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Nota:

1. Misticamente, isto é conhecido como Lei da Assunção. Ai daquele, ai daquele que, sabendo como, utilize esta Lei Cósmica para finalidades cruéis ou egoísticas.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.terrasantaviagens.com.br/
imagens_roteiro_israel_cadeirantes.php

http://geckolab.lclark.edu/Dissertation/Fig.1.1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tanque_de_Betesda

http://www.theglaringfacts.com/
how-to-use-a-fear-appeal/

 

Fundo musical:

An Der Schönen Blauen Donau (Op. 314)
Compositor: Johann Strauss II

Fonte:

http://www.4shared.com/get/x_ElzUYL/
Orquestra_Imperial_-_Valsa_Dan.html