Eu afirmo que, para um estudo
do homem, não há nada no mundo igual em importância
como os Vedas. Eu afirmo que, para todos os que prezam a si mesmos,
aos seus antepassados, a sua história ou o seu desenvolvimento
intelectual, o estudo da Literatura Védica é indispensável.
A
questão da Mitologia se tornou, de fato, uma questão
de Psicologia, e, como a nossa mente se torna objetiva para nós
principalmente através da linguagem, acabou por se tornar
uma questão da Ciência da Linguagem. Isto explica porque
chamei [o
mito]
de Doença da Linguagem em vez de do Pensamento... A linguagem
e o pensamento são inseparáveis, e uma doença
da linguagem é, portanto, a mesma coisa que uma doença
do pensamento. Representar o deus supremo cometendo todo tipo de
crime, sendo enganado pelos homens, ficando irado com sua esposa
e violento com seus filhos, é, com certeza, prova de uma
doença, de uma condição incomum do pensamento,
ou, para falar mais claramente, de verdadeira loucura. É
um caso de patologia mitológica. A linguagem antiga é
um instrumento difícil de manipular, em especial com propósitos
religiosos. Na linguagem humana, é impossível abstrair
idéias, a não ser por metáforas, e não
é exagero dizer que todo o dicionário de religião
antiga é feito de metáforas. Eis aqui uma fonte constante
de mal-entendidos, muitos dos quais conservaram seu lugar na religião
e na mitologia do mundo antigo.
Na
Terra, os homens combatem pela religião; no céu, compreenderão
que só existe uma religião verdadeira: a adoração
do Espírito de Deus.2
A
viagem das histórias, de povo em povo, de folclore em folclore,
através de países e de séculos, é mais
maravilhosa do que seu próprio enredo miraculoso.
Jamais
houve um falso Deus nem houve jamais uma religião absolutamente
falsa, a menos que consideremos uma criança um falso ser
humano.3
A
verdade precisa ser repetida insistentemente, enquanto houver homens
que não acreditem nela.
A
infância tem seus segredos e seus mistérios, mas, quem
poderá dizer quis são ou poderá explicá-los?
Eu
ainda me lembro quando vi as estrelas pela primeira vez.
No
amor, não existe mais ou menos. Quem ama só pode amar
com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda
a sua força e com toda a sua vontade.
Enquanto
o rio da vida desliza suavemente, ele permanece o mesmo rio; só
a paisagem das margens parece mudar.
Será
o pecado que transforma uma lagarta em uma crisálida, uma
crisálida em uma borboleta, e uma borboleta em poeira?
A
Humanidade adia o melhor que pode fazer e as coisas mais belas que
pode desfrutar, sem pensar que um determinado dia poderá
ser o último, e que o tempo perdido é a eternidade
perdida!
Uma
lembrança segue a outra... até que um suspiro profundo
incha nosso peito e nos adverte que nos esquecemos de respirar em
meio a esses pensamentos.
Quando
tudo ao nosso redor se torna escuro, quando nos sentimos completamente
sozinhos, quando todos os homens, à direita e à esquerda
passam por nós sem nos perceber, um sentimento esquecido
brota em nosso peito.
O
que seria o fogo sem brilho, o Sol sem luz e o Criador sem a criatura?
Sempre
que podemos rastrear uma religião desde seus primeiros passos,
vamos encontrá-la livre de muitos dos defeitos que nos ofendem
em suas fases posteriores.
É
necessário que tiremos a trave dos nossos próprios
olhos e aprendamos a distinguir entre o Catolicismo do século
XIX e a Religião do Cristo.
O
Catolicismo dos primeiros concílios já
não mais era o Catolicismo dos Apóstolos; o que foi
dito por Cristo foi bem dito.
Escondidas
no lixo, existem pedras preciosas.
Todos
os deuses e heróis mitológicos são representações
da Natureza, especialmente do Sol.
Henoteísmo:
forma de religião em que se cultua uma única divindade,
considerada suprema, mas, sem negar a existência de outros
deuses.
Na
Antigüidade, os deuses eram fenômenos naturais personificados.
O
preguiçoso e inativo nunca encontrará a senda da Sabedoria
[ShOPhIa].
A
linguagem é o Rubicão que separa o homem da besta.4
O
Catolicismo é uma religião missionária.
Em
uma aldeia ou em uma floresta, em águas profundas ou em terra
seca, se as pessoas habitarem com respeitabilidade, este lugar é
maravilhoso.
Como o elefante, na batalha,
que resiste à dura a seta enviada pelo arco, silenciosamente,
eu também devo suportar o abuso, porque o mundo é
mal-humorado.5
Afundado
em luxúria e sempre à procura de prazer, o ser-aí-no-mundo
sofre (de novo e de novo) em constante decadência.
Olhe
aquele homem! Embora livre, ele corre para a escravidão.6
Muitos
seres-aí-no-mundo, propelidos pelo medo, fogem para muitos
refúgios – para as montanhas, para as florestas, para
os bosques, para as árvores sagradas.
O que deve ser feito é
negligenciado; o que não deve ser feito é feito. Os
desejos dos rebeldes e das pessoas imprudentes estão sempre
aumentando.
Se a mente se tornar completamente
livre, não entrará novamente na roda dos [re]nascimentos
[samsara]
e na decadência.
É
difícil é a vida dos mortais.7
Um
ser-aí-no-mundo não pode nascer de novo em um mundo
inferior.8
Aquele
que, com entendimento claro, conseguir ver as Quatro Verdades Sagradas...9
Cuidado
com a raiva; controla tua mente!
Mesmo
se um homem tem pouca instrução, se ele perceber o
corpo da Lei, ele será um defensor da Lei, um homem que nunca
esquecerá a Lei.10
Os
cinco problemas ou males da mente são: paixão, raiva,
ignorância, arrogância e orgulho.
O
discípulo verdadeiramente Illuminado do Senhor Buddha brilha
com seu Conhecimento entre aqueles que são como lixo –
entre as pessoas que chafurdam nas trevas.
Um
tolo que se julga sábio, de fato, é um tolo.