E A ALMA PROCURA...

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Max Müller1

 

 

Max Müller

Max Müller

 

A flor não pode florescer sem luz do Sol, e o homem não pode viver sem amor.

 

 

 

 

Eu afirmo que, para um estudo do homem, não há nada no mundo igual em importância como os Vedas. Eu afirmo que, para todos os que prezam a si mesmos, aos seus antepassados, a sua história ou o seu desenvolvimento intelectual, o estudo da Literatura Védica é indispensável.

 

A questão da Mitologia se tornou, de fato, uma questão de Psicologia, e, como a nossa mente se torna objetiva para nós principalmente através da linguagem, acabou por se tornar uma questão da Ciência da Linguagem. Isto explica porque chamei [o mito] de Doença da Linguagem em vez de do Pensamento... A linguagem e o pensamento são inseparáveis, e uma doença da linguagem é, portanto, a mesma coisa que uma doença do pensamento. Representar o deus supremo cometendo todo tipo de crime, sendo enganado pelos homens, ficando irado com sua esposa e violento com seus filhos, é, com certeza, prova de uma doença, de uma condição incomum do pensamento, ou, para falar mais claramente, de verdadeira loucura. É um caso de patologia mitológica. A linguagem antiga é um instrumento difícil de manipular, em especial com propósitos religiosos. Na linguagem humana, é impossível abstrair idéias, a não ser por metáforas, e não é exagero dizer que todo o dicionário de religião antiga é feito de metáforas. Eis aqui uma fonte constante de mal-entendidos, muitos dos quais conservaram seu lugar na religião e na mitologia do mundo antigo.

 

Na Terra, os homens combatem pela religião; no céu, compreenderão que só existe uma religião verdadeira: a adoração do Espírito de Deus.2

 

A viagem das histórias, de povo em povo, de folclore em folclore, através de países e de séculos, é mais maravilhosa do que seu próprio enredo miraculoso.

 

Jamais houve um falso Deus nem houve jamais uma religião absolutamente falsa, a menos que consideremos uma criança um falso ser humano.3

 

A verdade precisa ser repetida insistentemente, enquanto houver homens que não acreditem nela.

 

A infância tem seus segredos e seus mistérios, mas, quem poderá dizer quis são ou poderá explicá-los?

 

Eu ainda me lembro quando vi as estrelas pela primeira vez.

 

No amor, não existe mais ou menos. Quem ama só pode amar com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua vontade.

 

Enquanto o rio da vida desliza suavemente, ele permanece o mesmo rio; só a paisagem das margens parece mudar.

 

Será o pecado que transforma uma lagarta em uma crisálida, uma crisálida em uma borboleta, e uma borboleta em poeira?

 

A Humanidade adia o melhor que pode fazer e as coisas mais belas que pode desfrutar, sem pensar que um determinado dia poderá ser o último, e que o tempo perdido é a eternidade perdida!

 

Uma lembrança segue a outra... até que um suspiro profundo incha nosso peito e nos adverte que nos esquecemos de respirar em meio a esses pensamentos.

 

Quando tudo ao nosso redor se torna escuro, quando nos sentimos completamente sozinhos, quando todos os homens, à direita e à esquerda passam por nós sem nos perceber, um sentimento esquecido brota em nosso peito.

 

O que seria o fogo sem brilho, o Sol sem luz e o Criador sem a criatura?

 

Sempre que podemos rastrear uma religião desde seus primeiros passos, vamos encontrá-la livre de muitos dos defeitos que nos ofendem em suas fases posteriores.

 

É necessário que tiremos a trave dos nossos próprios olhos e aprendamos a distinguir entre o Catolicismo do século XIX e a Religião do Cristo.

 

O Catolicismo dos primeiros concílios já não mais era o Catolicismo dos Apóstolos; o que foi dito por Cristo foi bem dito.

 

Escondidas no lixo, existem pedras preciosas.

 

 

 

 

Todos os deuses e heróis mitológicos são representações da Natureza, especialmente do Sol.

 

Henoteísmo: forma de religião em que se cultua uma única divindade, considerada suprema, mas, sem negar a existência de outros deuses.

 

Na Antigüidade, os deuses eram fenômenos naturais personificados.

 

O preguiçoso e inativo nunca encontrará a senda da Sabedoria [ShOPhIa].

 

A linguagem é o Rubicão que separa o homem da besta.4

 

O Catolicismo é uma religião missionária.

 

Em uma aldeia ou em uma floresta, em águas profundas ou em terra seca, se as pessoas habitarem com respeitabilidade, este lugar é maravilhoso.

 

Como o elefante, na batalha, que resiste à dura a seta enviada pelo arco, silenciosamente, eu também devo suportar o abuso, porque o mundo é mal-humorado.5

 

Afundado em luxúria e sempre à procura de prazer, o ser-aí-no-mundo sofre (de novo e de novo) em constante decadência.

 

Olhe aquele homem! Embora livre, ele corre para a escravidão.6

 

Muitos seres-aí-no-mundo, propelidos pelo medo, fogem para muitos refúgios – para as montanhas, para as florestas, para os bosques, para as árvores sagradas.

 

O que deve ser feito é negligenciado; o que não deve ser feito é feito. Os desejos dos rebeldes e das pessoas imprudentes estão sempre aumentando.

 

Se a mente se tornar completamente livre, não entrará novamente na roda dos [re]nascimentos [samsara] e na decadência.

 

É difícil é a vida dos mortais.7

 

Um ser-aí-no-mundo não pode nascer de novo em um mundo inferior.8

 

Aquele que, com entendimento claro, conseguir ver as Quatro Verdades Sagradas...9

 

Cuidado com a raiva; controla tua mente!

 

Mesmo se um homem tem pouca instrução, se ele perceber o corpo da Lei, ele será um defensor da Lei, um homem que nunca esquecerá a Lei.10

 

Os cinco problemas ou males da mente são: paixão, raiva, ignorância, arrogância e orgulho.

 

O discípulo verdadeiramente Illuminado do Senhor Buddha brilha com seu Conhecimento entre aqueles que são como lixo – entre as pessoas que chafurdam nas trevas.

 

Um tolo que se julga sábio, de fato, é um tolo.

 

 

 

 

Se um tolo se associar a um homem prudente – mesmo por toda a sua vida – ele irá perceber a verdade tão pouco quanto uma colher percebe o sabor da sopa.

 

Um ato mal [ou bem] cometido costuma não frutificar imediatamente.

 

Um caminho conduz à opulência; outro leva à imortalidade.

 

Só um homem inteligente [um Iniciado] poderá lhe dizer onde os verdadeiros tesouros poderão ser encontrados.

 

O Sábio sempre se alegra na Lei.

 

Como uma rocha sólida que não é abalada pelo vento, as pessoas sábias não vacilam entre a exprobação e o louvor.

 

______

Notas:

1. Friedrich Max Müller (6 de dezembro de 1823 – 28 de outubro de 1900) foi um lingüista, orientalista e mitólogo alemão. Sua obra principal é a coleção The Sacred Books of the East (publicada de 1879 a 1910), fonte essencial da História das Religiões e da Mitologia Comparada. É considerado o criador da disciplina Religião Comparada.

2. Em outras palavras: Não há religião superior à verdade – Satyat Nâsti Paro Dharmah – lema do Mahârâjah, de Benares, adotado pela Sociedade Teosófica.

3. Eu entendo isto da seguinte forma: a hipocrisia e a deslealdade das religiões desenham um processo que, lentamente, vai surgindo e se formando no tempo e com o tempo, pois, seus fundadores, geralmente, são bem-intencionados. Paulo de Tarso (5 – 67), por exemplo, jamais poderia ter imaginado que o Cristianismo pudesse ter desembocado em um Catolicismo que, entre outras barbaridades, fabricou a Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício, que existiu entre 1542 e 1965, e os escândalos de pedofilia. E o Santo Profeta Muhammad (a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) jamais poderia ter imaginado que homens-bombas, mulheres-bombas e crianças-bombas pudessem matar em nome da Fé Islâmica. O fato é que todas as deturpações (religiosas ou não) derivam de uma única raiz: ignotismo fanarância = ignorância + fanatismo.

 

 

Galileu Diante do Santo Ofício

Galileu Diante do Santo Ofício
(Pintura do século XIX de Joseph-Nicolas Robert-Fleury)

 

 

Entendimento Deturpado do Alcorão Sagrado

Entendimento Deturpado do Alcorão Sagrado

 

 

4. Rubicão (Rubico, em latim) é o antigo nome latino de um riacho no norte da Península Itálica. Na época romana, corria para o Mar Adriático, entre Ariminum (atual Rimini) e Cesena. A identidade moderna do rio é discutida, mas, as evidências sugerem correta a atual identificação com o rio Fiumicino, na Província de Forlì-Cesena. O rio ficou conhecido pelo fato de que o Direito Romano, no período da República, proibia qualquer general romano de atravessá-lo acompanhado de suas tropas, retornando de campanhas ao norte de Roma. Tal medida visava impedir que os generais manobrassem grandes contigentes de tropas no núcleo do Império Romano, evitando riscos à estabilidade do poder central. O curso d´água marcava, então, a divisão entre a Província da Gália Cisalpina e o território da Cidade de Roma (posteriormente, a província da Itália). Quando Júlio César atravessou o Rubicão, em 49 a.C., presumivelmente em 10 de janeiro do calendário romano, em perseguição a Pompeu, violou a lei e tornou inevitável o conflito armado. Segundo o escritor latino Gaius Suetonius Tranquillus, César teria então proferido a famosa frase Alea jacta est (A sorte está lançada ou Os dados estão lançados). O mesmo autor também descreve como César parecia indeciso ao se aproximar do Rio, e atribui a decisão de atravessar a uma aparição sobrenatural. A frase atravessar o Rubicão passou a ser usada para se referir a qualquer pessoa que tome uma decisão arriscada de maneira irrevogável, sem volta.

5. Isto não é bem assim. Melhor: não pode ser assim. De duas, uma: suportar, silente, o abuso é concordar com ele ou a ele se submeter. Sem violência e sem sangue, é obrigação de todos nós lutarmos contra qualquer forma de falta de comedimento, de exagero, de excesso e de desvirtuamento. Se a imprensa tivesse ficado calada no impatriótico caso do mensalão, talvez, hoje, o Presidente da República fosse o senhor José Dirceu de Oliveira e Silva, e a senhora Dilma Vana Rousseff estaria na fila, esperando a sua vez. Não se pode confundir servilismo e puxa-saquismo com dignidade e probidade. Por outro lado, o mundo não é mal-humorado; o mundo é neutro. Mal-humoradas são algumas pessoas.

6. Servil aos desejos, às cobiças e às paixões. Escravo da ignorância, da inconstância e da ânsia.

7. Mas, a vida dos Imortais não é menos difícil. Só que as dificuldades e as tribulações são de outra magnitude, de outra significância e de outra coloração. Não sei, mas, talvez, por exemplo, o maior sacrifício que um Sâmbhogâkâya-Nirmânâkâya possa fazer seja, por Amor à Humanidade, se projetar e encarnar voluntariamente. Normalmente, acabam sendo rechaçados, escorraçados e crucifixados. O pior é que, antecipadamente, do lado de lá, sabiam que isto iria acontecer. Mas, o Amor suplanta a dor.

8. Depende! Se os seres-aí-no-mundo-sem-alma poderão ser entropizados... Então... Todavia, se houver uma microgota de arrependimento... O arrependimento sincero é o salvo-conduto cósmico para uma nova oportunidade!

9. Primeira Verdade: a vida, como a conhecemos, , de uma forma ou outra, é, finalmente, levada ao sofrimento e/ou ao mal-estar (dukkha); Segunda Verdade: o sofrimento é causado pelo desejo (trishna); Terceira Verdade: o sofrimento acaba quando termina o desejo; isto é conseguido através da eliminação da ilusão (mâyâ) – estado de libertação do Illuminado (bodhi); e Quarta Verdade: a Illuminação é conquistada através dos ensinamentos transmitidos pelo Senhor Buddha.

10. Isto também não é bem assim. Mesmo tendo conhecido alguns aspectos da Eterna Lei, para todos nós, como disse Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006), as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica. Precisamos compreender que a dita tentação é o catalisador existencial das necessárias mudanças; se não fôssemos tentados, ficaríamos na mesma e na mesma ficaríamos. E cair e duvidar fazem parte da Peregrinação. Só não devem preponderar, para que não afundemos a ponto de morrermos afogados. O ser-aí-no-mundo só se alforriará efetivamente se for tentado, se escorregar e cair, se duvidar e se pecar um pouquinho! Mania de perfeição é doença, ainda que a perfeição deva sempre ser buscada. Ninguém poderá entender o mecanismo e a natureza da violação, se não houver pecado. Ninguém poderá ser tolerante com os outros, se não for – primeiro – tolerante consigo mesmo. Ninguém poderá perdoar os outros, se não houver se perdoado primeiro. E, mesmo assim, muitas vezes, criticamos nos outros os nossos próprios defeitos! Enfim, se a vaidade costuma ser apontada como o maior empecilho à Illuminação, certamente, a intolerância vem em segundo lugar.

 

 

 

a alma procura,

na Noite Obscura...

Mas, o Sol é Lua,

e a alma 'stá nua!

 

A Rosa é projeto;

o ângulo não é reto!

O Segredo se oculta...

E a alma ausculta...

 

E Júpiter aguarda

o fim da bombarda!

Mas, a alma vacila...

A covardice aniila...

 

E a vida termina...

E agora, quem nina?

Fatalmente, o efeito

aprumará o desjeito!

 

E o Verbum, olvidado,

não é pronunciado!

E a Noite continua...

A alma resiste crua!

 

É preciso ShOPhIar

para a Estrada achar.

É preciso consentir,

e a Santa Voz ouvir!

 

Pelo ente, só o ente;

só junge o adimplente.

O que acontecerá é já;

aqui – não depois, lá.

 

Sim, o tempo é terno;

porém, não é eterno.

Se o tempo foi perda,

prevalece a esquerda.

 

 

 

E a alma 'stá crua!
(Causa —› Efeito)

 

 

 

Música de fundo:

Praise the Lord, Lord Buddha (Compassion)

Fonte:

http://www.buddhanet.net/
buddhist_songs/budsong4.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://nipclub.blogspot.com.br/2011/05/
huge-pirate-battle-june-2-2011-only-at.html

http://www.123gifs.eu/thunderbolts/page-2/

http://www.skewsme.com/index_old.html

http://foundwalls.com/tulips-field-beautiful-
beauty-clouds-colorful-flowers-nature/

http://thinkexist.com/quotes/
friedrich_max_muller/4.html

http://www.punjabigraphics.com/
animated-happy-april-fools-day/

http://thinkexist.com/quotes/
friedrich_max_muller/3.html

http://thinkexist.com/quotes/
friedrich_max_muller/2.html

http://thinkexist.com/quotes/
friedrich_max_muller/

http://thinkexist.com/quotes/
friedrich_max_muller/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Rio_Rubic%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Max_M%C3%BCller

http://ensaiosantropologicos.blogspot.com.br/2011
/03/mitologia-e-humanidade-parte-8-teoria.html

http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-
lata-de-lixo-cheia-image4709410

http://www.dirtyandthirty.com/dirt-of-the-day/who
-knew-a-trash-can-could-help-feng-shui-your-life/

http://en.wikiquote.org/wiki/
Max_M%C3%BCller

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/m/max_muller.html

http://frases-fortes.com.br/
autores/max-muller

http://www.refletirpararefletir.com.br/
autorfrase/max-muller

http://realidadesdaguerraa.blogspot.com.br/
2012/02/fanatismo-ate-quando.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Inquisi%C3%A7%C3%A3o

http://api.ning.com/

http://books.google.com.br/

http://eixovi2.pbworks.com/
f/capituloVIII_cassirer.pdf

http://www2.iskcon.com.br/
index.php?id=77

https://www.raspas.com.br/
pensadores/225

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.