SÊ TU TEU PRÓPRIO MESTRE
(Máxima de
+Vicente Velado)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Música de fundo:
Mission Impossible

Fonte:
http://www.geocities.com/Paris/Rue/3503/

 

MISSÃO POSSÍVEL:
SÊ TU TEU PRÓPRIO MESTRE

 

SÊ O TEU PRÓPRIO MESTRE

 

 

 

S = SILÊNCIO

E = ENTUSIASMO

T = TRABALHO INCÓGNITO

U = UNIDADE

T = TIROCÍNIO

E = EQUILÍBRIO

U = UNIFORMIDADE

P = PUREZA

R = RENÚNCIA

O = ORAÇÃO

P = PAZ

R = REGULARIDADE

I = IRMANDADE

O = OBEDIÊNCIA

M = MEDITAÇÃO

E = ENERGIA

S = SACRIFÍCIO

T = TRANQÜILIDADE

R = RETIDÃO

E = EFETIVIDADE

______________________
Soma: O SUMO BEM

 

Todos os escritores e pensadores — particularmente os místicos — deixaram em suas obras um pensamento-chave, pensamento este que é a síntese de tudo quanto especularam e transmitiram à Humanidde.

A Abadia de Thelema possuía uma Regra Básica: Faze o que tu queres, há de ser toda a Lei. Aleister Crowley, no Liber Legis, anunciou que a palavra da Lei é Thelema ( — palavra grega que significa vontade ou intenção), e a Regra Máxima enunciada é a mesma da Abadia de Thelema, que em inglês é assim escrita de forma imperativa (e sem vírgula):

     

Este alto conceito Iniciático implica — entre outros imperativos categóricos que nenhum ser pode interferir na vontade de outro ser. Quando isto acontece, aquele que intervém passa a ser responsável pela intervenção. Uma coisa é tocar piano ou violino; outra é reger a orquestra. Logo, para os Thelemitas, a noção de absoluta liberdade é algo, por assim dizer, inegociável, que é perseguido na Senda Iniciática, para que possa ser realizada a Verdadeira Vontade, prerrogativa do ente como Unidade-Liberdade, pois cada homem e cada mulher – na verdade cada ser do(s) Universo(s) é uma estrela autônoma imersa na Grande Unidade Cósmica. Ousarei afirmar nesta oportunidade que a dependência psíquica qualquer dependência psíquica é um dos fatores mais impeditivos para a ascensão espiritual ou mística. Por isso, por exemplo, as múltiplas religiões, de maneira geral e da forma como se apresentam estruturadas, ou paralisam ou retrogradam. Nada de efetivo pode ser construído tendo por sustentação imperativos hipotéticos. Mal comparando, não vejo qualquer diferença em um primata que acredite que se engolir um caroço de laranja crescerá uma árvore dentro de seu corpo, e um religioso citadino que acredite que se comungar, ininterruptamente, durante as nove primeiras sextas-feiras de cada mês durante nove meses seguidos, irá para o céu no primeiro sábado após a morte.

Por outro lado, tristemente, quando o ser humano confunde (consciente ou sem consciência do fato) toda a Lei com tudo da Lei, guerras, horror, terror, genocídios, desordem, assassinatos, dilapidações, invasões e despotismo em geral poderão ser os resultados objetivos manifestos, oriundos da incompreensão mística deste Princípio. Mas, um Místico pode usar o tudo da Lei quando sabe o que está fazendo e compreende seu alto significado esotérico.

Apesar de não ter a honra de ser Thelemita, contudo, concordo, em tese, inteiramente com Jonatas Lacerda quando afirma: ... a Lei é a apoteose da liberdade, mas é também a mais restrita das restrições. Então, é preciso ter todo o cuidado com a aplicação do tudo da Lei. Eu não tenho qualquer dúvida de que os meus Irmãos Thelemitas têm esse cuidado em alta conta, pois conhecem as conseqüências do mau uso da Lei.

Penso que não estou longe de uma compreensão concertada a respeito desta soberana categoria — a Vontade quando admito que a última Vontade deverá ser exercida pelo Eu Interno (Self ou Mestre Interior), a ser construído paulatinamente pelo Iniciado tendo por único sustentáculo para esta indestrutível construção o BEM — o Supremo Mathema e a BELEZA UNIVERSAIS.

Nesse sentido, o Frater +Vicente Velado, FRC e Abade Especial da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo, resume, salvo um entendimento mais concertado, todo o seu pensamento na Máxima, que utilizei como título para rascunhar estas rápidas reflexões: Sê Tu Teu Próprio Mestre. Aliás, penso que a luta deste Ilustre Rosa+Cruz, no que se refere à ascensão do ser humano, esteja ancorada em três princípios norteadores: Liberdade + Responsabilidade + Tolerância. É evidente que outras categorias — como, por exemplo, o Amor, a Misericórdia e a Justiça estão embutidas em sua obra.

Estudando o Ensaio no qual o Frater +Velado discute esta matéria, iniciei este rascunho utilizando as letras que compõem esta Sentença, para à cada uma delas definir, em forma de acróstico, uma palavra organizadora e condutora do Processo de Construção do Deus de Nossos Corações — o Mestre no qual deveremos nos alquimizar. É evidente que estas palavras têm validade para mim, e sob nenhuma alegação tenho qualquer intenção de impô-las a quem quer que seja. Isto seria inteiramente contrário ao meu pensamento místico. Mas, não há qualquer impedimento que se reflita sobre cada uma delas, já que estão acordes com todas as linhas de Peregrinação Iniciática. E, é claro, estas são apenas algumas categorias surgidas da reflexão sobre a Máxima de +Velado. Portanto, a lista que elaborei está incompleta, e, em termos místicos, acrósticos não têm qualquer valor especial.

Talvez, enfim, todos nós cheguemos um dia à conclusão de que o Grande Sol Central não poderá se apagar jamais. Não se apagará porque não é entrópico, isto é: É neguentrópico e sempre fulgente por natureza. E vibra em nossos Corações. Essa é TODA A LEI que haveremos de reconhecer como autêntica e irredutível.

Parafraseando um pensador que não se identifica, concluo: cada um de nós peregrina em sua própria Senda. Isto impõe responsabilidade, tolerância e superlativa solidariedade com os que sofrem.

Admito que o pensamento vivo de +Vicente Velado reflete, entre outras, todas estas idéias místicas. A Ordo Svmmvm Bonvm, além de divulgar a obra do Frater +Velado, disponibiliza uma das maiores bibliotecas digitais do Planeta. O link direto é:

 

 

 

PEREGRINAÇÃO

 

 

Alquimia Exterior
Alquimia Interior

 

 

Amor   é   a   Lei,   Amor   sob   Vontade.      (Liber  Al  Vel  Legis).

 

 

 


 

WEBSITES CONSULTADOS

 

http://www.casadobruxo.com.br/
textos/thelema.htm

http://groups.msn.com/RaulRockClub/
entendaofazeoquetuqueres.msnw

http://www.castletower.org/legis_brasil.htm

http://paginas.terra.com.br
/arte/horusastrologia/index.html

http://www.socotonobrasil.org.br/index2.html