MASAHARU TANIGUCHI
(Pensamentos e Ensinamentos)

 

 

Masaharu Taniguchi

Masaharu Taniguchi

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este estudo teve por objetivo colecionar alguns pensamentos e ensinamentos de Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Iê – um conjunto de representações que advoga que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, que revela qual é a nossa verdadeira natureza. A Seicho-No-Iê é uma filosofia que transcende o puro fideísmo sectarista religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.

 

 

 

 

 

Masaharu Taniguchi
(Breve Biografia)

 

 

 

Masaharu Taniguchi

Masaharu Taniguchi

 

 

 

Masaharu Taniguchi (Kobe, 22 de novembro de 1893 – Nagazaki, 17 de junho de 1985) foi um líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Iê. Seicho-No-Iê (Lar do Progredir Infinito, numa tradução livre) é uma filosofia/religião de origem japonesa, e seu conjunto doutrinário incorpora elementos do cristianismo, do budismo e do xintoísmo, as três grandes religiões predominantes no Japão. Monoteísta, a Seicho-No-Iê enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.

 

 

 

 

As normas fundamentais dos praticantes da Seicho-No-Iê são:

1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservar sempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular totalmente o ego;
7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível; e
8ª) Iluminar a mente praticando todos os dias sem falta a Meditação Shinsokan.

 

A Doutrina da Seicho-no-iê é alicerçada nas escrituras de Masaharu Taniguchi, sendo as mais importantes entre os adeptos, a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade (Seikyo Kanro-no-Hou) e a coleção A Verdade da Vida (Seimei no Jissô), composta por 40 volumes, que sintetiza as pregações de Taniguchi.

 

Trabalhando incansavelmente cerca de 20 horas por dia na propagação de suas mensagens, Masaharu Taniguchi morreu aos 91 anos, em 17 de junho de 1985.

 

 

 

 

Masaharu Taniguchi
(Pensamentos e Ensinamentos)

 

 

 

 

O amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem.

 

 

 

Seu destino não é definido pelos movimentos dos astros nem pela fatalidade, e, sim, pela direção para a qual sua mente está voltada. Se estiver voltada para a Luz, você terá um destino radioso; se estiver voltada para a treva, terá um destino sombrio. Sua mente é como um dramaturgo: pode criar uma tragédia, uma comédia ou um espetáculo musical que mostra o aspecto harmonioso do paraíso. E você, sendo o dono de sua mente, possui o poder de fazer com que ela crie qualquer peça no palco da vida. Você deve fazer uso desse poder!

 

Por menor que seja uma boa ação, um dia trará bons frutos.

 

Durante a marcha da vida, não devemos ter pressa nem ficar impacientes. Se tivermos pressa, poderemos tropeçar e tombar. Se nos impacientarmos, poderemos errar o rumo. Quando a pressa ou a impaciência afetam o corpo, manifestam-se doenças como bronquite, crises cardíacas, hemorragia hemorroidal ou diarréia.

 

Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.

 

Inúmeras pessoas estão agora desiludidas, vivendo um destino adverso, porque, em geral, acumularam débitos em excesso. Receberam muito e doaram pouco. Não guardaram nada no celeiro do céu, ou seja, não acumularam virtudes. Ficaram com débito em excesso porque, sem acreditarem na força infinita que sempre possuíam dentro de si, pensaram que a sua força aumenta só quando a recebe dos demais. O homem aumenta a força interior quando se doa aos demais, do mesmo modo que a conta bancária de uma pessoa aumenta quanto mais depósitos ela faz. Se ficar apenas retirando, a força diminuirá. Não devemos ter dó de doar o nosso amor e efetuar depósitos no celeiro do céu. Tudo que for depositado no mundo invisível, aparecerá no mundo visível multiplicado dezenas, milhares de vezes. Essa é uma realidade.

 

Existe no Universo uma sabedoria misteriosa e maravilhosa, e o homem é o ser que aloja dentro de si esta sabedoria maravilhosa. Esta nos impele ininterruptamente, de dentro, a expressar conteúdos cada vez mais elevados. Quando conseguimos concretizar perfeitamente esse impulso interno de progresso infinito, podemos sentir a alegria e a razão de viver. Quando a nossa vida não consegue corresponder a esta solicitação interna, sentimos inquietação, tédio ou desânimo, e entramos em um estado de depressão no qual não encontramos razão para viver. No ser humano existem cinco desejos profundos que nascem no âmago da Vida: viver, amar, ser amado, ser reconhecido e ser útil. No desejo de 'viver', está incluído o desejo de 'progredir'. A Vida detesta permanecer sempre no mesmo nível. A vida, quando pára de progredir, não apenas estagna; ela regride. Para vivermos plenamente, precisamos progredir todos os dias. Quando há desenvolvimento e progresso, a Vida sente a alegria de viver. Por isto, doravante não estagnaremos um dia sequer. Avançaremos sem interrupção, nem que seja apenas um passo por dia, ou na sabedoria, ou no amor, ou no trabalho. Leremos sem falta pelo menos algumas páginas por dia dos livros que contêm a Verdade; amaremos infalivelmente, de alguma forma, as pessoas e os seres vivos. Efetuaremos com amor algum trabalho útil ao próximo. Renovo hoje esta resolução, e, daqui por diante, cumpri-la-ei sem abandoná-la jamais. Faço agora esta promessa diante de Deus. Amo sempre alguém ou alguma coisa. Amo a Deus, amo a Pátria, amo a sociedade, amo a Humanidade, amo os colegas de trabalho, amo os meus familiares e amo todas as pessoas que se aproximam de mim. Amo inclusive os que defendem idéias contrárias e procuro iluminá-los. Estou consciente de que amar não é satisfazer apenas os instintos carnais, mas algo espiritual e mais elevado. O verdadeiro amor é o sentimento de Unidade. É o desejo de alegrar-me com a alegria do próximo, de condoer-me com o sofrimento alheio, de suprimir as tristezas e os sofrimentos de todas as pessoas e de lhes proporcionar alegria. Não é um simples desejo; é a prática deste desejo. O verdadeiro amor não deve ser como a corneta que soa alto, sendo oca por dentro. Ele deve ser ação para proporcionar alegria e felicidade a maior número de pessoas, eliminando a tristeza e o sofrimento. Tomo a resolução de praticá-la de hoje em diante. Agradeço a Deus, que me fez conhecer esta Verdade e me permitiu tomar esta decisão, e rogo que me conceda uma grande provisão de força para pôr em prática esta resolução. Ó Deus, rogo-Vos que me concedeis uma grande força!

 

 

 

 

Deus não criou as doenças. Elas são manifestações da tristeza geradas pela ilusão do homem. Quando o doente consegue eliminar o sentimento de tristeza, a doença desaparece.

 

Não importa a tua idade, idealiza um grande sonho, tão grandioso como o céu. Que o teu sonho transcenda o teu corpo, que suba e cresça e se expanda além... Com resplendor, que o teu sonho preencha o Universo e se transforme em asas misteriosas que te levem a um mundo bem mais alto. Nas asas do sonho, os jovens avançam e os velhos se renovam. Não retenhas as asas do teu sonho. Imagina a tua grandeza. Não receies subir demasiado alto, não hesites, não retrocedas, não diminuas a ti próprio. Ao abrires as asas do sonho, ultrapassas os limites do corpo. Ainda que o teu corpo seja tão pequeno quanto o pó da terra, através do sonho tens o poder de te unires à imensa energia criadora do Universo. Não permitas que a tristeza te domine; mas, se te sentes dominado, ergue-te de novo. Ainda que o teu sonho seja desfeito, tens o direito de sonhar de novo. Imagina que em ti ainda resta a grandiosa energia. Para aquele que sonha, este mundo é sempre um novo mundo. Não te permitas cair, mas, se caíres, levanta-te de novo. Ainda que percas a confiança, ainda que fracasses naquilo que tentas, não te permitas cair totalmente. O sonho é o viveiro da esperança. No imenso viveiro do sonho nascem tenros rebentos de esperanças, e os brotos crescem alimentados pelo sonho. Desenha na tua mente o mais brilhante e o mais grandioso sonho. Não te imagines um ser triste e sombrio. A mente é criadora e criativa, e tu serás exatamente como te fizeres em tua mente. Se te imaginares um ser brilhante e poderoso, assim tu serás, pois a mente materializa teu sonho.

 

 

 

 

O bom combate é aquele que é travado em nome dos nossos sonhos.

 

Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução.

 

Quando formos fazer algo, devemos levar em consideração o mérito espiritual da tarefa e não o seu mérito material. A nossa ação jamais deverá ser uma ação egocêntrica. Devemos agir de tal maneira que todas as pessoas (ou pelo menos a maioria delas) possam obter algum benefício através dos nossos atos.

 

Não dê ouvidos a opiniões e falatórios pessimistas e negativos, impregnados de tristeza e de temores. Não devemos prender nossa mente aos males fenomênicos. Estes males não existem originalmente. Nada mais são que resultados da ilusão.

 

 

 

 

A verdadeira riqueza está dentro da mente. Embora uma pessoa tenha grande quantidade de dinheiro e bens, mas se estiver insatisfeita, com sensação de carência, será uma pessoa pobre. Há pessoas que, apesar de já possuírem bastante riqueza, cobiçam mais, cada vez com maior avidez. No Budismo, diz-se que tais pessoas caíram no inferno da fome.

 

Veja somente o lado positivo das pessoas. Quem vê apenas o lado negativo dos outros cria um inferno para si próprio. Todas as pessoas têm o lado positivo e o negativo, possuem qualidades e defeitos. E, quando reparamos nos defeitos, estes parecem se manifestar de modo mais acentuado.

 

A pessoa que não consegue dormir em paz tem, com certeza, egocêntricos sentimentos, tais como preocupações, medo, ciúmes, ira e ódio. Afastando estes pensamentos, conseguirá dormir tranqüilamente. Dentre os pensamentos egocêntricos, existem desde os mais sérios, que podem ser um ciúme profundo ou um medo de falência financeira, até os mais corriqueiros como a simples preocupação de não conseguir pegar no sono. A pessoa não consegue dormir porque remoinha em sua mente as preocupações egoísticas de amor e ódio, de lucro e perda ou de prazer e desgosto. Mas conseguirá dormir se deixar essas preocupações egocêntricas e entregar tudo a Deus, mentalizando: seja feita a Vossa vontade.1

 

Aquele que não tiver a convicção de ser filho de Deus, rei da criação e dominador de todos os fenômenos, terá de ser dominado e carregado pela 'força do carma' acumulado no passado. Saiba que este mundo, que é 'produto da Mente', pode ser totalmente dominado pelo 'filho de Deus' que conhece o 'Poder do pensamento'.

 

As pessoas podem se tornar aquilo que imaginam ser. Quem se julga insignificante só poderá ser insignificante. Quem tem a convicção 'Hei de ser um grande personagem' tornar-se-á realmente um grande personagem. Mas nada adianta ter esta convicção se levar uma vida ociosa. É preciso esforçar-se concretamente para alcançar o objetivo.

 

Todos os seres – animados e inanimados – possuem natureza búdica.

 

Jamais poderemos encontrar nossa própria liberdade espiritual enquanto mantivermos a intenção de tolher a liberdade dos outros. A idéia de amarrar os outros acaba tolhendo a nossa própria liberdade. Somente quando deixamos de amarrar os outros é que nós próprios podemos obter liberdade espiritual. Nunca devemos julgar os outros segundo o critério por nós estabelecido, pois, isso equivale a prendê-los ao nosso próprio padrão. Nunca podemos exigir que os outros sejam como gostaríamos que fossem. Devemos compreender que os outros têm o modo de ser próprio deles. Cada qual possui uma missão recebida de Deus, a ser cumprida na ocasião certa e no lugar adequado. Portanto, é muito bom que oremos da seguinte forma: Ó Deus, fazei com que fulano viva uma vida correta conforme a Vossa vontade, e mostre-se digno da missão que lhe foi atribuída por Vós.

 

Fracasso não é fracasso; fracasso é a base do sucesso.

 

 

 

 

As oportunidades parecem vir repentinamente de fora, mas, na realidade, somos nós quem as criamos e as fazemos acontecer. Existe um ditado antigo: 'Ocorrem situações auspiciosas na casa onde há virtudes acumuladas'. Quem sempre dedica amor ao próximo e trabalha para dar alegria aos semelhantes terá naturalmente oportunidades que lhe trarão muita alegria.

 

Atribui-se a Thomas Edison (Milan, Ohio, 11 de fevereiro de 1847 – West Orange, Nova Jérsei, 18 de outubro de 1931) a afirmação: 'As pessoas que vivem à margem da sociedade, lamentando-se da falta de sorte ou dizendo que são azaradas, geralmente não têm o hábito de acordar cedo, não trabalham com seriedade, não são atenciosas e cuidadosas, não são realmente honestas e não sabem administrar bem o seu dinheiro'. Então, podemos deduzir que quem age de modo oposto a tais pessoas certamente terá boa sorte, alcançará elevada posição social e será rico. Ou seja: conquistará o sucesso aquele que acorda cedo, ora a Deus para receber inspiração, trabalha com seriedade, faz tudo com atenção e cuidado, é honesto, sério merecedor de toda confiança, não desperdiça dinheiro nem materiais, usando-os sempre com gratidão e propósito de vivificá-los.

 

Não brilhe apenas para que os outros vejam, mas para que sejam iluminados.

 

A maioria das pessoas pensa que os fatores externos são as causas de suas infelicidades ou dificuldades, e se queixa: 'Fulano é que causou isto; sicrano é o culpado disto. Na verdade, a atitude dos outros é reflexo da mente da própria pessoa. Vemos nos outros a imagem refletida de nossa atitude mental. O mundo fenomênico é uma manifestação da mente.

 

Quando a Luz da Verdade da Vida acender na sua vida não existirão trevas em lugar algum.

 

O mundo fenomênico é uma projeção dos pensamentos. Por isto, parece existir realmente, mas não é um mundo que existe de verdade. É como o mundo de projeção cinematográfica. De que adianta, então, entristecer-se com as mudanças de um mundo inconstante?

 

Buddha: 'O mundo é produto exclusivo da mente'. Cristo: 'Buscai antes o reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas'.

 

As crianças que nascem mortas [natimortas] ou que morrem imediatamente após o nascimento pertencem à categoria de almas superiores que já tiveram muitas vidas, estando suficientemente amadurecidas para viver no mundo espiritual em nível bem elevado. Faltava-lhes a experiência de vida intra-uterina consciente.

 

Se você conhecer a verdade de que o pensamento é criador e que somente a idéia tem existência real, você deverá ter consciência de que o seu pensamento é uma arma poderosa e mais eficaz do que qualquer outro tipo de arma. Assim sendo, jamais deverá ter pensamentos vis ou incorretos e tampouco deverá pensar em infelicidade, desgraça, doença, conflito ou desarmonia. O seu pensamento deverá ser elevado, puro e sadio, pensando sempre na felicidade, saúde, prosperidade, harmonia e paz. Saiba que o seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos e não por alguma força material de fora. O seu pensamento é o aparecimento, no seu corpo e no seu meio ambiente, de tudo aquilo que você pensou. Torne o seu pensamento mais elevado, mais puro, mais belo e mais próspero.

 

 

 

 

O ambiente em que a pessoa se encontra, as circunstâncias, o comportamento e a atitude dos outros, tudo é esmeril para polir a sua alma. O diamante bruto, após ser lapidado e tornar-se uma jóia brilhante, não ficará mais na fábrica de lapidação; ele será exposto na vitrine de uma loja elegante e irradiará o seu brilho. Do mesmo modo, enquanto a alma de um indivíduo estiver sendo lapidada, ele enfrentará diversos problemas, mas, terminado o treinamento, ele será transferido para um ambiente repleto de alegria e felicidade.

 

Por mais complexo que um problema pareça ser, saiba que não existem problemas insolúveis. Os problemas surgem para serem solucionados. Precisamos eliminar a ilusão da nossa mente.

 

Os problemas sempre colocam o homem em situação ou ambiente diferente, e, de maneira diversa de até então, fortalecem sua alma. Os problemas existem para serem solucionados, e não há nenhum problema que não tenha solução. Não temos de temê-los. Os problemas se resolvem infalivelmente. A vida é dinâmica e nos faz descortinar sempre uma nova faceta.

 

A cura ocorre ao mudarmos radicalmente a atitude mental e soltarmos a doença da nossa mente. Isto é possível porque o corpo humano não é simples matéria. Ele possui dentro de si a Vida dotada da Sabedoria. É através da Sabedoria que a Vida forma o corpo carnal e o mantém sadio. A saúde original do corpo carnal declina quando a Sabedoria que a mantém é encoberta pela ilusão ou quando a vibração mental que conserva o corpo saudável sofre distorção por causa de conflitos emocionais, ira, ódio etc.

 

Nascer na Terra é o mesmo que ingressar em uma escola. É comum precisar nascer várias vezes para completar o ciclo de aprendizado necessário para o amadurecimento espiritual. Se uma vida se encerrar sem completar a aprendizagem prevista, ela voltará a nascer, vivendo o período necessário para chegar ao nível de amadurecimento satisfatório. Uma criança que morre aos três anos, por exemplo, tem espírito já quase amadurecido, que precisava apenas desses três anos para se diplomar definitivamente da escola da vida terrena.

 

A verdadeira amizade consiste em doar-se.

 

 

 

 

Os bons amigos agem como um estimulante para a nossa mente, aumentando a nossa capacidade, aguçando a nossa inteligência, tornando ricas as nossas emoções e despertando a nossa sensibilidade poética.

 

O subconsciente é como um aparelho de rádio receptor sem seletor de ondas: recebe indistintamente todo e qualquer pensamento que vier, com ele entra em sintonia e vai reconstruindo o organismo a todo instante, todos os dias, exatamente de acordo com as ondas do pensamento recebido. Portanto, o grande segredo para dominar nosso próprio corpo está no tipo de pensamento que iremos transmitir para nosso subconsciente: pensamentos de saúde, pensamentos de doença ou pensamentos de envelhecimento. Disto dependerá nosso estado de saúde.

 

Liberte sua mente de todo o passado. Quem se prende ao passado não consegue viver plenamente o presente. Arrepender-se não significa continuar remoendo o passado. O passado já se foi. Só conseguimos um novo progresso quando seguimos avante, superando o passado.

 

A doença não existe verdadeiramente. Apenas ela parece existir, nada mais do que isto. Na verdade, ela não existe e é ilusão o parecer existir. Pensa-se existir uma coisa que não existe, por isto é ilusão. Um estado mental chamado ilusão é que está projetado sob uma forma objetiva. A isto se chama doença ou dificuldades humanas. Alguém pode acreditar que Deus criou neste mundo uma coisa chamada doença?

 

As leis físicas que regem a matéria inorgânica são diferentes das Leis da Vida que regem organismos vivos. Por mais que se combinem elementos inorgânicos no interior de uma proveta, jamais se originará um organismo vivo. Para que as substâncias nutritivas sem vida constituam parte viva do corpo humano, é imprescindível que se submetam ao domínio da Vida. Os elementos materiais que se agregam ou que se desagregam segundo leis físico-químicas, quando subordinadas à Vida, unem-se ou separam-se segundo uma outra Lei. A Vida se serve inclusive das leis da matéria, mas as sobrepuja e exerce domínio sobre a matéria. Embora utilize as leis da matéria, a Vida não se sujeita à elas; ao contrário, transcende-as e estrutura o corpo na forma que deseja. Portanto, em se tratando de organismo vivo, as leis da matéria se subordinam a Leis da Vida.

 

Mesmo que esteja esperando uma ajuda externa, você não poderá receber essa ajuda se, no íntimo, não estiver preparado para recebê-la. Ainda que receba água em um balde, se este estiver furado a água acabará vazando toda. Não é somente através de ajuda externa que você conseguirá a felicidade e a prosperidade. Reflita sobre o seu modo de pensar. Para isto, deve, antes de tudo, conhecer a lei básica: 'Os semelhantes se atraem'. Se tiver pensamentos mesquinhos, só virão coisas mesquinhas. Primeiramente, é preciso pensar 'sou rico'. Mas você diz que não consegue pensar assim porque de fato é pobre? Diz isso porque é pobre a sua força de imaginação. Não se prenda ao fato material e desenhe na mente a riqueza do Jissô.2

 

O verdadeiro namoro se inicia quando um homem e uma mulher passam a viver juntos numa casa, desnudando-se reciprocamente, tornando-se um, do fundo da alma, e não enquanto namoram encontrando-se de vez em quando, mostrando um ao outro apenas as partes boas de cada um.3

 

Geralmente, os doentes pensam: 'Quero ficar curado', mas existem muitas pessoas que não conseguem a cura. Por outro lado, há pessoas que se curam até mesmo com remédios falsos ou estragados quando os utilizam com a fé de que 'serão curados com esse remédio'. Coué4 observou com atenção este fato. Percebeu que o 'quero ficar curado' é a vontade, e o 'serei curado' é a fé ou o poder da imaginação. A 'vontade' sozinha não consegue concretizar o desejo de ser curado, mas a 'fé' ou a 'imaginação' de quando se diz 'Serei curado' concretiza a cura. Coué descobriu que a coisa almejada não se concretiza quando a 'vontade' e o 'poder da imaginação' estão divorciados. A tentativa de dominar pela força da vontade um pensamento contrário, só servirá para aumentar e fortalecer ainda mais o pensamento que se deseja dominar.

 

Por mais plenamente que uma pessoa satisfaça a gula, o sono, o desejo sexual, o desejo de posse e de renome, não se pode dizer que tenha uma vida rica se ela não possuir a bondade, a sinceridade, o amor, a pureza, a beleza espiritual e a aspiração às coisas eternas.

 

Eu sou filho de Deus. A vida de Deus nasceu neste mundo através de meus pais. Por isto, sou ao mesmo tempo filho de Deus e também filho de meu pai e de minha mãe. Mesmo que a Vida de Deus quisesse nascer neste mundo na forma de minha pessoa, se não houvesse o amor e a vida de meus pais, eu jamais poderia surgir neste mundo. Deus, papai, mamãe, muito obrigado.

 

Você nunca está só.

 

Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da Terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da Terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano. Se és ferido por algo ou se és atingido por micróbios ou por espíritos baixos, é prova de que não estás reconciliado com todas as coisas do céu e da Terra. Reflexiona e reconcilia-te. Esta é a razão porque te ensinei, outrora, que era necessário te reconciliares com teus irmãos antes de trazeres oferenda ao altar. Dentre os teus irmãos, os mais importantes são teus pais. Mesmo que agradeças a Deus, se não consegues agradecer a teus pais, não estarás em conformidade com a vontade de Deus. Reconcilia-te com todas as coisas do Universo. A reconciliação verdadeira não é obtida nem pela tolerância nem pela condescendência mútua. Ser tolerante ou ser condescendente não significa estar em harmonia do fundo do Coração. A reconciliação verdadeira será consolidada quando houver recíproco agradecer. Mesmo que agradeça a Deus, aquele que não agradece a todas as coisas do céu e da Terra não consolida a reconciliação com todas as coisas do céu e da Terra. Não havendo a reconciliação com todas as coisas do Universo, mesmo que Deus queira te auxiliar, as vibrações mentais de discórdia não te permitem captar as ondas da salvação de Deus. Agradece á Pátria. Agradece ao teu pai e à tua mãe. Agradece a teu marido ou a tua mulher. Agradece a teus filhos. Agradece a teus criados. Agradece a todas as pessoas. Agradece a todas as coisas do céu e da Terra. Somente dentro desse sentimento de gratidão é que poderás Me ver e receber a Minha salvação. Como sou o Todo de tudo, estarei somente dentro daquele que estiver reconciliado com todas as coisas do céu e da Terra. Não sou presença que possa ser vista aqui ou acolá. Por isto, não me incorporo em médiuns. Não penses que chamando por Deus através de um médium, Deus possa Se revelar. Se queres Me chamar, reconcilia-te com todas as coisas do céu e da Terra e chama por Mim, porque sou Amor. Ao te reconciliares com todas as coisas do céu e da Terra, aí, então, eu Me revelarei.

 





 

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui cabe o seguinte comentário: há uma patologia neurovegetativa, geneticamente transmitida, que produz um grande sofrimento e que ainda não tem tratamento ou cura – a Insônia Familiar Fatal (ou IFF). As mudanças cognitivas tardias incluem um estado de confusão mental que desembocará em um quadro de demência, e, por fim, na morte. Para maiores informações, por favor, dirija-se a:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ins%C3%B4nia_familiar_fatal

2. Jissô: a Realidade Absoluta, Transcendental; o Ser Verdadeiro, Absoluto, Eterno e Perfeito; a Idéia de Deus. A Essência do Ser Uno.

3. Há um ditado que diz: para se conhecer uma pessoa é preciso comer um saco de sal com ela. E, às vezes, é pouco!

4. Émile Coué (Troyes, França, 26 de fevereiro de 1857 – Nancy, França, 2 de julho de 1926) foi um notável e instigante psicólogo e farmacêutico francês que introduziu métodos de psicoterapia, cura e autotratamento baseados em auto-sugestão ou auto-hipnose. O método de Coué era relativamente simples; sua essência está no controle mental. Nele há dois princípios básicos: 1º) só se pode pensar em uma coisa de cada vez; e 2º) quando nos concentramos em um pensamento, este pensamento acaba se efetivando porque o corpo o transforma em ação.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Cou%C3%A9

http://www.wondercliparts.com/holidays/
friendship_day/friendship_day_clipart.html

http://www.luzcristica.com/
namaste/namaste004_2.htm

http://www.sni-df.org.br/index/oqueeasni.html

http://deborahmunhoz.blogspot.com/2008
/03/as-leis-que-regem-vida-na-viso-de.html

http://pensamentosdesabedoria.blogspot.com/

http://comportamentosdiferentes.nireblog.com/post/
2008/02/06/idealiza-teu-sonho-masaharu-taniguchi

http://www.espiritnet.com.br/mensdia.htm

http://www.pensador.info/
autor/Masaharu_Taniguchi/

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Seicho-No-Ie

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Masaharu_Taniguchi

 

Fundo musical:

Spring (The Four Seasons)
Compositor: Vivaldi

Fonte:

http://rosemck1.tripod.com/jukebox-classical.html