PENSAMENTOS DE MARK TWAIN

 

 

 

Mark Twain

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

ste estudo se constitui de uma pequena coletânea de frases e de pensamentos de Mark Twain, que, entre outras diversas coisas, era um grande gozador. Veja só o que ele disse certa vez: — Fui elogiado muitas vezes, e os elogios sempre me envergonharam; sempre senti que eles não disseram o suficiente. Era um gozador ou não era? Agora, ora pilheriando, ora falando sério, deu o seu recado. Confira.

 

 

 

Homer Jay Simpson

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Samuel Langhorne Clemens (Florida, Missouri, 30 de novembro de 1835 – Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua seqüência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último freqüentemente chamado de o maior romance americano.

 

 

Huckleberry e Jim na Jangada

Huckleberry e Jim na Jangada
(Ilustração de Edward W. Kemble
para a edição de 1884)

 

 

Twain cresceu em Hannibal, Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para Huckleberry Finn e Tom Sawyer. Após laborar como tipógrafo em diversas cidades, ajudou Orion, seu irmão mais velho, na administração de um jornal. Na ocasião, exerceu diferentes funções, como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se, em seguida, piloto de barcos a vapor no Rio Mississippi, antes de se dirigir ao oeste para se juntar a Orion em diligências a serviço do Governo. A jornada com o irmão terminou quando Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata. Frustrado em mais este intento, experimentou posteriormente carreira no jornalismo. Enquanto repórter, escreveu o conto humorístico The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, que alcançou imensa popularidade e atraiu para seu autor atenção nacional. Seus diários de viagem, lançados depois, também foram um sucesso. Twain encontrara sua aptidão.

 

Ele obteve grande êxito como escritor e palestrante. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras incisivas lhe renderam a admiração de seus pares e o enaltecimento dos críticos, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza européia. Ele foi laureado como o maior humorista americano de sua época, sendo definido por William Faulkner como o pai da Literatura Americana.

 

Apesar disto, faltava-lhe perspicácia financeira. As somas consideráveis que amealhou com seus escritos e palestras foram desperdiçadas em diversos empreendimentos, em particular o Paige Compositor, o que acabou por forçá-lo a declarar falência. Com a ajuda de Henry Huttleston Rogers, no entanto, Twain superou seus problemas financeiros. Ele trabalhou arduamente para se certificar de que todos os seus credores fossem pagos, mesmo que a condição de falido o isentasse da responsabilidade legal.

 

Nascido durante uma das passagens do Cometa Halley, Twain morreu 74 anos depois, pouco depois de o astro voltar a se aproximar da Terra. Eu cheguei com o Cometa Halley, em 1835. No ano que vem, ele vai passar de novo, e espero ir embora com ele. Seria a maior decepção da minha vida se eu não fosse com o cometa. O Todo-Poderoso disse, indubitavelmente: 'Cá estão esses dois inexplicáveis fenômenos; eles chegaram juntos, e devem partir juntos. Sua predição estava correta. Twain morreu em decorrência de um ataque cardíaco, em Redding, em 21 de abril de 1910, um dia após o Halley passar mais próximo da Terra. Encontra-se sepultado no Woodlawn Cemetery, Elmira, Condado de Chemung, Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 

 

Mark Twain

Mark Twain em sua beca de doutor em Letras,
título concedido pela Universidade de Oxford.

 

 

 

Pensamentos Twainianos

 

 

 

Comentário de Mark Twain após receber, em 1907, da Universidade de Oxford, um doutorado honorário em Letras: Gostaria de usar esta roupa sempre, subir e descer a Quinta Avenida e ver as pessoas me invejando, querendo ter coragem de usar uma roupa assim.

 

A obra clássica é um livro que todo mundo admira, mas, que ninguém lê.

 

Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.

 

Eu nunca fiz nenhum exercício, exceto para dormir e descansar.

 

Se recolheres um cachorro faminto e lhe deres conforto, ele não te morderá. Eis a diferença entre o cachorro e o homem.

 

A regra é perfeita: em todos os assuntos de opinião nossos adversários estão loucos.

 

A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta.

 

A raça humana é formada pelos que são malditos e pelos que deveriam ser.

 

A mais perfeita polidez é apenas um belo edifício feito, do chão ao teto, de graciosas e douradas formas de caridosas e generosas mentiras.

 

Nada precisa tanto mudar quanto as manias dos outros.

 

É vergonhoso insultar uma criança. Ela tem sentimentos, tem sua pequena dignidade, e, como não pode se defender com isso, é, sem dúvida, um ato ignóbil ferir tais sentimentos.

 

Como um exemplo para os outros, e não que eu me importe com moderação mesmo, sempre foi a minha regra de nunca fumar durante o sono, e de nunca me abster quando acordado.

 

Quando em dúvida, diga a verdade!

 

Não seria bom se todos nós pensássemos da mesma forma? É a diferença de opinião que promove as corridas de cavalos.

 

 

 

Minha mãe teve muitas encrencas por minha causa, mas, eu acho que ela curtia.

 

Os pregadores são sempre uma companhia muito agradável quando estão fora de serviço.

 

A arte de viver consiste em conseguir que até os agentes funerários lamentem a tua morte.

 

A virtude nunca foi tão respeitável como o dinheiro.

 

Nenhum ser humano se sente bem sem sua própria aprovação.

 

Há duas ocasiões na vida de um homem em que ele não deve especular: quando não ele não puder pagar e quando ele puder.

 

Não conte histórias de peixes onde as pessoas conhecem você. E cuidado! Não conte tais histórias onde essas pessoas conhecem os peixes!

 

O homem é o único animal que se ruboriza ou que tem razões para isso.

 

Sabe, minha classe de lealdade era uma lealdade a meu país, não às suas instituições ou aos seus governantes oficiais. O país é algo real, é o substancial, o eterno; é algo pelo que vigiar, se preocupar e ao que ser leal. As instituições são estranhas. São meras roupas, e as roupas podem ser mudadas, podem se tornar ásperas, podem deixar de ser confortáveis e podem deixar de proteger os corpos no inverno, na enfermidade ou na morte. Ser leal aos trapos, disparar pelos trapos, venerar os trapos, morrer pelos trapos, isto é lealdade ao irracional, é puramente animal. Isto pertence à monarquia, foi inventado pela monarquia; deixe que a monarquia os conserve.

 

O barulho não prova nada: muitas vezes, uma galinha, que simplesmente pôs um ovo,1 cacareja como se tivesse posto um asteróide.

 

 

 

 

As lições de moral mais duradouras são as que vêm não de ensinamentos de livros, mas, da experiência.

 

A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.

 

Ao estudar as características e a índole dos animais, e contrastando-as com os traços e as disposições do homem, encontrei um resultado humilhante para mim.

 

A única maneira de conservar a saúde é comer o que não se quer, beber o que não se gosta e fazer aquilo que se preferiria não fazer.2

 

Nota no jornal Hartford Courant, em 1875: RECOMPENSA DE DUZENTOS E CINCO DÓLARES: No grande jogo de beisebol, realizado na terça-feira, enquanto eu me ocupava em dar vivas, um menino pegou um guarda-chuva inglês, de seda marrom, de minha propriedade, e esqueceu de devolvê-lo. Gratificarei com cinco dólares quem entregar o guarda-chuva na minha residência, na Avenida Farmington. Não quero o menino (em nenhum estado ativo), mas, pagarei duzentos dólares pelos restos dele.

 

Algumas pessoas preferem o paraíso pelo clima e o inferno pela companhia.

 

A sorte bate em cada porta uma vez na vida, mas, em muitos casos, a pessoa está se divertindo por aí, e não a ouve.

 

O homem que não é pessimista é um tolo.3a

 

O homem que é pessimista antes dos 50 anos, sabe demasiado; o que é otimista depois, não sabe o bastante.3b

 

Primeiro, apure os fatos; depois, pode distorcê-los à vontade.

 

Não há nada mais chato do que duas pessoas que continuam falando quando você está interrompendo.

 

Passei por coisas terríveis em minha vida, e algumas delas de fato ocorreram.

 

Quando um alemão mergulha em uma frase, isto é a última coisa que você vê dele, até que ele emerge do outro lado do Atlântico, com o verbo na sua boca.

 

Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver.4

 

O homem que não lê não tem mais mérito do que o homem que não sabe ler.

 

Cada um de nós é uma lua, e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém.

 

Há duas ocasiões em que o homem não deve jogar: quando não tem dinheiro e quando tem.

 

 

 

O trabalho é tudo o que se é obrigado a fazer; jogo é tudo o que se faz sem ser obrigado.

 

Não é um disparate passar seis ou oito meses a escrever um romance, quando, nas livrarias, se podem comprar a dois dólares?

 

Cada vez que te encontrares do lado da maioria, é tempo de fazer uma pausa e refletir.

 

Há três espécies de mentiras: as mentiras, as mentiras sagradas e as estatísticas.

 

Tudo está na educação. O pêssego, dantes, era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade.

 

A boa educação consiste em esconder o bem que pensamos de nós próprios e o pouco bem que pensamos dos outros.

 

Se estiver zangado, conte até cem; se estiver mesmo muito zangado, blasfeme.

 

Devo ter mesmo uma enorme quantidade de inteligência; às vezes, até levo uma semana para a colocar em movimento.

 

Geralmente, levo mais de três semanas para preparar um discurso de improviso.

 

Creio que o nosso Pai Celeste inventou o homem por ter ficado desapontado com o macaco.

 

 

 

 

O princípio da Democracia é dar e receber; dar um e receber dez.5

 

Não gosto de trabalho, nem quando é outro a fazê-lo.

 

É melhor merecer as honras sem as receber do que as receber sem as merecer.

 

Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem-sucedido.

 

Tudo o que é preciso na vida é ignorância e confiança; depois, o sucesso está garantido.

 

Quando sobes a montanha do sucesso não encontras um amigo.

 

Aquele que tem uma idéia é considerado um tipo esquisito, até que a idéia vença.

 

Um banqueiro é um homem que te empresta um guarda-chuva quando faz sol, e que to tira quando começa a chover.

 

O revolucionário inventa as idéias. Quando as exaure, o conservador as adota.

 

Amor é aquilo que depois do casamento se chama engano.

 

As mulheres que não são vaidosas na sua roupa de vestir são vaidosas de não serem vaidosas na sua roupa de vestir.

 

Poucas pessoas toleram a riqueza. Dos outros, quero eu dizer.

 

Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade.

 

 

 

 

Se um amigo te pede dinheiro, pensa bem qual dos dois preferes perder: o dinheiro ou o amigo?

 

Algumas pessoas nunca cometem os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer.

 

Em questões de Estado, cuide das formalidades e pode esquecer as moralidades.

 

Sempre fiz questão de nunca fumar quando estou a dormir.

 

O nome do maior dos inventores: acaso.

 

Quando alguém responsabiliza os outros pelos seus fracassos, é bom começar a responsabilizá-los também pelos seus sucessos.

 

Se o homem tivesse criado o homem, teria vergonha da sua obra.

 

Algumas pessoas nunca dirão uma mentira, se souberem que a verdade poderá magoar mais.

 

As biografias são apenas as roupas e os botões da pessoa. A vida da própria pessoa não pode ser escrita.

 

A função correta de um amigo consiste em te apoiar quando erras. Infelizmente, a maior parte das pessoas só está do teu lado enquanto permaneces no caminho certo.

 

O desgosto pode tomar conta de si próprio, mas, para tirar todo o partido de uma alegria, temos de ter alguém com quem a partilhar.

 

Como a abelha, que trabalha na escuridão, o pensamento trabalha no silêncio e a virtude no segredo.

 

Palavras sobre a guerra, de pessoas que estiveram em uma guerra, são sempre interessantes; palavras sobre a Lua, de um poeta que nunca esteve na Lua, têm toda a probabilidade de ser enfadonhas.

 

A civilização é uma ilimitada multiplicação de necessidades desnecessárias.

 

 

 

É sempre melhor comprovar as coisas pela experiência do que apenas saber. Porque se se depende da adivinhação ou da suposição ou de conjecturas, nunca se fica educado. Há coisas que não poderemos descobrir, mas nunca perceberemos se são desse tipo se não experimentarmos. Pois é, temos de ser pacientes e perseverar na experiência até compreendermos que não podemos compreender. E é maravilhoso quando assim é, pois, torna o mundo muito interessante. Se não houvesse nada para descobrir, seria uma chatice. Só mesmo o tentar descobrir e não conseguir é tão interessante como o tentar descobrir e consegui-lo. Se calhar até mais, não sei...

 

Não há graus de vaidade, apenas graus de habilidade em disfarçá-la.

 

E assim é o mundo; às vezes, sinceramente, desejo que Noé e sua comitiva tivessem perdido o barco.

 

Posso sobreviver dois meses com um elogio.

 

Uma pessoa pode não ter maus hábitos e ter piores.

 

Quando eu me apresento a alguém, pouco me importa que seja branco, negro, amarelo, capitalista, comunista, cristão, ateu, judeu, muçulmano, hindu, budista, pobre ou rico. Para mim, me basta e me sobra que seja um ser humano. Pior coisa não poderia ser.

 

A Bíblia nos ensina a amar o próximo e também a amar os nossos inimigos, provavelmente porque eles, em geral, são as mesmas pessoas.

 

Para Adão, o paraíso era onde estava Eva.

 

 

 

 

De todas as criaturas de Deus, somente uma não pode ser castigada: o gato. Se fosse possível cruzar o homem com o gato, melhoraria o homem, mas, pioraria o gato.

 

Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todos os problemas que aparecem você trata como se fossem pregos.

 

Se você só diz a verdade, não precisa se lembrar de nada.

 

O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e, depois, começar pela primeira.

 

Lá longe, ao Sol, encontram-se as minhas aspirações. Poderei não alcançá-las, mas, posso levantar os olhos, ver a sua beleza e acreditar nelas.

 

A diferença entre a verdade e a ficção é que a ficção faz mais sentido.

 

Faça sempre o bem: isto contentará algumas pessoas e deixará as demais perplexas.

 

As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu, de certa forma, deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar.

 

Em certas circunstâncias, um palavrão provoca um alívio inatingível até pela oração.6

 

Em uma boa biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abri-los.

 

Não temo a morte. Já fui morto por bilhões e bilhões de anos, antes de nascer, e isto não me causou o menor incômodo.

 

São necessários o inimigo e o amigo juntos para ferir o teu Coração: o primeiro, para te caluniar; o segundo, para vir te contar.

 

Supor é bom. Descobrir é melhor.

 

A melhor maneira de se animar é animar todo o mundo ao seu redor.

 

É melhor calar a boca e dar a impressão de que você é estúpido do que abri-la e tirar todas as dúvidas.

 

Mantenha-se longe daqueles que tentam depreciar suas ambições. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas, as realmente grandes fazem você acreditar que também pode se tornar grande.

 

A melhor cura para o católico é ler a Bíblia.

 

É pela bondade de Deus que, em nosso País, temos essas três coisas indescritivelmente preciosas: a liberdade de expressão, a liberdade de consciência e a prudência, mas, nunca praticamos nenhuma delas.

 

Foi maravilhoso encontrar a América, mas, teria sido mais maravilhoso perdê-la.

 

De todos os animais, o homem é o único que é cruel. É o único que inflige dor pelo prazer de fazê-lo.

 

Deus criou a guerra para que os americanos pudessem aprender Geografia.

 

Uma consciência limpa é um claro sinal de uma memória ruim.

 

Se Cristo estivesse aqui, agora, uma coisa Ele não seria: um cristão.7

 

O bom julgamento vem da experiência. E, de onde vem a experiência? A experiência vem do mau julgamento.

 

Antes você ficar calado e te acharem um tolo, do que começar a falar e terem certeza disto.

 

O bom humor é essencial; é o que nos salva. No minuto em que surge, toda irritação e todo ressentimento somem, cedendo lugar a um espírito radiante.

 

Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.

 

Poucas coisas são mais difíceis de suportar do que o aborrecimento de um bom exemplo.

 

Dois loucos não sabiam que a coisa era impossível, então, eles a fizeram.

 

Nunca discuta com pessoas burras. Elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você, por terem mais experiência em ser ignorantes.

 

A bondade é uma linguagem que o surdo consegue ouvir e o cego consegue ler.

 

Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê.

 

Faça algo todo dia que você não quer fazer. Esta é a regra de ouro para adquirir o hábito de fazer suas obrigações sem sofrimento.

 

É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas.

 

Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca ocorreram.

 

Sou o que sou em minha vida. Ninguém tem nada a ver com isto, mesmo porque o direito de julgar só é dados aos imbecis.

 

Um homem é aceito em uma religião pelo que ele acredita, e expulso pelo que ele sabe.

 

Não saia por aí dizendo que o mundo lhe deve a vida. O mundo não lhe deve nada.

 

A idade é uma questão da mente sobre a matéria. Se você não se importa, não importa.

 

Só uma coisa é impossível para Deus: encontrar algum sentido em qualquer lei de direitos autorais na Terra.

 

Aparentemente, não há nada que não possa acontecer hoje.

 

A raiva é um ácido que pode fazer mais danos para o recipiente no qual ela está armazenada do que sobre qualquer coisa à qual ela é vazada.

 

Patriotismo é apoiar o seu país o tempo todo, e o Governo quando ele merece.

 

O perdão é a fragrância que a violeta derrama no calcanhar que a esmagou.

 

O medo da morte decorre do medo da vida. Um homem que vive integralmente está preparado para morrer a qualquer momento.

 

O segredo de ficar à frente é começar.

 

Um homem que carrega um gato pelo rabo aprende algo que ele não pode aprender de nenhuma outra forma.

 

Em primeiro lugar, para praticar, Deus fez os idiotas. Então, depois, ele fez os conselhos escolares.

 

Não é o que você não sabe que deixa você em apuros. É o que você sabe com certeza que não é assim.

 

Eu nunca deixei a escola interferir na minha educação.

 

A roupa faz o homem. Pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência sobre a sociedade.

 

 

 

Eu não gosto de me comprometer com o céu ou o inferno. Veja você, eu tenho amigos nos dois lugares.

 

Não é o tamanho do cão na luta, é o tamanho da luta no cão.

 

Tenha cuidado com a leitura de livros de saúde. Você pode morrer de um erro de impressão.

 

O golfe é uma boa caminhada estragada.

 

Todas as generalizações são falsas, incluindo esta.

 

O caráter de um homem pode ser percebido com os adjetivos que habitualmente utiliza na conversa.

 

A ação fala mais alto do que as palavras, mas, não com tanta freqüência.

 

Mas, quem ora por Satanás? Quem, em dezoito séculos, teve a humanidade de orar por um pecador que mais precisava de oração?

 

Um homem nunca é mais verdadeiro do que quando ele próprio se reconhece um mentiroso.

 

Se o seu trabalho é engolir um sapo, é melhor que seja a primeira coisa a fazer de manhã. Se o seu trabalho é comer duas rãs, é melhor comer a maior primeiro.

 

As rugas deveriam meramente indicar onde os sorrisos estiveram.

 

Faça a coisa que você mais teme e a morte do medo é certa.

 

O humor é a maior bênção da Humanidade.

 

 

 

 

A vida seria infinitamente mais interessante se nós pudéssemos nascer oitenta anos, e, gradualmente, nos aproximássemos dos dezoito.8

 

Não há nenhuma classe americana criminosa distinta, exceto o Congresso.

 

Nada pode ser feito contra um ataque de riso.

 

Não é à-toa que a verdade é mais estranha do que a ficção. A ficção tem que fazer sentido.

 

Nós temos o melhor Governo que o dinheiro pode comprar.

 

A própria tinta com a qual a História é escrita é um líquido preconceituoso.

 

Eu não compareci ao funeral, mas, mandei uma bela carta dizendo que o aprovava.

 

A raça humana tem uma arma realmente eficaz, que é o riso.

 

As leis controlam o homem menor. A conduta correta controla o maior.

 

Nunca deixe para amanhã o que você puder fazer depois de amanhã.

 

Couve-flor não é nada mais do que repolho com educação universitária.9

 

Quando seus amigos começam a lisonjeá-lo sobre como você está jovem, é um sinal claro de que você está ficando velho.

 

Se o mundo chegar ao fim, eu quero estar em Cincinnati. Lá, tudo chega dez anos depois.

 

Não faça parte das suas ilusões. Quando elas se forem, você ainda estará vivo, mas, deixou de viver.

 

É curioso como a coragem física seja tão comum no mundo, e a coragem moral tão rara.

 

O trovão é impressionante, mas, é o raio que faz o trabalho.

 

Quando você pesca o amor, a isca é o seu coração, não o seu cérebro.

 

Um homem não pode se sentir confortável sem a sua própria aprovação.

 

 

 

Lealdade à uma opinião petrificada nunca quebrou uma corrente nem livrou uma alma humana.

 

Clima é o que esperamos; temporal é o que temos.

 

Eu não dou a mínima para um homem que só consegue soletrar uma palavra de uma maneira.

 

As palavras são apenas fogo pintado; um olhar é o próprio fogo.

 

Qualquer emoção, se for sincera, é involuntária.

 

Os fatos são teimosos, mas, as estatísticas são flexíveis.

 

O homem foi feito em um final de semana, quando Deus já estava cansado.

 

Se você quiser, seja descuidado no modo de se vestir, mas, mantenha sua alma arrumada.

 

A Bíblia cristã é uma farmácia. Os seus conteúdos são os mesmos, mas, a prática médica varia.

 

O problema não é que não haja muitos loucos, mas, que o relâmpago não é distribuído direito.

 

A diferença entre a palavra certa e a palavra quase certa é a mesma que a diferença entre um relâmpago e um vaga-lume.

 

Não se pode esperar que um homem caiba imediatamente em um buraco quadrado. Ele deve ter tempo para modificar sua forma.

 

S tentarmos, poderemos facilmente suportar a adversidade.

 

Água, tomada com moderação, não pode machucar ninguém.10

 

A verdade é a coisa mais valiosa que temos.

 

Fiquei satisfeito de ter sido capaz de responder prontamente: eu disse que não sabia.

 

Quanto mais as coisas são proibidas, mais populares elas se tornam.

 

Há um encanto no proibido que o torna extraordinariamente desejável.

 

Existem várias boas proteções contra a tentação, mas, a mais certa é a covardia.

 

Quanto mais você explicar isso, mais eu não entendo.

 

Tudo bem, então, eu vou para o inferno.

 

Somente reis, presidentes, editores e pessoas com vermes têm o direito de usar o plural majestático 'nós'.11

 

Qual é a diferença entre um taxidermista e um cobrador de impostos? O taxidermista leva apenas sua pele.

 

O primeiro de abril é o dia em que se lembra como são os outros 364 dias do ano.

 

A principal diferença entre um gato e uma mentira é que um gato tem apenas nove vidas.

 

É mais fácil ficar do lado de fora do que sair.

 

Por que nós nos alegramos em um nascimento e choramos em um funeral? Porque não somos a pessoa envolvida.

 

Os princípios não têm força real, exceto quando se está bem alimentado.

 

A educação consiste principalmente naquilo que temos desaprendido.

 

Nenhum pecador é salvo após os primeiros vinte minutos de um sermão.

 

A necessidade é a mãe do risco.

 

Quando uma pessoa não consegue enganar a si mesma, as chances de enganar outras pessoas são mínimas.

 

Milhares de gênios vivem e morrem desconhecidos de si mesmos e dos outros.

 

O ideal é que um livro não tenha fim, e que o leitor tenha de bolar o seu próprio fim.

 

Fui elogiado muitas vezes, e os elogios sempre me envergonharam; sempre senti que eles não disseram o suficiente.

 

A verdade é poderosa e prevalecerá. Não há nada de errado com isto, exceto que não é assim.

 

Não sejamos tão exigentes: é melhor ter velhos diamantes de segunda mão do que nenhum.

 

No interior, somos todos iguais.

 

A prosperidade é a melhor protetora dos princípios.

 

Basicamente, há dois tipos de pessoas: as que realizam as coisas e as que afirmam ter realizado as coisas. No primeiro grupo há menos gente.

 

A racionalidade é o casamento repentino de idéias, que, antes de sua união, não possuíam qualquer relação nem haviam sido sequer percebidas.

 

 

 

 

Profetizar é uma boa linha para os negócios, mas está cheia de riscos.

 

O martírio cobre uma multidão de pecados.

 

A réplica é algo que pensamos 24 horas tarde demais.

 

Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então, solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.

 

Mas, Deus tudo vê.

 

 

 

 

 

 

Sus! Viva!

 

 

 

Sus! Viva, vença o medo!

Não dê uma de tancredo!

Imploda hoje esse moledo!

Rasgue o passe do putedo!

Poetifique! Seja um aedo!

Aquarele o velho alvoredo!

Ponha termo no arremedo!

Drague já todo o atoledo!

Adocique o que é azedo!

Não dê bola pro bruxedo!

Não aponte mais o dedo!

Volte já desse degredo!

Desenrodilhe o enredo!

Curta à beça o folguedo!

Ouça o canto-passaredo!

Embeleze o que é fedo!

Mude nigredo em Rubedo!

E resplenderá o Segredo!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Eu não sei se botar um ovo é uma coisa tão simples assim. Até acho que não é. Se eu tivesse que botar um ovo, mesmo que fosse de Coturnix japonica, iria gritar tanto, que acordaria o mundo inteiro!

2. Eu não concordo com isto de jeito nenhum. Sou vegetariano (ovo-lacto-vegetariano) e gosto muito. Como proteína texturizada de soja (carne de soja) umas três vezes por semana. E gosto muito. Não costumo ingerir bebidas alcoólicas. E gosto muito. Procuro só ter bons pensamentos, só dizer coisas agradáveis, alegres e divertidas e só agir de forma concertada e categórica. E gosto muito. Agora, ninguém deve se forçar a nada, porque o que é feito de forma constrangida, contra a vontade, faz mais mal do que bem, e poderá, até, sei lá, provocar uma doença. Por isto, ainda faço uso de produtos industrializados à base de Nicotiana langsdorffii. Fazer o quê? Meu consolo é o Senhor Mark Twain, que disse: — Deixar de fumar é a coisa mais fácil do mundo. Sei muito bem do que se trata. Já o fiz uma centena de vezes.

3a e 3b. Sei não. Penso que sei, sim. Acho que quem não é otimista perde o melhor da vida. Mas, ao sermos otimistas, devemos procurar nos dar conta da realidade e a avaliar com justeza. Quem poderá ser otimista no alto de um prédio que está desabando? Seja como for, o pessimismo só serve para coisas do tipo: comer a comida mais saudável do mundo e, depois, achando que estava podre, ter uma baita torneirinha.

4. Isto até pode ser romântico, mas, não é verdadeiro. As ilusões só promovem uma coisa: a morte.

5. Aliás, este não é só um princípio da Democracia capitalista; está também hipoteticamente embutido nos negócios com Deus. Os dizimistas dão w, e esperam receber de volta w + x + y + z + o troco + o perdão de seus pecados + um laisser-passer carimbado para o céu + passagem de 1ª classe + $ei-lá-o-quê. Depois, o cara morre, e o diálogo é o seguinte:
São Pedro: — O que você quer aqui?
O dizimista: — Ué, eu paguei tudo direitinho; só quero meus direitos.
São Pedro: — Ora, vá cobrá-los lá nos quintos dos infernos.
Seja como for, a coisa toda é mesmo como escreveu o Senhor Mark Twain: A maioria das pessoas se preocupa com passagens da Bíblia que não entende, mas, as que me preocupam são as que eu entendo.

6. Isto é a mais pura verdade. Eu nunca vi dor de topada passar se dizendo ai meu dedinho. Agora, se dissermos o palavrão mais cabeludo do dicionário, a dor passará na hora! Bem, para choque de viúva demora mais um pouquinho. Seja como for, acho que o palavrão deveria ser sacralizado, e não ser tão execrado como (ainda) é.

7. Há uma distinção inconciliável, que já expliquei, entre Cristianismo e Catolicismo. Então, acho que a frase de Mark Twain ficaria melhor assim: Se Cristo estivesse aqui, agora, uma coisa Ele não seria: um católico.

8. Sinceramente? Eu não gostaria de nascer com oitenta anos, já sabendo tudo e mais alguma coisa. O bom de viver é aprender; é errar e ter o prazer de corrigir.

9. Por isto, ambos são Brassica oleracea!

10. Mas, esta moderação não poderá ser inferior a 2 litros por dia. Uma boa volemia (quantidade de sangue circulando no corpo) depende disto.

11. Faltou incluir aí os papas, que só usam o plural majestático, pois falam inspirados por Deus.

 

Música de fundo:

The Adventures of Huck Finn
Compositor: Bill Conti

Fonte:

http://mp3bee.ru/music/Bill+Conti+-+
The+Adventures+of+Huck+Finn/0/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://wifflegif.com/gifs/12253-destroy
-all-monsters-animated-gif

http://www.picgifs.com/graphics/laughing/

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_9.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_8.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_7.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_6.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_5.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_4.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_3.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain_2.html

http://marcosvieirapola.blogspot.com.br/
2010/09/design-de-boneco.html

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/m/mark_twain.html

http://pensador.uol.com.br/autor/mark_twain/6/

http://pensador.uol.com.br/autor/mark_twain/5/

http://pensador.uol.com.br/autor/mark_twain/4/

http://www.picgifs.com/graphics/adam-eve/

http://pensador.uol.com.br/autor/mark_twain/3/

http://pensador.uol.com.br/autor/mark_twain/

http://www.citador.pt/textos/
o-saber-da-experiencia-mark-twain

http://aprendendohistoriajuntos.blogspot.com.br/
2012/05/o-significado-da-suastica.html

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/60

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/50

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/40

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/20

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain/10

http://www.masks-online.com/mask_en/
costume-masks-1/latex-mask-monkey-man.html

http://www.awesomebackgrounds.com/sg-dice.htm

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mark-twain

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Twain

http://www.animationplayhouse.com/new/dance1.html

http://www.educolorir.com/imagem-ovo-frito-i26257.html

http://www.gifbin.com/984488

http://pt.wikiquote.org/wiki/Mark_Twain

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.