A MARIPOSA ILUDIDA

 

 

Orare. Meditare. Laborare. Orar. Meditar. Laborar. Ad æternum!

 

 

 

 

A mariposa, atraída pela luz deslumbrante de tua lâmpada noturna, está condenada a perecer no azeite viscoso. A alma incauta, que fracassa em lutar contra o zombeteiro demônio da ilusão, retorna à Terra escrava de Mâra.1

 

A Voz do Silêncio, Fragmento I, Versículo 35.
Helena Petrovna Blavatsky (1831 - 1891)

 

 

 

 

A Mariposa Iludida

 

 

 

A pobre mariposa iludida

completamente atraída

pela luz deslumbrante –

foi torrada a seu talante.2

 

 

O homem hiperboçalizado,

adormentado e atordoado

alimentou-se de sua fatuidade

 

 

Quem é cego de nascença

terá de fazer esforço dobrado.

Na maioria das vezes, centuplicado.

 

 

Poderá ser longa a convalescença,

se a compensação for muito dura.

Mas, no final, a p–alma3 ficará madura!

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Nas religiões exotéricas, Mâra é um demônio – um Asura. Mas na Filosofia Esotérica é a tentação personificada nos vícios humanos, e, traduzindo literalmente, significa aquele que mata a Alma. É representado como um Rei (dos Mâras), com uma coroa em que brilha uma jóia com tal fulgor que cega os que olham para ela. Sem dúvida, este fulgor se refere à fascinação do vício sobre certas naturezas. (Nota 22 do Fragmento I da obra A Voz do Silêncio).

 

 

 

2. A seu talante, meio que mais ou menos (muitíssimo mais para menos), porque se ela soubesse que iria ser torrada e virar churrasco de mariposa não ficaria dando sopa perto da chama de uma vela ou de uma lâmpada noturna. Seja como for: Est modus in rebus. Há medida em tudo. Em tudo convém medida.

3. No final (que não poderá ser alcançado jamais porque não existe um final), muito lentamente, a p–alma (personalidade-alma) ficará madura, isto se for feito um esforço herculano nesse sentido, pois só o mérito amadurece a alma. E depois de bem madurinha, novas experiências a aguardam. Ad æternum. Então, é bom tirar o cavalo da chuva porque madureza absoluta e definitiva não pode existir no Universo. Orare. Meditare. Laborare. Orar. Meditar. Laborar. Ad æternum!

 

 

 

 

Bibliografia:

BLAVATSKY, Helena Petrovna. A voz do silêncio. Introdução, notas e índice remissivo de A. J. Hamerster. Tradução de Joaquim Gervásio de Carvalho. São Paulo: Pensamento, s. d.

 

Observação:

A animação em flash A Mariposa Iludida teve como base um GIF animado que obtive por empréstimo na Página da Internet Flying Flowers abaixo citada. Portanto, os direitos autorais da animação permanecem em poder do artista que a produziu na forma original de um Graphics Interchange Format.

http://melanys.tripod.com/new%20index.htm

 

Fundo musical:

Butterfly, Butterfly

Fonte:

http://teachers.dadeschools.net/isiegel/midi_files.htm